Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Dentistas: saiba como deixar seu consultório mais moderno


Como deixar seu consultório mais moderno

Muitas clínicas estão concentrando seus esforços em reformar os espaços e dar uma nova cara para os ambientes. A modernização é uma tendência muito forte para o consultório de odontologia, uma vez que há sempre atualizações de novos processos internos que podem facilitar o dia a dia do profissional.

Os dentistas geralmente sonham em ter o seu próprio consultório, logo, é imprescindível que eles pesquisem e saibam o que é moderno ou não para montar o ambiente. Nesse ponto, saber sobre tecnologia, conforto e gestão é fundamental.

Esse é o assunto do artigo de hoje. Se está pensando em reformar ou montar um consultório, veja a seguir quais são as tendências para implementar e obter um consultório moderno. Acompanhe!

Por que é importante modernizar o escritório?

A transformação digital é o principal ponto dessa resposta, mas claro que há uma série de outras questões envolvidas. A tecnologia, primeiramente, evoluiu absurdamente nos últimos anos e contribuiu para que o paciente se tornasse mais exigente e conectado.

As redes sociais são o novo meio de interação e acabaram também se transformando em “vitrines virtuais”, nas quais aparecer bem e para o público certo faz muita diferença.

Junto da tecnologia e a exposição mais ampla por meio de fotos, vídeos imagens e informações, também veio a inovação em equipamentos, incluindo os odontológicos. Essa evolução refletiu em atendimentos mais rápidos e eficazes, por meio de ferramentas modernas.

Fora isso, junta-se a concorrência, que está também atenta a essas novidades e disputa o respeito e a preferência de pacientes. Dessa forma, não só é importante, como é fundamental modernizar o escritório, focando especialmente em:

  • atendimento;
  • qualidade em procedimentos;
  • otimização de tempo;
  • imagem e credibilidade da marca.

Como deixar um consultório moderno?

Em primeiro lugar é preciso que haja um certo consenso para que se compreenda o que é válido ou não investir. No começo da carreira você não tem experiência alguma e pode comprar aparelhos, equipamentos e ferramentas com um preço muito alto. Quando se tem uma certa experiência, você descobre mais rapidamente como aprimorar todos os processos e isso é muito valioso!

Para deixar um consultório mais moderno é necessário saber o que está ocorrendo de novo no segmento de odontologia. Após o acompanhamento das inovações no mercado, faça um levantamento do que realmente vale a pena adquirir ou não. Veja agora o que fazer.

Invista em tecnologia

Não é de hoje que temos uma certa noção do quanto a tecnologia está presente em nosso dia a dia e como ele fica tão mais fácil e tão mais ágil com a ajuda dela. Em um consultório de odontologia, a tecnologia consegue agregar muito valor à credibilidade, ao profissionalismo e ao comprometimento em deixar os pacientes bem. Entre os principais pontos a investir, destacamos os seguintes itens abaixo.

Softwares de gestão

Uma tendência muito forte nesse campo tecnológico é o uso de softwares de gestão para auxiliar aquele dentista que é tanto o profissional da saúde como administrador da clínica.

Os softwares são completamente automatizados e podem ajudar em relação ao aspecto financeiro, como pagamentos, controle de pacientes e funcionários, além de representantes e fornecedores.

Basicamente há três caminhos para implementação de uma solução como essa: ou você tem um profissional especialista para essa função — o que é bem incomum — ou adquire um software pronto por meio de uma empresa terceirizada e especializada nessa área ou ainda investe em uma franquia odontológica que já contempla todo o modelo de negócios pronto, incluindo os softwares de gestão.

Aplicativos

Os aplicativos fazem parte dos nossos smartphones e tablets e não tem como não citar a importância deles para um consultório moderno. Com essa tecnologia, você permite que os pacientes entrem em contato, marquem consultas, agendem exames ou até acompanham as novidades da clínica com mais facilidade.

Além disso, o aplicativo pode ajudar muito na rotina do dentista. Um aplicativo de agenda virtual, por exemplo, agiliza todo atendimento. Aplicativos representam a principal forma de implementação da tecnologia mobile first, que prioriza a usabilidade de clientes e funcionários a partir de smartphones.

Prontuário digital

O prontuário digital também é outra tendência, que pode ser estabelecida por meio de um aplicativo ou software. Ele pode ser atualizado em tempo real e acessado rapidamente. O dentista pode realizar backups e prevenir que perca o histórico de algum paciente.

A tecnologia moderniza as relações, o que pode refletir em uma maior credibilidade para o consultório de odontologia. Os pacientes vão reparar nesses detalhes que fazem a diferença na hora de classificar um bom atendimento.

O prontuário digital é outra tecnologia que pode vir abarcada em um sistema de franquias odontológica que procura oferecer o máximo de base e suporte para gestão e operação de uma clínica.

Invista em um conjunto odontológico de equipamentos e ferramentas


Quero ser franqueado


É importante verificar o conjunto de equipamentos mais avançado e necessário ao bom atendimento. Para qualquer consultório, um mínimo de ferramentas deve estar disponível para otimizar o serviço e elevar a qualidade do atendimento. Veja agora alguns dos principais pontos para investir.

Mesa do equipo

A mesa do equipo é composta por um suporte para instrumentos que já é integrada à mesa. Há modelos ergonômicos que facilitam o encaixe e evitam a queda de ferramentas. Nos terminais você contará com mangueiras, seringas, bandejas.

Cadeira odontológica

Aqui é preciso investir em conforto para o paciente e quebrar aquela tensão do atendimento. Uma cadeira como essa deve ser funcional e moderna contemplando sistema antiesmagamento com braços anatômicos e fácil manutenção de limpeza.

Aparelho de raio-x

Aparelhos de raio-x contribuem para agilizar o atendimento e evitar que o cliente tenha que aderir a outras clínicas para realizar exames. É um procedimento que apresenta baixo custo e vale a pena investir para aprimorar exames clînicos.

Além disso, é uma base para registrar o histórico do paciente e planejar o seu tratamento com mais precisão e coerência. Os dois principais tipos de radiografia são: periapicais e interproximais.

Arquitetura e design

O consultório de odontologia deve ser representado também na arquitetura e design. É preciso ter atenção sobre a disposição de móveis, cores e luz que entra no ambiente. Geralmente, em clínicas odontológicas é aconselhável que o espaço seja de livre circulação, que tenha poltronas confortáveis, um som ambiente (ou televisão em um volume baixo com legenda ativada), revistas e jornais para entreter o paciente durante a espera pela consulta.

Convém utilizar muito da luz natural para deixar o espaço mais acolhedor e mais aconchegante. Para as paredes, prefira tons claros e suaves, que remetem à tranquilidade e paz.

Não se esqueça de que os objetos devem ser úteis e promover espaço livre ao mesmo tempo. Portanto, não saia colocando muitas plantas ou itens de decoração totalmente desnecessário. Mantenha o espaço clean.

Atendimento

A modernização está relacionada ao contato também. Do que adianta modernizar, atualizar e trazer um ambiente novo, bonito e agradável se o atendimento é ruim? Investir em treinamento de secretárias e funcionários deve ser constante a fim de aprimorar as técnicas de atendimento e fazer com que o paciente se sinta confortável e satisfeito com o serviço prestado.

Uma das dicas essenciais é modernizar o canal de atendimento. Apenas o contato telefônico tende a ser precário. Recomenda-se que abram mais possibilidades, como chats online, serviço de SMS (ou WhatsApp), e-mail e até redes sociais. Dessa forma, o paciente poderá escolher de qual forma quer marcar ou desmarcar a sua consulta e assim por diante.

Mas é claro que o atendente precisa tratá-lo muito bem. Uma maneira de sempre modernizar o atendimento da sua clínica odontológica é pedindo por feedback dos pacientes, de modo que eles digam o que deve ser melhorado para que, com isso, você consiga atrair ainda mais pacientes para o seu consultório.

Internet

Como já foi falado, os aparelhos tecnológicos fazem a diferença. Por isso, é importante frisar que a internet tem um papel muito grande na modernização do consultório. Para divulgar, conquistar e passar mais credibilidade é útil criar contas oficiais nas redes sociais e criar um site para que o público-alvo conheça mais sobre a profissão, os serviços prestados, o atendimento, a clínica, os procedimentos odontológicos oferecidos e assim por diante.

Com isso, você se informará e estigará futuros pacientes a escolher a sua clínica para passar por algum tratamento. Por isso, esteja sempre presente na internet.

Certificação

Para deixar o consultório moderno é vital que o dentista tenha qualificação profissional para atender os mais variados problemas que os pacientes possam ter. Contudo, mais importante que isso, é se atualizar constantemente no mercado realizando cursos, estudando e comprando novos equipamentos que facilitem o dia a dia.

A certificação profissional é a peça-chave para que os pacientes se sintam ainda mais confortáveis com você. Portanto, não se esqueça de se atualizar em relação à concorrência, caso contrário, você ficará para trás!

Uma clínica odontológica moderna deve investir em tecnologia sempre, além de pensar na arquitetura e design. No entanto, também não se pode esquecer de que um atendimento de excelência garante o sucesso, tal como a certificação do profissional dentista!

Chegamos ao final do nosso artigo. Nele, foi possível compreender de forma mais abrangente como proceder à modernização de um consultório odontológico. Comece imediatamente os seus planos! Acesse agora nosso site e deixe seu cadastro que um de nossos consultores entrará em contato com você: www.sorridents.com.br

 

Postado em 16/01/2017.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin