Blog Saúde Bucal

Perda óssea dentária: entenda as causas e como tratar

Você sabia que a perda óssea dentária é um problema que compromete as estruturas ósseas bucais, assim como prejudica — e muito — a estética dentária de uma pessoa? Normalmente associada ao desleixo em relação à saúde dos dentes, a situação ocorre especialmente com pacientes que já têm um histórico de doenças periodontais que afetam a estrutura dos dentes e da gengiva.

É válido mencionar que, apesar de existir a possibilidade de o problema ocorrer independentemente da idade, pessoas que já têm a sustentação bucal mais fragilizada tendem a sofrer mais com as consequências.

Por isso, vamos mostrar neste artigo tudo que você precisa saber sobre a perda óssea, incluindo as causas, os sintomas e o tratamento. Continue com a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Qual é a definição da perda óssea dentária?

Caracterizada por ser uma disfunção do tecido ósseo bucal, a perda óssea dentária nada mais é que um problema que diminui o osso ao redor dos dentes — o que prejudica a saúde dentária e a estética do sorriso de uma pessoa.

Em geral, ela pode ser considerada o avanço de uma doença periodontal e é responsável por infeccionar e inflamar a região que sustenta a gengiva e os dentes. Já em um estágio mais avançado, o problema pode causar ainda danos irreversíveis, inclusive a perda dos dentes.

Como identificar o problema?

Por afetar fortemente a saúde de toda a região do periodonto — os tecidos que oferecem a sustentação dos dentes —, os sintomas do problema são visíveis tanto na aparência quanto nas sensações que uma pessoa que sofre com a perda sente. Entre os mais evidentes, é possível mencionar:

  • sensibilidade dos dentes;
  • vermelhidão, irritação e sangramento da gengiva;
  • inflamação na gengiva;
  • mobilidade dentária;
  • mal hálito;
  • dor de dente;
  • retração da gengiva — também conhecida por ser um espaçamento visível entre o dente e a gengiva.

O que a perda óssea pode ocasionar?

Além dos sintomas evidentes que já mencionamos, a perda óssea pode provocar problemas ainda mais sérios. Normalmente, a perda da papila dos dentes — que expõe a raiz dentária — aumenta as chances de ocorrer uma infecção grave.

Também existe a possibilidade de ocasionar a mobilidade dos dentes, que compromete a função mastigatória e prejudica a estética. Em situações em que a perda é mais intensa ou quando existem condições que agravam o quadro, como osteoporose e diabetes, as chances de acontecer a perda do dente aumentam e é indispensável procurar uma clínica odontológica.

O que provoca a situação?

Na maioria dos casos, a causa principal da perda óssea é associada à falta de cuidados com a região bucal. A falta de escovação, por exemplo, gera sangramentos, sensibilidade, cáries e, consequentemente, infecções gengivais.

Quando não são tratadas rapidamente e da forma adequada, essas infecções evoluem e provocam as doenças periodontais. Nessa situação, para se defender das bactérias presentes, o próprio organismo passa a produzir substâncias que agridem os ossos e que causam sangramentos e inflamações. O resultado é a perda da estrutura dentária e o definhamento dos tecidos.

Como ocorre o tratamento?

Apesar de o tratamento depender do grau do desgaste ósseo, existem procedimentos que são básicos. Inicialmente, toda a região afetada deve passar por uma limpeza. Em seguida, inicia-se uma série de processos para recuperar o tecido ósseo que foi perdido.

O método mais conhecido é o enxerto. Todavia, existem outras técnicas também, como o uso de medicamentos relacionados com o tratamento da osteoporose e a regeneração óssea a laser.

Agora que você já sabe tudo sobre a perda óssea dentária fica mais fácil evitar que o problema aconteça com você e com a sua família. Para isso, mantenha a higiene bucal em dia, cuide da gengiva, vá periodicamente em clínicas odontológicas e tenha uma alimentação equilibrada!

Gostou do conteúdo do post? Então aproveite para entender por que você deve procurar um dentista logo que sentir os sintomas de um problema.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada