Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Descubra agora os principais desafios ao abrir franquia!



A decisão de abrir franquia e fazer parte de uma grande rede traz uma série de vantagens para o franqueado. Uso de uma marca testada e reconhecida no mercado, acesso ao know-how do franqueador e suporte na abertura da unidade e no dia a dia das operações são algumas delas.

Contudo, apesar dos inegáveis benefícios de aderir ao modelo, é preciso considerar também os desafios que abrir uma franquia envolve, como manter um planejamento detalhado, escolher bons funcionários e lidar com a gestão financeira do negócio.

Então, está na dúvida sobre como abrir franquia e se isso vale a pena para você? Confira agora os principais desafios envolvidos!

Manter um planejamento ao abrir franquia

Um dos principais desafios de comprar uma franquia é conseguir manter um planejamento detalhado do negócio.

Muitos franqueados se dedicam tanto ao dia a dia da unidade que acabam deixando de lado a parte importante de pensar, também, no futuro. Para vencer esse desafio, é preciso fazer um planejamento estratégico antes mesmo de abrir as portas.

Esse documento deve contar, entre outros pontos, com metas de vendas, de gastos e estratégias para alcançar aquilo que deseja com o negócio.

Com a franquia funcionando a pleno vapor, sua tarefa será acompanhar aquilo que planejou para ver se as diversas áreas da sua empresa estão funcionando como deveriam. Assim, é possível ajustar a rota caso o seu planejamento não esteja se concretizando.

Escolher bons funcionários

Selecionar a melhor equipe é um desafio não só para uma franquia, mas em qualquer empresa, independentemente do seu porte e setor de atuação. Apesar dessa ser uma questão comum a todos os gestores, isso não quer dizer que é menos importante.

Escolher bons funcionários é parte essencial para o sucesso de uma empresa. Para vencer esse desafio, procure escolher profissionais que não só sejam bons na função que vão desempenhar, mas que também compartilhem a missão, a visão e os valores da sua franquia.

Funcionários que acreditam na cultura da empresa têm muito mais chance de se dedicar ao negócio com a gana que você espera, justamente porque sabem que o crescimento da franquia significa mais oportunidades para eles.

Assim, na hora de selecionar o quadro de colaboradores, vá além dos aspectos técnicos e foque ainda em características pessoais que você considera essenciais para sua equipe, como resiliência, proatividade, capacidade de trabalhar com outras pessoas etc.

Lidar com a gestão de pessoas

Para ter uma franquia de sucesso não basta selecionar os profissionais mais qualificados e alinhados com a cultura da empresa. É preciso gerenciá-los da melhor forma possível.

Nesse sentido, o primeiro passo é pesquisar sobre a política de Recursos Humanos da franqueadora e segui-la à risca. Além disso, procure observar os seus funcionários no dia a dia com atenção, para descobrir talentos e potencialidades que possam ser estimuladas no futuro.

Outro cuidado importante para manter a motivação da equipe em alta é sempre deixar claro para cada profissional qual é a função dele nas operações da empresa, e o que você, como gestor, espera do seu desempenho. Assim, suas expectativas ficam alinhadas e a rotina de trabalho corre de forma mais tranquila e harmoniosa. 

Como abrir uma franquia e administrar o marketing


Quero ser franqueado


Não são poucos os empreendedores que entendem tudo da operação de um negócio, mas travam quando o assunto é administração do marketing da empresa. É verdade que cuidar da divulgação de um negócio pode ser um desafio, mas quem tem uma franquia já sai na frente.

Ao se tornar franqueado, o empresário tem acesso ao manual de marketing da franqueadora e passa por um treinamento que engloba, entre outros assuntos, o tema. Dessa forma, além de aproveitar ao máximo o suporte oferecido, é possível ir além e vencer o desafio de administrar o marketing da franquia com o investimento em cursos e leituras sobre o tema.

A internet, por exemplo, tem uma variedade enorme de cursos gratuitos sobre marketing. Muitos deles com enfoque no digital — que, atualmente, é um canal imprescindível para empresas de todos os segmentos.

Não deixe também de ler o que puder sobre o assunto, assistir a vídeos e até trocar ideias com outros empreendedores sobre o tema. Dessa forma, você se sentirá mais seguro para cuidar do marketing da sua franquia.

Contudo, vale ressaltar: estudar por conta própria é importante, mas não se esqueça de que uma das características do sistema de franquias é a padronização. Por isso, qualquer ação de marketing que o franqueado queira realizar deve ser previamente aprovada pela franqueadora.

Fazer uma boa gestão financeira

Um dos passos mais importantes na hora de aprender como abrir franquia é considerar os aspectos financeiros do negócio.

Para a sua empresa ter sucesso e prosperar no mercado, é preciso considerar que a gestão financeira vai muito além de ter o investimento inicial necessário para abrir as portas. Para não ter dor de cabeça nesse sentido, é preciso investir em planejamento financeiro e tornar o controle de gastos uma realidade na sua empresa.

Considere sempre uma quantia para capital de giro, que é o dinheiro que vai manter sua empresa operando enquanto o retorno financeiro não vem. Além disso, invista na criação de uma reserva de emergência para gastos imprevistos, como ter que adiantar o pagamento a um fornecedor ou quitar a rescisão de funcionários.

Quem não tem mesmo habilidades financeiras deve considerar a contratação de profissionais, como contadores, ou mesmo um sócio com essas características, para ajudá-lo a gerenciar as finanças da franquia.

Enfim, abrir franquia é o sonho de muitos empreendedores. Dar o pontapé na realização desse objetivo é fantástico, mas, como vimos, para evitar surpresas desagradáveis no futuro também é importante entender os desafios de ser dono da própria empresa dentro desse modelo.

Em suma: invista na criação e no acompanhamento de um planejamento estratégico detalhado; escolha bem os seus funcionários; tenha atenção à gestão da equipe e não se esqueça de ficar de olho no marketing.

Além disso,  invista em uma gestão financeira planejada, com foco no controle de gastos. Dessa forma, você está no caminho certo para vencer o desafio de abrir franquia! 

E aí, gostou do post? Quer ter acesso a outros conteúdos sobre franquias e empreendedorismo? Então siga a gente no Facebook e no LinkedIn para confira notícias sobre esses temas em primeira mão!

Postado em 23/08/2018.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin