Entender como ganhar dinheiro em cidade pequena pode ser uma ótima oportunidade para quem busca alcançar êxito com a abertura do próprio negócio. Isso porque, se trata de uma região que oferece várias oportunidades para quem busca empreender mesmo com pouco habitantes, já que conta com a redução de concorrência, demanda quase exclusiva, entre outros. O ramo da saúde é um ótimo investimento, já que se trata de um dos mercados que mais crescem no país, tendo como opção a clínica odontológica.
No entanto, para alcançar os resultados esperados, é fundamental que alguns pontos sejam levados em consideração, como as principais demandas da população, ramos de atuação que ainda não existem no local ou que apresentam pouca oferta, perfil e hábitos do consumidor.
Para ajudar nesse processo, elaboramos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e mostrar como ganhar dinheiro em cidade pequena. Acompanhe!
1. Qual a importância das cidades pequenas para a economia?
Vários são os negócios que contribuem para a manutenção da economia em cidades pequenas, como pecuária, agricultura, turismo e, até mesmo, a inserção de indústrias na região.
Sendo assim, as cidades pequenas também podem proporcionar uma boa contribuição para a economia, desde que o empreendedor consiga estabelecer o seu negócio com base com as reais demandas do local. O que vem chamando a atenção para que várias pessoas apostem nesse tipo de investimento.
2. Quais as vantagens de abrir um negócio em cidade pequena?
Existem diversas vantagens que podem ser obtidas por meio da abertura de uma empresa em cidade pequena. Entre as principais podemos citar:
- concorrência menor, pelo fato do mercado ser menos competitivo, o tempo para que consiga se destacar e alcançar um bom lucro é reduzido;
- várias oportunidades para serem exploradas, já que em alguns locais os produtos e serviços quase não chegam;
- quase todos os indivíduos se conhecem, facilidade o alcance do reconhecimento na região e indicação dos clientes para pessoas próximas;
- agilidade, já que em uma cidade menor tudo é mais perto e rápido, além do acesso ao estabelecimento ser mais simples.
3. Qual tipo de negócio para abrir em cidade pequena?
Vamos mostrar alguns modelos de negócio que podem ser explorados por quem busca abrir um negócio de sucesso em cidade pequena.
Food Truck
Os food truck ainda é uma ótima opção para quem pretende abrir o próprio negócio vendendo comidas na rua, inclusive em cidades pequenas. No entanto, antes de montá-lo é necessário fazer uma análise para verificar se a cidade que pretende atuar já tem empreendedoras trabalhando com esse formato.
Caso exista, você precisa identificar quem são concorrentes, seus pontos fortes e fracos, além do que pode ser feito para apresentar um diferencial e se destacar diante dessa competitividade.
Agora, se ainda não existir ninguém investindo nesse tipo de negócio, você precisa saber os motivos, e quais ações devem ser aplicadas para que seu food truck seja bem-aceito na região e possa ter um funcionamento sólido.
Pet shop
A maioria das pessoas gosta de animais de estimação, e quem tem um está disposto a gastar o que for necessário para que eles sejam bem cuidados, o que faz com que o pet shop também seja uma boa ideia para ganhar dinheiro em uma cidade com menos habitantes.
Contudo, para aumentar as chances do seu êxito, é preciso apostar na inovação, além de disponibilizar serviços diferenciados, de qualidade, satisfação e uma experiência única aos clientes. Outra recomendação é estar atento aos concorrentes, e buscar sempre superá-los com boas estratégias para captar, fidelizar e conquistar um público maior.
Academia
A cada dia, as pessoas estão buscando cuidar da saúde e bem-estar por meio de hábitos mais saudáveis, como manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Outro ponto, é a preocupação de manter uma boa aparência física, com a finalidade de aumentar a autoestima e sentir-se bem consigo mesmas, fazendo com que não meçam esforços para investir dinheiro em alternativas para alcançar o padrão de beleza pretendido.
Diante desse cenário, as academias têm conquistado um espaço relevante quando o assunto é as melhores oportunidades de negócios em cidade pequena, já que o estabelecimento que conta com profissionais qualificados e dispostos a ajudar seus clientes a chegar nos resultados esperados, com uma boa infraestrutura, aparelhos novos, e outros fatores podem gerar excelentes lucros.
Venda de doces gourmet
A venda de doces gourmet também é uma área de atuação promissora, e muitos empreendedores já entenderam o potencial desses produtos e estão faturando alto com eles.
A vantagem é que é um negócio fácil de começar considerando que não exige um valor muito alto para investimento inicial. No entanto, apesar da facilidade de inserir nesse ramo, os retornos podem ser bastante positivismo, considerando que o lucro com as vendas dos doces pode ser muito satisfatório.
Quem trabalha fazendo doces para vender tem a sua disposição vários locais para atuar, como em sua residência, estabelecimentos, porta em porta, redes sociais e demais. Outra ideia é montar kits para serem vendidos em datas especiais ou abrir uma confeitaria.
No entanto, é necessário ter em mente que para conquistar os clientes e aumentar as chances de sucesso é importante conhecer as técnicas para fazer esses doces, que podem ser aprendidas por meio da realização de cursos (presenciais ou online), por exemplo.
Lojas de roupas
Um problema que pode ocorrer em cidade pequena é o das pessoas terem dificuldades para comprar roupas, devido ao fato de terem poucos estabelecimentos oferecendo esse tipo de serviço, além da falta de shopping, brechós etc.
Por esse motivo, abrir uma loja de roupas não apenas vai fazer com que consiga se estabelecer como empreendedor no local, como também pode aumentar o seu reconhecimento nos municípios vizinhos. Isso poderá fazer com que se torne uma espécie de substituto dos grandes centros para quem procura boas opções para renovar o guarda-roupa.
Barbearia
O ponto positivo desse tipo de negócio é que são poucos equipamentos necessários para montá-lo, o que significa que o investimento e nem o espaço físico deve ser grande para que o empreendedor inicie suas atividades. Outra boa notícia é que se trata de um serviço necessário em qualquer tipo de região, então, o recomendável é buscar se especializar para se tornar referência na cidade e alcançar bons lucros.
Salão de beleza
Geralmente, a concorrência do salão de beleza é grande em qualquer cidade, independentemente do seu tamanho, já que é um segmento bastante disputado devido ao número de clientes disponíveis para pagar por esse tipo de serviço.
Caso seu sonho seja empreender nessa área, esse não é um motivo que deve ser usado para te desmotivar, muito pelo contrário, ainda som é possível obter bons lucros com esse negócio, desde que consiga realizar uma boa pesquisa de mercado, identificar as necessidades do público-alvo, segmentar o negócio e investir boas técnicas e tendências para apresentar um diferencial competitivo.
Padaria
É uma outra ótima oportunidade de como ganhar dinheiro em cidade pequena, já que são essenciais em qualquer cidade. Para se diferenciar com o que já existe no mercado, o ideal é investir em um ambiente confortado, com produtos de qualidade, diferenciados e com um bom sabor, que seja aquele marcante, que faça com que os clientes fiquem com água na boca e queiram sempre os consumir.
Além disso, também é necessário um bom atendimento, que faça com que as pessoas se sintam bem recepcionadas e respeitadas.
Além de vender pão, que é o produto carro do negócio, você também pode apostar em alguns itens de mercadinho, doces e demais opções que motivem as pessoas a sempre aparecerem no estabelecimento quando quiserem comer algo bom.
Bar
Em todas as cidades é possível encontrar pelo menos um bar, mesmo que seja pequeno. Isso porque, se trata de um empreendimento que oferece momentos de lazer e descontração aos moradores.
Nesse caso, para conquistar o seu espaço, é muito importante oferecer as bebidas na temperatura adequada, lugares confortáveis para que as pessoas possam sentar e conversar, além de ser de fácil acesso para os clientes. Caso pretenda se inovar, uma ideal é criar algum tema para torná-lo mais divertido.
Distribuidora de bebidas
O mercado de bebidas é muito amplo no país, criando muitas oportunidades. A concorrência tem um número significativo, mas as possibilidades de êxito são bem grandes também, desde que diferenciais competitivos sejam criados. Afinal, com criatividade, força de vontade e disposição é possível oferecer os melhores serviços, conquistar e fidelizar o público, além de vender mais.
Loja de material de construção
É um modelo de negócio bastante rentável, tendo em vista que sempre existe uma reforma para ser realizada ou a construção do tão sonhado imóvel próprio. Então, montar um estabelecimento de material de construção que ofereça os produtos mais utilizados, com um bom atendimento e preço justo, pode fazer com que seu negócio seja o mais conhecido e buscado da região.
Loja online
Com o avanço da tecnologia e o aumento frequente de usuários na internet, os e-commerces estão entre os negócios mais promissores dos próximos anos, além da possibilidade de ganhar dinheiro sem sair de casa.
Existem várias oportunidades para trabalhar na internet, e que podem ser exploradas por empreendedores que estão em busca de novos desafios. Entre suas vantagens está a viabilidade de começar o negócio com pouco dinheiro, sem a exigência de um amplo espaço físico, variedade de ramos que podem ser explorados, além das expectativas de faturar muito.
Para aumentar as chances de alcançar bons números, é fundamental conhecer bem o nicho de mercado no qual pretende se inserir e as tecnologias envolvidas no negócio.
Clínica odontológica
O mercado de odontologia é um dos que mais se destaca quando falamos de áreas em alta no mercado e que se encontram em um desenvolvimento sólido. Quando falamos em franquia, os resultados são mais animadores. Entre os principais motivos estão:
- aumento da preocupação das pessoas com a saúde bucal, onde hoje elas entendem o quanto é importante ir ao dentista com regularidade;
- aumento da procura por serviços na área de odontologia estética, serviços que possuem grande margem de contribuição e lucratividade;
- ineficiência dos serviços públicos, fazendo com que os pacientes procurem atendimento em uma clínica particular.
4. O que considerar ao escolher?
Para aproveitar as oportunidades e conseguir manter um negócio com grandes probabilidades de crescimento em uma cidade pequena, é essencial que você considere vários pontos.
Por exemplo, é preciso realizar uma pesquisa de mercado para descobrir as melhores chances existentes na cidade que pretende empreender. Essa ação é muito importante para que possam ter uma noção precisa dos perfis e hábitos de consumo dos potenciais clientes, avaliar as estratégias aplicadas pelos concorrentes, além de conhecer melhor os fornecedores.
Esse tipo de pesquisa pode ser difícil e desafiadora para algumas pessoas, contudo você pode contar com um passo a passo para tornar esse processo mais simples e rápido, por exemplo: observar o funcionamento da cidade, principais produtos e serviços disponibilizados para os moradores, qualidade dos itens oferecidos e demais, já que isso vai permitir que consiga formar as melhores ideias para ganhar dinheiro.
Também é importante avaliar os moradores, averiguar se realmente existe um número suficiente de eventuais clientes para o ramo de atuação que tem em mente.
Mesmo nas cidades pequenas, sempre há demandas que precisam ser solucionadas e que não estão sendo percebidas para os empreendedores lá estabelecidos, por esse motivo, apresentar um olhar clínico para o mercado vai permitir que consiga entender quais são os principais problemas e criar oportunidades de negócio pouco exploradas.
5. Por que o setor de franchising é uma boa opção?
Com o passar do tempo, as franquias vêm ganhando um espaço bastante considerável na economia do país, tornando-se uma tendência promissora para os empreendedores que estão iniciando sua carreira.
Há um número grande de franquias à venda, além de contar com uma marca já consolidada no mercado, o que vai aumentar a confiança dos clientes e as perspectivas de lucros, além de poder contar com um ótimo suporte, que envolve várias questões como auxílio na gestão, treinamentos e demais conhecimentos importantes para quem está iniciam sua carreira sendo dono do próprio negócio.
6. Como abrir uma franquia em cidade pequena?
Para atingir os resultados esperados com a abertura de uma franquia em cidade pequena, é necessário, em um primeiro momento identificar as oportunidades de negócio do local, bem como concorrentes, público, e números previstos pelo franqueador para aquela região.
É preciso averiguar se esse número faz algum sentido e se estão compatíveis com os encontrados no mercado e na área escolhida para exercer as atividades. Outro ponto é a qualidade do suporte oferecido pela marca, como uma franquia de saúde, por exemplo.
Com tantas alternativas disponíveis nesse modelo de negócio, é importante buscar por uma franquia no ramo que você goste e tenha prazer em trabalhar, considerando que é preciso se dedicar bastante para que o estabelecimento se desenvolvia, e isso é muito mais simples quanto se trata de algo que você tenha uma certa afinidade.
O mais indicado é que seja um negócio de alto consumo, e que gere uma certa novidade para a cidade, assim não será somente mais uma empresa a concorrentes com aquelas que ali já se encontram.
Além do que já foi mencionado até aqui, existem algumas medidas que você pode implementar para iniciar sua franquia com mais segurança. Confira a seguir!
Crie um planejamento financeiro
Antes de tudo, é primordial elaborar um planejamento financeiro eficiente. Esse plano precisa considerar o montante que deve ser investido na abertura e manutenção do negócio nos primeiros meses, enquanto a entrada no caixa ainda não for o suficiente para cobrir as despesas. Desse jeito, fica mais fácil se organizar financeiramente para encontrar o momento em que se encontra mais preparado para empreender.
Identifique os riscos e as oportunidades
Além disso, é importante compreender que, apesar dos benefícios que certo modelo de negócio pode propiciar, nenhum negócio é garantia absoluta de sucesso, já que da mesma forma que ocorre com qualquer investimento promissor, riscos envolvidos estão presentes, e é necessário avaliá-los para encontrar as oportunidades.
Procure um franqueador de confiança
O franqueador precisa ser um parceiro para o franqueado, por esse motivo, é imprescindível contar com um modelo de negócio já testado e aprovado, e que tenha toda estrutura necessária para disponibilizar treinamento, oferecer procedimentos padronizados e suporte sempre que preciso.
Sendo assim, o indicado é fazer uma boa pesquisa a respeito dos franqueadores para acertar na escolha e ficar satisfeito com o investimento realizado.
Saiba qual é o seu papel como franqueado
Já falamos das obrigações do franqueador, como oferecer treinamentos e suporte, por exemplo. Mas, é fundamental que as duas partes estejam comprometidas com o êxito da franquia. Portanto, é preciso ter em mente que tudo isso é um trabalho em equipe.
Então, o papel do franqueado nesse processo também precisa estar claro, como a realização de um bom gerenciamento da equipe de funcionários, realizar as compras adequadamente, ter um bom controle de estoque, trabalhar nas ações de divulgação e análise do local e demais, além da manutenção dos padrões de qualidade determinados pela matriz.
Vantagens da franquia Sorridents
Nessa lógica, investir em uma clínica odontológica com marca conhecida pelo público assegura vantagens relevantes e bastante competitivas para o seu negócio. Por exemplo, a Sorridents é uma das maiores e conceituadas redes de clínica odontológica da América Latina. Com seus modelos de franquias, hoje, a rede é formada por mais de 400 clínicas espalhadas por todo o Brasil. Entre as principais vantagens estão:
- empresa testada e aprovada;
- custos reduzidos;
- suporte completo e constante;
Tudo isso vai levar a um modelo de negócio muito mais sólido, que proporciona uma maior traquilidade para manter uma gestão eficaz, capaz colocar sua clínica à frente dos concorrentes e gerar resultados incríveis.
7. Por que é importante manter um bom relacionamento com o cliente?
Um dos segredos do crescimento do empreendimento e ter todo cuidado possível para manter um relacionamento próximo e saudável com os consumidores. Isso ocorre pelo fato de que, quando o cliente é bem atendido, as chances dele voltar e fazer novas compras ou contratar serviços são muito maiores, fora as possibilidades de indicar a empresa para pessoas próximas, contribuindo para o aumento da cartela de usuários da empresa.
Em uma cidade pequena, esse contato é ainda mais intenso, já que o público costuma identificar muito com o dono do negócio. Ou seja, quando mais o empreendedor for conhecido e querido no local, mais sucesso o negócio poderá ter.
Dito isso, é muito importante buscar por um formato de negócio que tenha a cara da região alinhado com a inovação e estratégias para atender o cliente da melhor maneira.
8. Como divulgar o negócio em cidade pequena?
Há muitas formas de divulgar o negócio em cidade pequena. Separamos algumas delas.
Invista em outdoors
Como a cidade é pequena, você pode espalhar outdoors em pontos estratégicos divulgando seus produtos e serviços. Para melhorar os resultados, verifique antes onde eles poderão ser visualizados e chamar a atenção de uma quantidade maior de pessoas.
Divulgue em jornais
Esse é um canal de comunicação muito usado por pessoas acima de 30 anos, que é uma faixa etária que costuma ser bastante elevada em cidades pequenas. Então, usar esse meio também pode ser uma ótima ideia para conquistar um bom retorno.
Faça panfletagem
Essa é uma forma comum de se fazer propaganda, principalmente no centro da cidade, e que pode fazer com que o cliente conheça o estabelecimento e se interesse pelos produtos e serviços. Para melhorar a abordagem, você pode disponibilizar brindes ou descontos para quem apresentar o panfleto.
Aposte no marketing digital e de conteúdo
Uma estratégia muito interessante é o marketing digital e de conteúdo, onde são criados materiais relevantes em algum site, blog ou newsletter da empresa, com foco no consumidor. Aos poucos, o negócio consegue criar uma autoridade no ramo de atuação, o que vai fazer com que se torne referência a respeito do tema que domina.
É necessário ressaltar que, caso opte pode investir nessa prática, é primordial criar um conteúdo de qualidade e que realmente consiga oferecer conhecimentos e esclarecer as dúvidas dos usuários.
Use as redes sociais
Nos dias atuais, a maioria dos indivíduos utiliza pelo menos uma rede social para interagir com outros usuários ou marca. Devido a esse fato, é necessário ter uma presença forte nas redes sociais onde o seu público-alvo se encontra presente, afinal, não adianta contar com essa ferramenta se os seus eventuais clientes não estão lá para conhecer os produtos, serviços e soluções que a empresa oferece.
Crie programas de fidelização
Os programas de fidelização funcionam para a divulgação da marca, bem como para engajar os consumidores mais ativos. Geralmente, é realizada uma tabela de pontos, que são adquiridos conforme o cliente faz suas comprar. Ao alcançar certa pontuação, ele poderá trocá-la por promoções, descontos ou brindes do próprio negócio.
Conte com a indicação dos clientes
A propaganda que a empresa recebe espontaneamente devido a uma boa experiência do cliente também pode gerar bons frutos. Além das qualidades da marca se espalharem de forma rápida pela cidade, muitos consumidores preferem contar com os produtos e serviços de uma empresa em que pessoas próximas utilizaram, já que isso gera uma segurança maior em não fazer a escolha errada.
Como pode perceber, existem várias oportunidades quando você pensa em como ganhar dinheiro em cidade pequena, então, para acertar na escolha, basta analisar o mercado e busca aquela que mais se identifica com o seu perfil e propósito a curto, médio e longo prazo. Além disso, aproveite para seguir as dicas apresentadas em prática para acertar nas estratégias aplicadas e elevar as chances de sucesso.
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