Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Livro sobre franquias: 6 opções para aprender sobre esse mercado



Não são poucas as pessoas que querem se tornar empreendedoras abrindo uma unidade de uma marca conhecida. Porém, elas logo esbarram em inseguranças: será que ser franqueado é o que eu quero? Nesse caso, um bom livro sobre franquias pode ser o ponto de partida ideal para você aprender mais sobre o assunto e tomar uma decisão.

Na verdade, ler sobre o mercado de franquias é algo importantíssimo não só para tirar dúvidas de iniciantes, mas também para se manter atualizado sobre o assunto. Então, ficou interessado? Continue lendo este post e confira nossas sugestões de leitura sobre o mercado de franquias!

1. “Guia do Franqueado”, de Paulo Cesar Mauro

Publicado pela Global Franchise, este livro fala sobre o franchising de maneira mais profunda, esclarecendo ao leitor como é possível ter sucesso nesse mercado. Isso envolve, inclusive, mostrar os diferenciais que o sistema apresenta em relação a um negócio próprio, por exemplo.

Baseado na sua experiência de mais de 25 anos como consultor, o autor se propõe aqui a focar na prática, não na teoria, facilitando a tomada de decisões de quem deseja se tornar um franqueado.

Ele ensina como reconhecer um bom franqueador, e como o potencial franqueado pode fazer uma autoanálise para saber se tem o que é necessário para integrar uma rede de franquias. Há também orientações para os atuais franqueados entenderem melhor o funcionamento do sistema e os seus direitos e responsabilidades, assim como os da marca franqueadora. Algo essencial para saber como agir no dia a dia.

2. “Franquia de A a Z: o que você precisa saber”, de José Castro Schwartz

Neste livro da editora QualityMark, o mundo das franquias é tratado de maneira bem prática e objetiva pelo economista José Castro Schwartz, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado.

A obra é sob medida para quem quer ter acesso aos conceitos mais usados no dia a dia do franchising, pois seu conteúdo é apresentado em forma de glossário. Desse modo, é possível buscar um assunto ou textos específicos sobre determinado tema, sempre com agilidade.

Entre os conteúdos abordados aqui estão os procedimentos para abrir uma franquia, o funcionamento da logística e as tarifas cobradas. A internacionalização é outro ponto esclarecido pelo autor, que busca incentivar quem deseja fazer parte desse amplo mercado.

3. “Franchising no Brasil: tudo o que você precisa saber”, de Ana Cristina Von Jess

Esta obra é escrita pela advogada Ana Cristina Von Jess, que atua com foco no segmento de franquias, especialmente no planejamento de estratégias para a distribuição de produtos e serviços. Com base nisso, aqui ela busca explicar alguns dos principais conceitos do franchising de forma didática, leve e objetiva.

Nesta obra, a autora desconstrói certas teorias e usa a sua expertise no mercado para dar dicas valiosas aqueles que desejam abrir uma franquia. Entre os assuntos abordados estão:

  • a taxa de mortalidade das franquias compradas com marcas próprias;
  • a garantia de sucesso como franqueado de uma marca forte;
  • dicas e conceitos para escolher a marca mais adequada às suas possibilidades e perfil de empreendedor.

4. “O Fator E”, de Greg Nathan


Quero ser franqueado


Neste livro publicado pelo Grupo Bittencourt, o potencial franqueado tem acesso a um conteúdo valioso para aprender um dos pontos mais delicados no mundo de franquias: como administrar o seu relacionamento com o franqueador.

Ao longo dos capítulos, o psicólogo australiano Greg Nathan lista aqui todos os estágios dessa relação — abordando, por exemplo, os conceitos de autonomia e satisfação. O modelo criado por ele, chamado de “Fator E”, usa a psicologia para interpretar essa relação de negócios entre o franqueador e o franqueado.

Outro dos pontos abordados é a importância de estabelecer uma relação de interdependência entre as duas partes. Segundo o autor, quando se cria uma relação de ganha-ganha dissolve-se uma possível tensão entre as partes, estabelecendo de uma relação de negócios que visa o sucesso tanto do franqueador quanto do franqueado.

5. “Franquias: tudo o que você precisa saber”, de Arlan Roque

Publicada pela Clube de Autores, esta obra tem como objetivo principal tirar algumas das dúvidas que mais assolam quem deseja se tornar um franqueado, ou mesmo um franqueador. Para isso, o especialista em franchising Arlan Roque trabalha vários aspectos conceituais desse modelo de negócio, ilustrando-os sempre com muitos cases. Sem dúvida, isso facilita a vida de quem procura exemplos mais práticos.

Também fazem parte do livro algumas particularidades desse sistema, conteúdos que interessam tanto a potenciais franqueados quanto franqueadores. Isso porque a obra reúne a expertise de mais de 15 anos do autor no mercado de franquias.

6. “Marketing para Franquias”, de Denis Santini e Filomena Garcia

Por fim, este livro é focado nas melhores práticas em marketing de franqueados e franqueadores. Ao lê-lo, o leitor entende melhor quais são as especificidades do marketing nesse mercado, bem como o papel das duas partes no processo. Ou seja, o papel de quem abre uma franquia e o da própria marca franqueadora.

Fundo de marketing, comunicação institucional, ponto de venda e outros assuntos relativos à área são trabalhados nesta obra publicada pela editora Saraiva. Conteúdos mais atuais também têm vez, como a importância do uso das redes sociais para a divulgação da marca e dos seus produtos e serviços.

Enfim, aprender sobre o mercado em que você deseja atuar é um ponto indispensável para qualquer quem deseja empreender. E, nesse sentido, investir em um bom livro sobre franquias é essencial para adquirir conhecimento embasado e ter informações acuradas sobre o modelo de negócios em que você pretende ingressar.

Demos aqui várias sugestões, mas ainda há outras. Seja qual for a sua preferência, procure obras diversificadas, que abordem aspectos diversos desse mercado tão rico. Dessa forma, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o setor, e até ter mais segurança na hora de escolher uma franquia para investir. Lembre-se: buscar conhecimento é sempre importante!

E aí, gostou dessas dicas de livro sobre franquias? Quer ter acesso a mais conteúdos incríveis sobre franquias e mercado de odontologia? Então, siga a gente nas redes sociais! Estamos no LinkedIn, no Facebook e no Flickr.

Postado em 31/05/2019.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin