Blog Business

Conheça os 5 desafios de abrir uma clínica odontológica particular

Os desafios de abrir uma clínica odontológica particular são vários. Nesse sentido, iniciar um empreendimento e torná-lo modelo entre os pacientes, por exemplo, é uma ação que solicita bem mais do que conhecimento em odontologia. É necessário investir em gestão.

Desse modo, quem pretende ter o próprio negócio deve compreender o atual cenário econômico do país e estar preparado para os múltiplos desafios a serem superados na procura da melhor gestão e organização do empreendimento.

Afinal, no dia a dia, a clínica pode apresentar várias situações desafiadoras, algumas delas bastante recorrentes para quem está iniciando no mundo empresarial. Continue a leitura e conheça cinco desafios de abrir uma clínica odontologia.

Quais são os principais desafios de abrir uma clínica odontológica particular?

1. Excesso de burocracia

Vários dentistas sonham em ter o próprio consultório, porém ainda não sabem que isso é se tornar um empreendedor e não um simples profissional da área da saúde. Ou seja, exige mais de que um bom nível de especialização em odontologia: é preciso estar preparado para a gestão administrativa de uma empresa.

Dessa forma, assim como em qualquer organização, o gestor precisa ficar atento às seguintes questões:

  • conhecimento e administração de custos operacionais como aluguel, luz, água e telefone;
  • aquisição de um local;
  • contratação e pagamento de um(a) atendente;
  • organização da agenda de consultas;
  • gestão do cadastro de clientes;
  • conserto de equipamentos;
  • pagamento de impostos.

Assim, essa quantidade de responsabilidades, associada ao funcionamento de uma clínica, pode desmotivar os menos persistentes. Mas para você que pretende se esforçar pelo progresso e crescimento do negócio, existe uma importante dica para deixar o desafio menor do que parece: investir em um bom plano.

Para isso é necessário incorporar um pensamento empreendedor e ter a rotina de planejar cada ação que será realizada. Além do mais, seja organizado e use estratégias tecnológicas a fim de conseguir organizar as finanças e não perder prazos.

2. Atração de novos pacientes

Uma das maiores dúvidas depois de decidir abrir um consultório odontológico particular é como atrair clientes. Esse questionamento é muito comum, principalmente porque estamos saindo de um período de recessão econômica em nosso país. Isso tem trazido diversas mudanças no comportamento dos clientes, que, na atualidade, são mais seletivos e exigentes.

Entretanto, apesar de parecer um grande obstáculo, algumas ações podem facilitar o sucesso de sua clínica no mercado:

  • delimite o seu público-alvo;
  • defina a localização com base nos pacientes escolhidos;
  • programe campanhas de publicidade de marketing que tenham uma linguagem adequada;
  • invista na infraestrutura do consultório.

Sendo assim, é preciso ter em mente o tipo de cliente que você atenderá (sexo, renda mensal, idade e tipo de serviço mais exigido) e trabalhe todo o seu marketing direcionado para as necessidades desse grupo de pessoas.

3. Dificuldade na precificação de serviços

Precificar um serviço não consiste em uma tarefa muito simples. Afinal, múltiplos fatores ajudam na formação de seu valor, e é necessário avaliar todas essas questões.

Profissionais em fase inicial de abertura de um consultório podem ter dúvidas a respeito de quanto cobrar pelo atendimento e pelos procedimentos efetuados e, diante disso, a melhor opção é realizar uma avaliação detalhada dos gastos operacionais.

Em síntese, o preço cobrado por uma consulta deve ser um valor justo para o profissional que está realizando o trabalho, para o cliente e, além do mais, precisa cobrir os gastos da clínica. No começo, pode parecer complexo, porém basta uma análise de gastos e pesquisa de concorrência.

Assim sendo, é preciso anotar todos os gastos mensais, desde a secretária à conta de telefone, e, em seguida, observar os valores cobrados por outras clínicas odontológicas. É primordial que eles tenham um público-alvo parecido com o seu. Com tais dados em mãos, você conseguirá estabelecer um preço competitivo e capaz de manter o seu negócio em funcionamento de maneira satisfatória.

4. Investimento em tecnologia

Outro desafio de abrir uma clínica odontológica particular hoje é ignorar a importância de investir em tecnologia. Diversos profissionais preferem não realizar esse investimento e, no futuro, se arrependem, visto que perdem tempo valioso com tarefas que poderiam ser realizadas de maneira automática.

Desse modo, é preciso separar uma determinada parcela do investimento inicial de abertura do consultório para investir em tecnologia, como sistemas de gestão e centrais, já que eles podem otimizar todo o trabalho realizado pelo especialista.

5. Delimitação de metas claras

Para o consultório odontológico progredir, delinear metas claras e objetivas é um cuidado primordial. Para isso, é fundamental esclarecer o que desejaria atingir, mas também em quanto tempo e como.

Entre os propósitos que você pode estabelecer para o seu empreendimento, estão:

  • quantidade diária de clientes;
  • faturamento mensal do consultório odontológico;
  • lucratividade mensal.

Assim, investir em planejamento é importante, pois quem deseja saber aonde quer chegar tem chance de ‘aplicar recursos financeiros em áreas que são realmente importantes para atingir suas finalidades.

Como superar esses desafios?

Ter um próprio empreendimento é o objetivo de diversos profissionais, porém poucos deles conseguem superar as adversidades e alcançar o sucesso desejado. Nesse contexto, abrir o negócio a partir de uma marca estabelecida é bem mais simples do que começar do zero.

Dessa forma, o mercado de franquia tem aumentado cada vez mais no país. Se por um lado isso é bom, por outro lado, se o investidor não buscar por informações completas, pode levar a um grande transtorno. Dessa forma, o diferencial consiste em escolher uma franquia com marca já reconhecida no mercado. Assim, as principais vantagens de investir em sistema de franchising são:

  • empresa testada e aprovada;
  • suporte completo e constante;
  • custos reduzidos;
  • reduzido esforço de marketing;
  • estudo de investimento e cenário financeiro;
  • maior segurança.

Portanto, ao decidir por uma franquia com marca reconhecida, os seus clientes já terão conhecimento a respeito dos serviços proporcionados para o consultório. Desse modo, esse modelo de negócio coloca seu empreendimento na frente de outros da mesma área.

Para quem deseja abrir o próprio consultório odontológico, optar por uma franquia pode ser uma ótima opção. Assim, tem-se destaque no mercado e alcance mais fácil de bons resultados. Além disso, com essa escolha, os desafios de abrir uma clínica odontológica particular podem ser minorados.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas