Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Conheça 5 hábitos que prejudicam a saúde bucal



Manter a saúde bucal em dia é essencial para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Para isso, é elementar ter cuidado com a região, higienizar adequadamente os dentes e a língua e evitar hábitos prejudiciais à saúde. É importante mencionar que, normalmente, essas atitudes são praticadas no dia a dia de uma pessoa de maneira natural, sem ela perceber o quão maléfico aquilo pode ser.

Por esse motivo, vamos apresentar neste post os principais hábitos que podem prejudicar a saúde bucal e que devem ser evitados. Vale mencionar que tomar os cuidados adequados com a região é imprescindível para que a saúde do local mantenha-se em dia e para que uma pessoa tenha muito mais autoestima, uma vez que um sorriso bonito e com dentes saudáveis influenciam, e muito, na qualidade de vida. Saiba mais!

1. Fumar

Possivelmente você já deve ter ouvido falar sobre os malefícios do cigarro para o corpo, não é mesmo? No entanto, além de afetar a saúde do organismo, o hábito do tabagismo também prejudica a saúde bucal.

Isso acontece porque a fumaça que sai da queima do tabaco entra diretamente em contato com toda a região da boca, causando mau hálito e manchas amareladas nos dentes, na mucosa e na língua.

Em situações mais graves, também existe a possibilidade de o hábito desenvolver e agravar problemas periodontais, além de aumentar o risco de surgir câncer de garganta.

2. Roer unhas

Geralmente associado à ansiedade ou ao nervosismo, o hábito de roer unhas é outra situação que prejudica a saúde da boca. O atrito constante e direto entre as unhas e os dentes aumenta a possibilidade de ocasionar trincas, lascas, distúrbios articulares, fraturas e desgaste do esmalte dentário.

Outro fato que torna o hábito ainda mais prejudicial é que a região abaixo das unhas é extremamente propícia para o acúmulo de germes, fungos e bactérias. Como nem sempre elas estão limpas, a possibilidade de todos esses micro-organismos irem para a boca é alta, assim como as chances de acontecer infecções no sistema digestivo e lesões bactericidas, fúngicas e virais.

3. Ranger os dentes

Também conhecido como bruxismo, o hábito de ranger os dentes se caracteriza pelo fato de uma pessoa colocar em atrito, simultaneamente, a arcada dentária superior com a inferior.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Como consequência, a superfície dentária fica muito desgastada e as chances de ocorrer uma rachadura no dente também aumenta muito. O problema ainda pode causar desgaste do esmalte dentário e dores na articulação e nos músculos.

4. Mastigar somente em um dos lados

Por mais que pareça uma situação comum e inofensiva, mastigar somente em um dos lados da boca pode provocar um desajuste da arcada dentária, tornando um lado da boca visualmente maior do que o outro.

A longo prazo e sem o tratamento adequado para o problema, esse hábito ainda pode aumentar a musculatura de somente um lado da região bucal e causar problemas nas articulações.

5. Usar o palito de dente no lugar do fio dental

Por mais que seja uma prática bastante comum há anos, utilizar o palito de dente após as refeições no lugar de um fio dental não é nada saudável. Além de existir a possibilidade de machucar a gengiva e causar outros tipos de lesões e sangramentos, o palito pode levar micro-organismos para a boca.

É válido falar ainda que a substituição do fio dental pelo palito de dente não remove adequadamente restos alimentares e placas bacterianas. São eles os responsáveis por causar inflamações na gengiva e doenças periodontais.

Agora que você já viu quais são os principais hábitos que prejudicam a saúde bucal, fique atento em relação às informações e evite-os em seu dia a dia. Não se esqueça de que ter os cuidados adequados com a região assegura a saúde e a beleza de um sorriso, aumentando ainda o bem-estar, a autoestima e a qualidade de vida.

Se você gostou do post, veja também como ter um hálito fresco e agradável. Até a próxima!

Postado em 30/05/2018.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter