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WhatsApp marketing: posso utilizar para comunicar com os pacientes?



Você já recebeu uma mensagem de um paciente durante um churrasco de domingo? Ou hesitou em enviar um lembrete de agendamento de consulta pelo WhatsApp por medo de ser invasivo ou antiético?

Com as novas formas de comunicação, também surgiram dúvidas sobre como proceder nessas situações. Afinal de contas, a invenção dos smartphones e a facilidade de acesso à internet têm afetado, cada vez mais, a relação entre pacientes e profissionais.

O WhatsApp pode ser vantajoso para o trabalho. Porém, é preciso que haja alguns limites — norteados, principalmente, pelo código de ética da profissão. Confira, ao longo deste post, como trabalhar com o WhatsApp marketing da melhor forma para você e seus pacientes!

Separe o número pessoal do profissional

Ainda que o WhatsApp seja uma poderosa ferramenta de aproximação, ele pode causar desconfortos e até quadros de estresse se não utilizado de forma equilibrada.

Uma ótima saída para que os limites necessários entre sua vida pessoal e profissional não se desfaçam é possuir números diferentes. Ou seja, mantenha um aplicativo para seus assuntos pessoais e outro (geralmente em um celular próprio da clínica) para os assuntos do consultório.

Existem clientes de todos os jeitos, e é importante entender o perfil dos seus para que o relacionamento se torne forte e duradouro.

Elabore horários de atendimento

Assim que realizada a separação entre os números, é imprescindível que você elabore horários de atendimento pelo aplicativo. Isso porque o WhatsApp tem como característica principal o contato full time com as pessoas, dando a sensação de que as respostas serão instantâneas.

Para que não haja mal-entendidos, é interessante que todos esses pontos sejam alinhados na 1ª consulta do paciente, de forma presencial. Por isso, deixe bem claro os horários que você estará disponível e em qual número.

Podem haver exceções se houver casos urgentes que precisam de atenção imediata, e caberá ao profissional conduzir da melhor forma esse processo. Fazer isso com excelência é uma ótima forma de fidelizar seus clientes e tornar a relação mais humana — algo indispensável para o sucesso de seu negócio.

Use para tirar dúvidas dos pacientes

É muito comum que as dúvidas não sejam todas sanadas no momento da consulta. Aliás, muitas delas vão surgir um bom tempo após os atendimentos.

Essa insegurança não é legal nem para o paciente, nem para o profissional, pois pode atrasar tratamentos e causar transtornos. Por isso, utilize o WhatsApp marketing para diminuir os receios que eles possam demonstrar.

Mas lembre-se: isso não significa que você tem que estar disponível o tempo todo para que eles não se sintam inseguros. Isso só traz estresse e desconforto.

Utilize para otimizar o tempo em buscas de informações

Outro ponto em que o WhatsApp pode ser bastante útil é na melhoria da experiência do paciente na clínica.

Um dos insumos mais valiosos que todos temos é o nosso tempo, ainda mais nos dias de hoje, em que tudo caminha tão rápido. Portanto, um atendimento — desde a chegada do paciente até o seu retorno — pode garantir o sucesso do seu consultório (se feito de forma otimizada, é claro).


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Como isso funciona na prática? Utilize o aplicativo para poupar o tempo e reduzir burocracias ao enviar resultados de exames. O mesmo vale para o outro lado: permita-se receber, por meio do aplicativo, um documento que precisa ser anexado à ficha do paciente, por exemplo.

Muitas dessas etapas podem ser eliminadas se o WhatsApp for aplicado da maneira citada. Além disso, ele é uma poderosa ferramenta para lembrar os clientes dos horários das consultas — fato que diminui muito o número de faltas e, consequentemente, otimiza a agenda do profissional.

Nunca faça consultas pelo aplicativo

Talvez esse seja o ponto que mais bata de frente com o código de ética odontológico. Isso porque o paciente vai insistir muitas vezes para que isso ocorra, e você vai se sentir impelido a atendê-lo.

Apesar de o aplicativo aproximar muito as relações, nenhuma informação compartilhada pelo WhatsApp pode substituir o atendimento presencial, no qual o dentista estará consciente do estado geral do seu paciente.

Portanto, utilize essa ferramenta para estreitar e fortalecer os relacionamentos. No entanto, você não deve, nunca, substituir uma consulta real por uma troca de informações feita por meio de um aplicativo.

Transmita conteúdos relevantes e informativos

Quer fazer um trabalho realmente bom e superar as expectativas de seus pacientes? Então, é indispensável prestar atenção neste tópico. Isso porque, muito além do que somente estar presente para tirar dúvidas e atender urgências, seja de forma virtual ou presencial, você deve realizar um trabalho de marketing de conteúdo.

Isso significa que, além de responder sempre em tempo, você também deve aquecer o relacionamento com seus pacientes por meio da divulgação constante de conteúdos relevantes e informativos, que podem agregar algo à experiência do cliente.

Uma boa forma de planejar isso é separando as dúvidas mais frequentes e divulgar as respostas de forma ampla para que eles não precisem perguntar sempre. Mas atenção! Evite encher a caixa de entrada de seus clientes, pois isso pode se tornar uma ação negativa.

Portanto, encontre o equilíbrio de divulgar conteúdos relevantes sem ser invasivo ou irritante.

Estreite a relação com seus pacientes

A invenção do WhatsApp abriu a possibilidade de um contato mais horizontal e próximo com o seu cliente. Essa novidade permite que o profissional que o paciente tanto gosta e confia se torne mais próximo, como um dentista da família nos tempos mais tradicionais.

É essa a tendência das abordagens entre profissionais e clientes em todos as áreas e, além do mais, é uma ótima forma de otimizar as relações e salientar a importância de laços mais próximos.

Conseguiu entender melhor as vantagens de utilizar o WhatsApp marketing em sua clínica? Esperamos que, com essas dicas, a sua relação com seus pacientes se fortaleça e você consiga surpreendê-los positivamente cada vez mais!

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Postado em 30/10/2017.


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