Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Franquias à venda: como identificar a melhor oportunidade?



Abrir uma franquia é uma ótima oportunidade para quem quer começar um negócio e contar com o know-how e suporte de uma marca forte, já consolidada no mercado. Parte essencial para ter sucesso na empreitada é identificar a melhor oportunidade ao buscar franquias à venda.

Entre os cuidados que o potencial franqueado deve ter antes mesmo de iniciar sua procura estão fazer um planejamento financeiro e analisar a infraestrutura necessária para a unidade e a quantidade de funcionários.

Além disso, é preciso observar pontos como a reputação da marca, a localização da sua futura franquia, o investimento necessário, o suporte oferecido pela franqueadora e o tempo de retorno.

Ao pesquisar franquias a venda, veja os cuidados iniciais e dicas para identificar a melhor oportunidade para investir. Quer saber mais? Continue acompanhando nosso artigo!

Cuidados necessários na busca por franquias

Antes mesmo de iniciar a busca pelas melhores franquias, é necessário ter alguns cuidados, como fazer um planejamento financeiro, analisar a infraestrutura do negócio e quantidade necessária de funcionários.

Planejamento financeiro

Se você está vendo franquia, o primeiro passo para ter sucesso na busca é fazer um planejamento financeiro para analisar quanto, realmente, tem disponível para investir.

Dessa forma, você pode encontrar marcas que se enquadrem nas suas possibilidades financeiras. Lembre-se de que é preciso colocar no papel, além do investimento inicial exigido, quantias reservadas para capital de giro e para compor uma reserva para emergências.

O planejamento financeiro deve considerar também as taxas cobradas pela franqueadora. Além da taxa de franquia, muitas marcas cobram, ainda, valores relativos aos royalties e ao marketing.

Infraestrutura

É importante procurar uma franquia que tenha infraestrutura alinhada ao que você busca. Quem está à procura de uma franquia odontológica a venda, por exemplo, deve considerar se a franqueadora oferece unidades modernas, aparato tecnológico e processos de limpeza e esterilização 100% seguros.

Esses são pontos indispensáveis para os clientes e, consequentemente, para o sucesso do negócio.

Funcionários

Para identificar a melhor oportunidade entre as franquias a venda, reflita também sobre a questão dos colaboradores. Pesquise quantos funcionários são necessários para manter a unidade em funcionamento, a qualificação que a equipe deve ter e o suporte que a franqueadora oferece nesse sentido.

Esse cuidado é importante porque a gestão de pessoas é parte essencial para o sucesso de uma franquia, independentemente do setor de atuação.

Dicas para a busca de franquias a venda

Analisar a reputação da empresa, o investimento necessário, o suporte oferecido pela franqueadora e a opinião dos franqueados são dicas importantes para identificar a melhor oportunidade entre as franquias a venda. Confira os pontos a serem considerados na sua busca.

Reputação

Um dos pontos mais importantes na busca por uma franquia para investir é a reputação da empresa. Veja se a franqueadora tem uma marca forte, quanto anos ela tem de experiência no mercado em que atua e se o seu modelo de negócio é reconhecido em seu setor.

Reconhecimento nacional e internacional também é um indicativo de que a marca tem uma reputação positiva, algo que reflete também na imagem de suas franquias.

O know-how da franqueadora é outro aspecto a ser considerado. Afinal, o franqueado irá se aproveitar dele para conseguir gerenciar sua unidade da melhor forma possível.

Suporte ao franqueado


Quero ser franqueado


Na hora de procurar uma franquia para chamar de sua, considere qual é o suporte que a empresa oferece para seus franqueados.

Busque um negócio que ofereça para seus parceiros todo o apoio que precisam desde o início da operação do negócio, inclusive, com auxílio na escolha do ponto comercial. Pesquise sobre o treinamento inicial e questione se a marca oferece, por exemplo, consultoria de comunicação da marca.

Franquias que recebem suporte têm muito mais chances de serem bem-sucedidas, pois caminhar junto com os parceiros é garantia de que a padronização da rede será mantida, tanto em relação ao padrão visual das unidades quanto no atendimento e serviços prestados.

Investimento necessário

O aspecto financeiro não pode ser ignorado caso você deseje comprar uma franquia. Considere o investimento inicial para se tornar franqueado, taxas cobradas e quantia para implementação e obras.

Avalie o tempo de retorno do investimento que realizará e o faturamento médio de uma unidade. É importante saber se o que você vai investir se reverterá em lucro no futuro.

Localização

Assim como o quadro de funcionários, a localização do negócio é parte essencial para o sucesso de qualquer franquia. Nesse sentido, procure saber como é o processo de escolha do ponto comercial e se há apoio da franqueadora nessa busca.

Verifique as localizações disponíveis e veja se elas estão alinhadas com o tipo de negócio e com o público-alvo que você deseja atingir.

Opinião dos franqueados

A opinião dos atuais franqueados da marca ajuda a definir se a empresa realmente cumpre o que promete em relação às suas franquias.

Visite algumas unidades e procure conversar com alguns empresários que têm uma unidade da rede. Pergunte sobre a operação e sobre as taxas cobradas.

O próprio site da franqueadora pode ser um ponto de partida. Se a página contar com depoimentos de franqueados, já é um indicativo de qualidade.

A quantidade de parceiros que tem mais de uma unidade da marca é outro dado que indica se vale a pena mesmo investir na franquia. Se os empresários têm mais franquias, possivelmente é porque o negócio realmente vale a pena.

Tecnologia

Veja se a franqueadora oferece os aparatos tecnológicos necessários para as operações da empresa. Sistemas e ferramentas exclusivas, por exemplo, são um diferencial, assim como oferecer para os franqueados recursos como inteligência de mercado e call center próprio.

Ter atenção à reputação da empresa, à localização do negócio e ao investimento necessário são alguns passos para identificar a melhor oportunidade na procura por franquias a venda.

Se você busca abrir uma unidade na área de saúde, não deixe de considerar a Sorridents, a melhor rede de clínicas odontológicas da América Latina. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, é aposta certeira de franquia odontológica a venda.

Entre em contato e saiba por que a franquia odontológica Sorridents é ideal para você!

Postado em 12/06/2018.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin