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Você sabe como aumentar o ticket médio de sua clínica? Confira neste post



O ticket médio consiste em um dos indicadores financeiros mais importantes de uma empresa, visto que mostra o valor que um consumidor gasta em seu estabelecimento em média. Vale salientar que o principal objetivo do dono do seu negócio é saber como aumentar o ticket médio o máximo possível.

Desse modo, o ticket médio pode ser calculado a partir da soma de todas as vendas efetuadas, em um determinado período, dividindo pela quantidade de clientes que realizaram compras nesse período.

Nesse sentido, é possível o gestor delinear metas e estabelecer objetivos, encontrar problemas que afetam o faturamento, elaborar novas estratégias de marketing digital e, assim, alcançar resultados satisfatórios para o negócio. Continue a leitura e saiba como aumentar o ticket médio de sua cliníca!

Mantenha um bom relacionamento com os clientes

É muito mais difícil manter um cliente fiel do que conseguir novos. A verdade é que consumidores já alcançados tendem a se tornar mais rígidos, já que conhecem seu negócio e sabem o que esperar dos serviços por ele proporcionados.

Por outro viés, pretendendo ações de como aumentar o ticket médio, clientes antigos equivalem a um custo de aquisição de clientes (CAC) muito reduzido, já que demandam menos esforços para serem convencidos. Eles já conhecem os produtos ou serviços, logo, o que precisa ser evidenciado são benefícios, até como forma de saber a importância do negócio.

Aqui, entra em cena um componente essencial, isto é, o marketing de relacionamento. Até porque quem não é visto, tende a ser esquecido. Por esse motivo, é imprescindível manter o bom trabalho de publicidade no decorrer do tempo.

Os clientes podem até continuar algum tempo sem efetuar alguma compra ou consulta, no entanto, as chances de retornarem aos seus serviços serão maiores enquanto sua marca estiver na lembrança.

Aumente a oferta de produtos e serviços

As possibilidades de um consumidor gastar mais dinheiro são maiores quando ele entra em uma organização e encontra os serviços que deseja. Quando a diversidade de produtos, novidades e marcas é ampla, a tentação para colocar essas mercadorias em sua compra e muito maior.

Dessa maneira, essa prática se tornou uma norma em múltiplos setores. As drogarias, há muito tempo, deixaram de oferecer somente remédios. Elas oferecem itens de higiene, cuidados pessoais, beleza e até alimentos.

O mesmo ocorre com os postos de gasolina. Sua loja de conveniência apresenta produtos que atendem às diversas necessidades do cliente, que vão desde lanches rápidos para quem tem pouquíssimo tempo para uma parada até a oferta de bebidas e revistas.

Assim sendo, ter uma diversidade de produtos tornou-se um ponto crucial para que as empresas consigam sobreviver a concorrência acirrada no mercado brasileiro. Entretanto o produto principal é o verdadeiro motor do estabelecimento, pois ele que gera o tráfego. Os outros serviços e produtos acarretam em uma renda extra para o empreendedor e contribui no desenvolvimento de toda a instituição.

Invista no atendimento

Além de investir no treinamento dos funcionários, vale a pena atentar para o atendimento que você proporciona para quem entra em contato com sua loja ou sua clínica.


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É importante destacar que toda comunicação é uma chance de venda. Por esse motivo, se o cliente entra em contato com sua empresa procurando por determinado serviço ou produto, o atendimento correto pode levá-lo a finalizar aquela intenção de compra e ainda se interessar por outros itens ou procedimentos.

Indique produtos ou serviços complementares

É necessário salientar que muitas empresas já investem na recomendação de serviços ou produtos relacionados. De fato, desde que realizada as medidas corretas, é um método muito eficaz para elevar o valor do ticket médio.

Antes de tudo, é fundamental conhecer bem seus pacientes ou clientes para fazer recomendações com base nos dados apresentados de cada segmento. Para conseguir acesso a essas informações, é indicado lançar mão do big data e da gestão de relacionamento com o cliente.

Para iniciar uma estratégia de recomendação de maneira satisfatória, tome como parâmetro aquele serviço ou produto considerado como carro-chefe do negócio. No primeiro momento, ofereça itens diretamente relacionados aos produtos que sua instituição mais vende, para com o tempo entender as demais necessidades dos consumidores. Sendo assim, essa é uma estratégia que envolve um aprendizado contínuo.

Ofereça descontos

Um bom atrativo que, quase sempre, impulsiona o cliente a realizar uma compra ou fazer algum procedimento é o desconto, seja ele em apenas um ou mais serviços — conhecido como desconto progressivo. O desconto pode ser inserido em qualquer segmento, como lojas físicas, clínicas odontológicas, supermercados e lojas virtuais.

Uma excelente dica é realizar as promoções com itens e serviços que ficam mais tempo parados. Desse modo, o investidor garante a rotatividade do estoque e dos procedimentos oferecidos e, consequentemente, eleva a receita do seu negócio.

Fidelize clientes

Proporcionar uma experiência de compra e, especialmente, de atendimento são as principais estratégias para garantir o retorno do futuro cliente. Além de ocasionar um serviço de qualidade e no prazo, invista em brindes ou mimos para melhorar e estreitar o relacionamento com o paciente. Por exemplo, bilhetes agradecendo a preferência são essenciais para reforçar a estratégia e a relação com os clientes.

Outro método que pode ocasionar resultados satisfatórios são os programas de fidelização. A finalidade é oferecer para o paciente uma vantagem ao realizar algum procedimento em sua clínica.

Além do mais, o empreendedor pode inserir em sua organização o modelo de pontos, por exemplo. Independentemente do método adquirido para conseguir fidelizar o cliente, procure uma equipe de colaboradores comprometida e que entenda o propósito de seu estabelecimento e, principalmente, a importância do cliente para desenvolvimento do seu negócio.

Portanto, é importante destacar que, para você fazer um bom uso dessas dicas e saber como aumentar o ticket médio, é primordial compreender as necessidades dos seus clientes. Assim sendo, escolha as ações de forma coerente, analisando o perfil do seu público-alvo e efetue estratégias mencionadas aqui com fundamentos nas informações obtidas na construção do seu relacionamento com os clientes.

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Postado em 09/09/2019.


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