Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Conheça as vantagens de converter uma clínica particular em franquia



Na lista de novas franquias, o segmento de odontologia é o que mais cresce. Por isso, converter uma clínica particular em franquia é algo cada vez mais comum entre empreendedores do ramo odontológico.

Ao abrir uma clínica, o profissional espera atender um grande número de clientes e, com isso, assegurar uma boa renda. Contudo, chega um momento em que não é mais possível aumentar o volume de atendimentos. Além disso, o salário é condicionado à assistência, ou seja, se ficar um dia sem trabalhar, ele não recebe dinheiro — sem contar com a dificuldade para tirar férias ou ter um tempo livre.

Nesse sentido, a franquia de conversão é uma ótima opção para crescer e aumentar as chances de sucesso do negócio, uma vez que é possível contar com o suporte de uma marca já estabelecida no mercado e com ferramentas que não estavam disponíveis anteriormente. Entretanto, isso requer uma análise criteriosa de acordo com cada objetivo.

Sabendo da importância desse tema, preparamos este post com algumas vantagens de converter uma clínica particular em franquia. Continue a leitura e confira!

Reconhecimento no mercado

Uma das principais vantagens de converter uma clínica particular em uma franquia odontológica é dispor do auxílio de uma empresa já estabelecida no mercado de odontologia — o que propicia privilégio em relação à concorrência.

Ao usar um nome que já tem presença no mercado, a franquia tem mais chances de se destacar, atrair pacientes e crescer.

Velocidade de expansão

Em vários momentos, o dentista não consegue mais expandir o seu negócio. Com a conversão para uma franquia, as expectativas mudam tanto para o ele quanto para o consumidor. 

Pelo fato de a marca ser reconhecida no mercado, a ampliação do número de pacientes é significativa. Nesse sentido, é assegurado ao franqueado a possibilidade de expandir seus negócios e administrar mais de uma franquia ao mesmo tempo.

Ademais, com o auxílio e know-how da empresa franqueadora, a perspectiva de crescimento pode ser muito maior do que em um negócio convencional.

Suporte na gestão

Uma prerrogativa de se investir no mercado de franquias consiste em contar com o suporte da franqueadora em relação a planejamentos, ações de crescimento e acompanhamento de todo o empreendedorismo.

Informatização de processos

Estabelecer processos é fundamental para otimizar a administração da prática dos negócios. Por esse motivo, ao converter clínica particular em uma franquia odontológica, é disponibilizado um sistema de gestão informatizado, o que concede ao franqueado um maior controle dos processos. Consequentemente, é viável estabelecer métricas e indicar áreas que precisam ser melhoradas.

Potencial de inovação

Empresas odontológicas investem em inovações de tecnologia digital para ampliar suas possibilidades de crescimento, além de poder exportar novos produtos e serviços para o mercado.

Redução de riscos

Converter uma clínica em uma franquia odontológica permite a redução de riscos de se empreender por conta própria, pois as chances de obter sucesso são maiores do que os negócios independentes. Nesse contexto, a instalação, bem como a expansão da rede, se dá com um risco financeiro menor, já que o franqueador está mais atento.

Auxílio do franqueador


Quero ser franqueado


Ter alguém responsável pela estratégia do negócio ajuda a moldar as mudanças para seu crescimento no tempo certo. Na maioria das vezes, o empreendedor solitário não consegue colocar em prática algumas estratégias devido à sobrecarga dos afazeres operacionais.

Além disso, as franquias asseguram economia em propaganda, uma vez que os custos são divididos, o que reduz investimentos e aprimora a qualidade da comunicação. Nessa perspectiva, o desenvolvimento de processos, produtos ou serviços é de incumbência do franqueador.

Poder de negociação com o fornecedor

Em uma franquia que conta várias unidades e a demanda é maior, as condições de negociação com os fornecedores são mais fáceis, se comparadas a quem negocia de forma isolada. 

Valor de aquisição menor do que a compra de franquias comum

Diferentemente da compra de franquias, em que o proprietário deve começar do zero, na conversão de um negócio particular para uma franquia, o empreendedor já dispõe do local, da equipe e da matéria-prima. Nesse sentido, o valor da aquisição pode chegar a ser 80% menor em relação ao processo comum.

Inclusão de novos serviços e produtos

As oportunidades de serviços aumentam, uma vez que o conjunto de produtos conhecidos já foram testados no mercado e, consequentemente, atraem mais clientes. Além disso, esse privilégio permite que o consumidor tenha acesso às novidades de forma bem mais rápida.

Ações de marketing amplas

Os franqueadores renomados realizam ações de marketing visando a fixação da marca junto ao público. Além disso, é bastante comum entre as grandes companhias a disponibilização de um roteiro de planejamento estratégico desse setor. Esse documento é uma ferramenta importantíssima para o planejamento do empreendimento.

Treinamento e capacitação

O segredo para o sucesso de um empreendedor é continuar buscando conhecimento. Por esse motivo, no sistema de franquias, o melhoramento continuado das capacidades gerenciais é possível. Além disso, as dúvidas que surgem com a rotina podem ser sanadas mais rapidamente.

Maior capacidade de captação de pacientes

Transformar uma clínica particular em franquia ajuda a aumentar o potencial de captação de pacientes. Essa vantagem advém do fato de a marca ser reconhecida no mercado e da força das campanhas de marketing de uma rede já consolidada no mercado.

Além do mais, o empreendedor conta com o suporte de um sistema bem estruturado de atendimento em diferentes canais. Esse fator permite que o paciente consiga chegar facilmente até o franqueado.

Como você pôde perceber, converter clínica particular em uma franquia é uma alternativa viável para a expansão dos negócios, sendo um modelo mais seguro para empreendedores, além de já contar com uma marca consolidada, o que também ajuda na captação de clientes. 

Além disso, o fato da chamada franquia de conversão requerer menos investimentos para implantação também garante a atratividade desse modelo de negócios. Portanto, fazer a conversão de clínica particular em uma franquia tem riscos e vantagens, mas é uma boa maneira de fazer o empreendimento crescer mais rapidamente.

Gostou das nossas informações sobre como converter clínica particular em uma franquia? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o assunto. Estamos prontos para atendê-lo!

Postado em 14/03/2019.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin