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Guia de franquias: melhores práticas para obter sucesso numa crise!

Apesar dos momentos de crise, como a provocada com a disseminação do contágio provocado pela Covid-19, é possível aproveitar as oportunidades para abrir um negócio e, com ele, alcançar bons resultados. Como existem várias opções no mercado, elaboramos este guia de franquias que pode esclarecer dúvidas importantes e ajudar na elaboração das estratégias mais adequadas conforme o seu plano para empreender.

Então, não perca a chance de adquirir informações incríveis e que podem ajudar você a reverter esses momentos difíceis, além de saber tudo sobre abrir franquia. Continue a leitura!

Por que abrir uma franquia em tempos de crise?

É verdade que momentos de crise causam uma importante estabilidade economia. Por este motivo, qualquer investimento precisa ser realizado com todo o cuidado e planejamento possível para evitar imprevistos ou prejuízos.

É necessário ter em mente que riscos sempre vão existir, mas que mesmo assim é possível identificar oportunidades e atingir melhores resultados, por exemplo, investindo em franquias.

Riscos vão existir, é claro, entretanto, é possível sim ver oportunidades de negócios mesmo durante a crise. Uma forma de reduzir os riscos é justamente fazendo o investimento em franquias.

Isso ocorre por vários motivos, entre eles porque esse modelo de negócio já chega estruturado, ou seja, quando se escolher investir nesse formato, estará apostado em uma empresa que já conta com todo o know how, aprovação dos clientes e consolidação de mercado. Sendo assim, as chances do negócio falhar são bem menores, tendo em vista esses aspectos.

Outro ponto que torna benéfico a abertura de uma franquia é que os financiamentos se tornam mais acessíveis em períodos de instabilidade, considerando que os bancos buscam por alternativas para promover a retomada da economia, disponibilizando de juros mais baixos. Assim, um investimento que esteja planejando realizar há muito tempo, pode finalmente ser realizado.

Como abrir uma franquia em tempos de crise?

Existem alguns aspectos que devem ser observados para acertar na abertura da franquia em tempos de crise. Veja a seguir os principais!

Levante o capital necessário para realizar o investimento

Quando resolver investir em uma franquia, faça uma pesquisa para entender o quanto vai precisar para abrir o negócio. Considere que vai precisar do capital inicial e de recursos para manter as atividades em funcionamento nos primeiros meses de operação, até começar a receber lucro.

Veja quais são os ramos de atuação do seu interesse

Uma vez definido que a franquia é um formato de negócio apropriado ao seu perfil de empreendedor, é a hora de começar a pensar quais são as áreas de atuação de interesse, afinal, é fundamental trabalhar em algo que goste e deseja estar envolvido. Para isso, você realizar uma lista com os seguintes questionamentos:

  • seu perfil é mais introspectivo ou comunicativo?
  • Gosta de lidar diretamente com o público?
  • Em quais ramos possui conhecimento de mercado?

É importante não levar apenas a lucratividade em consideração, já que esse é um erro que pode levar o negócio ao fracasso. É preciso trabalhar com vontade, dedicação e motivação. Ao final, coloque na balança os pontos fortes e fracos com o perfil de franquia que mais combina com você e faça sua escolha com segurança.

Estude o nicho de mercado

Depois de verificar quais são suas vontades pessoas e profissionais, fica mais fácil entender sobre o mercado e identificar as principais necessidades. Será necessário considerar a competitividade, lucratividade, demanda do local e expectativas para o futuro.

Evite modismos

Outra questão importante nesse guia de franquias é averiguar se a atividade não se trata somente de um modismo, ou seja, os negócios que apresentam uma grande expansão em um certo período, com a inauguração de várias lojas com os mesmos produtos e serviços.

O sucesso desse tipo de franquia tende a não se disseminar por muito tempo, tendo em vista que não existe um diferencial entre as marcas que faça com que o consumidor escolha uma ao invés da outra. Também ocorre uma saturação do mercado, fazendo com que a atividade tenha um prazo de validade.

Faça a comparação das franquias do setor

Depois de definir o ramo de atuação, é necessário realizar um estudo detalhado a respeito das marcas existentes no mercado. Para ajudar nesse processo, você pode visitar várias franquias para entender melhor a respeito de cada uma, como os seus prós e contras.

Outro meio é participar de feiras do setor para conhecer as franquias e averiguar suas propostas de negócio ou fazer uma busca em sites especializados no assunto. Entre os critérios de comparação, devem estar:

  • tempo médio de retorno;
  • investimento necessário;
  • competitividade;
  • lucratividade;
  • prazo do contrato;
  • quantidade de franqueados;
  • público-alvo;
  • diferenciais da marca;
  • custos de operação;
  • expectativas para o futuro;
  • suporte oferecido, entre outros.

Esclareça todas as dúvidas com o franqueador

Você também deve fazer perguntas relacionadas aos principais pontos de funcionamento da franquia, como:

  • abastecimento da unidade;
  • quem são os fornecedores;
  • divisão do território em que a franquia atua;
  • realização dos pedidos e prazos de entrega;
  • plano de expansão;
  • quais são os treinamentos oferecidos, quanto tempo eles levam e de que forma são feitos;
  • diferenciais em relação à concorrência;
  • resultados esperados do negócio e em quanto tempo se espera atingi-los;
  • saúde financeira da franqueadora.

São várias coisas a serem conhecidas, quanto mais dúvidas esclarecer, menos imprevistos terá e maiores são as chances de sucesso.

Converse com os franqueados

Faça contato com os franqueados e aproveite para realizar uma pesquisa de satisfação. Entre as perguntas que você pode fazer, estão:

  • se recebe o apoio necessário do franqueador;
  • se o franqueador está satisfeito com a marca;
  • qual é a competitividade;
  • se a atividade é rentável;
  • qual o lucro médio anual;
  • como funciona o poder de decisão;
  • motivo de fechamento do estabelecimento, caso tenha ocorrido.

Realize a escolha final da marca

Não tenha pressa para realizar a sua escolha. Verifique com calma todos os esclarecimentos sobre as suas dúvidas, faça quantas contar for necessário, até que entenda bem a respeito do negócio que pretende investir.

É imprescindível saber bem a respeito de quem está escolhendo como parceiro, já que é uma aliança que vai durar muito tempo, além de englobar uma série de obrigações, inclusive financeiras, de ambas as partes. Esse ponto de atenção também vai ajudar a evitar arrependimento no futuro.

Verifique a localização

É preciso averiguar se existe uma demanda para aquele produto ou serviço na região onde pretende abrir a franquia. Além disso, é necessário analisar a concorrência da região e tudo que ela oferece.

Saiba que o sucesso do negócio pode estar diretamente ligado ao lugar onde ele é constituído. A definição de um bom ponto, com uma localização privilegiada pode ser o ponto-chave para o aumento dos lucros da franquia.

Defina o público-alvo

A definição do público-alvo costuma ser uma das tarefas primordiais no planejamento de uma franquia. Afinal, o empreendedor precisa saber qual é o perfil das pessoas em que ele vai focar suas ações de marketing e qual o poder aquisitivo de eventuais compradores de produtos e serviços.

Além disso, ao ter uma boa compreensão do seu nicho de mercado, ficará mais fácil de entender se esse modelo de investimento vale a pena.

Verifique os aspectos legais

Também é preciso compreender alguns aspectos legais do sistema de franquia, abrangido pela Lei nº 8.955/1994. Nesse caso, a norma estabelece quais são os principais pontos que devem ser observados na relação entre franqueadores e franqueados.

Avalie a Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta de Franquia se trata de um documento que funciona como um contrato referente a um acordo que versa sobre acordo do formato de franquia. Para isso, é importante que ambas as partes concordem com as cláusulas.

A circular precisa esclarecer de maneira objetiva e clara alguns aspectos relevantes, por exemplo, o perfil do franqueado, os propósitos e objetivos da marca, investimento necessário, normas que precisam ser seguidas para que o empreendedor seja um franqueado, entre outros.

De acordo com a lei, a COF precisa ocorrer entre a pessoa que deseja se tornar um franqueado com 10 dias de antecedência da assinatura do contrato, com a finalidade de permitir que ela avalie a proposta e, dessa forma, possa fechar negócio com segurança. Entre as principais informações que devem constar nesse documento estão:

  • valores de taxas;
  • investimento inicial;
  • royalties;
  • suporte oferecido pela franqueadora;
  • obrigação de cada uma das partes;
  • balanços financeiros;
  • layout das instalações;
  • pendências judiciais etc.

Sendo assim, não há dúvidas da necessidade da COF, considerando que erros em seus termos podem levar à anulação do contrato de franquia.

O que levar em conta ao abrir uma franquia em tempo de crise?

Ao pensar em investir em franquia, é preciso levar em conta que existem certas responsabilidades a serem cumpridas nesse formato de negócio. Além da dedicação, existem outros pontos que são essenciais para o desenvolvimento e sucesso de qualquer negócio. Veja a seguir alguns deles:

  • estar sempre presente na rotina do negócio, em vez de delegar todas as atividades para terceiros;
  • optar por franquias que apresente um conceito mais inovador, já que isso pode contribuir para que a concorrência seja menor e o estabelecimento consiga se destacar no mercado;
  • seguir as orientações relativas ao padrão e modelo do negócio, sem modificar as especificidades definidas pelo franqueador;
  • escolher um tipo de produto ou serviço que seja tendência e possa suprir as necessidades dos clientes;
  • averiguar se o investimento está dentro do orçamento determinado, além do prazo de retorno e tempo estipulado para o ponto de equilíbrio.

Essas são apenas algumas questões que devem ser observadas ao abrir uma franquia, independentemente da situação financeira do país. Apesar de a taxa de mortalidade das franquias ser mais baixa do que de outros formatos de negócio, é importante se esforçar para seguir todas as regras e, assim, atingir os melhores resultados.

Também, é interessante que exista afinidade com a marcas e produtos oferecidos e a sua relevância para o público que pretende atingir.

Quais as melhores práticas ao abrir uma franquia em tempo de crise?

A abertura de um negócio já pode ser entendida como um grande desafio, mas fazer isso em tempos de crise requer ainda mais esforço e dedicação, mesmo que seja um formato de franquia.

Quando você opta em investir em uma franquia em meio a uma crise econômica, é possível contar com alguns benefícios, por exemplo, mão de obra mais acessível, aluguel mais barato, entre outras opções para quem está iniciando no mercado.

Para quem já está com o negócio em atividade, é possível tentar renegociar algumas despesas, como dívidas com fornecedores ou, até mesmo, o próprio aluguel.

Contudo, um ponto que não pode ser esquecido é que o dinheiro do cliente pode se tornar escasso durante esse momento. Então, caso abra uma franquia ao longo de uma recessão, procure entender os hábitos dos consumidores e compreender quais são as prioridades quando precisar realizar escolhas.

Isso vai exigir uma série de cuidados, por exemplo, realizar uma gestão mais próxima, que vai permitir que consiga encontrar e eliminar os desperdícios e encontrar novas oportunidades de alavancar as vendas, conquistando resultados melhores em meio às dificuldades.

Mas, para que essa gestão seja de sucesso, é importante seguir um passo a passo para que tudo saia como esperado. A seguir, conheça algumas medidas que podem ser implementadas.

Aposte no atendimento ao cliente

É importante ter em mente que os concorrentes não são somente outras marcas que atuam no mesmo ramo que o seu. A preferência dos clientes é disputada por todo mundo, e é necessário investir naquilo que você entende ser mais relevante para e se diferenciar em um mercado tão competitivo.

Entre esse diferencial, é preciso pensar no atendimento ao cliente e do que deve ser feito para proporcionar a melhor experiência possível ao consumidor. Afinal, ele vai se lembrar de que teve um ótimo atendimento e que realmente conseguiu o que queria, além de aumentar as chances de voltar para comprar novamente e recomendar a loja para pessoas conhecidas.

Outra coisa que é importante salientar é que atendimentos que deixam a desejar geram impactos bastante negativos para a reputação do negócio, gerando sérios prejuízos, que podem causar problemas na franquia em geral, podendo ocorrer até mesmo intervenção do franqueador.

Por este motivo, durante o período de crise, é preciso estar atento à satisfação do público, tendo em vista que é ele o responsável pelo lucro da sua empresa.

Esteja atento aos pagamentos

Um dos maiores riscos provocados pela crise é o aumento da inadimplência, por isso, você deve pensar em algumas ações a serem tomadas, como a de oferecer algum benefício para quem paga em dia, ou reformar o departamento de cobrança para recuperar os valores que estão em atraso.

No último caso, tenha em mente que realizar essa cobrança é necessário, mas não se esqueça que aquele indivíduo é seu cliente, o momento difícil vai passar e você vai precisar dele novamente. Isso significa que o processo tem que ser realizado de forma eficiente, mostrando para ele que está disposto a ajudar a encontrar a melhor solução para o problema.

Converse com o franqueador

É comum que vários franqueados sofram com a crise, por isso, aproveite o momento para conversar com o franqueado, já que ele pode ter uma ideia maior sobre o que está ocorrendo ou, até mesmo, já ter lidado com outras situações difíceis e conseguiu dar a volta por cima.

O aprendizado e experiência são fatores fundamentais nesse caso, que alinhados às suas ideias, podem ser aplicados com êxito na sua estratégia. Mas, não se esqueça que qualquer ação tomada precisa estar em conformidade com o que foi definido no contrato de franquia.

Quais os benefícios de abrir uma franquia nesse momento?

