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5 provas do crescimento das franquias de odontologia no mercado brasileiro

O número de franquias no Brasil vem crescendo ao longo dos anos, já que essa é uma forma mais segura e muitas vezes mais barata de empreender. No caso da área de saúde, as franquias de odontologia também vêm experimentando crescimento de número de unidades e de abrangência geral.

Para entender melhor como ou por que isso acontece, veja a seguir 3 provas desse crescimento e descubra como escolher a franquia ideal para seu perfil.

Crescimento do número de franquias

Uma das provas é, justamente, o crescimento do número de unidades de franquias odontológicas no mercado brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), por exemplo, há quase 40 redes franqueadoras do serviço espalhadas em todo o Brasil, o que dá uma densidade de mais de uma por estado.

Além disso, em 2014 o faturamento de franquias no segmento médico, odontológico e de estética superou os R$ 2 bilhões, mesmo com o início de crise que se desenhava à época.

Como representam uma forma mais conveniente de atuar no setor, as franquias têm sido muito procuradas pelos profissionais que desejam se destacar no mercado e, com isso, conseguir mais clientes.

Aumento do alcance dos serviços odontológicos

Outro fator que explica e apoia o crescimento dessas franquias é o aumento do alcance dos serviços odontológicos. Por muito tempo, os serviços eram inacessíveis para boa parte da população no setor privado, dificultado pela abrangência insuficiente desse atendimento.

Esse cenário mudou com o advento das franquias. Atualmente, é possível encontrar modelos de negócio que se instalam longe dos grandes centros ou mesmo dos bairros nobres, focando em regiões que até então não eram alcançadas.

Visando à classe C, é possível encontrar franquias que oferecem tratamentos parcelados de 36 a 48 vezes. O resultado é a prospecção mais facilitada de clientes sem prejudicar o orçamento. Como consequência há o ganho em crescimento de forma sustentável.

Gestão descomplicada das franquias

A verdade é que abrir um consultório é uma tarefa que exige mais do que o diploma na área de odontologia. É preciso pensar em questões como o posicionamento de marca do consultório, planejamento estratégico, plano de negócios e muitos mais — afinal, trata-se da abertura de um negócio.

Ao mesmo tempo, as faculdades são muito mais focadas em formar profissionais de saúde, sem antes formar gestores. Com isso, a maioria dos dentistas termina o curso com conhecimentos técnicos, mas sem nenhuma noção sobre administração.

Como esse é um panorama generalizado, as franquias surgem como uma possibilidade de empreender com riscos menores. Por já se apoiarem em uma marca firmada, reconhecida no mercado e por contarem com um plano de negócios validados, as chances de sucesso aumentam drasticamente.

Esse pontapé inicial na carreira empreendedora é o que também vem motivando o crescimento das franquias de odontologia no mercado brasileiro.

Benefícios de investir em uma franquia odontológica

Reputação no mercado

Um dos principais benefícios em abrir uma franquia é contar, de imediato, com a reputação da marca no mercado. A nova unidade já recebe essa reputação desde a inauguração do consultório. Em todos os ramos, a reputação é um enorme diferencial, mas na área da saúde ela é ainda mais importante.

As pessoas buscam profissionais de renome e clínicas em que possam confiar. Por isso, contar com a chancela de um negócio já estabelecido e com padrão de qualidade amplamente consolidado faz toda diferença para estreitar os laços com os pacientes.

Abrir uma franquia de saúde é extremamente interessante, pois, em vez de ter que criar uma marca e esperar um tempo para consolidá-la fortemente no mercado, ao inaugurar uma franquia a nova unidade recebe toda a credibilidade da rede de imediato.

Capacitação constante

Um benefício inegável de se optar por uma franquia odontológica é poder contar com uma capacitação constante. Como a marca tem um padrão de qualidade a zelar, todas as unidades da rede devem atender os pacientes da mesma forma, oferecendo o melhor em tratamentos e as últimas tecnologias. Por isso, a capacitação é sempre constante e atualizada.

