Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Como ser um bom líder: conheça os 6 requisitos fundamentais!



Muitos buscam entender como ser um bom líder, uma vez que suas atitudes são responsáveis por gerar influência e inspiração nas pessoas. Nessa perspectiva, chegar a esse objetivo não é tarefa fácil. Afinal, além de mostrar domínio pleno das funções a ele destinadas, para ser um bom líder é necessário ter qualidades essenciais que o diferenciem dos demais colaboradores.

Da mesma forma, o líder precisa definir as melhores soluções de maneira rápida e, na maioria das vezes, sob pressão. Nesse sentido, o alto grau de comprometimento e responsabilidade, somado ao aprimoramento das competências, é o que separa os líderes medíocres dos excelentes.

É ele o responsável por guiar sua equipe de forma a cumprir prazos, a serem competentes no trabalho e a se sentirem motivados. A figura do líder deve promover inspiração e identificação para que as suas atitudes e os conselhos funcionem com mais potência. Isso motiva o trabalho de todos e, consequentemente, leva ao sucesso.

Sendo assim, sabendo da importância desse tema, preparamos este post para mostrar e explicar quais são os requisitos essenciais para se tornar um bom líder. Confira!

1. Ser exemplo para os seus liderados

Praticar aquilo que prega é o ponto de partida para ser um exemplo de excelência. Da mesma forma, o líder deve ter consciência de suas ações, já que estão sendo observadas constantemente e que servem de espelho para os que querem aprender a partir de seus atos.

Sob o mesmo ponto de vista, os líderes mais competentes estimulam a sua equipe sem a necessidade de intimidar pelo posto de liderança, título ou poder. Nesse sentido, criar um ambiente seguro em que todos tenham liberdade e confiança para expor suas ideias e pontos de vista é papel fundamental de um bom líder.

O líder é responsável por definir uma conclusão estratégica a partir do diálogo entre os membros da equipe. Portanto, são responsáveis por “fazer acontecer”, já que são especialistas em tomar decisões e, ao mesmo, colocá-las em prática.

Outro ponto relacionado é saber a influência que tem. Aquele que tem o poder de influenciar, de criar impacto sobre os outros, é um líder. Dessa forma, uma figura de liderança precisa ter confiança para poder guiar seu time, realizar mudanças e aceitar desafios. Com essas qualidades, obterá sucesso nas tarefas que assumir.

2. Saber desafiar a equipe a pensar e agir

Conhecer a capacidade de cada um dos liderados é essencial para desenvolver suas características individuais. Sabendo disso, o líder usa do próprio conhecimento para desafiá-los a alcançar sempre mais e de forma propícia para que cresçam.

Por isso, reconhecer os esforços, independentemente de resultados, é uma forma de demonstrar confiança na equipe e é papel de um grande líder. Recompensar também é essencial para estimular os colaboradores, pois isso cria a consciência de que, com dedicação e trabalho coletivo, podem chegar juntos aos objetivos projetados.

Além disso, criar uma cultura de trabalho positiva é atitude de um líder inspirador, simpático e respeitado. Dessa maneira, o líder deve compreender bem o estilo de cada um para motivar seus funcionários e também criar um ambiente agradável para aumentar a força de vontade.

3. Saber fornecer e receber feedbacks

Líderes de sucesso garantem proatividade para a equipe, permitindo que todos possam fazer cobranças entre si. Além disso, quando o líder age de forma responsável com seus compromissos, é um sinal de que também se concentra nos resultados da equipe.


Quero ser franqueado


Além do mais, todo funcionário deseja saber se está tendo um bom desempenho dentro da empresa. Elogiar o trabalho de alguém, prestar atenção e admirar ideias é um modo de mostrar a importância e confiança nos membros da equipe.

Logo, notificar a equipe sobre valores da organização, bem como o desempenho de determinado período é tarefa de um bom líder, pois isso garante que as funções estão sendo executadas de maneira adequada.

4. Saber reconhecer talentos e valorizá-los

O líder deve estar sempre em busca de profissionais que se destacam em determinada área e que ajudam a empresa a crescer. Por conseguinte, encontrar alguém com habilidades e atitudes que o diferencie dos demais não é tarefa fácil e, por isso, essas pessoas são reconhecidas pelo seu talento.

Reconhecer e saber como usar um talento é privilégio de poucos. O líder nato consegue utilizar a habilidade única de cada colaborador e em cada situação específica.

O sucesso de um líder depende do bom desempenho dos outros. Sob esse ponto de vista, investir no relacionamento da equipe faz com que a empresa alcance patamares cada vez mais altos.

5. Manter-se sempre atualizado e informado

O líder deve se manter constantemente atualizado para acompanhar as tendências e desenvolver cada vez mais competências. Pedir opinião e fazer perguntas aos outros garante que as tarefas sejam cumpridas, bem como ajuda no esclarecimento e desenvolvimento das atividades.

Dessa maneira, o líder deve estar sempre motivado a aprender, pois é um mestre que nunca para de ensinar. Por essa razão, informar seus subordinados também é uma prática a ser cultivada.

6. Aprender a estabelecer prioridades

Priorizar significa definir o que mais importa, quais preceitos executar, quais metas alcançar. Organizar significa programar os próprios compromissos ou outorgar tarefas a outros, a fim de alcançar a meta. Logo, obter os resultados desejados implica em desempenhar e disciplinar nossa atividade de acordo com um plano.

Nessa perspectiva, o líder deve ser consistente com seu propósito e suas prioridades. Uma dica seria: nunca tenha mais de cinco prioridades. Assim, adiante as primeiras com sua equipe e então, após conseguir remover ao menos uma da lista, poderá acrescentar outras.

Sendo assim, o bom líder é aquele que tem experiência e rapidez para resolver problemas de forma a aumentar a produtividade e diminuir o cansaço da sua equipe. É aquele que encara o problema e sabe descobrir o centro do assunto em questão sem fugir de situações desconfortáveis.

Fica claro, portanto, que o líder de fato é aquele que inspira e forma líderes melhores que ele mesmo. Existem vários requisitos de como se torar um bom líder e conquistar o perfil de liderança. Entretanto, ser um bom líder vai além de assumir responsabilidades, tem a ver com algo mais inconsciente e automático.

Agora que você já sabe como ser um bom líder, continue sua visita ao blog e leia nosso guia prático sobre como se tornar um líder e fazer um gerenciamento de equipes eficiente. Vamos lá?

Postado em 03/06/2019.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin