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Como montar uma clínica odontológica? Aprenda já!


De acordo com números gerais, estima-se que 1 em cada 5 dentistas estão no Brasil. E isso se deve ao vasto mercado de cuidado com a saúde e com a estética dos dentes. Em relação ao Reino Unido, por exemplo, pode-se dizer que a preocupação do brasileiro com o bom cuidado com os dentes é maior.

Diante desse cenário, muitos dentistas decidem buscar a liberdade de atuação profissional, que é obtida com a abertura de um consultório odontologico próprio. Esse, entretanto, é um grande passo na carreira de qualquer pessoa, por isso precisa ser planejado com o cuidado que merece.

Para ajudá-lo em todo processo, apresentaremos um manual completo sobre como montar uma clinica odontologica. Se você não sabe por onde começar e quer fazer tudo com segurança, acompanhe neste post todas as informações!

É possível aumentar a renda com um consultório odontologico?

Uma das maiores motivações para que um profissional decida abrir um consultório diz respeito à renda. Quem trabalha em um hospital ou em uma clinica como funcionário, sabe que a contratação é convencional (em regime CLT) com um salário fixo. A menos que receba uma promoção, sua renda dificilmente aumentará ocupando a mesma posição.

Por outro lado, ao saber como montar uma clinica odontologica, você passa a ter mais autonomia em diversos aspectos, inclusive sobre a sua renda. Nesse caso, o ganho financeiro é por atendimento — o que significa a possibilidade de precificar seus serviços da maneira que você achar mais justa e condizente.

Além disso, é possível realizar o número de atendimentos que achar conveniente. Você pode ganhar bem mais se fizer atendimentos em horários estendidos ou em datas pouco comuns, por exemplo.

É importante notar, no entanto, que a conta não é tão simples quanto parece. A sua renda vai depender diretamente de quais são os seus custos: quanto maiores eles forem, menor será a remuneração que “sobra” para você. Então, vale a pena ficar de olho nessa questão.

Em geral, abrir um consultório odontologico permite, sim, que você aumente a renda em sua atuação profissional.

O que preciso fazer para aprender como montar uma clinica odontologica de sucesso?

Ter um consultório odontológico de sucesso demanda tempo, dinheiro, conhecimento e muito planejamento para que tudo dê certo. Descobrir boa parte dessas necessidades depois que o negócio estiver aberto não vai fazer bem para os seus investimentos. Então, entre os pontos que você precisa saber, estão:

Investir em qualificação profissional

Ser dono de um consultório odontológico é mais do que ser um profissional de saúde. Afinal, você também é gestor financeiro, administrador, empreendedor, entre outras funções. Isso exige novas competências e habilidades e, por isso, investir em qualificação é essencial.

Buscar entender o mercado, manter-se atualizado sobre as novidades do universo da odontologia e do mercado de saúde em geral e capacitar-se para gerir recursos adequadamente são apenas algumas das qualificações que serão exigidas.

Além disso, você também precisa capacitar-se dentro da própria odontologia. Considere especializar-se em uma área específica para que possa se destacar dos demais.

Contar com a ajuda de terceiros

Por mais que invista em qualificação, é bastante improvável que você consiga abrir e manter um consultório de maneira totalmente autônoma. Ao iniciar um consultório e, portanto, um empreendimento, é recomendado contar com a ajuda de um profissional ou, preferencialmente, de um contador.

Esses especialistas vão auxiliá-lo no entendimento sobre quais são as suas obrigações e necessidades legais para atuar totalmente dentro da lei. Quando o consultório já estiver em funcionamento, é bem possível que você necessite de, no mínimo, uma secretária ou recepcionista para tornar a sua organização otimizada.

Prestar um bom atendimento

Por falar nisso, inclusive, é importante ter em mente que o atendimento é importante em todas as etapas e pode ser o diferencial que vai fazer um cliente marcar ou não uma consulta, ou retornar ou não ao seu consultório.

Desde a ligação para solicitar uma informação ou para agendar uma consulta até o momento em que ele estiver sentado na cadeira, o paciente precisa passar por uma boa experiência. Logo, é função do seu atendimento oferecer isso.

Dessa forma, seu consultório deve ser bem equipado, seu atendimento precisa ser humanizado e os seus funcionários devem ser adequadamente treinados para garantir a satisfação do paciente.

Prezar pela reputação da clinica

A satisfação do paciente é tão importante simplesmente pelo fato de que ela é a responsável por gerar uma percepção positiva — ou negativa — sobre o seu consultório. Dependendo de quão satisfeito o paciente saia do local, mais inclinado estará a voltar e, principalmente, a fazer indicação para outras pessoas.

Nesse sentido, a sua reputação passa a ser a sua propriedade mais importante. Não basta apenas fazer canais, obturações e próteses do jeito certo. Ao ter o seu consultório, você vai precisar oferecer mais, gerar satisfação e agregar valor ao seu atendimento.

Saber que exige mais preparação do que parece

Muitos profissionais têm uma visão utópica de que basta se formar ou tomar gosto pela ideia que, logo em seguida, poderão abrir um consultório odontológico. Embora isso até possa acontecer, as chances de sucesso com o negócio caem de maneira drástica.

Em vez disso, é preciso ter a consciência de que a preparação é um fator totalmente indispensável para que o sucesso aconteça. Quanto mais você conhecer sobre todo o processo, melhores serão as suas chances.

Quais são os cuidados que devo tomar antes de abrir um consultório odontológico?

Como a preparação é fundamental, você precisa tomar alguns cuidados antes de abrir definitivamente o seu consultório. Nesse sentido, essas medidas incluem:

Ter um planejamento estratégico

Indispensável para entender onde pretende-se chegar ao abrir a clinica e se as ações de hoje estão, de fato, direcionando para essas metas, é de suma importância ter um planejamento estratégico.

Esse planejamento é uma análise profunda da marca e do negócio como um todo. Para que ele seja eficiente, é necessário analisar todos os ângulos da empresa, incluindo a forma como ela se posiciona em todos os seus setores.

Para dar início ao trabalho de planejamento estratégico, você terá que passar por algumas etapas. A primeira delas é a definição das diretrizes organizacionais. Ou seja, saber qual é a missão, a visão e os valores da clinica odontologica.

Os próximos passos envolvem analisar o ambiente interno para saber quais sãos os pontos fortes e os pontos fracos dos serviços oferecidos. Também é preciso analisar o ambiente externo a fim de identificar ameaças e oportunidades para o negócio. Por fim, nada melhor do que organizar todas as ideias e iniciar com o plano de ação para colocar em prática tudo o que foi analisado.

Realizar uma pesquisa de mercado

Sempre que o assunto é como montar uma clinica odontologica de sucesso, o termo “pesquisa de mercado” está presente. Isso porque a Pesquisa de Mercado é uma ferramenta que auxilia na coleta de informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Logo, quanto mais você conhecer o mercado, os clientes, os fornecedores e os concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio.

Para isso, você precisa coletar informações sobre o perfil, as necessidades e os desejos dos consumidores, saber quais são as empresas concorrentes, as opções de fornecedores e conhecer bem a localização do consultório.

Com essas informações, você terá uma visão mais específica sobre as oportunidades e os riscos. Assim, é muito mais fácil saber no que investir e conhecer as melhores formas de implantar melhorias.

Calcular e planejar todos os investimentos

Todo consultório odontológico exige não apenas um investimento inicial, mas também um investimento relacionado a toda a estrutura, preparação e organização do local em que seus pacientes serão atendidos.

Por isso, antes de fazer a abertura, é preciso colocar no papel tudo o que será necessário gastar. Leve em consideração questões como registros e documentações, equipamentos, aluguel, estrutura e divulgação em geral.

Além disso, também é preciso calcular o capital de giro, o qual será muito importante especialmente nos primeiros meses de operação. Deixar para fazer esse cálculo mais tarde coloca o seu negócio em risco e aumenta as chances de você não ter os recursos necessários.

Definir e conhecer o seu público-alvo

Outra etapa importante é fazer uma definição de quem será o seu público-alvo. Isso é essencial porque, para se destacar, o recomendado é escolher um nicho para atuar. Quem oferece serviços demais, geralmente peca na qualidade de alguma oferta. Então, é melhor especializar-se e tornar-se referência pelo atendimento de qualidade.

Se o seu consultório vai oferecer atendimento infantil, por exemplo, o consultório vai precisar de um ambiente mais confortável para receber as crianças. Da mesma forma, se for atender idosos, será necessário pensar em acessibilidade. Agora, se o seu público for de jovens adultos, uma localização conveniente é igualmente importante.

Fazer o planejamento da infraestrutura do negócio

Um dos fatores determinantes para que os pacientes indiquem a sua clinica para outras pessoas é a experiência que eles tiveram durante o tempo em que estiveram no ambiente. Por isso, é muito importante focar em oferecer uma infraestrutura adequada para receber todas as pessoas que vão ao local.

Criar um ambiente interno confortável e que acomode todos os pacientes é um requisito que precisa ser cumprido. Além disso, ter outros cuidados, como oferecer vagas de estacionamento e investir em acessibilidade para deficientes físicos também é primordial.

Escolher uma localização adequada

A localização é uma definição que vai influenciar diretamente no seu sucesso. Não adianta ter um consultório com toda a estrutura em um local muito distante e inacessível, da mesma forma que não adianta estar em local privilegiado e não contar com estrutura.

No geral, você vai precisar analisar alguns fatores, como: exposição da marca, fluxo de pessoas de interesse e custo de aluguel para atuação. O ideal é que o local tenha um aluguel que seja condizente com o que é oferecido no espaço, que deve ser limpo, estruturado e adequado para os atendimentos odontológicos.

Providenciar a documentação necessária

E por falar no local, um dos cuidados mais importantes diz respeito à documentação para que o consultório esteja totalmente dentro da lei. Como profissional de odontologia, a primeira exigência é que você seja devidamente registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO), pois isso atesta aos pacientes mais segurança e qualidade no atendimento.

Também é necessário que o consultório seja enquadrado como pessoa jurídica, o que significa que é preciso realizar uma abertura de empresa. Realizar a inscrição estadual e municipal como prestador de serviço, ter CNPJ e acertar no regime de tributação estão entre as principais necessidades.

Para que tudo possa correr conforme a lei, ainda são exigidos os alvarás adequados. Entre os principais documentos específicos para a atividade, estão o Alvará da Vigilância Sanitária, o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, o Laudo de Aprovação dos Bombeiros e o documento referente à coleta de lixo hospitalar.


Quero ser franqueado


Com todos os documentos certos, acontece a liberação do Alvará de Funcionamento por parte da Prefeitura.

Será que tenho perfil empreendedor?

Saber como montar uma clinica odontologica é o mesmo que abrir o próprio negócio. É por isso que, ao fazê-lo, você também se torna empreendedor — e para isso é preciso ter perfil. Não sabe se você se encaixa? Então, veja, abaixo, quais são as principais características de um empreendedor:

Coragem

Sim, é preciso deixar o medo de lado na hora de dar esse grande passo. É normal que muitos profissionais tenham medo de arriscar, deixar o antigo emprego para trás e se aventurar em um negócio do zero.

A coragem, dentro do empreendedorismo, não quer dizer valentia, mas sim uma forma analítica e racional de julgar de maneira consciente os obstáculos que serão encontrados no caminho, transformando-os em oportunidade.

Autonomia

Quando você abre o seu próprio consultório, não existe ninguém para dizer o que deve ser feito e, muito menos, para dar orientações. Você passa a ser o grande tomador de decisões, então é importante que tenha o máximo de autonomia para ser bem-sucedido na sua empreitada.

Ser proativo, ir em busca de soluções e estar pronto para chamar para si a responsabilidade de sua atuação são questões indispensáveis. Profissionais altamente dependentes de ordens e orientações tendem a não ser empreendedores de sucesso.

Responsabilidade

A autonomia está diretamente ligada à responsabilidade. Se você perde prazos, deixa de cumprir uma tarefa ou não se compromete realmente com o sucesso, o seu consultório logo verá as portas fechadas para o mercado.

Ser responsável e altamente comprometido com resultados e com o próprio sucesso é uma condição indispensável. Quanto mais atenção você der à necessidade de fazer as coisas da forma correta, mais seu espírito empreendedor será favorecido nesse processo.

Organização

Em geral, ao abrir um consultório odontológico, você começa de maneira mais discreta e modesta. Em vez de abrir um consultório imenso com vários profissionais, é muito comum começar com, no máximo, uma secretária.

O resultado é que você acumula funções. Além de profissional da odontologia, você também tem que cuidar dos balancetes, acompanhar e pagar contas e planejar investimentos.

Se no meio disso tudo houver desorganização, uma das funções vai ficar prejudicada. Por isso, o empreendedor de sucesso é capaz de se organizar, de desenvolver uma metodologia estruturada e ter um bom fluxo de trabalho. Isso simplifica as coisas de maneira geral, aumenta a qualidade do atendimento e favorece os resultados do negócio.

Curiosidade

Todo empreendedor está sempre muito atento ao mercado e consegue identificar as oportunidades e os riscos em curto e longo prazo. Isso não acontece de maneira preditiva — mas, sim, por meio de uma constante atualização sobre notícias do mercado e também por meio da capacitação contínua.

Isso significa que é preciso ser curioso e ter o interesse de ir sempre além. Manter-se conformado só serve para dar chances ao concorrente de aproveitar uma situação para expandir os seus resultados. Por isso, é importante que você tenha e desenvolva essa característica totalmente oposta ao conformismo.

Autoconfiança

Sendo um profissional responsável pela saúde bucal de seus pacientes e também pelo sucesso do seu consultório, não há espaços para dúvidas. Demorar a tomar uma decisão pode ser prejudicial tanto para um tratamento quanto para o seu negócio. O único jeito de combater esse problema é, portanto, com a autoconfiança.

Essa postura não está relacionada à arrogância ou prepotência. No entanto, todo empreendedor precisa ter plena confiança no que sabe e no que é capaz de fazer, de modo que possa atuar em benefício dos seus pacientes e também do seu local de atendimento.

E se eu optar por uma franquia? Quais são as vantagens?

Como você já notou, abrir um consultório não é uma tarefa tão simples. Ela envolve riscos e exige alguns cuidados bem específicos. Como alternativa, você pode escolher abrir uma franquia na área odontológica.

Funciona assim: você entra em contato com a franqueadora e, mediante a assinatura do contrato e investimento inicial, pode usar o plano de negócios da marca, bem como seu nome e identidade visual.

Os elementos e a prestação de serviços devem ser padronizados, garantindo integração em toda a rede. Há também o pagamento de royalties sobre o faturamento da franquia, em taxa estabelecida pela franqueadora.

Quer saber quais são as vantagens de uma franquia? Entre as principais, estão:

Modelo de negócios já estabelecido

Quando você opta por uma franquia para abrir o seu consultório, tem acesso a um modelo de negócios que já foi validado, que funciona e que obtém sucesso com os pacientes.

Esse plano de negócios está pronto, estruturado e basta ser colocado em prática. Além de isso economizar muito tempo e esforço, também existe uma diminuição dos riscos. Você não vai precisar experimentar ou basear-se em tentativa e erro no seu próprio negócio, já que o caminho traçado pela franquia é mais seguro.

Maior segurança para o seu investimento

A segurança está entre as vantagens mais importantes. Empreender sempre significa correr riscos, mas quando você abre uma franquia é possível anular alguns deles. Além da questão do plano de negócios, está o fato de que existe muito mais previsibilidade quando se fala de uma franquia.

É possível fazer planejamentos mais extensos sobre quais são os investimentos iniciais e futuros, quais são os possíveis resultados e quais são os prováveis comportamentos de desempenho. A grande quantidade de informações sobre a franqueadora e sobre outras unidades permite que você conheça mais sobre o seu próprio negócio e tenha mais segurança na hora de tomar suas decisões.

Apoio do franqueador e seu know-how de mercado

Parte dessa segurança, inclusive, está diretamente relacionada ao know-how de mercado que a franqueadora tem. Com mais experiência e, principalmente, com sucesso no ramo, a franqueadora já errou, já acertou e já conhece o que funciona dentro do mercado odontológico.

Isso ajuda o seu próprio negócio a ter mais chances de sucesso, fornecendo orientações valiosas sobre como agir. Inclusive, o know-how é amplamente aproveitado graças ao fato de que o franqueador também se compromete a oferecer suporte para que o franqueado tenha condições de atingir o sucesso.

Diminuição dos custos em geral

Embora haja o pagamento de royalties e, muitas vezes, de taxa de propaganda, os custos para abrir uma franquia tendem a ser menores do que se você tentar abrir o seu próprio consultório. Em parte, isso se deve ao fato de que a franquia consegue negociar condições melhores com os fornecedores, reduzindo os custos.

Além disso, a taxa de propaganda é dividida entre os franqueados, o que permite melhorar a divulgação sem aumentar os custos de maneira excessiva. Pesa também o fato de que com menos riscos, você tende a cometer menos erros. Isso significa menos investimentos feitos de forma incorreta, menos recursos desperdiçados e menos oportunidades subaproveitadas.

Como resultado, o seu negócio gasta menos e permite que você lucre mais devido ao aumento do número de atendimentos aliado à redução de custos.

Aumento da confiança dos pacientes

O aumento na quantidade de atendimentos, inclusive, está fortemente ligado à confiança transmitida por uma franquia. Por já ser um negócio estabelecido, os pacientes já conhecem a marca e, provavelmente, já tiveram alguma experiência positiva com ela.

Por isso, os pacientes se sentem mais inclinados a ir a um local em que sabem que serão bem atendidos ou que, no mínimo, denota mais profissionalismo. A propaganda também ajuda, porque com a rede de franquias você consegue atingir mais pessoas.

Assim, adquirir clientes é mais barato, é menos demorado e tem mais chances de acertos. Se você caprichar no atendimento, o resultado é que haverá um fluxo cada vez mais intenso de pacientes satisfeitos no seu consultório.

Mais competitividade no mercado

Todos esses fatores, juntos, fazem com que você ganhe mais competitividade. Ao contar com todas essas vantagens, o seu consultório passa a se destacar no mercado: chama a atenção dos pacientes, oferece mais segurança e consegue ter uma administração de sucesso com o apoio do conhecimento obtido pelo franqueador e sua experiência.

Com isso, fica mais fácil se tornar mais atrativo em relação à concorrência, atraindo mais pessoas e fazendo com que o negócio decole de maneira definitiva.

Como escolher a franquia para abrir um consultório odontológico?

Para aproveitar todos esses benefícios, entretanto, você vai precisar contar com a franquia adequada. Essa escolha determinará o sucesso da sua atuação e, para fazê-la, veja as dicas:

Procure uma rede conhecida no mercado

É muito importante que você escolha uma empresa devidamente reconhecida no mercado. Ter esse cuidado é essencial porque significa que a franqueadora tem experiência e, portanto, é capaz de oferecer o apoio necessário e trazer a confiança esperada para os pacientes.

Analise a Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta de Franquia é um documento que contém todas as informações referentes à franquia. Nele, estão explícitas as obrigações do franqueador e do franqueado, as taxas a serem pagas, a vigência do contrato, as obrigações de padronização e alguns outros detalhes.

Fazer essa análise é importante para saber se tudo o que é descrito está de acordo com o que você espera e está disposto a cumprir.

Fale com outros franqueados e ex-franqueados

Conversar com quem faz parte ou já fez parte da rede de franquias é mais um modo de conhecer sobre a atuação da empresa franqueadora. Mediante o contato com as pessoas diretamente envolvidas com a franqueadora, você terá mais informações para decidir se essa é ou não a melhor decisão para abrir o seu consultório odontológico.

Agora que você já sabe como abrir uma clinica odontologica, compreenda que, como alternativa, existe também a possibilidade de abrir uma franquia. Mais segura, mais respeitada pelos pacientes e, até mesmo, mais barata, é uma opção altamente vantajosa desde que você faça a escolha certa.

Saber como montar uma clinica odontologica é uma tarefa que exige muito planejamento e preparação para que você possa ser bem-sucedido em toda essa nova etapa da carreira. É preciso pensar em diversas questões, como no planejamento de investimentos, na escolha da localização e na regulamentação completa da documentação. Tudo isso exige um espírito empreendedor, proativo, autônomo e responsável.

E você, gostou de saber mais sobre o tema? Ficou com vontade de dar esse grande passo na sua carreira? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar nessa etapa!

Postado em 07/05/2018.


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