Caso tenha vontade de investir no setor de franquias, entenda que é possível encontrar alternativas para formar um negócio de sucesso, já que esse formato disponibiliza uma série de vantagens para empreender de forma mais segura, como o fato de ser uma marca já reconhecida e consolidada no segmento de atuação. Veja a seguir outras vantagens que esse investimento pode gerar!

Negócio mais seguro

Como já foi dito, geralmente as franquias se tratam de marcas já conhecidas no mercado. Por isso, o franqueado não vai precisar criar a sua imagem perante os consumidores, já que o modelo já existe e está aprovado. Também, o franqueador tem todo o conhecimento a respeito do negócio, o que quer dizer que os produtos e serviços já foram testados e o risco de falhas é muito menor.

Chance de expansão

Caso tenha expectativas de expandir o negócio, isso pode ser feito por meio de uma franquia, considerando que é um modelo pronto e os próprios franqueadores analisam com frequência novos pontos estratégicos para aumentar a sua presença. Dessa forma, você pode contar com auxílio caso pretenda ampliar sua atuação no mercado.

Treinamento adequado

Pelo fato do franqueador já conhecer todas as especificidades do negócio, ele já entende o que funciona e o que não gera bons resultados. Desse jeito, quando o novo franqueado investe na franquia, recebe todo o treinamento necessário a respeito da marca e os produtos disponibilizados, bem como todos os detalhes relevantes sobre o modelo adotado. O que reduz os riscos do investimento.

Minimização da taxa de mortalidade empresarial

A franquia é um modelo de negócio que já foi testado e replicado muitas vezes. Dessa forma, todos os riscos já foram estudados e os resultados comprovados. Como consequência disso, o franqueado apresenta maiores chances de sucesso ao seguir as determinações e o modelo dos franqueadores que ao começar um negócio do zero.

Menos investimento em marketing

Apesar de as franquias cobrarem uma taxa de propaganda para os seus franqueados, não é preciso realizar investimentos próprios em marketing, como fazer um plano de ações promocionais e de divulgação da marca, tendo em vista essas serem responsabilidades do franqueador.

Previsão de ganhos futuros

Ao apostar em uma franquia, você terá a chance de dividir deveres e obrigações, mas também vai aprender bastante a respeito do negócio e, em pouco tempo, vai dominar tudo sobre capital de giro, lucros, investimento, rentabilidade, gestão de pessoas e demais questões empresariais.

Esse compartilhamento é realizado pelo franqueador que propiciar maior controle da empresa por parte do franqueado, uma vez que já entra no modelo entendendo como administrá-lo e com uma boa expectativa de ganhos futuros.

Fornecedores testados

Encontrar bons fornecedores é uma tarefa desafiadora, afinal, é necessário assegurar a continuidade do fornecimento e manter o padrão de qualidade. Quando o assunto é franquia, os fornecedores são sempre homologados, o que reduz os riscos.

Lançamento de produtos

O mercado requer lançamentos frequentes de novos produtos para manter o interesse público. O franqueador tem a função de realizar as pesquisas de mercado e pensar sobre as melhores estratégias a serem apresentadas para a rede de franquias.

Padronização garantida

A ausência de padronização é um dos maiores problemas que as empresas enfrentam. Isso porque, é difícil fazer com que os produtos sejam desenvolvidos sempre da mesma forma e, quando sai do padrão, é possível que os clientes percebam isso de forma rápida. Em uma franquia, esse teste sempre acontece e os produtos chegam para o franqueado nos parâmetros estabelecidos pela marca.

Poder de negociação

Quando um negócio pequeno, o poder de negociação com os fornecedores acaba sendo menor. No entanto, na franquia, quem realiza essa negociação é o franqueador, que faz aquisições em grande escala e, por isso, tem uma capacidade de barganha muito maior.

Suporte apropriado

Um dos motivos principais de contratar uma franquia é a segurança de poder contar com um suporte a respeito do investimento, já que as franquias apresentam canais de contato direto com seus investidores.

Além disso, algumas marcas oferecem suporte digital, o que permite um relacionamento e apoio mais próximo, o que é muito importante para a empresa direcionar o franqueado em cenários difíceis ou, até mesmo, oferecer auxílio na resolução de problemas com produtos e serviços.

Como pode perceber com esse guia de franquias, atuar com uma marca já testada e aprovada no mercado é uma excelente oportunidade para quem busca apostar em um negócio mesmo em tempos de crise. Mas, para que isso ocorra é fundamental implementar uma estratégia adequada e tomar todos os cuidados necessários para acertar na escolha do investimento e, assim, alcançar o tão sonhado sucesso.

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