Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Por que você deve usar o fio dental diariamente?



Para garantir a limpeza completa de sua boca, é preciso usar fio dental todos os dias. Porém, pela falta de hábito, muitas pessoas pulam essa etapa e passam a utilizar apenas a escova. É aí que mora o perigo: a sujeira fica acumulada nos locais mais escondidos e pode causar inflamação na gengiva, além de cáries.

Neste post, você aprenderá a importância de usar fio dental diariamente na higiene bucal, quais problemas podem ser evitados, os tipos de fios existentes e a melhor maneira de usá-lo. Continue a leitura!

Por que usar o fio dental é importante?

A fim de que a sua boca se mantenha saudável é necessária a utilização do fio dental quando for escovar os dentes. Se conseguir passá-lo apenas uma vez ao dia, dê preferência para o horário da noite, antes de dormir.

O fio dental consegue retirar os restos de comida que ficam acumulados entre os dentes, lugares em que a escova não é capaz de alcançar, por isso a limpeza não será eficiente sem ele. Quando resíduos de alimentos não são removidos da boca, forma-se a placa bacteriana, que causa a inflamação da gengiva — chamada gengivite — e a cárie.

O hábito de usar o fio dental precisa ser reforçado a todos os integrantes da família, especialmente os filhos, para que, desde cedo, se acostumem a fazer a higienização bucal eficiente.

E se a gengiva estiver sangrando?

Muita gente usa o fio dental apenas para retirar um pedaço de alimento entre dois dentes, caso ele incomode. Então, quando vai passar, sente um incômodo na gengiva e vê que ela sangra, já que está sensível. Nessas situações, a pessoa fica preocupada e para de usar o fio.

Porém, o sangramento acontece justamente por não usar o fio dental todos os dias. Há placa acumulada, que causa a gengivite. E, se a partir disso, a pessoa começa a usar o fio dental frequentemente, o sangramento tende a parar uma vez que sua causa, a presença de biofilme, é removida. Caso o problema continue, o recomendado é procurar o dentista.

Quais são os tipos de fio dental?

Existem fios de diferentes espessuras e sabores que atendem a todos os gostos e arcadas dentárias. Por exemplo, aqueles feitos de teflon ou nylon, são indicados para pessoas com dentes mais juntos.

Enquanto os encerados, expansivos e multifilamentosos são mais indicados para quem tem os dentes com mais espaços. Há também as fitas dentais, que são mais grossas e resistentes, e fios com ação branqueadora.

Contudo, todos eles devem funcionar essencialmente da mesma maneira, o que importa é que você encontre o fio dental que satisfaça as suas necessidades e facilite a sua higiene bucal. Existem alguns instrumentos para facilitar o seu uso para quem usa aparelho ortodôntico, por exemplo. A dica é utilizar o passa fio: um tipo de agulha de plástico que guia o fio dental e descomplica sua manipulação.

Deve ser passado antes ou depois de escovar os dentes?

O mais indicado é que o fio dental seja usado antes da escovação, dessa maneira consegue-se remover o biofilme que fica entre os dentes e escovação vem para complementar a limpeza.

Essa dica é dada por profissionais para garantir que os dois instrumentos, o fio e a escova, sejam utilizados. O que acontece com muitas pessoas, é que após escovarem os dentes, possuem a impressão de que os dentes estão limpos e deixam o fio para lá.

Contudo, as sujeiras escondidas continuam ali e podem causar diversas doenças e complicações como cáries, gengivite, periodontite, ou até levar à perda de elementos dentais.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Por isso, mais importante do que passá-lo antes ou depois da escovação, é realmente utilizar o fio dental todos os dias.

Quantas vezes ao dia deve-se usar o fio?

Depois de toda refeição e petisco, restos alimentares se acumulam na nossa boca e, o único instrumento capaz de alcançar todos esses lugares é o fio dental. Por outro lado, não é preciso passar o fio dental toda hora.

O indicado é que ele seja passado, pelo menos, uma vez ao dia e, de preferência após a última refeição, ou seja, antes de dormir. O mais importante mesmo é que se remova toda a placa bacteriana para manter a saúde bucal.

Como utilizar o fio dental de forma eficiente?

Não economize no fio

Retire, em média, 40 a 50 cm do fio, prenda uma parte de cada ponta dos dedos médios e guie o fio com os polegares e indicadores, assim fica fácil passá-lo entre todos os dentes.

Garanta que o fio alcance todos os espaços

O fio dental deve ser inserido entre os dentes e deve entrar além da margem gengival. Existe um espaço entre o dente e a gengiva que precisa ser limpo e que a escova não alcança.

Após inserir o fio, deve-se guiá-lo de modo que acompanhe o desenho do dente e retire os resíduos presos. Tome cuidado com a força aplicada para não se machucar! Tudo deve ser feito de forma leve e delicada.

Faça a limpeza em frente ao espelho para se certificar de usar o fio de forma correta. Dedicar um tempinho a mais na hora da higienização bucal para usar fio dental é muito importante e previne vários problemas bucais.

Use uma parte nova a cada dente

Outra dica importante é deslizar para um novo espaço do fio a cada dente. Dessa maneira, evita-se transferir bactérias de um local da boca para outro.

Faça disso um hábito

Isso deve fazer parte do seu dia a dia e de todos da sua família. Veja o fio que melhor se adequa à sua arcada dentária. Com o tempo, você se acostuma e vai fazer questão de utilizá-lo diariamente.

Quais problemas podem ser causados caso não seja usado de forma correta?

É importante que o fio dental seja utilizado da melhor maneira. Se ele não alcançar todos os espaços da boca, alguns lugares podem ser prejudicados pelo acúmulo de biofilme e podem desenvolver cáries, pontos de gengivite e acúmulo de cálculos dentais, mais conhecidos como tátaro.

Essas condições, se não tratadas, podem evoluir e levar à perda de dentes, seja pela destruição das bactérias cariosas, ou pela perda dos tecidos que sustentam os elementos.

O uso com muita força do fio também pode acarretar em problemas. Um deles é a retração gengival, o que significa a mudança de posição da gengiva com a exposição da raiz do dente, que geralmente é acompanhada de sensibilidade. Por isso, é importante o cuidado ao passar o fio.

Você percebeu a importância de utilizar o fio dental todos os dias? Se você precisa de mais algumas dicas sobre esse assunto, leia também o nosso post que ensina o jeito certo de usar esse importante acessório.

 

Postado em 26/07/2018.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter