Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Entenda agora o que é fluxo de caixa e a importância para o negócio



Como anda a realidade financeira do seu consultório? A receita dos atendimentos realizados tem sido o suficiente apenas para pagar as despesas? Talvez este seja o momento certo para você implementar o fluxo de caixa em seu negócio.

Certamente você já deve ter ouvido esse termo por aí, mas você sabe como ele funciona? Não se preocupe, pois criamos este post especialmente para falar sobre o assunto. Aqui você vai descobrir o que é fluxo de caixa e por que essa ferramenta de gestão financeira é ideal para alavancar sua clínica odontológica. Vamos lá?

Afinal, o que é fluxo de caixa?

Em linhas gerais, o fluxo de caixa é um recurso que indica a movimentação financeira da sua clínica. Ou seja, inclui os valores que você recebe a cada atendimento, mas também as outras despesas do negócio, como as contas fixas de manutenção (água, luz, telefone) e com pessoal.

Com esse levantamento em mãos, você obtém informações detalhadas sobre a saúde financeira da sua clínica. Quer ver como ela funciona em um exemplo simples?

Imagine que você decidiu oferecer uma semana com descontos em alguns tratamentos. Ao final desse período, você percebe que conseguiu uma receita 25% maior do que o previsto e obteve R$ 10 mil de faturamento. Mas aí, no momento de registrar as despesas desse período você percebe que os gastos também aumentaram chegando a R$ 8 mil.

A conclusão? A estratégia gerou um lucro satisfatório, mas as despesas quase estragaram a comemoração, sinalizando um possível erro estratégico. Sem o fluxo de caixa, esses detalhes acabam passando despercebidos.

E você? Tem registrado com disciplina todas as entradas e saídas da clínica? Se não existe um controle diário dessas informações, os dados financeiros acabam esquecidos e deixados de lado, o que pode resultar em um saldo de caixa impreciso

Esse é um problema comum a muitos negócios que acreditam que apenas grandes empresas precisam avaliar o fluxo de recursos constantemente. Não se esqueça de que organização financeira é fundamental em uma clínica odontológica, especialmente se você pensa em expandir o seu negócio

Quais as vantagens?

Ao elaborar o fluxo de caixa de sua clínica, você terá sempre uma visão real do seu negócio e vantagens como as que listamos a seguir. 

Oferece mais controle das informações financeiras

Uma das maiores vantagens dessa ferramenta é que ela levanta e projeta o saldo disponível de seu negócio. O objetivo é manter sempre um capital de giro necessário para aplicar ou investir em sua clínica e também para suprir eventuais gastos.

Ajuda a antecipar decisões

Como vimos acima, com o fluxo de caixa você consegue acompanhar e analisar o seu capital de giro. Com isso, é possível planejar as ações com antecedência.

Quanto mais preparado você estiver para gerir sua clínica, maiores são as chances de sucesso do seu plano de negócios.

Permite a redução de despesas

Quando você dispõe de informações detalhadas da movimentação financeira da sua clínica, fica mais fácil identificar onde pode haver redução de gastos.

Você pode avaliar, por exemplo, se os prazos e descontos oferecidos pelo fornecedor de protéticos têm sido vantajosos para o seu negócio. Se não for o caso, pode ser interessante tentar renegociar valores ou até mesmo procurar outra parceria.

Fornece uma análise detalhada dos ciclos operacionais


Quero ser franqueado


Que tal obter informações detalhadas sobre a movimentação financeira de cada período do ano? Com o fluxo de caixa atualizado, é possível até mesmo gerar análise de receita por ciclos operacionais.

Assim, você pode identificar os períodos com maior ou menor fluxo de pacientes e pensar em estratégias para manter o capital de giro da clínica em dia.

Como elaborá-lo?

Ainda existem pequenos negócios que fazem uso de planilhas manuais ou digitais para organizar o fluxo de caixa. Além de pouco práticas, essas duas alternativas não permitem um maior aproveitamento das informações fornecidas por essa ferramenta.

É por esse motivo que tem sido cada vez mais comum o uso de um sistema de gestão. As clínicas odontológicas já contam inclusive com um software desenvolvido exclusivamente para esse tipo de negócio.

Com ele, além de mais controle financeiro da sua clínica, você obtém melhor gestão dos dados de pacientes e procedimentos, segurança no armazenamento deles, otimizando os processos dentro do seu negócio.

Por que a franquia pode ser útil para seu fluxo de caixa?

Falamos sobre melhorar os rendimentos da sua clínica com uma melhor organização das finanças, não é mesmo? Pois adotar o modelo de franquia na sua clínica odontológica pode ser a solução para auxiliar você na realização do fluxo de caixa e também no acompanhamento da movimentação financeira do seu negócio.

Experiência compartilhada

A franquia tem uma expertise adquirida ao longo de anos de trabalho, pesquisa e atendimento. Isso quer dizer que ela dispõe e oferece ao franqueado o conhecimento necessário para o crescimento do seu negócio.

Suporte ao franqueado

Ao adotar o modelo de franquia, você receberá um acompanhamento de perto com todo o apoio necessário. Isso inclui diversos treinamentos para você e sua equipe que vão de conhecer mais as etapas do negócio até a consultoria para divulgação da marca.

O suporte ao franqueado oferece também assessoria online, assessoria de imprensa e assessoria jurídica, sempre que necessário.

Tecnologia a seu favor

A transformação digital já chegou aos consultórios, como os softwares de gestão voltados especificamente para as clínicas odontológicas que mostramos acima. Você já imaginou como seria ter um sistema desses à disposição? 

Ele não auxilia apenas no controle das movimentações financeiras do negócio. Existem outras funcionalidades que podem ajudar na rotina da sua clínica, como o cadastro dos pacientes protegido e atualizado, por exemplo.

O software de gestão não é o único recurso disponível quando você opta por um modelo de franquia. Há outras ferramentas exclusivas que só ajudam a otimizar seu negócio, tornando-o mais lucrativo e eficiente. Entre elas, temos o agendamento online e o call center.

Agora que você conheceu o que é qual a importância do fluxo de caixa para sua clínica odontológica, está na hora de colocar a mão na massa, não é mesmo? E o que você achou do modelo de franquia? Viu como ele pode ser a melhor opção para alavancar seu negócio? 

Se você gostou do nosso post e não quer perder nenhuma novidade, siga-nos nas redes sociais. Esperamos vocês no Facebook e LinkedIn. Até a próxima!

Postado em 20/03/2020.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin