Blog Saúde Bucal

8 dicas para evitar o mau hálito

Uma coisa que pode ser bastante desagradável é o mau hálito. Você pode estar conversando com alguém e nem percebe que está saindo um cheiro ruim da sua boca. Afinal, é muito difícil que a pessoa descubra sozinha que está com esse problema — na maioria das vezes, familiares e amigos mais íntimos é que acabam dando o alerta. Assim, a pessoa pode buscar ajuda e descobrir se tem mau hálito estomacal ou outros problemas bucais.

Mas calma, não é preciso se desesperar. O mau hálito não é uma doença, mas sim uma maneira que o nosso corpo tem de informar de algo não vai bem. Existem várias formas de evitá-lo, tudo depende do que está causando esse incômodo. Por isso, procurar por ajuda profissional ajudará a solucionar esse problema e se livrar do mau hálito!

Continue a leitura e confira nossas dicas de como saber qual a causa e, assim, evitar o mau hálito! Vamos lá?

Como saber qual a causa do mau hálito?

Apesar de os sinais serem observados na boca, por vezes o mau hálito pode estar relacionado a algum problema estomacal. No entanto, essa é uma parcela menor, que corresponde a cerca de 10% dos casos de pessoas com halitose, pois a questão pode ser decorrente de outros problemas de saúde, entre as causas sistêmicas estão:

  • diabetes;
  • problemas renais ou no fígado;
  • úlceras;
  • refluxo;
  • sinusite;
  • problemas respiratórios;
  • tonsilas (amídalas inflamadas).

Por mais que o mau hálito possa ter origem estomacal, a maioria dos casos são decorrentes da própria boca, mais especificamente da língua. O órgão é revestido de papilas, que são responsáveis por reconhecer os sabores e conduzir as informações para o cérebro.

Dessa maneira, existem pequenas criptas onde restos de alimentos podem se acumular. Além disso, a descamação do epitélio também pode acumular na língua, causando um odor forte devido às bactérias na região que fermentam e liberam substâncias como o enxofre.

Quais as principais causas do mau hálito?

É importante saber que o mau hálito nem sempre é causado pela falta de higiene bucal, apesar de esse ser um dos principais motivos. Outras situações e até algumas doenças podem ser responsáveis pelo problema, então é preciso conhecer as principais causas para saber identificar a sua.

Partindo do mais básico e previsível, alimentos como alho e cebola podem deixar mau hálito — e causam um cheiro bem característico e fácil de identificar. Outras causas comuns são:

Fumo

O tabaco é uma das mais de 4 mil substâncias presentes no cigarro. Seu cheiro característico é muito forte e difícil de ser eliminado, tanto das roupas, cabelo e ambiente, quanto (e principalmente) do hálito.

Boca seca

Também conhecida como hiposalivação, a boca seca é uma das principais causas do mau hálito. Isso porque uma das funções da saliva é limpar a boca e remover partículas que podem deixar um cheiro ruim.

Ingestão excessiva de álcool

O álcool também tem relação com a saúde bucal, principalmente se consumido em excesso. A ingestão faz diminuir a salivação, deixando a boca seca que, como já sabemos, é uma das causas desse problema.

Insuficiência renal ou hepática

Os rins e o fígado são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar toxinas e outras substâncias tóxicas. Quando esses órgãos não estão funcionando muito bem, essas substâncias acabam sendo eliminadas pelas vias respiratórias, causando um odor característico de urina na boca.

Doenças gástricas

Doenças gástricas, como o refluxo, por exemplo, podem causar mau hálito devido aos ácidos estomacais. Quando em contato com as bactérias da boca e com os alimentos, acabam resultando em um mau cheiro.

Falta de higiene bucal

Não é nem preciso dizer que a falta de escovação e higiene bucal completa pode causar mau hálito, né? Restos de alimentos que ficam entre os dentes, sujeira na língua e bactérias se misturam com a saliva e resultam nesse problema.

Ainda, diversas outras situações podem ser causadoras de mau hálito, como infecções na garganta, infecções pulmonares, hipoglicemia, diabetes não compensado, jejum prolongado etc.

Quais os principais tipos de halitose?

Assim como existem várias causas para o mau hálito, também existem diferentes tipos desse problema, que podem causar variadas consequências. Os principais tipos de halitose são:

Halitose objetiva

A halitose objetiva é a mais comum, que ocorre quando o cheiro é percebido pela pessoa e por todos ao seu redor. Ela pode ser causada por qualquer um dos motivos já citados, e não necessariamente terá alguma consequência física, mas pode resultar em problemas como insegurança e outros transtornos psicológicos, já que a pessoa consegue sentir o cheiro e pode ter medo de se aproximar de outras pessoas por causa disso. Seu principal sintoma é realmente o cheiro, e o tratamento vai depender de sua causa.

Halitose subjetiva

Outro tipo de halitose, que já não é tão comum, é a halitose subjetiva, também conhecida como halitose psicológica. A pessoa acredita que tem mau hálito e muitas vezes até sente o cheiro ruim, mas outras pessoas não o sentem e o dentista não consegue diagnosticar o problema. A forma de tratamento para esse tipo de halitose se dá por meio de acompanhamento psicológico.

Halitose controlada

Como o nome já sugere, esse é um tipo de halitose que pode ser controlado com a ajuda de balas, enxaguantes bucais ou outros produtos ofereçam um hálito fresco por alguns momentos. Porém, todas essas “soluções” são temporárias e, de fato, não solucionam o problema. Geralmente é causada por falta de higiene bucal, boca seca e outras causas mais fáceis de solucionar.

Como evitar o mau hálito?

Certamente, não há nada melhor do que a prevenção! Cuidar bem da sua saúde, especialmente a bucal, é uma maneira eficaz de evitar esse constrangimento. A seguir, conheça algumas dicas práticas de como evitar o mau hálito:

1. Cuide da sua saúde bucal

A melhor maneira de evitar o mau hálito é manter as bactérias longe dos dentes. Escová-los após cada refeição (inclusive lanches), usar fio dental (pode ser sempre na última escovação do dia) e aplicar enxaguante bucal são ótimas formas de prevenir o mau hálito.

2. Use o raspador de língua

Essa não é uma prática muito comum, mas deveria se tornar um hábito! Além dos dentes, também podemos encontrar inúmeras bactérias na língua. O raspador de língua pode reduzir o mau hálito por curto prazo, ajudando em situações mais urgentes.

3. Umedeça sempre a boca

Beber, em média, 2 litros de água por dia ajuda o funcionamento do organismo como um todo e hidrata a mucosa da boca. Isso reduz o mau hálito! Outra forma de ingerir líquidos e manter a boca sempre hidratada é consumindo sucos, especialmente os cítricos.

4. Coma de 3 em 3 horas

Além de fazer com que seu metabolismo trabalhe mais rápido — o que ajuda você a queimar mais calorias —, comer de 3 em 3 horas também ajuda a manter o mau hálito bem longe. Quando ficamos muitas horas sem nos alimentar, uma grande quantidade de suco gástrico é liberada. Resquícios desse ácido podem chegar até a boca por meio do esôfago, provocando o mau hálito.

5. Vá ao dentista periodicamente

Por mais que a gente escove os dentes, use fio dental e enxaguante bucal como manda o roteiro, ir ao dentista periodicamente é essencial. A única forma de limpar os seus dentes de maneira profunda é indo ao consultório de um profissional para que ele faça a limpeza. Essa é uma excelente maneira de evitar o mau hálito!

6. Evite enxaguante bucal em excesso

Mesmo que o intuito do enxaguante seja dar um hálito mais fresco, usá-lo em excesso pode ter exatamente o efeito contrário. Isso ocorre porque na composição do produto estão presentes lauril sulfato sódico e álcool, que são substâncias que provocam o ressecamento da boca.

Dessa forma, a boca fica mais sensível e pode acontecer uma descamação. Assim, há um aumento na produção de bactérias na região e, consequentemente, isso provoca o odor do mau hálito. É a mesma relação que o abuso de bebidas alcoólicas citado anteriormente.

7. Tenha uma alimentação adequada

Tudo o que colocamos em nosso corpo terá ações positivas ou negativas. O que você consome é absorvido pela corrente sanguínea, e ingredientes fortes como cebola, alho e condimentos podem deixar o mau hálito. A falta de carboidratos no organismo também faz com que haja uma quebra de ácidos graxos, o que provoca odor na boca.

8. Pare de fumar

O cigarro é um grande vilão para a saúde, e o mau hálito em decorrência do fumo pode vir até mesmo do pulmão. Se esse for o caso, utilizar balas para tentar remover o cheiro não funciona. Além de deixar o mau odor, ainda há o risco de câncer. Por isso, o melhor a se fazer é largar o vício e ter uma vida mais saudável.

Como é o feito o diagnóstico?

O melhor jeito para descobrir de onde vem o mau hálito é com a aplicação de um extenso questionário, em que se obtém informações sobre o histórico médico e odontológico do paciente. São investigados como está a vida do paciente, sua alimentação, nível de estresse e há a realização de testes salivares, além de um exame clínico detalhado.

Com base nas informações colhidas, é possível identificar de onde vem o mau hálito e quais medidas precisam ser tomadas, como mudança de hábitos, higiene bucal ou até tratamentos de produção salivar. Contudo, dependendo das causas descobertas podem ser necessárias outras prescrições.

Mesmo depois de todos os cuidados necessários, o problema persiste? Então, pode ser que seu mau hálito estomacal, e que não seja diretamente relacionado à saúde bucal. Portanto, consulte um médico e descubra a origem do problema. Assim, o profissional recomendará o que deve ser feito para que não se tenha mais medo dessa questão!

Então, quer saber como combater esse problema? Confira nosso infográfico e veja 6 alimentos que combatem o mau hálito!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada