Blog Saúde Bucal

Dor de dente: por que procurar o dentista assim que sentir os sintomas?

A dor de dente é um sintoma extremamente chato, e pode nos atrapalhar ou mesmo nos impedir de realizarmos várias de nossas atividades cotidianas. Essa condição pode ter causas variáveis, mas que sempre demandam uma visita a um consultório odontológico qualificado.

É bastante comum que, por terem crises passageiras de dor de dente, muitas pessoas acabem negligenciando a necessidade de visitar um dentista. Entretanto, essa falta de cuidado pode ser a razão do agravamento de muitos casos.

Pensando nisso, separamos algumas das principais razões para procurar um dentista assim que sentir os sintomas de dor de dente. Confira abaixo e saiba como se prevenir!

Quais são as causas mais comuns de dor de dente?

Existem diferentes causas para a dor de dente. Porém, dentre as mais comuns, podemos dizer que as cáries mais profundas são frequentes causadoras desse tipo de dor, devido à proximidade que a lesão passa a ter com a inervação da boca. Assim, dependendo da gravidade do quadro, o indivíduo pode sentir dores bastante incômodas.

Outra causa comum é a retração das gengivas. Por estarem progressivamente mais expostas, há um maior contato da raiz dentária com o meio externo e, consequentemente, haverá uma maior chance de acometimento do nervo.

Uma higiene bucal inadequada também pode originar dores nos dentes. O acúmulo de resíduos acaba provocando a formação de placa e tártaro, que desencadeiam processos inflamatórios nas gengivas e, consequentemente, provocam dor.

Há, ainda, os traumas físicos que podem estar relacionados à ocorrência dessa dor. Dentes quebrados ou trincados podem resultar em dores, uma vez que toda a estrutura do dente será afetada no trauma.

Além disso, podemos citar o bruxismo como uma condição que leva comumente à dor de dente, já que o raspar dos dentes pode afetar negativamente a inervação da boca. E, por fim, as causas relacionadas a intervenções odontológicas, como:

O que pode acontecer quando não tratamos a dor de dente?

Não tratar uma dor de dente pode ter sérias consequências para a nossa saúde bucal. Em muitos casos é possível que a evolução da condição que originou a dor leve à perda do dente acometido.

Entretanto, a intervenção de um dentista qualificado pode prevenir a necessidade de extração do dente afetado com uma grande taxa de sucesso. Dessa forma, a qualquer sinal de dor anormal na boca é recomendável a procura imediata de um consultório ou clínica odontológica.

É válido citar, ainda, a relação entre doenças cardíacas e dentárias. A questão é que o não tratamento de dores de dente causadas pelo acúmulo de placa bacteriana pode aumentar os riscos do desenvolvimento desse tipo de doença.

Qual a real importância de visitar um dentista?

Tenha em mente que não se trata de visitar uma clínica ou consultório odontológico apenas quando quiser acabar com alguma dor ou qualquer outro quadro mais agudo. Essa prática deve ser frequente e é extremamente importante num sentido de prevenção.

O cuidado preventivo para com a saúde bucal é muito benéfico para a saúde do organismo como um todo. Ou seja, fazer visitas periódicas a um dentista contribui ativamente para a manutenção de nossa saúde e bem-estar.

Gostou de saber mais sobre a dor de dente? Entre em contato com a Clínica Sorridents e agende sua consulta!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada