Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Está pensando em expandir seu negócio? Veja 5 opções incríveis!



No âmbito da gestão empresarial, é possível realizar várias analogias com a vida comum de um ser humano. Afinal, muito daquilo que vivenciamos no dia a dia das empresas é facilmente relacionável. Um bom exemplo é a necessidade de mudanças e de expandir negócio, que se torna imprescindível para darmos novos passos.

Com o passar do tempo (e com o planejamento certo), a tendência é que consigamos alcançar todos os nossos objetivos. A partir daí, é fundamental alçar novos voos para manter a nossa empresa competitiva e ativa em seu segmento de mercado, evitando que ela se torne obsoleta e fique para trás no mercado.

Mas, afinal, quando é chegada essa hora? Quando podemos avaliar esse momento? E quais são as principais maneiras de fazê-lo? A seguir, discutiremos esses pontos para que você saiba exatamente como e quando expandir o seu negócio. Boa leitura!

Quais são os sinais de que chegou a hora de expandir um negócio?

Para os gestores de empresas, independentemente de seu segmento, saber reconhecer os sinais de que o momento da expansão está chegando é quase sempre um problema.

Pensando nisso, separamos alguns ‘’sintomas’’ de que o grande momento está chegando. Dessa maneira, é mais fácil identificá-los e, a partir daí, se preparar para as mudanças de maneira muito mais eficaz. Os principais são:

  • o fluxo de caixa está positivo;
  • há um bom controle financeiro na empresa;
  • o lucro está estável;
  • há uma boa gama de clientes fidelizados;
  • o mercado está em expansão constante;
  • a demanda por produtos e serviços não para de crescer.

Além dos aspectos positivos citados acima, alguns indicadores não tão bons também podem nos dar uma ideia de que chegou a hora de desafios maiores. Alguns exemplos são a falta de espaço na empresa e até mesmo o fato de não dar conta de todo o serviço existente.

Qual é a melhor hora de expandir o seu negócio?

Identificou alguns dos sinais em sua empresa? Então, muito provavelmente, o grande momento chegou: é hora de expandir os seus negócios. Mas, afinal, como podemos saber exatamente se esse é o timing correto para dar esse passo?

Certamente, agir com cautela é sempre o melhor modo de lidar com esse momento delicado. Anseios e temores são perfeitamente normais e devem existir em qualquer bom gestor, que sabe avaliar os riscos corretamente e ponderar sobre a alternativa que mais beneficie a empresa.

Para isso, alguns fatores podem ser avaliados. Entre eles:

  • oportunidades no mercado;
  • indicadores de desempenho internos;
  • opiniões de clientes.

O amadurecimento da empresa também pode ser medido por meio de algumas perguntas simples e de uma boa dose de autocrítica. Ponderar se você está pronto emocionalmente para lidar com isso, por exemplo, é um bom caminho para começar. Além dessa, outras questões que podem ser feitas incluem:

  • Consigo funcionar adequadamente com a minha empresa do jeito que está?
  • Há uma demanda para serviços que abraçaria essa expansão?
  • Meus clientes estão satisfeitos?
  • Existem outros mercados para conquistar?
  • Há espaço para mim no mercado?

Quais são as maneiras mais eficazes de expandir o negócio?

Após um bom planejamento e muita reflexão, a conclusão é: sim, é a hora de expandir. Então, nesse momento, surgem ainda mais dúvidas: afinal, como fazer isso? A seguir, daremos algumas dicas práticas e eficientes para tornar essa expansão possível e mais simples.

1. Faça boas parcerias

Assim como acontece em nossa vida pessoal, a existência de boas parcerias pode ser algo excelente. Isso ajuda a nos elevar e fazer com que duas empresas cresçam simultaneamente, o que é uma boa alternativa para todos os envolvidos.


Quero ser franqueado


As parcerias são, além disso, uma opção de expansão muito sutil e vantajosa, que possibilita a inserção em novos mercados e a conquista de outros públicos-alvo sem necessariamente a ter que fazer grandes alterações. Por isso, é uma boa opção para quem está inseguro, mas quer começar a expandir.

2. Diversifique os produtos e serviços

Além das parcerias, outra maneira bacana de se inserir em novos públicos-alvo e começar a entender como eles funcionam e quais são as suas preferências é diversificar, pouco a pouco, sua gama de produtos e serviços.

Vá aos poucos e anote todas as reações de seus clientes novos e antigos. Assim, é possível testar alternativas até encontrar aquilo que realmente dá certo e, assim, expandir o negócio de forma sutil e progressiva.

3. Busque outros mercados

Após fazer alguns testes de produtos e serviços e ver que tudo está funcionando perfeitamente bem, que tal buscar efetivamente a inclusão em novos mercados? Com os indicadores e dados obtidos com suas pesquisas, é hora de dar um passo além.

Antes, é claro, é sempre recomendado fazer uma pesquisa de mercado realmente eficiente e mapear bem aquele público. Não faça nada sem muita cautela!

4. Crie uma boa presença online

Atualmente, é praticamente impossível expandir um negócio sem antes investir em uma boa presença online. Ser marcante e lembrado na internet é algo fundamental para qualquer empresa em expansão, já que o marketing digital é uma das formas mais eficientes.

Outra vantagem da internet é a possibilidade de interagir com os seus clientes por meio das redes sociais. Assim, a comunicação se torna muito mais eficiente e é possível utilizar esses dados para trazer ainda mais melhorias para a expansão.

5. Invista no sistema de franquias

Por fim, a nossa última dica diz respeito ao investimento em uma franquia. Esse tipo de expansão é incrível tanto para pessoas mais experientes quanto para gestores iniciantes. Em poucas palavras, ela consiste na possibilidade de obter os direitos de utilizar uma marca já conhecida para ampliar o próprio negócio.

As franquias são uma ótima opção de expansão, pois reúnem várias das características mencionadas acima em uma única estratégia. Assim, você pode obter os benefícios de utilizar uma marca consolidada para converter o seu empreendimento em uma franquia e, assim, contar com todo o suporte do franqueador para alcançar os seus objetivos de expansão.

Como pudemos observar, há muitas maneiras de expandir negócio e atingir novos públicos e mercados. No entanto, o sistema de franquias é o único que une todos os modos em apenas um e, portanto, deve sempre ser considerado por aqueles que querem dar um novo e empolgante passo na carreira. Para isso, é fundamental escolher um sistema qualificado e com boas referências!

Gostaria de saber mais sobre o assunto ou tirar algumas dúvidas? Então entre em contato com a nossa equipe! Estamos sempre à disposição para ajudá-lo da melhor forma possível. Aguardamos a sua mensagem!

Postado em 15/05/2019.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin