Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Escovar os dentes logo após as refeições é mesmo benéfico?



A maioria das pessoas sabe que escovar os dentes é uma das principais etapas da higienização bucal. Nada mais natural, já que ela é uma das grandes responsáveis por deixar os dentes limpos dos restos de alimentos.

Entretanto, você já parou para pensar se ela deve mesmo acontecer logo depois das refeições? Será que esse é mesmo o melhor momento para adotar esse cuidado? Pois bem, essa construção faz parte de mais um mito quando o assunto é o zelo que devemos adotar com a boca.

Se você ficou curioso, então está no lugar certo. Descubra a resposta para essa e outras questões neste post sobre o assunto. Vamos lá?

Afinal de contas, quando devo escovar os dentes?

É bem provável que você já tenha ouvido sobre a importância de escovar os dentes. Quando pulamos essa etapa, que pode parecer um simples detalhe para alguns, a boca fica mais propensa ao acúmulo de placas bacterianas. Esse ponto é meio caminho andado para o desenvolvimento de várias doenças bucais, como cáries, gengivites e outras.

Por outro lado, escovar os dentes logo depois da alimentação também não é o mais recomendado. Para você ter noção, o processo pode ser muito mais eficaz se você esperar por um período de 30 minutos, a partir do momento em que parou de comer. Interessante, não é mesmo?

Caso a refeição tenha acontecido com altas taxas de açúcares, o ideal é que o cuidado seja ainda maior. Como os alimentos doces podem ser mais perigosos para os dentes, é importante ter muita atenção em situações desse tipo.

Vale lembrar que o fio dental também é um importante aliado na tarefa de zelar por sua saúde bucal. Quando usado em conjunto com uma escovação completa (e no momento ideal), fica mais fácil manter a boca protegida.

Por que esperar um tempo pode ser bom?

Depois de descobrir que é bom esperar por 30 minutos para escovar os dentes, é bem provável que você esteja se perguntando o motivo disso, certo? Pois bem, a resposta é simples: esse cuidado ajuda na equalização do pH da boca. Isso significa que a saliva trabalha nesse tempo para neutralizar os ácidos de forma natural, um ponto que faz toda diferença!

Realizar a higienização antes desse tempo não traz nenhum dano, mas pode espalhar os ácidos que não foram neutralizados. Esse ponto soa como bobagem para alguns, mas pode provocar a erosão dentária e, como consequência, muita dor de cabeça.

Por essas e outras, é importante ficar atento para não limpar os dentes nem de forma rápida ou lenta. Somado a isso, é bom investir em materiais que ajudem nesse sentido, como uma escova com cerdas macias e cabeça pequena.

Quais são os outros mitos do cuidado bucal?

Como você deve imaginar, existem vários outros mitos que se difundiram nos últimos anos sobre os cuidados com a boca. Para não cair no engano de vários deles, conheça alguns agora mesmo.

Enxaguar muito os dentes e escovar com força

Muitas pessoas pensam que é bom fazer um enxágue completo, mas esse ponto envolve discordância de muitos especialistas. Vários deles defendem que o bochecho deve sim ser feito, mas sem exageros. Essa é a melhor forma de manter o flúor nos dentes por um período maior.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Imprimir força na escovação é outro erro comum. Muitas pessoas acham que essa é a melhor forma de limpar a boca corretamente, mas esse é outro engano. Os dentes e gengivas podem acabar danificados dessa forma — um motivo mais que suficiente para tomar cuidado!

Uma dica é procurar uma escova com as cerdas mais macias e, assim, evitar o abrasamento provocado nesse momento — sem contar com a necessidade de se informar sobre o assunto e deixar os velhos hábitos para trás.

Escovar por menos de dois minutos

Engana-se quem pensa que pode limpar bem os dentes com um tempo de escovação menor que dois minutos. Nem sempre é fácil dedicar tempo para esses cuidados, mas fazer tudo muito rápido pode deixar restos de comidas e tártaro nos dentes.

Para não sofrer com os desgastes que isso pode trazer, seja cuidadoso e invista mais tempo nessa prática. Escove os dentes por mais tempo e perceba que os resultados podem ser bem melhores dessa forma.

Fazer outras coisas enquanto escova

Além disso, é bom evitar fazer outras coisas enquanto escova, como andar, arrumar algo ou até mesmo mexer no celular. Pode soar estranho em um primeiro momento, mas várias pessoas fazem isso sem nem ao menos perceber.

Escovar os dentes no chuveiro é outra prática que deve ser evitada. Por mais que pareça uma ótima alternativa, acaba fazendo com que você tenha menos foco no processo de limpeza.

A melhor alternativa envolve escovar na frente do espelho e com consciência do que está sendo feito. Analise o ângulo da escova, a quantidade do creme dental e o uso do fio dental. Acredite: esses detalhes fazem toda diferença!

Petiscar muitas vezes ao dia

Comer várias vezes, em um curto intervalo de tempo, também não faz bem (por mais tentador que isso possa ser). E o pior: as complicações podem ser maiores quando for escovar os dentes.

Entenda melhor: uma boca normal conta com um nível de pH neutro, mas isso pode ser diretamente afetado quando petiscamos de forma contínua. Isso porque, quando comemos de forma picada, os níveis de pH caem muito e acabam tornando a boca ácida. Esse descompasse, por sua vez, traz problemas para o esmalte dentário.

A saliva costuma demorar uma média de cinco minutos para fazer o seu trabalho e restaurar o equilíbrio, que é importantíssimo. Petiscar a todo momento dificulta isso e cria um ambiente ácido que perdura por um tempo maior, o que aumenta a chance de danos. Por isso, evite essa prática!

Agora que você já deixou vários mitos sobre escovar os dentes para trás, não se esqueça de adotar alguns (ou todos) dos cuidados que compartilhamos aqui. Alinhar o conhecimento à prática é a melhor forma de atingir os melhores resultados para a saúde bucal!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer acompanhar os outros materiais que produzimos, siga-nos nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramYouTube e Twitter. ​

Postado em 16/01/2019.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter