Blog Saúde Bucal

Como cuidar da gengiva? Conheça o passo a passo

Como cuidar da gengiva

Se você é o tipo de pessoa preocupada com a saúde bucal, sabe que isso vai muito além dos dentes, certo? Você também precisa saber como cuidar da gengiva — um ponto que merece atenção.

Ainda assim, muitas pessoas não sabem que medidas adotar, já que ainda existe pouca informação sobre o assunto. Pensando nisso, criamos uma postagem que vai ajudar você com um passo a passo importante. Vamos lá?

Saiba escovar os dentes

Esse é um ponto muito importante, pois a escovação é uma parte significativa quando o assunto saber como cuidar da gengiva. É muito importante saber escovar da maneira certa.

O ideal é que as cerdas puxem qualquer impureza mais profunda, pois assim elas não ficam acumuladas na região da gengiva depois que os dentes foram higienizados.

Para isso, é importante que as cerdas sejam macias ou médias, pois as que têm um perfil mais duro podem acabar ferindo a região.

Use o fio dental com frequência

O fio dental tem um papel mais importante que a maioria das pessoas imagina. Quando usado da forma correta, ele tem o papel de limpar as paredes dos dentes e, quando vão até a gengiva, é o responsável por retirar toda a qualquer resto de alimento que tenha se alojado ali.

Como você deve imaginar, isso é crucial para manter a boca saudável. E tem mais: a medida pode livrar você de muitas infecções e da tão temida periodontite (a inflamação das gengivas).

Não faça uso da força

A gengiva é uma região mais sensível e, por isso, merece ser tratada com delicadeza. Se você escova os dentes ou passa o fio dental com força pode acabar ferindo a região, provocando sangramento e outros tipos de desconfortos. Então, tenha cuidado com a força que vai usar e mantenha sua gengiva bem-cuidada!

Adote o creme dental certo

Você sabia que você pode optar por um creme dental que traga resultados melhores para a saúde das gengivas? É isso mesmo: são modelos específicos para combater a placa bacteriana e, de quebra, ainda fortalecer a gengiva.

Para não deixar de usufruir de todos os benefícios que ele pode trazer, procure por opções como essas nas farmácias e supermercados e faça com que sua gengiva fique mais protegida!

Conte com a ajuda dos alimentos certos

Uma dieta equilibrada ajuda a manter os dentes e gengivas saudáveis também. A maçã é um ótimo exemplo de alimento, pois ajuda a limpar os dentes e eliminar a placa bacteriana.

Se você não sabe que alimentos adotar, aproveite e converse com seu dentista sobre outras opções para o seu dia a dia. Assim você garante uma dieta ainda mais equilibrada e desfruta dos benefícios para a gengiva.

Procure um dentista regularmente

Não tem como fugir: as visitas preventivas ao dentista ainda são a melhor maneira de prevenir desgastes na boca e, como consequência, cuidar das gengivas também.

Um profissional capacitado pode (e deve) fazer a limpeza de tempos em tempos e realizar ainda a aplicação de flúor. Essas medidas reduzem consideravelmente a chance de problemas nas gengivas também.

Agora que você já sabe como cuidar da gengiva, não deixe de colocar esses pontos em prática e fazer com que elas estejam sempre bonitas e saudáveis! E não se esqueça: a prevenção é sempre o melhor caminho!

Para continuar se informando sobre o assunto, entenda agora o que é a retração da gengiva e como evitá-la. Nos encontramos por lá!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada