Liderança em tempos de crise: quais as habilidades mais importantes? | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Liderança em tempos de crise: quais as habilidades mais importantes?



Uma boa liderança em tempos de crise consiste em uma grande responsabilidade e é fundamental para manter as atividades em ordem e os resultados avançando, principalmente em momentos de pandemia como o que estamos enfrentando.

Nesse sentido, é necessário ressaltar que o líder deve demonstrar a sua capacidade de superar desafios, de fortalecer a relação entre os colaboradores, de ser um bom comunicador e de incentivar comportamentos positivos para que os impactos negativos desse período sejam minimizados.

Além do mais, saiba que é durante a gestão de crise que os verdadeiros líderes se destacam, pois eles serão capazes de encontrar alternativas para contornar a situação e manter o desenvolvimento da organização de forma satisfatória.

Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura e descubra quais são as habilidades mais importantes que os líderes devem ter em tempos de crise!

Ter uma comunicação assertiva

A comunicação é primordial em momento de crise, visto que é a partir dela que os líderes transmitem às suas equipes o que deve ser feito dentro da instituição. Logo, para ter uma comunicação assertiva durante esse período, é preciso que o líder compreenda os fatos e o seu colaboradores antes de realizar qualquer ação.

É primordial que o líder saiba transmitir informações concretas e corretas aos seus colaboradores. Para isso, é essencial avaliar se essas informações poderão gerar pânico nos envolvidos, já que informações errôneas podem prejudicar o desenvolvimento dos funcionários.

Ter empatia

A pandemia trouxe à tona a necessidade de um comprometimento com a saúde e do bem-estar dos cidadãos, portanto pense em uma forma de ajudar os colaboradores que estão passando por situações difíceis. Uma dica é buscar por psicólogos que possam dialogar com seus profissionais. Nesse contexto, além de se preocupar, você estará ajudando o próximo.

Desenvolver a criatividade

A procura por soluções e boas oportunidades precisa fazer parte do dia a dia de qualquer negócio e por essa razão é importante estimular a participação e a criatividade dos colaboradores. Dessa forma, os programas de inovação podem produzir bons resultados para o seu empreendimento. Com isso, é necessário também avaliar as melhores práticas profissionais, novas ferramentas tecnológicas e diferentes nichos de mercado, além de procurar parcerias e sempre desejar melhoras contínuas.

Exercer uma liderança proativa

Em momentos de crise, os gestores proativos podem incentivar comportamentos por parte do time de funcionários. As oportunidades precisam ser aproveitadas, assim como o comprometimento, o dinamismo e a capacidade de solucionar contratempos, que podem aumentar em um momento de pandemia. Portanto, busque sempre se destacar. Assim, você pode ajudar a sua empresa a enfrentar melhor esses momentos com uma liderança proativa.

Conhecer as necessidades individuais e coletivas da equipe

É fundamental conhecer cada colaborador e suas necessidades não só em momentos de crise, afinal cada profissional tem suas características, sendo alguns mais eficientes em determinadas áreas do que outros. Dessa maneira, ao conhecer um pouco sobre cada um, você é capaz de determinar as tarefas de maneira correta e, consequentemente, terá uma empresa mais produtiva. Sem contar que o trabalho fica mais simples e dinâmico.

Saber delegar tarefas


Quero ser franqueado


Conseguir delegar tarefas de forma eficiente é primordial em qualquer momento, mas principalmente em momentos de crise, pois os colaboradores, às vezes, ficam perdidos e não sabem o que fazer na empresa. Muitas vezes preocupados com os problemas externos, o time acaba não se dedicando às suas funções de forma satisfatória.

Por essa razão, quando você consegue estabelecer as tarefas de cada funcionário, eles são capazes de executá-las da melhor forma e os resultados são melhores. Desse modo, conheça as características de cada profissional, saiba delegar as tarefas de forma correta, busque otimizar sua empresa e deixá-la mais produtiva.

Ser motivador e positivo

Os líderes precisam ser tranquilos e calmos em momentos de adversidades. Ou seja, quando for necessário entregar uma má notícia, ele deve evitar pânico e precisa fornecer um nível realista de esperança para os próximos meses e anos. Assim, o líder deve tomar decisões que acredita ser mais corretas para o progresso de sua empresa e do seu time.

Saber diminuir a ansiedade

Estamos vivendo em um momento de muitas incertezas e desafios, logo a ansiedade tende a se desenvolver mais frequentemente. Mas, quando nos adaptamos à nova realidade, ela vai diminuindo.

Então, durante esse processo, um bom líder pode criar ações dentro da empresa para reduzir as preocupações que ocasionem ansiedade entre os seus funcionários, para que a saúde mental deles não fique prejudicada em um momento tão conturbado e difícil que o mundo está passando. O líder pode pedir para que os profissionais:

  • lavem as mãos regularmente e corretamente;
  • alimentem-se bem;
  • durmam bem;
  • meditem;
  • evitem aglomerações.

Além de entre outras coisas que contribuam para a vida do colaborador e que diminuam o estresse. Nesse momento, é preciso ser proativo e criar estratégias que alavanquem, dentro do possível, o desempenho da organização. É momento de pensar e cuidar do próximo.

Realizar ações diferentes

Esse momento não foi planejado, mas é preciso saber lidar com essas transformações e deixá-las mais agradáveis e positivas no campo do trabalho. E será preciso colocar a criatividade em prática para evitar que mudanças drásticas ocorram. Por isso, é importante utilizar todos os métodos e estratégias para achar meios de a empresa sobreviver diante de uma situação tão difícil e delicada.

Jamais se esqueça de que, em algum momento, a crise vai se encerrar. Por esse motivo, é preciso que todos os profissionais trabalhem para que a fase difícil passe e que nenhum colaborador seja prejudicado.

De modo geral, uma boa liderança em tempos de crise é imprescindível para a organização se sobressair e se destacar. É preciso compreender que a crise existe e que será necessário tomar decisões para que a empresa e os colaboradores não sejam afetados drasticamente. Sendo assim, é válido destacar que uma liderança de sucesso é aquela capaz de oferecer bons exemplos, mas sempre pautada na realidade da organização.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para deixar um comentário para sabermos o que achou do assunto!

Postado em 01/10/2020.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin