Blog Saúde Bucal

11 benefícios do sorriso que você precisa conhecer

Muitas vezes deixamos que preocupações e problemas corriqueiros afetem o nosso humor, e acabamos nos esquecendo de fazer algo que faz muito bem à saúde: sorrir! E você sabia que há muitos benefícios do sorriso?

Ele não somente proporciona bem-estar emocional, como traz inúmeras vantagens à nossa saúde, por isso não podemos deixar que detalhes nos impeçam de mostrar os dentes.

O melhor de tudo é que ele é contagioso e tem a capacidade de se espalhar por toda a sua volta. Veja 11 melhorias que essa simples ação pode trazer às nossas vidas agora mesmo!

1. Reduz o estresse e a ansiedade

Sorrir ajuda a reduzir os níveis de cortisol e adrenalina no organismo. Quando estamos sob situação de estresse, a produção desses hormônios é aumentada, o que, a longo prazo, pode causar inúmeros prejuízos à nossa saúde.

Em contrapartida, quando sorrimos, aumentamos a produção de endorfina e serotonina. Ao contrário dos anteriores, esses são hormônios que melhoram nosso humor e causam sensações de bem-estar, prazer e relaxamento.

2. Fortalece o sistema imunológico

O nervosismo prejudica nosso sistema imunológico, que é o responsável por defender o corpo de diversos tipos de doença. Por isso, o estresse nos torna vulneráveis à variadas patologias, desde uma simples gripe até aquelas mais graves, como o câncer.

Por isso, quando esquecemos o estresse e apenas sorrimos, possibilitamos que o sistema imunológico trabalhe a todo vapor, nos proteja de enfermidades e mantenha a nossa saúde em dia.

3. Afasta a depressão

As pessoas que têm o hábito de sorrir conseguem enfrentar situações difíceis com mais facilidade, pois tendem a desenvolver o otimismo em seu dia a dia. Com isso, é possível fortalecer, também, as relações interpessoais e melhorar a autoestima; ele afastar os sentimentos de tristeza e infelicidade que favorecem o surgimento da depressão.

Ao ver a vida através de uma lente positiva, conseguimos ignorar sua parte negativa e triste. Isso faz com que nosso interior não seja poluído com pensamentos e emoções capazes de nos deprimir.

4. Melhora o sistema circulatório

Uma boa risada possui o poder de aumentar os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo, semelhante a quando praticamos um exercício aeróbico. Dar risada é uma atividade física, queima calorias e traz consigo as vantagens fisiológicas da ginástica.

Tendo isso em mente, ele diminui a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e promove uma boa oxigenação das células e tecidos de nosso organismo.

Através de um bom suprimento de oxigênio, nosso corpo consegue trabalhar com maior eficiência, exige menos das células. Todo o nosso corpo, inclusive o coração, produz bons resultados com menos energia e, consequentemente, fica menos cansado.

5. Combate as rugas

Ao contrário do que se pensa o movimento facial pode ser utilizado para melhorar sua aparência. O ato de sorrir exercita vários músculos faciais, aperfeiçoa o tônus muscular dessa região e promove uma maior sustentação da pele. Por isso, é possível atenuar, e até mesmo prevenir, a flacidez, marcas de expressão e rugas. O riso deixa o aspecto facial mais jovem e revigorado.

6. Aumenta a produtividade

Não há dúvidas que o sorriso no trabalho proporciona um ambiente agradável, afasta a negatividade e aperfeiçoa o relacionamento interpessoal. Assim, todos se sentem mais motivados a entregar bons resultados, além de pensar no conjunto ao invés da competitividade.

As pequenas pausas para o café são bons momentos para espalhar sorrisos e tornar o trabalho mais prazeroso, pra você e para seus colegas. Conhecê-los também pode trazer melhorias em sua produtividade, já que serão capazes de construir avanços juntos.

7. Amplia a expectativa de vida

Com todos esses benefícios, não tem como negar que o sorriso melhora a qualidade de vida e, consequentemente, aumenta a longevidade. Afinal, saber valorizar as pequenas coisas que nos fazem bem e encarar as situações difíceis de forma positiva são ações fundamentais para uma vivência mais leve e feliz.

Se vivermos com mais alegria e espalharmos o riso pelo mundo, podemos sobreviver por mais tempo, com melhores condições físicas e emocionais. Não parece maravilhoso a ideia de viver em um ambiente cheio de sorrisos? Comece por você mesmo!

8. Gera confiança

O ato de sorrir muda nossa aparência. Ficamos mais abertos, confiáveis e receptivos. As pessoas ao nosso redor percebem isso e, por aparentarmos acreditar em nós mesmos, eles passam a confiar mais em nós. Tudo se torna um ciclo, você sorri e eles sorriem de volta.

Um dos benefícios desse ato consiste na maior aceitação de ajuda do próximo. Nos tornamos mais abertos ao diálogo e tendemos a propor as ideias mais inovadoras e atrativas. Através dos resultados adquiridos, a confiança se solidifica e se torna real.

A confiança é tudo no mundo dos negócios. Portanto, sorrir pode ser a sua porta de entrada naquele emprego que você tanto deseja. Sorria mais, não custa nada tentar.

9. Estimula o cérebro e a concentração

Com o aumento da endorfina e serotonina causado pelo riso, ficamos com um alto grau de disposição. Pessoas dispostas são muito mais produtivas e têm maior capacidade de concentração e construção de novas propostas.

O sorriso ajuda a liberar o estresse, neutraliza o efeito negativo que ele tem sobre o nosso corpo e aumenta o relaxamento de todo o organismo. Ele tem a capacidade de melhorar nossa percepção e, como consequência, nos torna mais aptos a focar no que é realmente necessário.

10. Atrai pessoas

Tanto na carreira quanto na vida pessoal, o contato com pessoas influentes e positivas pode trazer boas oportunidades. O sorriso é um ótimo modo de atrair atenção para você e de se destacar já que no mundo atual é difícil encontrar pessoas bem-humoradas.

Dentes alinhados, brancos e à mostra, em conjunto com uma boa personalidade podem abrir diversas portas de emprego e chances de crescimento em qualquer área da sua vida.

11. Pode diminuir o risco de AVC

Uma pesquisa da associação americana do infarto, em inglês american stroke association, apresentou um dado interessante que liga a chance de acidente vascular cerebral ao pessimismo.

Essa diminuição do risco de AVC também pode ser associada à queda da pressão arterial que é proporcionada pelo ato de sorrir.

Gostou de conhecer os benefícios do sorriso no post de hoje? Percebeu como uma simples ação pode trazer vantagens físicas e emocionais para todos ao seu redor? Então sorria mais e ajude a espalhar a felicidade, compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais!

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada