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Qual a importância do atendimento omnichannel na clínica odontológica?

O atendimento omnichannel em clínica odontológica é a solução ideal para satisfazer às mudanças de comportamento do consumidor. Conhecidos como pacientes 3.0 ou pacientes digitais, eles são um exemplo dos impactos da tecnologia na área da saúde.

Esse novo perfil busca no consultório a mesma agilidade que encontra para usufruir outros serviços. Sempre conectado, o paciente digital pesquisa e compara os atendimentos odontológicos, priorizando o agendamento on-line ou pelo call center.

Além do conforto e agilidade para marcar as consultas, esses consumidores também esperam qualidade e satisfação no atendimento. Mas, como o omnichannel pode ajudar a se conectar e aumentar o engajamento com o paciente digital?

É o que você vai descobrir neste post. Vamos explicar um pouco mais sobre esse modelo de atendimento, os benefícios para a clínica e seus pacientes, além das estratégias para implementá-lo. Preparado?

O que é atendimento omnichannel?

A tecnologia ampliou a oportunidade de conexão entre pacientes e os serviços odontológicos. Contudo, outro grande desafio para o setor é também humano: melhorar a satisfação do cliente.

E é justamente esse o objeto do atendimento omnichannel: aperfeiçoar a conexão entre o consumidor e seu negócio. Para tanto, esse modelo busca integrar e sincronizar todos os canais de comunicação da sua clínica odontológica, os quais devem seguir os mesmos princípios, ou seja, falar a mesma língua.

Na prática, esse atendimento faz com que o cliente não sinta diferença quando está em contato com seus canais. Independentemente da plataforma, a experiência é sempre a mesma.

Quais os benefícios desse modelo de atendimento em uma clínica odontológica?

Embora o foco do atendimento omnichannel esteja no consumidor, ele traz diversos benefícios para sua clínica. Listaremos as principais vantagens da adoção dessa estratégia. Vamos conferir?

Melhoria da experiência do paciente

Como você viu acima, o paciente digital quer agilidade ao procurar os serviços da clínica odontológica sem abrir mão de um atendimento de qualidade.

O modelo omnichannel serve para melhorar a percepção do consumidor em relação aos serviços prestados, oferecendo uma experiência memorável. Para a clínica odontológica, esse investimento pode resultar na fidelização dos clientes.

Além disso, consumidores bem-atendidos podem recomendar seu empreendimento para amigos e parentes. A propaganda boca a boa é espontânea e excelente para atrair novos clientes.

Maior agilidade no atendimento

No omnichannel, é possível acompanhar o atendimento realizado em todos os canais de seu negócio. O histórico dessa comunicação diminui o tempo gasto para acessar informações já coletadas.

Isso dá maior fluidez em cada contato com sua clínica odontológica. De quebra, você evita lidar com reclamações dos pacientes que precisam repetir informações a cada novo contato com seu negócio.

Ampliação do conhecimento sobre o paciente

As interações com o consumidor via canais de comunicação são perfeitas para você construir um banco de dados com informações desses clientes.

Os dados obtidos permitem a elaboração de um perfil detalhado sobre cada paciente. Assim, você consegue identificar se o seu plano de ação tem gerado os resultados alcançados ou até mesmo definir novas estratégias de negócio.

Aumento do potencial de conversão

O atendimento omnichannel consegue acompanhar toda a jornada do paciente, ou seja, todas as etapas em que o cliente passa até a consulta. É a oportunidade que você tem de ajudá-lo a tomar a decisão de agendar um atendimento.

Além disso, as oportunidades de conversão são maiores quando ele consegue esclarecer suas dúvidas rapidamente. Com isso, você impulsiona agendamentos de consultas on-line, por exemplo.

Mais visibilidade da clínica

Infelizmente, são poucos os negócios no mercado odontológico que empregam o omnichannel. Isso significa que a adoção dessa estratégia já o coloca passos à frente da concorrência.

Sua clínica também tem a imagem fortalecida no mercado quando estabelece um padrão no atendimento. E mais: as boas práticas geram maior visibilidade à sua clínica odontológica.

O que fazer para aplicar o omnichannel em sua clínica?

Você acabou de conferir alguns dos benefícios obtidos com o omnichannel. No entanto, a ideia de reunir diferentes canais de atendimento só se mostra eficaz quando são tomados alguns cuidados. Confira nossas dicas para implementar esse modelo em sua clínica odontológica e usufruir de suas vantagens.

Invista em tecnologia

A tecnologia é uma grande ferramenta para a implementação do atendimento omnichannel. Porém, é preciso ter à disposição os recursos necessários para garantir a sincronização entre todos os canais.

Atualmente, existem sistemas integrados voltados para as necessidades das clínicas odontológicas. Eles não apenas ajudam a centralizar os diferentes canais de comunicação, como também garantem a otimização e automatização de diferentes processos.

Estabeleça a padronização entre os diferentes canais

O atendimento integrado e impecável depende de uma estratégia bem definida de acordo com os objetivos estratégicos, a missão e os valores de sua clínica.

É importante também estabelecer uma padronização de linguagem adequada ao perfil de pacientes que você costuma atender. No chat, telefone ou nas redes sociais, elabore um padrão de atendimento que seja compreensível ao consumidor.

Capacite sua equipe

A experiência omnichannel não diz respeito apenas à integração dos canais e envolve ainda o alinhamento de experiências nas diferentes plataformas. Por isso, é essencial preparar a equipe para melhorar o atendimento ao consumidor.

Depois de definidas as estratégias de negócio de sua clínica e a linguagem a ser adotada, é hora de promover treinamentos com a equipe para a padronização do atendimento conforme o planejamento.

Avalie as ações de atendimento

Os sistemas integrados fornecem uma riqueza de dados que ajudam a conhecer melhor seus clientes. Por isso, é importante uma avaliação de desempenho constante dessas informações para prever tendências, identificar as demandas dos consumidores e antecipar soluções.

Converta sua clínica em uma franquia odontológica

Falamos muito sobre a tecnologia e a importância que tem para a implementação da estratégia omnichannel. Isso pode ser trabalhoso caso você ainda não possua os recursos necessários para colocá-la em prática.

Uma alternativa que pode ajudar a resolver esses e outros problemas de gestão é converter seu negócio em uma franquia odontológica. Afinal, ela já possui reconhecimento no mercado e tem a experiência necessária para transformar sua clínica em um empreendimento de sucesso.

E o mais importante: a franquia conta com a tecnologia necessária para implementar o atendimento omnichannel. Você pode ter à disposição um sistema de call center para ajudar nos agendamentos passivos e ativos, ferramentas para agendamento on-line e sistemas integrados que otimizam a análise de dados e demais processos do negócio.

Este artigo trouxe o omnichannel, um modelo de atendimento perfeito para atender às exigências do paciente digital. Você viu que os benefícios dessa estratégia são muito positivos, além de dicas para implementá-la em seu negócio.

Já que você se interessou pelo atendimento omnichannel em clínica odontológica, acreditamos que você vai gostar de ler nosso artigo sobre transformação digital em odontologia e os impactos que ela pode gerar. Até a próxima!

 

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