7 passos para elaborar um plano de marketing para clínica odontológica | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

7 passos para elaborar um plano de marketing para clínica odontológica



O plano de marketing para clínica odontológica consiste em um planejamento das ações de marketing de uma organização com a finalidade de alcançar um determinado objetivo. O planejamento pode ser direcionado para um produto, para uma determinada marca ou serviço proporcionado pela instituição.

Nesse sentido, é necessário destacar que o plano de marketing precisa orientar todas as tarefas necessárias para aumentar a sua participação no mercado. É por meio dele que o empreendedor conseguirá delimitar um caminho para conseguir mais clientes, elevar as vendas e gerar lucratividade para a sua organização.

Sendo assim, continue a leitura e conheça 7 passos para elaborar um plano de marketing para clínica odontológica!

1. Realize um planejamento

O planejamento é o primeiro passo para a criação de um bom plano de marketing. É por meio dele que serão estabelecidos os objetivos e as metas a serem alcançadas com a elaboração e execução do plano de marketing.

Para ajudar na conquista dos objetivos estabelecidos, é indicado criar um resumo do plano de marketing para que o time de profissionais se concentre no resultado pretendido. A ausência de um plano é uma característica recorrente a todos os planos de marketing que não cumprem com seus propósitos, simplesmente porque, sem saber o que necessita ser feito, fica muito mais complicado fazer algo eficiente.

O planejamento é tão imprescindível que é normal existirem equipes especializadas para cuidar dessa parte. Então, realize o melhor planejamento que você conseguir.

 2. Estude o mercado

A primeira coisa que o investidor precisa fazer para elaborar o seu plano de marketing é analisar todos os aspectos que relacionam o mercado em que sua organização está inserida. Assim, é necessário saber quem é o seu público-alvo, além de elaborar um ou mais avatares e investigar qual é a maneira que a sua concorrência usa para se comunicar com os clientes.

A finalidade desta fase não é copiar o que os seus concorrentes estão criando, mas achar espaço onde sua empresa poderia atuar e aumentar os resultados. Então, é a partir desta avaliação que você poderá estabelecer o seu posicionamento de mercado, os objetivos que devem ser alcançados e as metas mensais para atingi-los.

3. Conheça o cliente e defina o seu público

É essencial que a organização conheça bem seu público-alvo para poder elaborar de maneira satisfatória seu plano de marketing.

O plano de marketing para clínica odontológica necessita ser direcionado para atingir o público-alvo, ou seja, aquelas pessoas que vão usufruir de seus serviços e produtos. Por essa razão, é necessário fazer uma análise constante e minuciosa do mercado, para compreender quando e como o seu cliente busca adquirir o seu serviço ou produto.

Desse modo, o empreendedor poderá procurar atingir as necessidades dos clientes, de forma que eles consumam o seu produto ou serviço, fiquem felizes e se tornem fiéis ao seu estabelecimento.

4. Defina os objetivos e metas da empresa

É primordial estabelecer os objetivos e metas do seu consultório. Contudo, um objetivo necessita ter número e prazo, assim, será possível estabelecer se o seu plano de marketing teve ou não o resultado desejado. Nesse sentido, realize um planejamento de acordo com suas necessidades.

Uma boa estratégia para ter o pé no chão é efetuar um benchmarking com outros consultórios do mercado e compreender quanto tempo eles demoraram para alcançar as metas que você tem em mente.

5. Trace as estratégias e ações


Quero ser franqueado


É primordial elaborar o plano de marketing para a instituição, visto que é por meio dele que serão estabelecidas as estratégias e ações a serem realizadas. Dessa maneira, busque estabelecer metas e objetivos realistas, de maneira que o seu negócio consiga crescer de forma constante e atinja os índices almejados.

As ações de marketing precisam estar relacionadas aos objetivos e metas delineadas. Por isso, é interessante ter total conhecimento do mercado para não realizar investimentos ou tarefas desnecessárias ou desproporcionais à realidade vivida pela clínica odontológica.

6. Conheça e analise a concorrência

É primordial conhecer as demais organizações que estão presentes no mercado. Dessa forma, você consegue saber quais os aspectos negativos e positivos dos produtos e serviços disponibilizados por elas, de modo a compará-las com os seus.

A partir do momento em que você conhece mais a concorrência, é possível agregar diferenciais ao seu serviço para conquistar um número mais elevado de pacientes.

No entanto, para definir a sua posição no mercado, é fundamental procurar consolidar a sua marca por meio da construção de uma imagem que demonstra o diferencial dos seus serviços, de maneira que sua clínica odontológica se destaque da concorrência.

Nesse contexto, é importante destacar que os pacientes estão cada vez mais exigentes, então, construa sua imagem e zele por ela. Além disso, aprenda com os seus concorrentes. Mais importante do que compreender o que eles realizam de forma satisfatória é perceber o que não deu certo. Essa é uma excelente maneira de evitar frustrações e investimentos errados.

Se algo dá certo, pague, aperfeiçoe e insira no seu planejamento. O mercado evolui diariamente. Por isso, é importante acompanhá-lo e realizar mudanças para otimizar seu marketing.

7. Defina o cronograma para execução do plano de marketing

A elaboração de um eficaz cronograma é essencial para fazer o gerenciamento da execução do plano de marketing estabelecido anteriormente. O levantamento e o monitoramento dos resultados apresenta elevada importância para a avaliação do sucesso e do que deve ser corrigido para aperfeiçoar o plano de marketing do consultório odontológico.

Nesse contexto, é pertinente ressaltar que o cronograma estabelece quando cada ação será efetivada. Ele é essencial porque determina o tempo de cada uma dessas tarefas.

Um cronograma ideal não aborda somente o que será realizado, ele também considera os trabalhos necessários, desde os elementos requisitados até quem realizará qual função.

Portanto, é essencial monitorar o plano de marketing para clínica odontológica com o intuito de certificar os seus resultados e se ele está alcançando de maneira eficiente o público-alvo. Caso não esteja eficiente, elabore ações de melhoria para potencializar as estratégias e, consequentemente, conseguir se destacar da concorrência que se torna cada dia mais acirrada.

Gostou do nosso post com 7 passos para elaborar um plano de marketing para clínica odontológica? Quer continuar aprendendo mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba nossos artigos no seu e-mail.

Postado em 24/12/2019.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin