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Transformação digital em odontologia: o que é e quais os impactos?



A tecnologia tem um papel fundamental nas organizações do ramo empresarial, pois ela viabiliza uma mudança estrutural que melhora e facilita os seus processos.

Nesse sentido, uma das tendências atuais é a transformação digital em odontologia, visto que é um método no qual os consultórios fazem uso da tecnologia a fim de melhorar os resultados.

Essa categoria vem chamando a atenção das empresas de todos os setores ao redor do mundo. Uma das suas funções é trabalhar com TI (Tecnologia da Informação), além de apresentar uma infinidade de novas ideias e definições.

Como muitas organizações têm uma cultura não tecnológica, e se utilizam de poucas estratégias digitais, é e será um desafio e tanto realizar essa mudança, principalmente no ramo da odontologia.

Nessa perspectiva, preparamos este post para que você saiba o que é transformação digital e quais seus impactos em odontologia. Continue a leitura!

Conceito de transformação digital

Muitas empresas que foram abertas antes do surgimento da web enfrentam grandes dificuldades. Diversos métodos que orientavam o desenvolvimento dos negócios na era pré-digital não se aplicam mais nos tempos de hoje. No entanto, com um planejamento de qualidade, é possível às empresas efetuarem a transformação digital e conseguirem se destacar nessa nova era.

processo digital é uma técnica que as organizações aplicam para melhorar o desempenho da gestão. Nesse sentido, é realizada uma mudança na estrutura com a utilização da tecnologia, que, sem dúvida, otimizará os processos e aumentará os resultados. Porém, nem todos os administradores estão efetuando essa mudança, já que essa realidade é bem trabalhosa e exige um planejamento eficiente.

Esse fato é muito mais amplo do que criar um blog corporativo ou, até mesmo, investir em uma fanpage. Sendo que ele é um desenvolvimento organizacional, a partir do qual a tecnologia toma a posição central, e não é apenas uma presença superficial. E qualquer negócio pode efetuar esse ajuste, desde que haja um plano bem elaborado.

Em suma, a execução dessa ação não precisará de apenas tempo, mas também consumirá recursos como qualquer outro investimento. Isso não significa que apenas as organizações maiores conseguem realizar a transformação digital, até porque ela não se resume a quem tem mais condições financeiras. Contudo, é preciso o estudo de todas as alterações e trabalhar de maneira colaborativa para alcançá-las.

Importância da transformação digital

Os padrões corporativos estão sofrendo uma ruptura por uma sequência de inovações tecnológicas. E os gestores precisam de uma nova maneira de raciocinar para entender e tomar as decisões corretas, pois essa tática pode facilitar que a sua empresa prospere nesse novo mundo. Em outras palavras, é fundamental que os empreendedores fiquem atentos às novas transformações, a fim de melhorar o seu negócio.

E para realizar essa estratégia de maneira eficiente, é importante que o administrador elabore um plano para aplicar a transformação digital na sua companhia. Essa realidade vai além de automatizar o sistema, uma vez que ocorre alteração nos modelos de processo de negócio, também melhora a experiência com o público-alvo. E o acompanhamento dessa evolução tecnológica, sem dúvida, ajuda a empresa a se relacionar melhor com a sociedade.  

Essas consequências da transformação digital estão sendo maior que as do conceito de e-commerce de 15 anos atrás. Hoje, a maior parcela das transações que os setores de indústria faz com o cliente é por meio da web, como as operações de bancos, de comércio e de companhias aéreas.

Portanto, a transformação digital está proporcionando novos modelos de comércio. Em outras palavras, ela está facilitando e melhorando a qualidade dos serviços, tanto para o empreendedorismo quanto para os consumidores. Enfim, existem muitos pontos positivos nessa mudança e os empreendimentos precisam acompanhá-la para sair da aversão a riscos.

Pilares da transformação digital na odontologia

Os pilares são outros aspectos importantes da transformação digital em odontologia, pois eles ajudam os gestores a transformar o modo de gerir uma clínica. Existem três pilares principais que atuam nesse fato. São eles:

  • a transformação dos processos operacionais;
  • a transformação dos modelos de negócios;
  • transformação da experiência do paciente.

O primeiro pilar diz respeito à maneira do atendimento ao paciente, pois o pensamento dos consumidores está mudando com muita frequência. Por exemplo, há dez anos, os pacientes queriam ter apenas saúde bucal, mas, atualmente, as perspectivas deles vão além disso, isto é, buscam uma estética de qualidade. Portanto, a transformação digital é um dos agentes que proporciona essas alterações.

Já o segundo está diretamente ligado ao padrão de gestão e às formas de se sobressair em um mercado competitivo. Esse aspecto mostra que não adianta ter o melhor modelo de negócio, mas também é essencial trabalhar observando os passos da concorrência. Assim, não adianta querer criar a chamada “inovação disruptiva” se não combater as ameaças da concorrência.

E o terceiro e último pilar está relacionado com as maneiras de divulgar serviços ou produtos, de se comunicar com o público. A aplicação correta desse aspecto facilitará a atração e o engajamento de pacientes e, consequentemente, destacará a sua marca no mercado.

Tendências da transformação digital

Além disso, é fundamental que os empresários acompanhem as inovações mais recentes da transformação digital, pois elas permitirão que os empreendedores visualizem melhores oportunidades no mercado. Entre a linha de tendência digital, as duas principais são: Business Intelligence e Automação de Marketing.

A primeira é uma tática que trabalha a análise do que funciona ou não dentro do empreendimento. Esse fato contribui para a tomada de decisões do seu negócio e, consequentemente, você saberá o que falta na gestão para que o desenvolvimento ocorra verdadeiramente.

Já a segunda facilita a execução do trabalho de marketing, pois ela otimiza os processos de análise de dados e personaliza tanto o serviço quanto o atendimento humanizado. Ainda mais, melhora a experiência do usuário, uma vez que viabiliza um contato individualizado entre ele e a marca, conforme com a fase da compra que ele se encontra.

Embora existam essas e muitas outras tendências digitais, não adianta introduzir a melhor tecnologia e não proporcionar o que for prometido de forma fluida para o cliente. Portanto, a transformação não é apenas a aplicação de uma tecnologia, mas, sim, um reforço para melhorar os processos de gestão.

Impactos da transformação digital em odontologia

Também é essencial entender que a transformação digital tem grande impacto sobre a sociedade, inclusive, nas organizações corporativas. A partir dessa consequência, é mais fácil compreender a necessidade das empresas a se adaptarem nesse cenário. Um fato importante para realizar essa ação efetivamente é construir um planejamento de mudanças, conforme as necessidades da sua empresa.

No ramo odontológico, alguns objetivos desses aperfeiçoamentos viabilizam um maior controle das tarefas no dia a dia. Sendo que diminuem as faltas dos colaboradores, melhoram o relacionamento com os pacientes, aumentam o agendamento de pacientes e, também, efetivam a evolução da marca.

Para que essa gestão do consultório possa ser verdadeira, é preciso que todos na equipe aprendam a lidar com as ferramentas. Caso você seja um dentista empreendedor, invista em capacitações e consultorias para os seus colaboradores, pois aumentará a qualidade dos serviços. Por exemplo, uma das melhores alternativas é buscar por tutoriais que possam ajudar a sua gestão.

Muitas empresários já estão aplicando a transformação digital em seus negócios, uma vez que essa estratégia além de facilitar a execução dos processos, aumenta a disposição dos colaboradores. Logo, é necessário acompanhar essa evolução tecnológica a fim de destacar o seu negócio diante de um mercado digital.

Benefícios da transformação digital na odontologia

Sabemos o quanto modificar o padrão empresarial pode ser desconcertante, já que grande parte do processo é trabalhoso. Os colaboradores também precisam ser envolvidos com o intuito de atingir o objetivo geral, isto é: inovar para evoluir. Na odontologia, por exemplo, surgiram muitas melhorias que maximizaram as ferramentas de trabalho das clínicas odontológicas.

Os processos ficaram mais rápidos, a quantidade de informações é infinitamente maior que antes e continua aumentando constantemente. Tudo isso faz com que as coisas fiquem mais fáceis de serem executadas, como nos casos dos procedimentos odontológicos. Logo, é fundamental que os empreendimentos desse segmento se adaptem conforme a inovação tecnológica.

Por exemplo, já existem vários equipamentos automatizados com maior praticidade e rapidez nos procedimentos clínico, eles auxiliam na realização de diagnósticos com mais precisão. Além disso, atuam como uma poderosa ferramenta de marketing que diferencia o cirurgião-dentista frente a um mercado cada vez mais competitivo.

Dessa forma, esses pontos positivos proporcionam para os profissionais e seus clientes diversas vantagens. Sendo que apresentam destacada aplicabilidade de sistemas para clínicas, aumentando a qualidade dos processos e diminuindo o tempo de atendimento. Em resumo, as empresas odontológicas que não se adaptarem, sem dúvida, ficarão enfraquecidas diante do novo mercado.

Mitos sobre a transformação digital

Já deu para você ter uma noção que a transformação digital gera impactos na vida da população e, consequentemente, nas diversas esferas da sociedade. Assim sendo, essa realidade também reproduz consequências no mundo dos negócios, como os mitos realacionados a essa transformação.

Por exemplo, muitas pessoas afirmam que a transformação digital só deve ser aplicada em negócios que já iniciaram a sua execução com o contexto digital, como os e-commerces. Entretanto, isso é um dos principais mitos que são comentados na atualidade. Diante disso, os empreendimentos que não planejaram a sua gestão utilizando tecnologia, certamente, poderão realizar a transformação digital.

Além disso, outra inverdade que é bastante comentada é que a transformação só será efetiva em organizações que estão no início do seu desenvolvimento. Contudo, essa falácia não passa de outro mito, sendo que essa mudança não exige que a empresa tenha um capital específico de investimento ou, até mesmo, uma estrutura apropriada.

Logo, não é necessário que o empreendimento tenha características específicas, mas é fundamental que os líderes desenvolvam uma programação bem elaborada, a fim de executá-la corretamente na gestão. Em resumo, analise as necessidades do negócio e aplique uma clara mudança, já que os colaboradores deverão entender a inovação.

Como adaptar à transformação digital


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As instituições passaram a definir novas diretrizes e determinar modificações internas para acompanhar várias tendências tecnológicas. Certamente, a transformação digital é a principal do mundo tecnológico. Mesmo que ela resulte em mudanças e desconforto para as companhias padrões, poderá vir seguida de muitas oportunidades de mercado.

Em relação aos planos de todas as organizações envolvidas no empreendimento — sejam distribuidores, fabricantes ou parceiros de serviços e vendas —, eles devem se adaptar ano novo modelo de negócio. Isso porque as principais mudanças estão relacionadas ao aumento da eficiência operacional.

Esses ajustes se estendem aos parceiros de trabalho e, sem dúvida, ela atinge a todos. Logo, as energias e os trabalhos aplicados para se destacar devem ser compartilhados entre a equipe colaboradora. E nesse momento, o líder da gestão tem um papel fundamental, pois ele precisa reforçar a capacitação, a fim de que todos os membros da administração se adaptem corretamente às mudanças.

Em suma, os gestores precisarão se preparar para se adaptar às novidades tecnológicas. Em primeiro plano, é essencial que a empresa tenha recursos para realizar essa ação. Eles serão investidos nas fases do desenvolvimento como: o planejamento estratégico, preparação da infraestrutura e atualização do mindset. Assim, com essas táticas o seu negócio alcançará o sucesso.

