Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

8 motivos para você abrir uma franquia



Abrir uma franquia odontológica é a oportunidade de empreender sem ter que começar uma empresa do zero. Ao aderir ao sistema como franqueado, além de passar a fazer parte de uma rede conhecida, o empreendedor ainda conta com o suporte do franqueador na operação do seu negócio.

Se está na dúvida sobre como abrir franquia, considere alguns motivos para apostar nessa empreitada, como ter uma marca já estabelecida no mercado, fazer parte de um sistema aprovado e receber assistência e treinamentos contínuos.

Outras vantagens de se tornar um franqueado incluem ter um plano de negócios estruturado, planejamento de gastos da unidade e estratégias de marketing consolidadas. Para entender melhor sobre o que estamos falando, confira no artigo todos esses benefícios de forma detalhada: 

1. Marca estabelecida no mercado

Uma das principais vantagens de aderir ao sistema de franquias é representar uma marca já estabelecida no mercado. Essa característica do modelo evita um grande desafio enfrentado por empreendedores iniciantes, que é se tornar conhecido pelos clientes e conquistar a confiança deles.

Quem compra uma franquia começa na frente, pois, como os consumidores já conhecem e admiram a marca, não têm medo, por exemplo, de frequentar uma unidade recém-inaugurada. Por conta da padronização, eles sabem exatamente o que vão encontrar.

2. Sistema testado e aprovado

Outro benefício a ser considerado por quem pensa em abrir uma franquia é o de aderir a um sistema testado e aprovado.

Diferentemente do que acontece com uma empresa própria  na qual o empresário comete alguns erros até acertar a rota —, no caso de uma franquia, os testes já foram feitos pelo próprio franqueador, que sabe o que funciona e o que não funciona para a marca.

Com isso, o franqueado já conhecerá de antemão, por exemplo, o tempo que sua unidade levará para dar retorno financeiro, qual faturamento pode esperar, quais são os serviços mais procurados pelos clientes, etc.

3. Assistência e treinamentos contínuos

Não são poucos os profissionais que desejam se tornar empreendedores, mas temem abrir a própria empresa devido à falta de conhecimentos básicos em gestão, finanças e outras áreas de um negócio.

Essa questão não preocupa tanto quem se torna franqueado, pois, uma das principais características do sistema de franquias é exatamente a assistência do franqueador e a realização de treinamentos contínuos sobre os mais diversos temas.

O suporte ao franqueado faz a diferença para quem não tem experiência como empresário, já que o iniciante pode contar com toda a expertise e apoio de quem já tem anos de mercado.

4. Plano de negócios estruturado

Fazer um plano de negócios é essencial antes de abrir uma empresa, independentemente do segmento de atuação. Quem compra uma franquia já sai na frente por contar com um planejamento já estruturado, oferecido pelo franqueador, 

O franqueado não precisa quebrar a cabeça para definir estratégias de marketing, formar preços de produtos e serviços e entender o perfil do cliente, uma vez que todos esses pontos já foram previamente listados pelo franqueador.

Ter um plano de negócios já pronto permite então que o empreendedor foque na inauguração e, depois, na operação da sua empresa.

5. Planejamento de gastos e instalação


Quero ser franqueado


Um dos grandes desafios para um empreendedor iniciante é planejar corretamente os gastos iniciais de sua empresa, incluindo a instalação e os primeiros meses de operação da unidade.

Quem se torna parte de um sistema de franquia tem todo o apoio do franqueador no planejamento de gastos e na instalação de sua unidade. Isso evita problemas comuns em empresas iniciantes, como não contar com o capital de giro para manter o negócio em funcionamento enquanto o retorno financeiro não vem.

6. Estratégias de marketing consolidadas

Se está na dúvida sobre como abrir franquia e, ainda, se essa é a melhor opção para você, considere também uma vantagem importante do sistema: as estratégias de marketing da marca já estão consolidadas e foram previamente testadas.

Com isso, você não precisa se preocupar em encontrar a melhor forma de divulgar sua empresa, uma vez que o franqueador já testou e definiu todo o processo de comunicação. Basta seguir as diretrizes da marca na sua franquia e, no futuro, se desejar, submeter à aprovação do franqueador algumas estratégias personalizadas.

7. Auxílio na negociação do ponto

Escolher bem onde montar a empresa é decisivo para o sucesso de um negócio. Muitos empreendedores iniciantes, no entanto, não sabem nem por onde começar a pesquisa pelo ponto comercial em que instalarão seu empreendimento. 

No caso do sistema de franquias, essa dificuldade não acontece. O franqueador mais uma vez atua junto com o franqueado na definição de onde o ponto comercial será instalado e, ainda, na negociação para a compra/aluguel do local.

Esse apoio evita erros comuns na hora de abrir uma empresa, como escolher um ponto em uma região que não é frequentada pelo público-alvo ou optar por um local de difícil acesso para a clientela. 

8. Carteira de fornecedores 

Outro benefício de abrir franquia é já ter uma carteira de fornecedores pronta. Com isso, o empreendedor pode direcionar seus esforços para a operação do negócio sem ter que se preocupar em encontrar parceiros confiáveis, que forneçam um produto ou serviço de qualidade.

A padronização do sistema de franquias é sob medida para quem não tem muita experiência em gestão. Antes mesmo de abrir a unidade, o franqueado sabe exatamente qual caminho seguir.

Outro ponto a ser considerado é o financeiro. Como as empresas fornecem para várias unidades da franqueadora, geralmente fazem um preço mais competitivo para as franquias.

Agora que você já conhece 8 motivos para abrir franquia, comece a pesquisar a marca ideal para seus objetivos como empreendedor. Tenha em mente que, para o negócio dar certo, é essencial buscar uma franqueadora confiável, com experiência de mercado e marca forte. 

Dessa forma, você garante não só o ingresso em uma rede sólida e reconhecida no mercado  que dará toda a orientação e suporte que precisa como empreendedor —, como também sua independência financeira. 

Pensa em mudar sua carreira e se tornar franqueado? Então não deixe de ler sobre como identificar a melhor oportunidade entre as franquias à venda no mercado!

Postado em 25/06/2018.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin