Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Reciclagem profissional: entenda a importância e como fazer



O mercado de trabalho está cada dia em constante transformação e, por essa razão, investir em reciclagem profissional é essencial para o colaborador que está à procura de desenvolvimento, independentemente de sua área de atuação.

É importante ressaltar que essa reciclagem não se limita apenas aos cursos de pós-graduação, por exemplo, mas a todo tipo de curso profissionalizante que proporcione conhecimentos relevantes ao desempenho das funções de toda a equipe.

Desse modo, treinamentos, palestras e workshops de liderança, oratória e outros temas, cursos de softwares e idiomas, além de mestrados e outras especializações, são somente algumas das possibilidades de realizar a atualização profissional. Continue a leitura e entenda a importância e como fazer a reciclagem profissional!

O que é a reciclagem profissional?

A principal finalidade da reciclagem profissional é conseguir mudar e aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais para que eles se tornem colaboradores mais atualizados e completos conforme as exigências do campo de trabalho.

Por exemplo, pense com quantos novos aparelhos tecnológicos um dentista que se formou há mais de vinte anos precisa lidar nos dias de hoje. Podemos mencionar também profissionais que trabalham no setor administrativo há muitos anos e ainda não conseguem mexer com computadores e softwares.

Isso quer dizer que os cenários estão em constante transformação e não são mais os mesmos de dez anos atrás. Logo, o especialista que pretende participar dessas mudanças precisa se reciclar frequentemente e, assim, não se tornar um profissional desatualizado e acomodado. É necessário tomar cuidado com o comodismo, pois, em nenhum ramo de trabalho, isso é visto com bons olhos.

Qual a importância da reciclagem profissional?

A qualificação profissional, no decorrer dos últimos anos, foi tratada como um importante diferencial, visto que, historicamente, nem todos os colaboradores tinham a oportunidade de prosseguir com os estudos. Com maior acessibilidade ao ensino superior privado e com iniciativas para aumentar as chances de ingresso no ensino público superior, existem muitas pessoas com diploma de graduação.

Entretanto, os funcionários que não conseguem ingressar imediatamente no curso superior podem se qualificar em um bom curso profissionalizante, aumentando suas oportunidades de empregabilidade. Desse modo, esses profissionais conseguem efetuar a primeira etapa de suas carreiras, que é alcançar um emprego de acordo com a sua formação profissional.

No entanto, mesmo depois de empregados, os funcionários precisam se manter à procura de conhecimento para enriquecer a sua trajetória profissional. Nesse contexto, é recomendado para aqueles que finalizaram um curso técnico ir em busca de um curso de graduação, enquanto aqueles que já se formaram no ensino superior podem expandir os seus horizontes com uma especialização ou com experiências em outro país.

Além do mais, as empresas podem ajudar no aperfeiçoamento do seu time, por meio de determinadas iniciativas, como mentorias e treinamentos, para deixar os processos cada dia mais eficientes, e os profissionais, mais capacitados.

Transformação digital

Vivemos em uma época digital e, diariamente, novos aparelhos eletrônicos e técnicas são elaborados, então, o que se aprendeu durante a qualificação profissional há alguns anos não é, precisamente, atual. Desse modo, procurar cursos de reciclagem profissional é primordial para não ser surpreendido com relação às transformações que chegarão à instituição em que você trabalha.

Pelo fato de o mercado de trabalho estar repleto de bons profissionais esperando por uma oportunidade, não é de se admirar que substituições se mostrem relativamente simples.

Logo, os colaboradores precisam ver a si mesmos como ferramentas que podem e devem ser aperfeiçoadas com a obtenção de novos conhecimentos. Nesse ponto, não é apenas a reciclagem que ajuda a se manter sempre atualizado: conversar constantemente com outros profissionais, assistir a palestras, ler livros e artigos, entre outras práticas, permite ficar por dentro das mudanças no seu ramo de atuação.

Como fazer uma reciclagem profissional?

A melhor maneira de passar pelo processo de reciclagem profissional é buscando alcançar novos conhecimentos. Na realidade, isso significa que é necessário investir na sua capacitação profissional. O indicado é sempre agregar conhecimento, montando uma formação cada vez mais completa e inovadora.

Nesse panorama, confira, a seguir, algumas dicas para realizar uma reciclagem profissional com sucesso!

Invista em si mesmo

Se você pensa que os investimentos em cursos de atualização são importantes somente para os consultórios que prestam serviços, podemos dizer que está enganado. O conhecimento é a única coisa que ninguém consegue tirar de você. Dessa forma, mesmo se desligando da clínica ou do consultório atual, por sua vontade ou por eventual demissão, ainda haverá o conhecimento como uma ótima ferramenta para alcançar o sucesso.

Por isso, é tão imprescindível selecionar uma profissão de que realmente se gosta — assim, continuar estudando não será um sacrifício. Quem tem uma formação, mas gostaria de trabalhar em outra área, pode, em paralelo, dedicar-se a uma nova empreitada de qualificação profissional.

O mais importante é entender que todo o tempo e todo o dinheiro investidos em treinamentos e cursos são para você. Em caso de dúvidas, é recomendado conversar com o setor de Recursos Humanos (RH). Em muitas situações, a própria organização em que você trabalha pode oferecer o pagamento dos cursos ou uma ajuda de custo para realizar a atualização, pois certamente ela deseja profissionais cada vez mais engajados.

Focalize metas

Enquanto você está em busca da reciclagem profissional, saiba qual é o plano de carreira que deseja alcançar. Pense em quais organizações gostaria de trabalhar, qual cargo gostaria de ter e até quanto gostaria de ganhar.

Mesmo após conquistar um trabalho, esse comportamento deve permanecer. Assim, o começo de um novo curso profissionalizante, de um curso de idiomas e da reciclagem profissional pode funcionar como um novo impulso para os seus objetivos.

Delinear metas de crescimento, que podem ser mensuradas por meio de aumento salarial e de promoções, é fundamental para que o colaborador não perca a chance de se sentir realizado. Compreender a reciclagem como um novo ponto de partida para as suas conquistas contribuirá até para a elevação de sua autoestima profissional.

Quais as vantagens de se manter atualizado profissionalmente?

A reciclagem profissional oferece diversas vantagens ao indivíduo e à clínica para a qual ele presta serviço. Sendo assim, confira os seus principais benefícios!

Contribui para a conquista de cargos de liderança

Muitas pessoas já com graduação não conseguem chegar a um cargo de liderança. Isso porque faltam algumas habilidades comportamentais que chamem a atenção de seu chefe durante a escolha de um líder para comandar a equipe.

Além de conseguir efetuar tarefas operacionais, um bom líder precisa incentivar os funcionários, motivá-los, saber delegar tarefas, acompanhar o desempenho de cada um e proporcionar feedbacks. Muitas dessas características podem ser inerentes ao colaborador. No entanto, também é possível aprendê-las, por exemplo, por meio de cursos direcionados para o desenvolvimento de liderança ou por experiências.

Os perfis dos colaboradores sofrem diversas transformações ao longo dos anos, e saber lidar com as expectativas desse público passou a ser uma exigência para quem pretende alcançar um cargo de liderança. Dessa forma, caso seu desejo seja uma função de chefia dentro da clínica em que trabalha ou uma realocação profissional, busque por uma atualização que foque esses aspectos.

Valoriza a sua função no mercado de trabalho

Nenhuma instituição gosta de contratar pessoas acomodadas, que não mostram interesse em aprender mais e crescer profissionalmente. Afinal, se o colaborador não apresenta ambições em sua função, provavelmente não vai se importar com o crescimento da clínica ou do consultório em que trabalha.

Por exemplo, quando um dentista está atualizado e por dentro de tudo que acontece no mercado odontológico, ele se torna mais participativo, destacando-se diante dos outros profissionais, visto que seus objetivos são mais completos e eficazes.

Com isso, o seu valor no campo de trabalho aumenta e ele passa a ser visado até mesmo por outras clínicas, que procuram profissionais com esse perfil para ajudá-las a melhorarem os seus resultados e a alcançarem novos clientes para elevar a lucratividade.

Isso ocorre também quando você realiza cursos e participa de eventos ou fóruns de discussões — o seu currículo aumenta significativamente. Além disso, mais profissionais da área passam a conhecer o seu trabalho, seus pontos de vista e suas competências, elevando, assim, a sua visibilidade perante as outras clínicas odontológicas presentes no mercado.

Logo, essa pode ser uma ótima chance de conquistar um bom cargo em um novo lugar ou, ainda, de aumentar o seu poder de negociação no atual consultório.

Facilita o aumento salarial

Mesmo que você já tenha um cargo eficiente em uma clínica, é preciso ficar atento às mudanças e procurar a reciclagem profissional. Isso porque, além de garantir seu emprego por mais tempo, quando você se especializa e se atualiza, traz para o consultório novos conhecimentos e métodos capazes de elevar o seu rendimento e o de todos que trabalham com você.

Esse é um excelente argumento para negociar com o seu chefe o aumento do seu salário, já que você precisou investir para oferecer essas mudanças à companhia. Além do mais, o empreendedor provavelmente não vai querer perdê-lo para uma clínica odontológica concorrente, já que engajar e manter um bom talento é mais vantajoso para a instituição do que contratar um novo profissional. Afinal, esse tipo de processo exige custo e tempo de adaptação.

Agrega diferenciais competitivos

Atualmente, o acesso ao curso superior está mais fácil do que antes, e muitos profissionais estão se formando todos os anos, fazendo com que a constante atualização na área seja um grande diferencial. Por esse motivo, quem não fica acomodado com apenas a graduação investe em novos cursos, que acompanham o dinamismo do mercado e da área em que se está inserido. Assim, são agregados excelentes diferenciais competitivos ao seu currículo.

Compreender quais são as exigências atuais do mercado de Odontologia e se preparar para oferecer algo a mais aos gestores é a melhor forma de se diferenciar perante os outros cirurgiões-dentistas. Afinal de contas, as clínicas estão à procura de profissionais inovadores, que oferecem mais novidades e, com isso, mais resultados.

Ajuda em uma recolocação mais rápida

Manter-se em constante atualização, mesmo que você não esteja trabalhando na área, é uma estratégia fundamental para garantir a sua realocação profissional.

É recorrente as pessoas desistirem de seguir no mercado de que gostam e com o qual têm mais afinidade apenas por considerarem que a realocação profissional está difícil. É inegável que algumas áreas são mais exigentes que outras, mas, com estudo e força de vontade, é possível conseguir o objetivo pretendido.

Além de todas essas experiências que podem agregar ao seu currículo, é primordial que você saiba conversar na entrevista sobre os avanços e as técnicas de sua área. Dessa maneira, o recrutador vai perceber o seu interesse em se manter sempre atualizado, e sua recolocação profissional pode acontecer antes do desejado.

Permite um sentimento de recomeço

Normalmente, o ser humano depende de motivação para realizar os seus propósitos. Por isso que diversos colaboradores estão há anos no mesmo cargo e se sentem pouco instigados a inovar. O processo de reciclagem profissional gera a sensação de recomeçar, visto que novas expectativas são geradas.

Voltar a estudar e conhecer novos horizontes permite, então, que muitas pessoas sintam estar no caminho certo.

Por que a reciclagem profissional não pode ser deixada para depois?

Devido aos avanços tecnológicos, novas tendências, processos e valores aparecem rapidamente. Então, a reciclagem profissional deixou de ser um privilégio ou uma vaidade e virou um importante elemento de destaque no século XXI. É por isso que muitos profissionais têm a sensação de serem “atropelados” por um mercado em constante transformação.


Quero ser franqueado


Reciclar-se profissionalmente deixa o seu currículo com um diferencial competitivo, e os consultórios desejam reter bons talentos e estão buscando, cada vez mais, por especialistas com características únicas.

Na prática, em uma simples entrevista de emprego, aqueles colaboradores que apresentarem uma qualificação superior aos demais poderão ser escolhidos pelos recrutadores para dar sequência ao processo de seleção. Essa escolha envolve diretamente a aquisição de novos conhecimentos e a experiência profissional.

Se você for recém-formado, busque sempre se aperfeiçoar. Delimite as suas metas, os objetivos e os prazos para a execução. Corra atrás dos seus propósitos e sempre faça o que gosta, assim, o sucesso será garantido. Nessa hora, procure quais conhecimentos precisa adquirir e determine os métodos pelos quais você vai conseguir fazer isso.

Quais são as formas de se atualizar?

Existem múltiplas oportunidades de reciclagem profissional. E, por causa da melhoria nas tecnologias dos ambientes virtuais de aprendizagem, o profissional pode associar uma atividade presencial ao ambiente EAD, ou, até mesmo, estudar de qualquer lugar do mundo por meio de um smartphone, tablet ou computador.

A reciclagem não deve ser precisamente obtida por meio de cursos pagos. A internet está aí para assegurar isso. Você pode encontrar um conjunto de conteúdos ricos, elaborados por bons especialistas e que ajudam os profissionais que desejam realizar a reciclagem.

Além disso, há vários workshops e cursos que ocorrem no campo virtual que são gratuitos, sem levar em conta os fóruns de discussão em redes sociais, por exemplo, como no Linkedln, que sempre agregam mais informações.

Diante de tantas opções, em um primeiro momento, é necessário que você perceba quais são as demandas de conhecimentos que você tem, ou seja, conhecimento em curto, médio e longo prazo. Em seguida, busque por programas que podem ajudá-lo durante essa atualização profissional.

