Saiba como ofertar o serviço de implante dentário na clínica odontológica Sabemos dos encantos da profissão em odontolo | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Saiba como ofertar o serviço de implante dentário na clínica odontológica Sabemos dos encantos da profissão em odontolo



Sabemos dos encantos da profissão em odontologia e buscar especializações rentáveis melhora ainda mais o sonho de carreira. Entre as principais opções, o serviço de implante dentário aparece como uma excelente alternativa.

Neste artigo, você terá uma visão completa sobre esse serviço, entendendo melhor o conceito, a demanda e como realizar um trabalho de excelência para os seus pacientes.

Descubra para quais situações o implante dentário é indicado e se surpreenda com a rentabilidade desse serviço. Saiba ainda o papel fundamental que a franquia odontológica pode exercer nesse aspecto. Confira!

Por que a higiene bucal é importante para o implante dentário?

Vamos começar ressaltando a importância do dentista incentivar a boa higiene bucal, pois previne de doenças na boca e dentes de seus pacientes. Isso porque é muito comum a perda do dente por doenças periodontais e mesmo após o implante dentário é possível ter o mesmo problema.

Então, a perda óssea é uma questão que deve ser analisada e combatida em seus pacientes. Caso identifique essa situação, é importante convencer a pessoa sobre a regularidade das consultas que identificam problemas e tratam preventivamente.

Lembrando que há casos de pacientes que buscam a extração do dente simplesmente por problemas estéticos, ou seja, quando a higiene não é adequada é comum escurecer ou enfraquecer o esmalte do dente fazendo com que ele se destoe no sorriso da pessoa.

Apesar disso, o correto é sempre tomar medidas de recuperação e não de extração do dente, pois compromete a arcada dentária do paciente e sempre exige um tratamento mais minucioso.

O que é implante dentário?

O implante dentário é um procedimento odontológico que insere um dente artificial em um local de perda. O material é composto de um cilindro ou pino de titânio que é encaixado dentro do osso e abaixo da gengiva do paciente.

Esse primeiro elemento substituirá a raiz do dente e ficará alinhado à arcada dentária do paciente. A partir dele, será colocado um novo dente de acordo com as preferências estéticas do cliente.

O implante dentário é realizado com os materiais mais indicados, é um serviço rentável para o profissional e pode ser oferecido de várias formas na clínica odontológica.

Para quem é indicado o implante dentário?

O implante dentário, apesar de ser um procedimento funcional e estético não é indicado para qualquer situação. Dessa forma, o paciente deve apresentar um quadro irreversível de recuperação para recorrer a esse serviço.

Também é importante que o paciente apresente ossos adequados e bom estado de saúde do tecido gengival. Um ou mais dentes podem ser implantados nesse procedimento. Veja agora as principais possibilidades que admitem essa cirurgia.

Perda completa do dente

Há casos em que a pessoa tem todo um histórico de tratamento e limpeza bucal inadequado. Então, ao longo da vida, os principais dentes responsáveis pela mastigação são muito comprometidos e em algum momento podem ser perdidos de forma totalmente involuntária.

Por outro lado, a perda também pode acontecer devido a um acidente, fazendo com que o paciente perca o dente sem ter culpa ou por negligência no tratamento dentário.

No primeiro caso, o implante deve ser realizado e acompanhado de um novo comportamento e disciplina de higiene bucal, caso contrário, outra perda poderá acontecer. No segundo caso, o procedimento normal e o acompanhamento são suficientes.

Saúde do dente totalmente comprometida

Como falamos, os procedimentos de restauração são sempre os mais recomendados, porém, há situações em que o dente atingiu um nível totalmente irreversível e sua manutenção pode trazer problemas à saúde bucal do paciente.

Então, o ideal é realizar a extração e preparar o local para o implante de um novo dente. Ressaltamos que só o dentista poderá fazer essa avaliação, pois há uma série de possibilidades para restauração.

A estética dentária permite uma série de procedimentos como lentes de contato, coroas e muitas outras que podem ser úteis nessa situação. É bom conscientizar o paciente sobre a viabilidade de manter uma dentição natural e preservar a integridade da arcada dentária.

Quais são as contraindicações do implante dentário?

Apesar de o serviço de implante dentário ser rentável, o dentista não pode aplicar esse procedimento em qualquer situação. Ainda que o paciente esteja ansioso pela intervenção é importante alertá-lo sobre as condições que impedem esse tipo de serviço.

O ideal é que o paciente apresente um quadro geral de boa saúde para evitar complicações. Os casos sensíveis envolvem a hipertensão, diabetes e doenças em estágio crônico são barreiras para o implante dentário.

De qualquer forma, o dentista pode avaliar caso a caso e identificar o nível de gravidade daquele problema. Em alguns casos, de pessoas que tenham acompanhamento médico regular e adequado, além de uma medicação disciplinada e eficaz podem viabilizar o tratamento. Veja outros casos especiais impeditivos:

  • pessoas em fase de crescimento ósseo como crianças e adolescentes: apesar de estudos científicos apontarem materiais de adaptação, ocorre que osseointegração não deve acompanhar a evolução da arcada dentária e causar um desequilíbrio na dentição;
  • usuários de medicamentos de bifosfonatos: esses remédios são prescritos para tratamento da doença de Paget, osteoporose e neoplasias malignas. Uma característica prejudicial desse fármaco é a inibição à remodelagem óssea;
  • pessoas com câncer, diabetes não controlada, usuários de álcool, fumantes, doenças graves na gengiva também não são recomendados.

Quais são os exames que devem ser solicitados para a colocação de um implante dentário?

Para realizar o procedimento de implante dentário, o profissional precisa solicitar alguns exames importantes. A ideia é avaliar a situação óssea abaixo da gengiva. Veja os dois principais exames:

Radiografia panorâmica

Nesse resultado é possível avaliar a altura do osso. Um problema desse tipo de exame é que ele não identifica a largura, que também é extremamente útil para o procedimento.

Nesse caso, o dentista tem experiência de cirurgia e consegue ajustar o procedimento ao tamanho não identificado ou ocorrerá um implante incorreto que acarretará risco de fratura no osso.

Tomografia computadorizada

Esse exame é mais preciso e completo fornecendo informações sobre altura e largura do osso. Dessa forma, o profissional tem um panorama mais real e uma base consistente para a realização do procedimento.

Então, uma largura inadequada pode ser identificada e permitir um ajuste no planejamento do ato cirúrgico para aumentar a largura óssea, fazer enxertos e identificar os tipos de enxerto mais adequados.

Quais são os principais tipos de procedimentos para a realização de um implante dentário?

A partir de agora, você verá as possibilidades de realização desse tipo de cirurgia no paciente. Hoje, a odontologia permite duas formas distintas para esse procedimento. Veja quais são.

Implante tradicional


Quero ser franqueado


Nesse primeiro caso, o paciente realizará o exame de tomografia computadorizada e após a análise dos resultados, o profissional poderá planejar o implante por um sistema de computador.

A avaliação deverá identificar todos os fatores positivos e negativos que cercarão o procedimento e, a partir disso, iniciar o serviço. O implante tradicional é realizado por meio de uma anestesia normal que pode ser a mesma para a remoção de cáries.

Após esse passo, poderá ser feita a incisão com um bisturi na área óssea para o implante. Então eles são colocados e realizam-se as suturas para voltar a unir os bordos da gengiva.

São três ou quatro meses de espera até a inserção de dentes na parte superior, ou em torno de dois meses de aguardo até a implantação de dentes na parte inferior da boca do paciente.

Por que fazer um implante dentário?

Há uma série de benefícios para o paciente, principalmente estéticos. Lembrando que apesar de ser um procedimento visual, a harmonia de um sorriso traz efeitos psicológicos muito positivos para a pessoa como veremos à frente.

Então, oferecer esse procedimento em sua clínica é uma excelente forma de agregar valor e qualidade ao seu portfólio de serviços, além de atrair cada vez mais novos pacientes para o consultório. Vamos listar agora os principais motivos para fazer o implante em pacientes.

Procedimento indolor

Um dos medos mais comuns em qualquer procedimento dentário é a possibilidade de dor durante a cirurgia. Porém, a implantodontia moderna permite uma intervenção praticamente indolor para o paciente.

Há uma sedação com a pessoa consciente, o que permite uma recuperação muito melhor e os incômodos se restringem ao período de adaptação e são considerados pequenos.

Segurança para sorrir

Hoje a tecnologia de implante dentário se aproxima demais da aparência de um dente normal por usar cerâmicas eficientes e resistentes. Nesse caso, o paciente deverá ter aparência de sorriso sem implantes.

Essa segurança é fundamental para a aparência do cliente. O sorriso é a porta de entrada para a empatia com as pessoas. Passar uma boa impressão em reuniões, eventos, entrevistas de emprego, com amigos e até diante de pessoas queridas é primordial.

Autoestima

O sorriso traz uma série de efeitos positivos para a pessoa. Há vários estudos científicos que comprovam os benefícios do ato de sorrir. Quando a pessoa sente confiança para sorrir, logicamente que ela perderá a vergonha e se soltará mais no aspecto psicológico.

Um artigo interessante divulgado na Forbes aponta uma série de efeitos incríveis relacionados aos benefícios do sorriso para a pessoa. Entre as principais curiosidades, veja algumas abaixo:

  • uma criança pode sorrir até mesmo no útero;
  • o sorriso contagia outras pessoas positivamente;
  • sorrir faz a pessoa sentir-se melhor;
  • o sorriso estimula o humor e pode ser um indutor de prazer até mais forte que o chocolate.

Enfim, a autoestima é uma entre as várias vantagens de sorrir sempre para o ser humano. Logicamente que, um sorriso mais bonito tende a ser mais compartilhado sem medos ou receios e afeta positivamente a saúde mental da pessoa.

Alimentação normal

A falta de dentes pode trazer muitos problemas para a alimentação. Muitos alimentos importantes para a nutrição dos seres humanos podem ter características como crocância e rigidez que dificultam a mastigação.

A dentição saudável e completa não enfrenta problemas nesse caso e a pessoa pode se alimentar sem problemas. Já a falta de dentes importantes para a mastigação pode prejudicar a ingestão de alimentos simples como a pipoca.

Portanto, após o procedimento de implante dentário, o paciente não terá restrições alimentares e poderá ingerir qualquer alimento normalmente e isso é muito importante para a sua saúde.

Durabilidade

Os implantes dentários são muito resistentes. Com sucesso na maioria dos casos o paciente terá muitos e muitos anos sem problemas com o procedimento.

Qual a melhor forma de tornar o serviço de implante dentário uma realidade na minha clínica?

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) aponta um crescimento significativo no mercado de saúde, beleza e bem-estar (aproximadamente 7,2 % no 3º trimestre de 2019).

Entre os principais serviços mais buscados, a estética dental ganha destaque como uma das maiores preocupações entre os brasileiros. Nesse cenário, a franquia já se mostra como uma solução forte e viável para a implementação de um consultório odontológico de forma eficaz e inteligente.

O Ministério da Saúde também fez uma pesquisa sobre saúde bucal revelou uma preocupação muito importante por parte dos brasileiros com sua estética dental. Ainda, segundo o CFO (Conselho Federal de Odontologia) há mais de 22 especialidades diferentes para oferecer.

Dependendo do material, se nacional ou importado, um implante dentário pode custar até mais do que 10 mil reais, sendo um procedimento que pode ser realizado em poucas horas.

Portanto, é um serviço rentável e muito procurado pelas pessoas. Então, uma franquia odontológica pode representar um parceiro de muita importância para o oferecimento desse serviço e agregar muito valor para um negócio.

Então? Bastante interessante a possibilidade de oferecer serviços de implante dentário não é mesmo? Neste artigo, você pode conferir uma visão completa desse tipo de atendimento e descobriu todos os benefícios que ele proporciona para seus pacientes.

O implante dentário é apenas mais um entre tantos serviços de alta rentabilidade que a estética em odontologia pode oferecer. Aproveite a oportunidade e converse com um de nossos consultores para saber quais mais serviços você pode ter dentro de uma clínica odontológica Sorridents, acesse: https://sorridents.com.br/franquia-odontologica/

 

Postado em 08/05/2020.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin