Por que investir no setor de odontologia? Vem conferir! | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Por que investir no setor de odontologia? Vem conferir!



O mercado de odontologia demonstra bons resultados, pois está em expressivo crescimento. Alguns setores apresentam números ainda mais significativos e importantes, como é o caso das franquias odontológicas.

Nesse sentido, é importante destacar que de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o ramo odontológico é um dos que mais se destaca no mercado. Por exemplo, na última década, o faturamento foi mais de R$ 38 bilhões.

Isso ocorre porque a quantidade de pessoas que se preocupa com saúde bucal aumentou consideravelmente. Uma pesquisa realizada pela CFO mostrou que nove a cada dez brasileiros pensam ser necessário ir ao dentista com regularidade e, assim, cerca de 70% frequentam o dentista. Continue a leitura saiba por que investir no setor de odontologia!

3 motivos para investir no setor de odontologia

Existem diversos motivos para investir no ramo odontológico. Pois, é um setor que está em constante desenvolvimento. Conheça alguns motivos que vale a pena você investir nessa área!

1. Elevada preocupação com saúde bucal

O Ministério da Saúde efetuou a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a qual mostra que o brasileiro tem que preocupado com a saúde de seus dentes. A população percebeu que é preciso ter uma excelente saúde bucal e isso é muito positivo para o mercado odontológico.

Assim, pesquisas demonstram que existem uma queda significativa nas cáries dentárias em todas as regiões. Além disso, a busca por tratamento dentário elevou em 30%. Atualmente, o Brasil, é um dos destaques no tratamento dentário no mercado mundial, conforme uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Saiba que esses números melhoram o mercado, ocasionando mais chances para os profissionais que desejam investir no setor de odontologia. Entretanto, mesmo com essa elevação exponencial, a estimativa é que mais 50% dos cidadãos necessitam de tratamento dentário. Essa característica deixa os dentistas mais satisfeitos com a melhora do setor.

2. Serviço público ineficiente

Muitas vezes o governo não tem verba para pagar um serviço de boa qualidade a todos os cidadãos, e esse alcance é muito reduzido no setor odontológico. Então, essa é uma chance para os profissionais atenderem essa demanda, podendo atender uma parcela da população que não apresenta condições para pagar um tratamento de elevado custo.

Desse modo, o atendimento com preços mais reduzidos proporcionam lucros, já que absorve uma elevada quantidade de pessoas, isto é, o investidor fatura por causa da quantidade de clientes atendidos, sobretudo se focar nas funções mais simples.

3. Popularização do setor

A disseminação de planos dentários é outro aspecto que afeta diretamente no desenvolvimento do ramo odontológico. Esse serviço se tornou recorrente nos benefícios oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores.

Contudo, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) mostrou que aumentou a quantidade de brasileiros com planos odontológicos, passando os 20 milhões de usuários em 2016, representando um aumento de 2,4%. Ainda conforme o mesmo instituto, entre 2016 e 2017 enquanto os planos médicos reduziram muito, os planos odontológicos ganharam destaques.

Aumento das franquias odontológicas

Um dos estabelecimentos que mais cresceu no país foi às franquias odontológicas, se tornando ainda mais conhecida no Brasil. As franquias proporcionam diversos benefícios para os profissionais, entre eles:

  • gastos reduzidos para operação do consultório;
  • apoio na abertura do empreendimento;
  • ajuda na administração.

Logo, o sistema de franchising tem grandes chances de proporcionar um ótimo retorno sobre o investimento inicial e apresenta bom potencial de desenvolver nos últimos anos. Sendo assim, a franquia é uma ótima aposta para o mercado odontológico nos próximos anos.

Serviços ofertados em uma clínica odontológica

São muitos os serviços que podem ser oferecido em uma clínica odontológica, que vão desde atendimentos simples, de rotina, até trabalhos muito especializados e profissionais. Sendo que esses serviços podem ser:

  • exames odontológicos;
  • procedimentos clínicos de rotina, por exemplo, de limpeza e obturação simples;
  • extração;
  • cirurgia simples, como retirada de siso que não apareceu;
  • trabalhos de periodontia e endodontia;
  • tratamento das gengivites;
  • trabalhos restauradores, como selante, resina e amálgama.

Crescimento das franquias odontológicas

O crescimento e o sucesso do sistema de franquias odontológicas são constantes e podemos mostrar isso para você. Confira as informações a seguir!

Elevação das unidades franqueadas

É perceptível o aumento da quantidade de franquia odontológica no mercado brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), existem mais de 30 redes franqueadoras presentes no Brasil, sendo mais de uma por estado.

Gestão simples

Quando o investidor decide empreender em uma marca reconhecida e com um plano de negócio formado, as chances de sucesso elevam significativamente, sendo um pontapé inicial na carreira do profissional.

Aumento do alcance

Por muitos anos, os serviços odontológicos não eram acessíveis para a maioria da população, dificultados o atendimento a todos que necessitam cuidar da saúde bucal. O aumento do alcance dos serviços odontológicos é outro motivo que explica a significativa expansão de franquias odontológicas.

 Franquia odontológica: retorno financeiro

A franquia odontológica é apontada por pesquisadores como o modelo mais benéfico para dentistas recém-formados, o sistema de franchising tem chamado atenção dos empreendedores de várias áreas, que procuram por uma organização lucrativa com retorno financeiro seguro e rápido.

Alguns investidores têm apostado em algumas franquias por causa do sucesso comprovado da marca, que proporciona aos seus franqueados vantagens e auxílio importante para evitar qualquer falha. Algumas marcas oferecem um Know-how muito vantajoso para o sucesso da empresa. Além do mais, apresentam estratégias de marketing aplicadas para a captação de pacientes, que deixam as agendas dos dentistas sempre lotadas. As estratégias de marketing efetuadas, principalmente nos meios sociais, são excelentes para o relacionamento com os clientes.

Saiba que essa aproximação com o público é muito essencial nos dias de hoje. Assim, as empresas desenvolvem métodos inovadores de gestão e de marketing, os quais são colocados à disposição do franqueado, por meio de capacitação, consultorias, treinamentos e manuais.

Assim, as franquias são capazes de proporcionar mais tranquilidade para administrar o consultório, pois elas criam um plano de qualidade para satisfazer os desejos de todos os envolvidos.

O que fazer para conseguir o retorno financeiro rápido?

É preciso que o dentista entenda sobre mercado e empreendimento. Pois, ele deve ficar atento ao mercado, mantendo-se atualizado com os novos atendimentos odontológicos e de saúde. Além do mais, é fundamental que o especialista se qualifique cada vez mais dentro de sua área odontológica e em administração de empresas. Existem diversas ofertas de especializações que podem fazer total diferença como profissional.

Saiba que uma gestão de qualidade pode fazer muita diferença para o seu consultório. Entender as contas é essencial para que uma empresa não fracasse. Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudar o profissional, como os softwares.

Alguns programas elaborados para clínica tem sistema de agendamento de consultas online, que além de ser excelente para o controle da clínica, pode ser muito vantajoso para o cliente, que terá a liberdade de marcar o horário e a data que preferir.

Além do mais, pode auxiliar na organização do atendimento, visto que o paciente não necessita comparecer até a clínica ou fazer uma ligação somente para marcar uma consulta. Dessa forma, a sua secretária pode estar disposta a solucionar temas mais importantes para o seu consultório.

Atendimento humanizado

Não se esqueça de que um bom atendimento faz toda a diferença. O cliente deve ser bem recepcionado desde o momento que entrar na clínica. Por esse motivo, é necessário buscar capacitar corretamente os colaboradores para garantir um atendimento diferenciado e humanizado.

Realizar uma propaganda também pode ser muito importante para elevar a quantidade de pacientes. É primordial esse investimento para que os clientes conheçam seu local de trabalho. Abrir uma clínica odontológica pode demorar alcançar o sucesso, mas se você realizar uma boa gestão e priorizar os pacientes, o retorno de investimento pode ser mais rápido do que você imagina e, assim, alavancar o sucesso.

Um das vantagens da franquia é o rápido retorno financeiro, pois a empresa já está consolidada no mercado e já apresenta estratégias para potencializar o atendimento e chamar atenção de novos pacientes para a clínica.

Saiba como calcular a margem de lucro da sua clínica


Quero ser franqueado


Ao realizar cálculos de sua hora no consultório, você consegue perceber vários contratempos que diversas vezes, podem não ser notados. Por exemplo, você passar a encontrar os convênios que não contribuem para o lucro da empresa, descobre onde é possível eliminar gastos e quanto pode fornecer de desconto para não afetar a margem de lucro da empresa.

Contudo, existem algumas maneiras de realizar corretamente o cálculo do lucro de sua empresa. Então, conheça uma pouco mais sobre essa ação!

Saiba seu tempo para a prestação de serviços

O empreendedor consiste em um prestador de serviços e, desse modo, ele vende parcela do seu tempo para proporcionar os melhores resultados dos seus serviços para os seus clientes. Compreendendo isso, o primeiro passo é certificar quanto tempo ele tem disponível para oferecer.

Para realizar isso, é necessário somar todo o tempo que tem para realizar seus serviços durante o mês. Contudo, é preciso separar o tempo que não usa, como pausas para o café, reuniões, possíveis problemas de chegadas e saídas, realizado isso, será mais simples saber quantas horas produtivas fará durante o mês.

Registre todos os gastos

É necessário saber, quais são os custos necessários para a manutenção do seu consultório, além de ser um eficiente método de gestão de clínicas odontológicas, é uma maneira de medir a margem de lucro de um jeito prático e rápido. É preciso somar tudo, até mesmo coisas de valores reduzidos, como:

  • conta de luz;
  • conta de água;
  • aluguel;
  • compra de materiais;
  • salários dos funcionários;
  • IPTU;
  • possíveis gastos mensais e anuais;
  • 13º salário dos profissionais.

Todos esses gastos mencionados acima são despesas fixas, isto é, aquelas que não mudam em relação ao número de clientes atendidos, dessa maneira, não é preciso inserir aqui os custos com materiais utilizados. O seu pró-labore e o seu salário como profissional da saúde, precisa ser informado em gasto fixo. Pois, esse valor é o que você desejar receber todos os meses.

É preciso salientar ainda a respeito dos gastos anuais, eles você precisar somar tudo e dividir pela quantidade de meses, assim você conseguirá saber quanto que gasta por mês. Dessa forma, calcule os gastos e divida pelo número de horas disponíveis, como foi falado no item anterior, assim você obterá o resultado do custo da sua hora.

Saiba os impostos

Todo mundo precisa pagar impostos, desse modo, esse gasto também precisa ser incluso em seus gastos. O preço do imposto a ser pago é variável conforme com a sua declaração, seja ela como pessoa jurídica ou física. A distinção entre elas é que, uma pessoa física necessitar pagar uma porcentagem maior de imposto, dependendo de seu salário como profissional. Já uma pessoa jurídica, normalmente, paga uma porcentagem menor de imposto.

Calcule a Margem de lucro

O lucro é o retorno que seu negócio proporciona para você. Por exemplo, você gasta 6 mil reais na manutenção mensal de seu consultório e recebe 13 mil reais no mês, seu lucro nesse período foi 7 mil reais.

Saiba que dentro de sua margem de lucro também está incluído a sua margem de negociação, isto é, o desconto que pode oferecer ao seu cliente. Caso você prefira por proporcionar um valor de desconto parecido com à sua margem de lucro, você não lucrará sobre o atendimento. Se você oferecer um desconto maior que a sua margem de lucro, você ficará no prejuízo, logo o certo é dar um valor de desconto que ainda esteja dentro da margem de lucro.

Saiba quanto vale o preço da hora

Uma das etapas mais importantes é saber qual o valor da sua hora no consultório, além de ser uma das ações de gestão de clínicas, é a hora no qual juntamos todos os dados coletados anteriormente, para saber o valor que sua hora terá. É fundamental ter sempre em vista o valor que vamos alcançar nesse cálculo e o preço mínimo que precisa ser cobrado para cada hora trabalhada, sendo preciso sempre inserir um valor a mais, para que possa ocasionar lucro.

Defina os valores dos procedimentos

Muitos dentistas têm dúvidas de como calcular o valor de algum procedimento. Para realizar esse cálculo, é essencial ter em mente que, o mínimo a ser cobrado, precisa ser parecido ao tempo que requer e ao preço do material que ser usado.

Para realizar essa conta, o profissional deve calcular os gastos fixos e o gasto fixo proporcional ao tempo do atendimento. Ou seja, caso realize um procedimento de meia hora, ele corresponderá a metade do valor gasto fixo por hora, somado ao custo dos produtos aplicados no procedimento.

No primeiro momento pode parecer difícil, ainda mais para quem está iniciando, mas sabemos que a administração de um consultório odontológico não é nada simples, nem calcular a margem lucro. Ao realizar essas contas o empreendedor encontrará diversos problemas, a partir deles, será capaz de alcançar os resultados que tanto almeja.

Proporcione facilidades de pagamentos

É essencial que o cliente encontre nos consultórios odontológicos facilidades de pagamentos. Sabemos que tem todos os serviços apresentam um valor reduzido, por causa disso é muito benéfico o especialista investir em maneira de pagamentos que ajudam a aderência de planos e procedimentos odontológicos.

Sendo assim, com facilidade pagamento, é possível o empreendedor garantir e elevar a lucratividade de seu negócio. Uma ótima opção são as máquinas que recebem cartões de crédito e débito, visto que assegura o recebimento que a clínica recebe determinado valor da parcela sem atrasos, isso não aconteceria em parcelamentos realizados em boletos. Além do mais, é necessário inserir no cálculo de lucro os serviços que foram parceladas.

Conhecendo a Sorridents Franchising

A Sorridents se destaca por ser uma das mais renomadas redes de clínicas odontológicas no mundo. Ela foi criada em 1995 e veio com a finalidade de promover e melhorar o sorriso de seus pacientes.

O sorriso mostrado pela organização é a ideia dele ser realizado sem constrangimento, com todo o cuidado estético, onde os seus clientes podem sorrir sem nenhum tipo de preocupação e vergonha. A instituição oferece diversos tratamentos acessíveis, conforto em seus consultórios, diversos serviços em apenas um local e profissional especializado.

Como funciona a franquia Sorridents?

A Sorridents tem grande força no mercado, o que proporciona lucro para os investidores. Diversos empreendedores entram em contato por esse motivo, mas é necessário que o franqueado se esforce para conseguir se destacar na área.

As clínicas são modernas, com local para atendimento infantil e garantia do processo de limpeza e esterilização é 100% confiável. Os pacientes que passam pelo consultório ficam felizes e satisfeitos com a excelência do atendimento.

O que o franqueado recebe da franquia?

O franqueado recebe todo o suporte necessário da franqueadora. A organização oferece um treinamento inicial em todos os âmbitos, sejam eles online, capacitação contínua e reciclagem. Além da consultoria de comunicação da marca, que envolve planejamento de marketing e promoções anual e materiais gráficos.

A Sorridents Franchising apresenta um pouco mais de 100 colaboradores dedicados em auxiliar os franqueados em qualquer tipo de tarefa, além também de proporcionar assessoria de jurídica, de impressa e ajuda online.

A consultoria é inserida no pacote e não existem custos, e o processo de implementação de graça. Além do mais, é realizada uma avaliação de mercado para focar no retorno financeiro e em ações de publicidade.

É necessário destacar que a tecnologia é uma das características que envolvem as franquias da Sorridents. O call center tem mais de 10 atendentes para auxiliar no processo de agendamento. A organização também tem software para melhorar o processo do time do consultório, além de estar à disposição do franqueado.

O agendamento pode ser realizado pelo cliente de maneira online, o que reduz significativamente o nível de acesso por telefone e possível fila dentro da clínica.

Como ser um franqueado da marca?

A organização disponibiliza um formulário formado por informações básicas como e-mail, nome, cidade, estado, investimento disponível e profissão. Ao enviar, o interessado vai receber conteúdos sobre os modelos de franquia e novos passos serão dados.

A Sorridents Franchising não entra em detalhes a respeito da quantidade de etapas que acontecem até a assinatura dos contratos. Caso você esteja interessado e se tornar um franqueado, preencha um formulário sem compromisso.

Portanto, investir no setor de odontologia pode ser uma ótima opção para se destacar no mercado e conseguir uma boa renda. No entanto, para isso é necessário buscar por uma franquia que se adéqua às suas necessidades e que consiga satisfazer seus desejos como empreendedor e profissional.

Conte com a Sorridents para realizar o seu sonho, acesse e saiba mais: https://sorridents.com.br/franquia-odontologica/

Postado em 08/05/2020.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin