O ressecamento labial, comum em diversas pessoas, é uma sensação incômoda. Ele pode aparecer por diferentes motivos – devido a mudanças climáticas, por exemplo – ou se manifestar como reação a componentes de maquiagem. Quando não tratado, consegue causar pequenas feridas nos lábios, aumentando o desconforto ao gerar dor.
Neste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre o ressecamento labial e as razões dessa condição, além de dar algumas dicas para tratar o problema. Fique com a gente e entenda melhor!
O que é o ressecamento labial?
Quando a região labial fica muito seca, ou seja, pouco úmida, sem hidratação, isso gera o ressecamento, com desconforto para a pessoa. Normalmente, o indivíduo com esse problema precisa passar a língua frequentemente nos lábios para umedecê-los. Pode ser mais comum em algumas pessoas, mas, em geral, acontece com todo mundo. Logo, não há um perfil de predisposição.
A condição não costuma ser grave nem necessita de tratamento especializado. Os transtornos mais sérios que podem surgir são descamações, feridas e rachaduras na área, que podem ser tratadas com pomadas para cicatrização, mas que costumam desaparecer gradualmente, se a pessoa não causar danos mais graves.
Contudo, se você considerar a situação muito desagradável e incômoda, não tenha vergonha de consultar um médico. Geralmente, o especialista responsável por esse problema é o dermatologista ou até mesmo o dentista.
Por que os lábios ressecam?
Toda a nossa derme possui glândulas sebáceas, que são responsáveis pela lubrificação e umidificação da pele. Porém, os lábios são uma área que tem menos glândulas desse tipo, o que, consequentemente, deixa o local menos lubrificado.
Além dessa condição natural, a exposição ao ambiente é outra razão determinante. Nós não cobrimos o rosto como fazemos com o restante do corpo, e os lábios ficam desprotegidos. Por terem uma membrana de pele mais fina, eles são mais vulneráveis a fatores químicos e ambientais.
A seguir, apontamos causas específicas para o ressecamento labial.
1. Desidratação
Beba água. A recomendação parece óbvia, mas é fato que muitas pessoas não ingerem a quantidade de água recomendada diariamente, o que gera efeitos negativos ao organismo. Uma das consequências é a desidratação dos lábios, que vai gerar o ressecamento deles.
2. Respiração
Respirar muito pela boca desidrata os lábios, porque o ar que passa por eles vai tirar sua umidade, ressecando-os. Diversas pessoas, por dormirem de boca aberta, acordam com lábios ressecados. O ideal é sempre respirar pelo nariz.
3. Queimadura solar
A luz solar intensa sobre a pele fina dos lábios é capaz de prejudicá-los. Logo, os lábios ficam mais vulneráveis sob o sol, que os deixa ressecados facilmente.
4. Clima seco
A falta de umidade no ar é nociva aos lábios. Com o clima mais seco, a pele da região, por ser mais fina, pode até descamar. Nas épocas mais áridas, é comum surgirem feridas na boca.
5. Tempo frio
O frio tem efeito similar ao clima seco, mas, além da umidade mais baixa, há os ventos rápidos, constantes e frios, que intensificam o ressecamento labial. A queda repentina de temperatura costuma ser uma causa comum para a desidratação dos lábios.
6. Reação alérgica
Cremes dentais, batons e produtos para dar brilho aos lábios não contêm substâncias hidratantes. Pelo contrário, tais produtos podem provocar o ressecamento da pele labial e, em algumas pessoas, até reações alérgicas. Os batons e brilhos para lábios apresentam pigmentos, então têm mais chances de gerar efeitos desse tipo.
7. Sintoma
Às vezes, o ressecamento labial pode ser sintoma de alguma doença. A diabetes, por exemplo, gera muito açúcar na corrente sanguínea, que desequilibra o pH da boca e diminui a umidade nos lábios.
Além disso, o ressecamento labial pode ser sinal de anemia ou da falta de certos nutrientes, como niacina e zinco. Nesse caso, é recomendado que a pessoa mude sua dieta e inclua no cardápio certos alimentos, como:
- amendoim;
- carne vermelha;
- cogumelos;
- feijão;
- fígado
- grão-de-bico;
- peixe;
- sementes de abóbora.
Procure um médico para cuidar da sua saúde e verificar eventuais deficiências nutricionais. O especialista é o melhor caminho para o tratamento de doenças.
8. Efeito colateral de medicamentos e tratamentos
Remédios para acne com a substância isotretinoína têm como reação adversa o ressecamento dos lábios. Alguns outros fármacos também podem apresentar esse efeito colateral. Na bula dos remédios, é possível consultar os seus efeitos.
O tratamento de algumas doenças também é capaz de causar o ressecamento labial, como é o caso da radio e da quimioterapia. Nesse caso, mesmo que as intervenções médicas causem esse incômodo, deve-se seguir à risca as sessões.
Como tratar o ressecamento labial?
Como dissemos anteriormente, o ressecamento labial costuma desaparecer de forma gradual, mas é possível acelerar essa recuperação. Há diferentes formas de tratar esse problema. Confira!
Hidrate-se
Se o problema é ressecamento, é preciso beber água constantemente. Além de a água ser fundamental ao organismo como um todo, o simples contato do líquido com os lábios ajuda na hidratação deles.
Aplique hidratantes labiais
Batons hidratantes e ricos em vitaminas e minerais são importantes para recuperar totalmente os lábios comprometidos pelo ressecamento. Eles contêm nutrientes como vitamina E e podem ser compostos de manteiga de karité ou óleo de amêndoa ou de coco.
Também é indispensável usar batons com proteção solar (FPS) para proteger os lábios dos raios ultravioletas.
Evite alguns hábitos
Ao sentir os lábios secos, é natural ter o impulso de passar a língua neles. Entretanto, esse hábito não é benéfico, porque o pH ácido da saliva é prejudicial à pele fina dos lábios. Isso acaba tirando a proteção dérmica da região, agredindo ainda mais.
Morder os lábios para arrancar os pedaços de pele que descascam também não é uma prática sadia. Além de machucar a região, podendo causar feridas ou agravar as já existentes, isso ainda atrapalha a recuperação do ressecamento.
Por fim, batons e demais produtos labiais com acabamento matte não são recomendados, já que ressecam os lábios.
Como vimos, o ressecamento labial acontece por diferentes razões e é uma condição muito comum. No entanto, se você se sentir desconfortável com ele ou achar que pode ser sinal de algum problema mais sério, não hesite em ir a um médico; sua saúde é sempre prioridade.
Compartilhe este texto nas redes sociais e não deixe seus amigos “na seca” por informação!
A Sorridents está de portas abertas para esclarecer dúvidas sobre a saúde bucal. Agende uma avaliação agora!