Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Você sabe o que é preciso para abrir uma franquia?



Abrir uma franquia é a opção que não pode deixar de ser considerada por quem deseja se tornar dono do próprio negócio. A força e o apoio de uma marca forte fazem a diferença em um mercado competitivo.

Ao se tornar franqueado, o empresário não só recebe treinamento completo como tem suporte em áreas decisivas para o sucesso de qualquer empresa, como gestão financeira, de recursos humanos e marketing. 

Se abrir franquia está nos seus planos, neste post, você poderá conferir o passo a passo de como fazer isso. Ficou interessado no assunto? Então leia nosso post e confira.

Como abrir franquia? 

Quem se pergunta como abrir uma franquia de sucesso deve investir, antes tudo, em uma pesquisa completa. Um bom lugar para começar é avaliar o setor de atuação de possíveis franqueadoras. Analise se há espaço para expansão, perfil dos principais concorrentes e regiões que são mais promissoras. 

Para aumentar suas chances de sucesso, não deixe nada de fora. Procure pesquisas de mercado e sites de instituições confiáveis, como a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para ter certeza de que o mercado de interesse vale a pena e verificar os formatos mais promissores em franquias.

Escolha a franquia certa

Dentro de determinado setor, há diversas opções de franqueadoras. Para escolher a marca certa para você, é essencial saber se o perfil da empresa é o que procura e vice-versa, ou seja, se seu perfil é o que a franquia busca em um franqueado.

Entre os pontos que você pode pesquisar nessa busca de como abrir uma franquia estão o histórico da marca, regiões em que atua, produtos e serviços que vende e público que atende. A internet é sua principal aliada nesse sentido.

Visite o site da empresa, acesse suas redes sociais e reflita se o perfil da franqueadora é compatível com o seu. Essa etapa reduz as chances de você se cadastrar para ser franqueado de uma empresa que não tem nada a ver com seu perfil.

Preencha seu cadastro

Franqueadora escolhida, é hora de preencher a ficha de cadastro para a marca avaliar seu perfil e decidir se você é um franqueado em potencial. O processo geralmente é feito pela internet e não há grandes burocracias.

Para aumentar as chances de sucesso da parceria, é muito importante ser completamente honesto no preenchimento das informações. Caso a franqueadora retorne a você com perguntas, responda da forma mais completa possível. Assim, são reduzidas as chances de não se adaptar à franquia.

Leia com atenção a COF

Quem tiver o perfil aprovado pela franqueadora, recebe, geralmente, o convite para uma reunião presencial. Nesse primeiro contato cara a cara, é comum que o franqueador forneça a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que contém as informações mais importantes sobre a rede e, também, o que a marca espera dos seus franqueados.


Quero ser franqueado


A análise cuidadosa do documento deve ser prioridade. Isso permite que você confirme que seu perfil e o da franqueadora são compatíveis, se é necessário, por exemplo, que você fique à frente da franquia ou possa delegar essa atividade para outra pessoa.

Ao ler a COF, tenha atenção também ao suporte que é oferecido pela marca. Assim você consegue saber efetivamente o apoio que a franqueadora promete e, também, o que depende de você como franqueado.

Converse com clientes e outros franqueados

Passo importante antes de assinar o contrato de franquia é conversar com clientes da marca e com outros franqueados da rede. Esse cuidado permite que você se certifique de que as informações oferecidas pela franqueadora na COF realmente batem com a realidade.

Visite algumas unidades, converse com clientes, franqueados e analise como é o atendimento prestado, infraestrutura, produtos e serviços oferecidos. Ao entrar em contato com pessoas que fazem parte da rede peça informações vitais para a operação da franquia, como funcionamento no dia a dia, suporte oferecido e tempo de retorno do investimento.

Tenha atenção ao contrato e às finanças

Franqueadora escolhida e perfil aprovado, é o momento de assinar o contrato. Para evitar problemas futuros, conte com o apoio de um advogado para analisar o documento. Geralmente, os termos são padronizados, mas, em alguns casos, é possível negociar com a marca caso não concorde com algum ponto ou queira pedir alguma modificação nas condições, como reduzir o valor do investimento inicial.

parte financeira de como abrir uma franquia também pede sua atenção nesse momento. Considere que além do valor que você terá que investir inicialmente, é preciso prever capital de giro para manter sua unidade funcionando enquanto a empresa não dá retorno. 

Escolha bem o ponto

O local em que sua franquia será instalada é ponto fundamental para seu sucesso. Algumas marcas auxiliam o franqueado nesse processo, outras deixam a busca a cargo do empresário. Independentemente disso, procure um local que esteja situado em uma região que seja realmente frequentada pelo seu público-alvo. 

Em relação à locação do imóvel, o indicado é fechar acordo com prazo determinado. O ideal é que seja ao menos cinco anos, que é a duração da maioria dos contratos entre franqueadora e franqueado.

Aproveite o treinamento 

O franqueado e os funcionários da franquia passam por treinamento para aprender padrões e processos da franqueadora antes da unidade começar a funcionar. Aproveite as aulas para tirar suas últimas dúvidas e não deixe de ler o manual de operações fornecido pela marca para não cometer nenhum deslize quando começar a receber seus clientes.

Depois de executar esses passos, você está pronto para abrir uma franquia! A partir do dia de inauguração da sua empresa, esteja pronto para se dedicar de corpo e alma ao seu negócio, sabendo que sempre pode contar com o suporte da sua franqueadora para qualquer eventualidade! 

Gostou deste artigo e ficou interessado em abrir franquia em odontologia? Então entre em contato com a Sorridents e agende a sua avaliação!

Postado em 11/04/2018.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin