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Afinal, vale a pena comprar uma franquia?

Nos dias atuais, é cada vez mais comum nos depararmos, em todos os cantos do Brasil, com franquias dos mais diferentes ramos. É fato que os empreendedores brasileiros tendem a investir em marcas consolidadas para iniciarem um novo negócio, mas, você já sabe por que comprar franquia tem se tornado um hábito?

Diversos fatores relacionados às franquias chamam a atenção dos empreendedores, e um deles é certamente a alta rentabilidade do negócio. Só em 2017, ano marcado pela crise financeira e política no país, dados da Associação Brasileira de Franchising apontaram para um crescimento de 8% do faturamento de franquias em comparação ao ano de 2016.

É justamente pensando sobre isso que preparamos o artigo de hoje. A seguir, confira de uma vez por todas se vale a pena ou não comprar uma franquia, entendendo os benefícios dessa opção. Vamos lá? 

Por que optar pelas franquias?

Ao optarem por comprar franquia, novos empreendedores têm a oportunidade de receber o amparo de uma empresa consolidada para dar um passo tão decisivo como esse. 

Para abrir um negócio por conta própria, o indivíduo precisa de know-how, ou seja, conhecimentos aprofundados sobre o empreendimento que pretende lançar e sobre o mercado onde deseja atuar.

Infelizmente, esse conhecimento — que é capaz de proporcionar maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes — só é conseguido com tempo e experiência, o que nem todos possuem.

Uma empresa franqueadora, para chegar onde chegou, precisou de vários anos no mercado. Ela com certeza já passou por momentos difíceis no caminho rumo ao sucesso.

Ao superar as dificuldades encontradas, ela se fortaleceu e desenvolveu técnicas que proporcionaram sua consolidação, caindo no gosto de uma quantidade expressiva de clientes.

A predileção dos clientes por uma marca aumenta sua visibilidade e proporciona a oportunidade de se propagar não só na cidade em que atua, mas também em localidades próximas, onde sua fama já é conhecida.

Tornando-se cada vez mais conhecida, dotada de sólidas técnicas de atuação e, consequentemente, mais forte, a marca pode expandir suas fronteiras e conquistar o país — ou até mesmo o mundo! E assim surge uma franquia. 

Contando com um amparo especial relacionado à estrutura, à atuação, ao gerenciamento e à divulgação, o empreendedor que compra uma franquia (o franqueado) elimina grande parte das dificuldades encontradas ao iniciar o negócio próprio e minimiza consideravelmente suas chances de fracasso.

Além do que já falamos até aqui, muitos são os benefícios de se investir em franquia em vez de começar um negócio do zero. Confira alguns benefícios que lhe auxiliarão em sua tomada de decisão. 

Quais são os benefícios de comprar franquia? 

1. Baixo risco

O risco de se investir em um modelo já estabelecido, como é o caso das franquias, é muito mais baixo do que investir em um empreendimento independente. O negócio já foi aprovado pelo mercado, aumentando significativamente o potencial de sucesso. 

Decidiu comprar franquia? O franqueador lhe oferecerá um plano de negócios estruturado, já previamente testado. Lembre-se de que um bom plano de negócios é de vital importância para o sucesso de um empreendimento, já que ajuda diretamente em sua manutenção e crescimento. 

A utilização de uma marca consolidada é outro ponto que torna o modelo de franquias mais seguro. Trabalhar com uma empresa de reputação consagrada facilita o início do seu negócio, uma vez que os clientes em potencial já estão familiarizados com ela.

Muitos empreendimentos independentes fecham as portas por dificuldades enfrentadas nos primeiros meses de operação. Considerando que a marca e o serviço oferecido ainda não são conhecidos no mercado, o principal desafio é a atração e a fidelização de clientes. Isso definitivamente não acontece com franquias. 

2. Suporte do franqueador

Quando você escolhe comprar franquia, a ajuda do franqueador é observada desde o início. Ele mantém estudos de cenário financeiro — acompanhando as tendências do mercado e o histórico das franquias já estabelecidas — e entrega ao franqueado dados de investimentos já elaborados. Empresas que começam do zero não possuem essa facilidade.

O franqueador orienta e treina o franqueado em todos os pontos do negócio, desde a gestão financeira até o padrão de qualidade dos serviços prestados. Ou seja, o dono da empresa, prezando pela excelência de sua marca, transmite todo o know-how obtido durante anos de operação ao indivíduo que está iniciando sua empreitada.

Não possui conhecimento em gestão? Sem problemas! O franqueador pode ajudar fornecendo um plano montado especialmente para você. Tem dúvidas sobre a seleção dos funcionários e os procedimentos que eles devem realizar? O modelo de franquias garante a escolha de colaboradores gabaritados e que serão treinados por uma equipe especializada, garantindo a excelência do negócio.

3. Menores custos com marketing e publicidade

Um dos segredos do sucesso das franquias é a padronização. Ações de publicidade e marketing padronizadas garantem qualidade à comunicação entre uma franquia e seu público — e todos sabemos que atrair e fidelizar clientes é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio.

Em geral, os custos de propaganda são rateados pelos franqueados, o que diminui o valor investido por cada um deles. Para isso, as franquias costumam manter um fundo de publicidade, onde cada dono contribui com um percentual do seu faturamento. Por lei, essa verba, apesar de administrada pela franqueadora, pertence aos franqueados.

Além disso, a existência de planos de marketing previamente definidos dá confiança para o novo franqueado. A utilização de ações padronizadas nesse sentido proporciona maior alcance e visibilidade da marca. É por isso que o sistema de franquias atinge um número maior de clientes em potencial do que um negócio próprio.

4. Facilidade em negociações e compras

Um ponto no qual o modelo de franquias se destaca em relação ao negócio independente é a possibilidade de se realizar compras e negociações coletivas.

O padrão exigido pela franqueadora faz com que todas as franquias sejam atendidas pelos mesmos fornecedores, para a montagem dos estabelecimentos e para a compra de insumos.

Como a aquisição dos materiais e equipamentos necessários para a operação do negócio é realizada em conjunto com outros franqueados, o volume das compras é bastante alto. Isso fornece poder de barganha para a marca, de modo em que os custos sejam diminuídos de modo considerável.

Os custos de instalação também caem quando se opta por comprar franquia. Por um lado, marcas já estabelecidas possuem melhores condições de negociação do valor cobrado com aluguel, especialmente se o empreendimento for instalado em grandes centros comerciais. Por outro, a existência de um projeto arquitetônico padrão reduz a possibilidade de os gastos ultrapassarem a previsão inicial.

Outro ponto facilitado é a tomada de empréstimos. Novos negócios, sem histórico de operação no mercado, possuem maiores dificuldades em acessar as linhas de crédito oferecidas pelos bancos.

Os franqueados, por sua vez, possuem o respaldo de uma marca estabelecida com operações consolidadas no mercado, facilitando (e muito) a tomada de empréstimos que podem ser necessários durante sua operação.

5. Padronização e excelência na prestação dos serviços

Conforme destacamos anteriormente, a padronização é uma das características marcantes do negócio baseado em franquias. Seguir um modelo já experimentado e conceituado no mercado é fundamental para a garantia da excelência na prestação de serviços, fortalecendo mais ainda a marca. 

O primeiro item no qual se observa a questão da padronização é o layout do empreendimento. Há toda uma preocupação com a fachada, já que se trata do local no qual a marca da franquia é exposta com maior destaque, buscando chamar a atenção de clientes em potencial.

Além da parte exterior, é também preciso dar atenção ao interior do empreendimento, especialmente quanto às maquinas e equipamentos utilizados para a prestação do serviço oferecido. Esses maquinários já foram testados pelo franqueador e por outros franqueados, garantindo que você trabalhe apenas com o que há de melhor no mercado.

Há também a questão da padronização dos serviços oferecidos aos consumidores. O franqueador oferece ao franqueado um modelo de atendimento já respaldado pelos clientes que são fiéis à marca.

Isso garante que o franqueado possa, além de atrair novos clientes, oferecer seus serviços a consumidores que já estão acostumados com o padrão de excelência da franquia.

6. Independência financeira

Todos buscamos atingir a tão sonhada independência financeira. Possuir uma fonte de renda garantida e que seja suficiente para manter ou aumentar seu padrão de vida faz com que você se torne realizado em termos pessoais e profissionais.

Sendo assim, qual é o melhor caminho para que um empreendedor consiga sua independência financeira? Investir em uma franquia!

A independência financeira muitas vezes está associada à abertura do próprio negócio e à possibilidade de trabalhar com o que realmente se gosta. Ao optar por uma franquia, o empreendedor investe suas economias em um negócio com probabilidade de sucesso maior do que se ele escolhesse começar um empreendimento do zero.

O modelo de negócios utilizado pelas franquias, na grande maioria das vezes, já foi amplamente testado, confirmando seu sucesso junto ao público. Isso dá segurança ao franqueado, pois, por meio de comparações com o resultado de outros donos, é possível identificar a perspectiva financeira do empreendimento e realizar projeções.

Quero comprar franquia! O que devo fazer?

Agora que mostramos todas as vantagens que as franquias possuem sobre um empreendimento individual, temos certeza de que você se perguntou o que deve ser feito para investir em uma, não é mesmo? Saiba que, aqui, existem alguns passos fundamentais que precisam ser seguidos. 

Em um primeiro momento, o empreendedor deve realizar uma pesquisa completa, buscando avaliar as opções de franqueadoras e o setor de atuação que ele está analisando. Fazendo isso, a chance de se escolher a franquia certa para o seu perfil aumenta consideravelmente.

Após escolher aquela que mais combina com suas necessidades e ambições, você precisa preencher uma ficha de cadastro. É com base nela que a franqueadora avaliará o seu perfil e decidirá se você é um franqueado em potencial.

Caso o seu perfil agrade, a franqueadora marca uma reunião presencial. Ela apresentará o negócio e averiguará se você possui os recursos necessários para aplicar na franquia e garantir seu fluxo de caixa.

Com as expectativas alinhadas, o franqueado aprovado recebe o que é conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento apresenta as informações mais importantes sobre a marca e o que ela espera dos seus franqueados. Estando de acordo, você já pode assinar a minuta de contrato e garantir a abertura da sua franquia. 

Diante de tantas vantagens, levar adiante uma franquia pode ser um enorme diferencial no ramo da odontologia. A excelência do serviço padronizado e consolidado aliada à estrutura diferenciada e à divulgação capaz de alcançar todo o território nacional chama a atenção do público e faz seu negócio se destacar mais que a concorrência.

Além disso, métodos capazes de oferecer um serviço de qualidade e livre de gastos desnecessários podem fazer o proprietário de uma franquia alcançar sua independência financeira com maior facilidade e agilidade que em casos onde se abre um negócio do zero.

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