Principais desafios das clínicas e consultórios

Assim em todos os ramos em que se deseja empreender, no campo da odontologia também há alguns desafios que são importantes e precisam ser conhecidos para serem superados. Veja os principais!

Gerência

Se tornar empreendedor, infelizmente, é a maior dificuldade dos profissionais, pois nem todos se enxergam como um dentista empresário. Quem pretende alcançar o sucesso nesse campo, além de compreender os conhecimentos técnicos, precisa, obrigatoriamente, aprender a gerir o seu negócio, ou seja, a sua clínica.

Geralmente, os dentistas não recebem essa base durante o curso na faculdade e, consequentemente, ficam completamente perdidos durante a execução do negócio. Ainda que você não abra o seu consultório ou a sua clínica tão cedo, ter noção de gestão organizacional é fundamental para o bom desenvolvimento dele.

Compreender a gestão de financeiro, marketing, investimento, entre outros pontos fundamentais, é essencial para se posicionar melhor dentro do mercado odontológico. Além disso, formar parcerias interessantes pode aumentar os resultados e diminuir os custos. Por exemplo, uma clínica médica e outra odontológica podem produzir um único panfleto de divulgação de serviços.

Portanto, antes começar a empreender, elabore um bom plano de negócio, pois é necessário definir os processos da gestão, como a estrutura operacional, o esboço financeiro e dentre outros. Por outro lado, buscar por cursos de capacitação espescíficos em sua área de empreendimento, é uma das estratégias que melhora a confiança e aumenta a compentência.

Concorrência

A concorrência alta sempre é citada entre os dentistas como um dos principais desafios na hora de empreender e de se manter no mercado. Conforme informações do CROSP (Conselho Regional de São Paulo), no Brasil há 29.189 mil especialistas em odontologia apenas no Estado de São Paulo. Portanto, é importante ressaltar que obviamente o grande número de profissionais no mercado aumenta a concorrência.

Essa realidade pode fazer com que muitos profissionais desistam de iniciar um novo negócio no campo da odontologia. Porém, caso a concorrência seja um problema para você, certamente será para todos os outros dentistas. Dessa forma, é fundamental que, antes de iniciar a execução desse negócio, você planeje corretamente as táticas que facilitam a sua gestão.

Analisar as deficiências desse ramo e melhorá-las é um dos caminhos para se destacar no mercado. Ademais, entender quais são as principais necessidades dos pacientes, oferecer tratamentos mais modernos e exclusivos e ter uma boa comunicação é fundamental para se destacar no mercado.

Diante disso, a concorrência, sem dúvida, é um dos obstáculos, mas esse fato está ligado à grande parte do empreendedorismo. Por isso, busque por alternativas eficientes que vão realmente melhorar o posicionamento da sua marca no mercado. Por exemplo, uma vez que estamos vivendo na era da informação, as estratégias de marketing digital são excelentes aliadas para melhorar sua imagem no seu segmento.

Gestão financeira

É notório que a sociedade vem dependendo constantemente de registro econômico-financeiro, a fim de obter excelentes desempenhos no campo empresarial. Atualmente, esse conceito é um forte aliado de gestores financeiros, proporcionando a eles relatórios que podem ser analisados. A partir dos resultados, é possível diagnosticar os pontos fortes e fracos de tal empresa.

Sem dúvida, a gestão financeira é essencial para que uma organização seja bem-sucedida. Esse processo aplica-se sobre o estudo de tomada de decisões do financeiro dentro da empresa. Essa função é muito importante para a continuidade do negócio, pois muitos administradores vêm sofrendo por não ter o domínio da real situação dos números da sua gestão.

Além de tudo, com diversas opções tecnológicas, é possível introduzir uma ferramenta digital que reforce essa gestão financeira. Muitos apresentam várias vantagens, como o controle de fluxo de caixa, a emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas, entre outras informações importantes. Todas essas opções podem ser utilizadas a favor da gestão da sua companhia.

Em síntese, fique atento à organização financeira da sua companhia, uma vez que é de extrema importância que ela seja controlada eficientemente. Uma das opções é visualizar as projeções de:

  • despesas;

  • receitas;

  • balanço patrimonial;

  • lucro.

Com essas informações visíveis, torna-se fácil realizar investimentos e desenvolver novos projetos de maneira equilibrada.

Pacientes

Seja qual for o campo de atuação, toda organização quer atrair mais clientes. Ainda que no ramo da saúde o tratamento nem sempre seja visto como um produto, é fundamental que os administradores planejem a gestão do atendimento. Essa realidade aumenta os resultados e, consequentemente, atrai mais pacientes ao consultório odontológico.

Conquistar um número significante de pacientes é a meta de toda clinica e, inegavelmente isso não é uma tarefa fácil. Captar novos clientes requer foco no profissionalismo, mercado e, ainda por cima, alguns investimentos. Dessa maneira, é ideal que você pense fora da caixa e haja com disciplina.

Uma das alternativas para aumentar o número de pacientes é buscar por canais de comunicação. Em suma, faça uma análise com seus pacientes com o intuito de identificar os canais preferidos por eles. No entanto, é preciso escutá-los antes de montar a sua tática de comunicabilidade. Logo, a sua comunicação será objetiva e eficaz.

Por outro lado, criar um programa interno de incentivos também aumenta a fidelidade de seus pacientes. Apenas solicitar que seus colaboradores atendam bem os pacientes, não é uma forma eficiente. É preciso existir uma tática de incentivo na execução dos serviços, ou seja, criar uma política de remuneração extra. Assim, a evolução da sua empresa será verdadeira.

Franquias

Quando alguém pensa em abrir um negócio e iniciar uma jornada no universo do empreendedorismo, uma das melhores opções é escolher o mercado de franquias. Estamos falando sobre uma área bastante dinâmica para aqueles empreendedores iniciantes. Além disso, ela simplifica o processo de abertura da empresa, visto que há diversos fatores burocráticos no Brasil.

Em primeiro lugar, precisamos deixar visível que a grande parte dos agenciadores são verdadeiramente dentistas. Os investidores desse ramo não precisam ser necessariamente especialistas para obter sucesso nesse mercado. Isso porque do ponto de vista da expansão de faturamento, as franquias odontológicas são uma das que mais cresce do franchising brasileiro.

Além disso, as franquias oferecem um extraordinário suporte a todos os seus franqueados que emergem nesse ramp, capacitando-os para criar grandes equipes de profissionais e ter sucesso no segmento odontológico. O auxílio técnico nas questões gerenciais é um ponto positivo desse modelo de negócio que melhora o desempenho da gestão.

Assim, caso você esteja pensando em montar a sua primeira clínica, certamente, contratar uma franquia é uma das melhores opções, pois há muitos benefícios que os dentistas empreendedores ganham com esse negócio, como o respeito e a confiança de uma marca bem estruturada no mercado.

Conclusão

Para concluir, destacamos que com a transformação digital, atualmente, as empresas têm que dar o máximo de atenção para se equilibrarem no mercado. Por outro lado, ela é um progresso no qual as companhias podem utilizá-la para melhorar o desempenho, elevar o alcance e garantir resultados melhores.

Por fim, a transformação digital em odontologia proporciona vários benefícios, como a facilidade de controlar as tarefas do dia a dia, a redução de faltas dos colaboradores, a melhora no relacionamento com os pacientes e uma melhor viabilização de comunicação mais rápida e eficaz. Logo, a organização alcançará os seus objetivos e, consequentemente, a gestão conseguirá se desenvolver efetivamente.

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Postado em 03/07/2019.


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