Suporte em geral

Um enorme diferencial oferecido por uma rede de franquias de renome e já consolidada no mercado é o suporte completo. E esse suporte vem em todas as frentes. Para o cirurgião-dentista que deseja empreender, ocorre desde a escolha do ponto até auxílios administrativos, de gestão em geral e de marca, precificação de serviços, entre outros.

Como existem diferentes linhas de investimento, é possível encontrar a que mais se adequa ao público do franqueado, de acordo com a cidade em que a clínica será instalada, e receber o suporte necessário para que o investimento dê frutos.

Apoio jurídico

Por fim, existe ainda a vantagem do suporte jurídico. Caso seja a primeira vez que o dentista vai empreender, precisa de todo apoio para lidar com as questões legais de ser empreendedor no Brasil. A rede pode auxiliar com consultoria para garantir que o modelo de negócios estará dentro das especificações previstas pela legislação em todos os aspectos.

Propaganda e marketing

Contar com ações de propaganda e marketing é um enorme diferencial. Imagine se o dentista, além de cuidar do consultório, das questões financeiras e dos pacientes, ainda tivesse que se preocupar com propaganda?

Como em qualquer outro tipo de negócio, o marketing é crucial e determinante para o sucesso. Ao integrar uma rede, a franquia conta com ações de publicidade e estratégias de ponta já definidas para dialogar diretamente e claramente com os atuais e futuros pacientes, no intuito de fidelizá-los ainda mais.

Em uma franquia odontológica, o franqueado conta, por exemplo, com ações de geomarketing e anúncios, alimentação de redes sociais, blogs, material publicitário impresso, site de qualidade, ações essas que visam fortalecer a marca da rede e, em consequência, a da unidade franqueada.

Baixo risco

Um importante benefício com relação às franquias odontológicas é a questão do risco mínimo. O ato de empreender envolve conhecimentos sobre questões burocráticas, econômicas e legais, e, muitas vezes, o dentista não se sente muito confortável para se aventurar nessas áreas.

Por isso, contando com uma franquia qualificada, recebe todo apoio para lidar com a parte burocrática e financeira do consultório, podendo se concentrar no trabalho enquanto dentista, no atendimento aos pacientes e no oferecimento de um serviço de qualidade. Dessa forma, com todo esse apoio, o investimento em franquia é seguro e feito de maneira inteligente.

Eventos exclusivos e networking

Outro benefício de optar por uma franquia odontológica é a possibilidade constante de fazer networking com outros dentistas e empreendedores da área. Os eventos exclusivos para franqueados possibilitam muitos encontros, conversas e trocas de experiência valiosas e determinantes não apenas para o entendimento do mercado e do negócio como também para a geração de insights e ideias inovadoras.

Inovação

A inovação é constante em uma franquia da área da saúde. E, nesse ramo, oferecer sempre o melhor e mais moderno é um diferencial competitivo muito grande. Pacientes em busca de tratamento, seja estético ou para corrigir um problema, querem contar com o que há de mais novo e tecnológico no mercado.

Grandes redes de franquia ficam de olho nas inovações tecnológicas e buscam oferecer aos franqueados, de maneira acessível, todas as novidades em termos de tratamentos, equipamentos ou metodologias. Por isso, contar com uma rede de franquias da saúde de renome é sinônimo de inovar sempre.

Custos mais baixos

Outro benefício oferecido pelas redes de franquia é a possibilidade de redução nos custos. Isso mesmo! As redes, em geral, fazem compras de material em grande escala, o que gera descontos. Ao final, quando os preços são repassados para os donos das franquias de odontologia, estão mais baixos e atrativos do que estariam caso o dentista comprasse os materiais por conta própria.

Essa troca de experiências constante entre as unidades da rede é extremamente valiosa e traz inúmeras possibilidades, desde a resolução de um simples problema com algum paciente a sugestões para aprimorar mais o atendimento ou ainda a descoberta de uma nova tecnologia ou prática que vem dando bons resultados em outra parte do país.

5 dicas para escolher a franquia odontológica ideal

Para fazer parte desse mercado em contínuo desenvolvimento, é muito importante cuidar da escolha da franquia. A partir da definição correta, as chances de sucesso se multiplicam. Acompanhe questões como:

1. Confira o posicionamento de mercado da franqueadora

Buscar uma franqueadora pouco conhecida, com experiência mínima ou com níveis de sucesso duvidosos vai colocar em risco as suas chances de sucesso. Em vez disso, o recomendado é conferir o posicionamento de mercado da franqueadora.

Veja qual é o alcance dela com os clientes e busque, também, informações sobre estrutura, como questões relacionadas ao treinamento e o apoio dado aos franqueados. Tudo isso vai contar pontos para que você consiga gerar interesse e atração dos clientes, o que leva ao sucesso nessa empreitada.

2. Converse com franqueados e ex-franqueados

Por falar nisso, vale a pena conversar com quem mantém ou já manteve relações com a franqueadora. Colher esse tipo de opinião vai dar uma visão interna do que acontece na franqueadora e se tudo tem a ver com os seus objetivos.

Caso a maioria das opiniões e experiências seja positiva, esse é um indicativo de que a franqueadora em questão é uma boa escolha. Embora não haja garantias, é uma forma de conseguir fazer o melhor investimento possível.

3. Analise os valores

Para fazer a escolha certa, a franquia precisa estar dentro das suas possibilidades financeiras em todos os sentidos. Isso significa analisar, por exemplo, qual é a exigência de investimento inicial e também qual é a necessidade de capital de giro.

Além disso, você deve olhar para questões como taxa de royalties, taxa de propaganda e margem de lucro sobre o faturamento. A partir dessa atitude, fica mais fácil entender qual é a franqueadora ideal.

4. Avalie o prazo de retorno

Outro ponto importante é o prazo de retorno do seu investimento. Ele significa quanto tempo de operação a franquia precisa ter para que você tenha o investimento “devolvido”. Esse prazo vai depender da margem de lucro do possível faturamento.

Para isso, avalie questões que vão desde a margem praticada até questões como o movimento e possível obtenção de receitas no local de interesse. Assim, em condições iguais você pode escolher a franquia mais rentável.

5. Contate a franqueadora

Depois de aplicar esses passos você terá reduzido, significativamente, o número de opções. A partir daí, é hora de conversar com a franqueadora. Com esse diálogo direto você pode identificar se o seu perfil é adequado para a empresa, assim como conhecer melhor o processo de formatação.

Ao final, dá para tirar dúvidas a respeito do negócio e entender melhor as condições para, então, fechar negócio.

As franquias de odontologia estão em franco crescimento no Brasil e a tendência é que elas cresçam cada vez mais. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a franchising de saúde teve alta de 9,4% no faturamento, no segundo trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período em 2016.

O crescimento das franquias odontológicas no mercado brasileiro se apoia no número crescente de redes franqueadoras do setor e que tem visto o faturamento aumentando. Além disso, há uma maior procura, principalmente da classe C por parte desse tipo de serviço.

Somando-se a isso o fato de que as faculdades não formam gestores, o crescimento acontece devido a esse panorama e a tendência é que se mantenha em alta nos próximos anos.

Conforme mostramos no texto, optar por franquias de odontologia tem inúmeros benefícios, como suporte de gestão, administração e marca, suporte jurídico, inovação constante, treinamentos frequentes, eventos exclusivos e possibilidade de networking, ações de marketing e propaganda, redução nos custos, e, principalmente, a reputação da franqueadora.

Iniciar um negócio do zero pode ser difícil e trabalhoso, além de levar tempo para consolidar a marca entre os pacientes. Já optar por uma rede de renome faz com que a nova unidade já seja construída com toda a chancela da rede.

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