Em seu dia a dia, fique por dentro das notícias e do que é discutido em sua área de atuação. Se você é dentista, acompanhe o blog da Sorridents e conheça todas as novidades do mercado odontológico, assim, você aumentará o seu leque de informações. Além das possibilidades já citadas, existem outros tipos de especialização e de atividades que poderão ajudar em seu desenvolvimento profissional. Confira!

Pós-graduação lato sensu

A expressão em latim corresponde à “amplo sentido”. Isso quer dizer que cursos desse tipo de programa de pós-graduação se destinam ao aperfeiçoamento em algumas áreas relacionadas à sua formação ou ao mercado no qual você exerce a sua função ou deseja atuar. Esse tipo de especialização tem, no mínimo, 360 horas de duração e existem várias opções de cursos a distância.

As alternativas são muitas e se dividem em conhecimentos técnicos e abordagens filosóficas e teóricas, de acordo com o desejo do especialista. Lembre-se de que diversos cursos de especialização não solicitam que a graduação tenha sido na área específica do curso.

Pós-graduação stricto sensu

O termo stricto sensu significa “sentido restrito”. Por essa razão, os cursos de mestrado e doutorado apresentam uma duração prolongada: esses tipos de especializações podem ter duração de três a cinco anos e destinam-se aos profissionais que pretendem aprofundar-se em aspectos específicos de cada área.

Assim, esses cursos são buscados por quem deseja ser um pesquisador ou um professor universitário. O fim da especialização exige a apresentação de uma dissertação ou tese com a metodologia específica e com uma profunda fundamentação teórica.

Curso de especialização profissional

A reciclagem profissional, muitas vezes, pede conhecimentos mais práticos e rápidos para utilização no dia a dia. Nesse sentido, outra oportunidade é o curso de especialização. Esse modelo de aperfeiçoamento desenvolve assuntos específicos, fundamentados nas tendências de mercado e nas necessidades do colaborador.

Não existe a formalidade dos cursos de pós-graduação e é apresentada uma carga horária reduzida, por haver uma abordagem mais direta e prática. Nesse tipo de curso, você conhecerá novas modalidades para o seu cargo, atualizará conceitos e reciclará conhecimentos. Os cursos de especialização profissional envolvem abordagens mais inovadoras.

Gestão de projetos, marketing, recursos humanos, estratégias de negócios, setor financeiro, inovações tecnológicas e estudos interdisciplinares são somente algumas das múltiplas competências abordadas durante esse tipo de especialização.

Capacitação

As capacitações são ótimas estratégias para alinhar conceitos e práticas do dia a dia. Além do mais, são uma forma de melhorar as habilidades interpessoais e pessoais. É muito recorrente que especialistas de diversos segmentos invistam em práticas de comunicação, relacionamento e liderança.

Nesse contexto, é comum que haja cada vez mais valorização de profissionais bem articulados e que pensam na otimização de toda a sua equipe, independentemente do ramo de atuação profissional.

Participação em palestras

Especialistas engajados frequentam muitos eventos em seu ramo. Por isso, é necessário sempre marcar presença em palestras, feiras, congressos e simpósios. Essas são boas oportunidades para ter insights sobre o mercado e ouvir o que os grandes profissionais do seu ramo estão dizendo.

Além disso, uma das maiores vantagens da participação em eventos de sua especialização é o aumento de sua visão empreendedora. Afinal, você terá contato direto com colegas de profissão, conhecerá clientes em potencial e elevará as chances de firmar parcerias importantes e de ser conhecido no mercado de trabalho. Trata-se de uma boa opção para quem ainda tem dúvidas na carreira.

Quais as consequências de não estar atualizado profissionalmente?

Desde a transformação digital, uma coisa ficou evidente: as mudanças são rápidas e constantes. Bom, avaliar essa revolução sob o aspecto da constância nos leva a uma reflexão.

O hábito de estudar deve fazer parte da agenda dos profissionais de excelência. Isso porque nos deparamos quase que diariamente com inovações que tornam o nosso trabalho mais rápido, eficaz e econômico.

Essa tríade é a busca constante da tecnologia e cada profissional deve buscar uma atualização em cima desses pilares para, no mínimo, estar em conformidade ou ter base para superar a concorrência.

Logicamente que as consequências da negligência nesse ponto podem trazer prejuízos difíceis de resolver em médio prazo, já que os próprios clientes também seguem essa linha de atualização quase que intuitivamente. Veja, então, algumas formas de manter-se atualizado.

Participe de eventos e treinamentos importantes

Se você segue uma especialidade, como a Odontologia, pode buscar eventos e treinamentos relacionados. Isso é importante não só para obter conhecimento, mas também para ampliar a rede de networking e buscar oportunidades de parcerias e novos negócios.

A frequência de participação nesses eventos é fundamental para estabelecer definitivamente uma mentalidade de evolução, que busca superar desafios e diferenciar-se em relação ao mercado.

Conheça novas tecnologias

A cada ano, surgem inovações úteis ao ramo odontológico, desde equipamentos de proteção individual até ferramentas de trabalho e móveis personalizados. Acompanhar essa evolução é fundamental para que os pacientes sintam-se atendidos com a melhor tecnologia e com o maior conforto possível.

Também nesse sentido, vale um esforço para buscar tecnologias de ponta que não estejam disponíveis no mercado atual e para se diferenciar em relação à concorrência.

Aplique novos conhecimentos

A busca do conhecimento pode ser inútil sem plano de aplicação. Nesse aspecto, colocar tudo que foi pesquisado em prática é uma forma de evoluir observando erros e acertos e adaptando a prestação de serviços ao novo nível de conhecimento.

Como fazer o processo de reciclagem profissional?

Faça uma autoavaliação e busque pontos fortes e fracos no seu currículo. Busque também o conhecimento das principais tecnologias do momento. Por fim, entenda as dores de seus pacientes e as tendências de tratamento odontológico.

Ao fazer essa avaliação de currículo, você entenderá melhor se é válido apostar em uma determinada especialização ou investir em outra área relacionada mais importante, como a gestão de negócios, para abrir uma clínica própria, por exemplo.

Entender as tecnologias e buscar uma visão futura sobre as inovações é essencial. Vale investir nas tecnologias atuais ou nas que estão começando agora no mercado. O ideal é buscar essa inteligência para definir uma escolha mais condizente com o processo de evolução.

Finalmente, é importante saber se a clientela apresenta uma propensão para certos problemas bucais que precisam de oferta de serviços. A estética dental é um dos caminhos, por exemplo, que sempre tendem a agregar muito valor ao currículo do dentista.

Por que é importante contar com uma parceria?

Nesse cenário, uma parceria com uma instituição de referência pode representar uma medida altamente inteligente. Empresas que vivenciam esse tipo de evolução e se especializam em oferecer esse tipo de treinamento são fundamentais para que o profissional tenha um norte de atualização.

Além disso, companhias já consolidadas no ramo odontológico acompanham o dia a dia do setor e compreendem de forma mais ampla as tendências de mercado. O trabalho de autoavaliação pode ficar muito mais facilitado nesse sentido.

Como a Sorridents ajuda na reciclagem profissional?

A Sorridents é uma ótima opção para os profissionais que desejam se especializar em Odontologia. Somos uma das maiores redes de clínica odontológica da América Latina e temos um blog eficiente com assuntos inovadores e importantes da área odontológica, além de sempre investirmos no aperfeiçoamento de toda a nossa equipe de profissionais.

A finalidade da Sorridents é deixar os profissionais cada vez mais capacitados para o mercado competitivo e para a realização de um atendimento humanizado. Assim, contribuímos para elevar os resultados de suas clínicas e a quantidade de seus consultórios espalhados pelo país. Então, se você deseja aperfeiçoar os seus conhecimentos e empreender, conte a com Sorridents — ela pode ajudar no seu sucesso.

Após a leitura de nosso artigo, fica clara a importância de continuar o aperfeiçoamento profissional a fim de potencializar os resultados, uma vez que se manter na zona de conforto é altamente perigoso para quem deseja ter sucesso na carreira. Além do mais, fique sempre atento e aceite as críticas, pois elas farão você se aperfeiçoar e melhorar o seu desempenho como profissional. Não se esqueça de que quem opta por se atualizar automaticamente estará à frente dos concorrentes.

Ademais, como vimos, a reciclagem profissional não precisa estar limitada a cursos, visto que revistas, livros e palestras também são de grande utilidade. Desse modo, busque se atualizar profissionalmente de várias formas para se destacar cada vez mais. Assim, as suas oportunidades de emprego aumentarão, e você garantirá que mais pessoas buscarão pelos seus serviços.

Faça uma mudança na sua carreira aproveite e conheça a oportunidade de empreender com um modelo de negócio validado e testado, entre no nosso site e saiba mais www.sorridents.com.br

 

Postado em 24/09/2019.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin