Encontramos muito conteúdo nas redes sobre como alavancar os negócios por meio do Marketing Digital, mas em tópicos separados. Então, que tal um guia completo de Marketing Digital para franquias odontológicas? Essa é sua oportunidade de começar a construir o seu conhecimento na área!
O Marketing Digital está crescendo muito em todas as áreas profissionais e não poderia ser diferente na odontologia. O fato é que não se trata de simplesmente estar na grande rede, mas é também oferecer a melhor imagem da marca ao cliente e aumentar exponencialmente os resultados do seu empreendimento.
Então, prepare-se para conhecer as principais estratégias, dominar as postagens e interações em redes sociais e conhecer todas as vantagens competitivas que o Marketing Digital traz para o seu negócio. Confira!
Entenda a importância de se investir em marketing digital
Hoje, a internet representa uma espécie de biblioteca digital mundial. Parece um conceito simples, mas essa perspectiva induz grande parte das pessoas a buscar informações virtualmente. É mais fácil e cômodo.
Especialmente na área médica, nos deparamos com diversas pesquisas em busca de conhecimento sobre sintomas, tratamentos e qualidade dos serviços prestados por médicos, cirurgiões, dentistas e por aí vai. Estatísticas mostram que 89% dos pacientes buscam informações online sobre tratamentos de saúde.
Sabe-se que há uma audiência significativa online, e o Marketing Digital funciona especialmente para alcançar esse público. Usando tráfego pago ou orgânico, o principal objetivo é fazer a clínica aparecer por meio das informações que os pacientes buscam na internet.
Pensando nesses quesitos, você pode ter certeza de que a aplicação do Marketing Digital é fundamental para quem deseja investir em franquia. A estrutura adquirida, softwares de inteligência e outros investimentos representam, ainda, uma base para tornar essa estratégia muito mais poderosa.
Por último, porém não menos importante, o que qualquer investidor sonha: o resultado! A estratégia de Marketing Digital já está consolidada por ser muito mais barata e muito mais eficiente para quem deseja expandir o negócio. Ao adotar essa estratégia você poderá comprovar:
- redução de custos;
- publicidade expandida mundialmente;
- performance em decisões;
- valorização do ticket médio;
- fidelização e satisfação de clientes.
Agora, é hora de saber onde, como e qual é a melhor forma de investir para que essa inteligência funcione. Lembrando que o valor das estratégias de Marketing Digital para franquias odontológicas só ganha corpo e é visto quando há uma implementação profissional e bem planejada.
Conheça os principais investimentos que podem ser realizados
Estar na mídia online é estar presente em canais digitais. Esses canais funcionam como os principais meios de comunicação virtual na interação com pacientes, e é por meio deles que o Marketing Digital é estruturado. Por isso, vamos começar falando sobre as principais redes sociais: Facebook e Instagram.
Logo em seguida, traremos um detalhamento sobre os principais suportes de informações, que são o blog e o site. Esses canais se tornaram as mídias centrais do Marketing Digital e é por meio deles que o estrategista consegue as melhores ações de tráfego, que é, basicamente, aumentar a quantidade de pessoas que visitam o seu site.
Por fim, vamos destacar estratégias aplicáveis a essas mídias, como técnicas de SEO, automação e softwares digitais. É por meio dessas técnicas que o gestor controla de forma eficiente o aumento do tráfego, as métricas e as tomadas de decisão. Confira!
1. Facebook
O número fala por si só: são mais de dois bilhões de usuários! É impossível pensar em uma estratégia de Marketing Digital sem o Facebook. O usuário geralmente acessa a rede para o seu entretenimento, porém a presença de uma marca, no caso uma clínica odontológica, pode atrair sua atenção com posts divertidos e depoimentos de qualidade, podendo até convertê-lo em um novo paciente.
A forma como a clínica coloca isso em prática é criando e administrando uma fanpage específica com uma série de interações inteligentes e atrativas para o seu público. Primeiro, alimente essa página com informações relevantes de contato e compartilhe dados, como cultura e valores da clínica. O objetivo é formar uma primeira imagem organizada e compromissada com os princípios da odontologia.
Logo após, crie uma agenda de postagens (conhecida também como calendário editorial), de preferência diária, que manterá a comunicação sempre atualizada com as pessoas. Inicialmente, essas interações devem gerar as curtidas e formar os leads, que são pessoas com uma grande possibilidade de se tornarem futuros pacientes.
As postagens mais eficazes se baseiam em imagens com mensagens curtas, pequenos vídeos ou lives que devem transmitir ao público-alvo uma sensação de qualidade no atendimento e o encorajamento àqueles que não costumam visitar os dentistas.
Os depoimentos no Facebook funcionam como uma poderosa publicidade para a clínica e encorajam aqueles que buscam tratamento a agendarem uma consulta e se transformarem em novos pacientes.
Sob a perspectiva de resultados, essa rede social deve funcionar como uma importante geradora de leads, e todas as postagens devem ter mensurações e investimentos que visem converter essas pessoas. Confira o passo a passo da estratégia:
- crie uma fanpage;
- insira informações organizacionais sobre missão, visão, valores e contato;
- crie direcionamentos de tráfego para outros canais;
- crie uma agenda para postagens diárias com imagens, vídeos e lives;
- elabore conteúdo que transmita autoridade, como dicas de saúde bucal, estética, higiene e outras;
- interaja sanando dúvidas, respondendo a perguntas;
- crie anúncios pagos.
2. Instagram
O Instagram é um canal específico para fotos, mas também aceita pequenos vídeos como estratégia de Marketing. Por essa mídia, o gestor deverá explorar, principalmente, a imagem da clínica. Aqui vale incluir fotos de belos sorrisos e instalações de atendimento ao paciente, como consultórios e salas de espera.
Essa rede está no segundo lugar entre as mais acessadas. Portanto, é mais uma oportunidade para aprofundar a comunicação e compartilhar momentos importantes por meio de fotografias e figuras que representam a marca da clínica.
Como toda rede social, o Marketing no Instagram deve ser baseado no relacionamento, ou seja, a ideia é criar laços, estabelecer identidade visual e conquistar seguidores, fãs e audiência. A proposta do atendimento odontológico acontece após essa interação de forma mais sutil.
No Instagram, os links que direcionam o cliente ao agendamento de consultas, por exemplo, são permitidos apenas em anúncios. Dessa forma, o gestor de Marketing Digital deve acompanhar os resultados por landing pages – páginas criadas especificamente para gerar conversões –, monitorando a geração de leads. Confira o passo a passo da estratégia:
- crie uma conta corporativa;
- desenvolva um conteúdo totalmente exclusivo para o canal;
- mantenha a interação sempre atualizada com imagens, textos e hashtags;
- alinhe essa estratégia com a do Facebook.
Outro fator importante a ser considerado é sobre a regulamentação de publicidade de fotos. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) estabelece algumas diretrizes éticas e restrições que devem ser respeitadas. Confira as principais postagens não permitidas:
- fotos de “antes e depois”;
- divulgações de procedimentos sem comprovação científica;
- críticas a colegas;
- tratamentos gratuitos;
- divulgação de preços;
- postagens sem dados de contato, como nome do dentista responsável e número de inscrição de pessoa física ou jurídica.
3. Blog
O blog é o principal canal para compartilhamento de conteúdos educativos, informacionais e orientativos. Criar um blog para dialogar com o público é uma estratégia que trará resultados a médio prazo, porém, com uma produção constante e rica em detalhes, é certo que se tornará um dos melhores canais de atração de pacientes.
A intenção ao se criar um blog é disponibilizar gratuitamente artigos com assuntos de alta relevância para a odontologia e criar uma base de consulta para os possíveis clientes. É a partir desse canal que acontece o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa da internet, como o Google, e a clínica forma a imagem de autoridade em serviços odontológicos.
O investimento inicial envolve mais tempo do que dinheiro, já que a produção de artigos não é tão rápida e há necessidade de uma extensa quantidade de posts para os mecanismos orgânicos começarem a funcionar com eficiência. Entre os assuntos mais pesquisados em especialidades odontológicas, podemos citar:
- dentística;
- ortodontia;
- implantodontia;
- prótese dentária;
- endodontia;
- disfunção temporomandibular e dor orofacial;
- periodontia;
- odontopediatria.
Essa quantidade de assuntos já é suficiente para montar um calendário editorial e diversificar publicações com artigos rápidos, guias e outros. Um blog com essa estruturação gera valor para as pessoas e consolida a identidade de especialista em serviços odontológicos. Veja o passo a passo para a criação de um blog:
- compre um domínio;
- use uma ferramenta potente como o WordPress para o desenvolvimento;
- crie um calendário editorial;
- transforme as postagens em um hábito;
- faça links entre posts e outros conteúdos de interesse da clínica;
- crie uma newsletter.
Finalmente, destacamos que o blog é o principal representante do chamado Marketing de Conteúdo e tem a função de atrair pessoas pela qualidade dos assuntos que são abordados e a base de conhecimento oferecida.
4. Site
O site tem uma função mais corporativa e, no caso de clínicas odontológicas, é útil para as informações de contato, endereço e publicidades importantes. Além disso, o sistema pode oferecer serviços especiais, como marcação de exames e consultas, disponibilizar resultados e outros serviços essenciais para pacientes de odontologia.
O design gráfico da página é outro aspecto que merece uma atenção especial, principalmente para odontologia. A cara do seu site não deve negligenciar as estratégias de atração de Marketing Digital, ou seja, o primeiro acesso deve formar uma boa impressão, mas, por trás, o serviço deve conter algumas funcionalidades de otimização. Acompanhe algumas informações que não podem faltar:
- chat online 24h (explicaremos melhor no tópico sobre automação);
- técnicas de SEO;
- design responsivo (adaptável a qualquer dispositivo eletrônico);
- perfil de profissionais com informações e fotos.
A homepage é a principal representação virtual da clínica e tem a responsabilidade de refletir o ambiente que o paciente encontrará no atendimento pessoal. Uma boa forma de atrair as pessoas para o seu site é usar a ferramenta Google Meu Negócio, que facilita a busca pelos usuários e amplia a visibilidade da clínica. Veja o passo a passo da construção de um site:
- contrate um domínio corporativo;
- contrate um serviço de hospedagem;
- desenvolva a ferramenta com o WordPress ou outro sistema de criação de sites;
- disponibilize as principais informações da clínica, como profissionais e especialidades;
- invista em técnicas de otimização.
Para um bom resultado, mantenha site e blog sempre atualizados e harmonizados. Os conteúdos devem ser pensados de forma que estruturem um “caminho” para o paciente desde o primeiro contato, entregando a ele pequenas orientações para que chegue até o clique final, que é a marcação de uma consulta, por exemplo.
A junção do blog ao site é o primeiro passo para estabelecer o que chamamos de “presença virtual“. Isso contribui muito para a disseminação da marca digitalmente e reduz o esforço na captação de pacientes.
5. SEO
Antes de falarmos sobre SEO, é interessante que você conheça o conceito de jornada do cliente. Geralmente, as pessoas costumar traçar um “caminho de compra”. Nessa trajetória, o usuário passa por vários estágios até o clique final, que, nesse caso, é a confirmação do atendimento pessoal. Conheça as principais fases dessa jornada:
- aprendizado e descoberta;
- reconhecimento do problema;
- consideração da solução;
- decisão de compra.
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e é uma ferramenta que auxilia justamente nesses estágios em que o cliente realiza buscas na internet. Aqui, a estratégia central se concentra na exploração das chamadas palavras-chave, termos que representam os assuntos principais mais pesquisados pelas pessoas na internet.
A partir disso, a produção de conteúdo deve estar pautada nesses termos, considerando uma boa exploração das palavras e outras técnicas adicionais importantes que ajudam a otimizar a busca. O principal objetivo é o melhor posicionamento da marca no Google e outros sites de busca.
Outras técnicas importantes também contam para o bom ranqueamento do site, como medidas de segurança, velocidade de acesso, plugins e riqueza de conteúdo, como posts de 1000 palavras aprimorados com vídeos e áudios. Para uma boa aplicação da estratégia:
- escolha as melhores palavras-chave para explorar;
- desenvolva um site para carregamento leve e rápido;
- use protocolo HTTPS;
- use design responsivo;
- use a ferramenta “Yoast SEO” caso o seu desenvolvedor seja o WordPress;
- use social posts em redes sociais.
Essa estratégia se caracteriza mais como ferramenta de inteligência que um canal. Ou seja, a ideia é a aplicação dessa técnica nos quatro canais citados (Facebook, Instagram, site e blog). O uso de SEO potencializa os resultados e otimiza a produção de conteúdo online.
6. Automação
A partir de uma boa aplicação das cinco inteligências anteriores, as estratégias de Marketing Digital para franquias odontológicas impulsionarão a clínica em quantidade e qualidade, e é desse ponto que o serviço começa a precisar de automação para atender o aumento de clientes.
O chat online 24h é um dos serviços fundamentais nesse sentido. Para isso, devemos inserir a funcionalidade de chatbot à estratégia de Marketing Digital. Essa ferramenta tem o objetivo de automatizar funções repetitivas de atendimento.
É bem provável que o número de chamadas deverá passar da casa das dezenas para centenas ou até milhares dependendo do sucesso da presença virtual. A contratação de um número suficiente de funcionários para cobrir esse serviço demandaria um investimento muito alto.
A boa notícia é que é você precisa apenas manter uma equipe de atendimento suficiente para manusear os resultados, e a ferramenta de chatbot fará todo o restante, auxiliando no cadastro e organização das informações de clientes. Entre as funções do chatbot, uma das principais é o atendimento 24 horas por dia, durante 7 dias da semana. Essa funcionalidade permite:
- esclarecimentos de dúvidas de pacientes;
- marcação e agendamento de consultas e exames;
- envios de pequenos lembretes;
- atendimento múltiplo sem ocupação de linha telefônica.
7. Softwares digitais
Para complementar a estratégia, recomendamos o uso de softwares de inteligência, como BI (Business Intelligence) e CRM (Customer Relationship Management). Esses programas contribuem para o controle e para a otimização das decisões, além do aprimoramento do relacionamento com o cliente.
O uso de CRM, por exemplo, torna-se crucial a partir de um aumento expressivo de demanda. À medida que a franquia cresce, fica mais complexa a gestão de pacientes. Dessa forma, a ferramenta auxilia no monitoramento dos usuários em suas jornadas de compra e ajuda a interagir estrategicamente com as pessoas em cada fase até a fase de venda do serviço.
Sobre o BI, é preciso considerar que, quando você investe em franquia, você buscar obter um extenso número de clientes e aumentar exponencialmente os serviços. Essa expansão exige controle e gestão, e é nesse ponto que a ferramenta de BI é fundamental.
BI significa inteligência de negócios e é com essa ferramenta que o gestor otimiza suas decisões. A implementação adequada passa por uma empresa especializada em gestão de serviços odontológicos. Então, é importantíssimo que você encontre o parceiro ideal para aprimorar os seus resultados por meio dessa ferramenta.
Fique por dentro das vantagens de investir em estratégias de marketing
Após conhecer essas importantes ferramentas, o gestor terá uma série de benefícios a seu favor. Todas essas vantagens certificam a importância das estratégias de Marketing Digital para franquias odontológicas. Acompanhe algumas delas nos tópicos seguintes.
1. Vantagem competitiva
Duas excelentes vantagens são a entrada no mercado digital e a possibilidade de superação de marcas que estejam à frente. O universo online impulsiona essa competitividade, uma vez que a qualidade do atendimento se sobressai de forma muito mais natural em meio a um investimento acessível para um empreendedor de pequeno porte.
O custo reduzido das estratégias online é um fator de competitividade. Em muitos casos, é possível veicular um anúncio sem custos até que haja uma interação ou aumento de tráfego. O anúncio em Google Adwords, por exemplo, pode ser pago somente a partir de mil visualizações. Acompanhe algumas vantagens importantes:
- custos reduzidos em investimentos publicitários;
- segmentação da exibição de anúncios para o alcance do público ideal;
- melhor uso do dinheiro investido;
- aprimoramento da gestão do tempo com técnicas mais fáceis, rápidas e acessíveis que as tradicionais.
Outra vantagem considerável é a possibilidade de controle sobre as ações de Marketing, que são muito mais mensuráveis a partir de meios digitais. Com as ferramentas de software adequadas, é possível identificar informações-chave sobre quem está acessando os anúncios, se há o interesse desejado e a relação entre geração de leads e conversão. Outras inteligências para Marketing Digital são:
- Inbound Marketing;
- Remarketing;
- E-mail Marketing;
- Big Data;
- Analisys e outras.
2. Maior visibilidade
A entrada no universo online amplia e diversifica a divulgação da imagem e dos serviços da clínica. A audiência tem crescido exponencialmente nos canais digitais, e a tendência é que esses meios substituam grande parte dos espaços tradicionais.
Outro aspecto que diferencia a publicidade digital da tradicional é a possibilidade de exibição de anúncios 24 horas por dia de qualquer lugar. Dessa forma, um paciente não verá uma propaganda em um horário específico de um programa ou em um outdoor em uma via expressa, mas terá acesso ilimitado aos seus anúncios por meio da internet.
3. Aumento do tráfego
A presença digital não se consolida somente com produções de conteúdo e site de serviços. São as estratégias de Marketing Digital para franquias odontológicas que ampliarão as interações e influirão decisões de usuários até que se transformem em pacientes.
Para a eficiência do negócio, é preciso que o tráfego entre os diversos canais seja sempre estimulado. O gestor deve traçar técnicas para que toda a audiência não sirva apenas para aumentar a evidência da clínica, mas para gerar leads.
4. Geração de leads
O lead não é nada mais nada menos que um potencial paciente. Esse é o perfil de alguém que se interessou pelo serviço e tende a seguir o caminho até a decisão final, que é o agendamento de consulta.
Na competição para ganhar notoriedade online, a conquista de leads é um dos principais meios para aumentar o número de clientes de uma organização. O momento exato em que alguém se torna lead acontece a partir da primeira interação mais pessoal, como o fornecimento do nome, do e-mail ou outras informações de contato.
Na estratégia de Inbound Marketing, a geração de leads acontece entre a etapa de atrair e converter. Ou seja, quando o usuário trafega pelos canais digitais sem informações de contato, é considerado um visitante desconhecido e, de acordo com seu engajamento e assiduidade nos canais, em algum momento, o sistema deve transformá-lo em lead.
Você pôde perceber que são diversas estratégias para um vasto campo de conhecimento e aplicação. Mas, com o tempo, o Marketing Digital surte um efeito muito poderoso, garantindo um aumento muito forte nos resultados das organizações.
O guia apresentado neste artigo aborda diversos conceitos que são a base para você dar o start a essa implementação. Então, vale muito a pena investir em Marketing Digital para tornar a franquia odontológica bem mais forte.
Além das estratégias de Marketing Digital para franquias odontológicas, vale também aprofundar o conhecimento para gerir clínicas franqueadas de forma eficiente!