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Franquias para cidades pequenas: como identificar o melhor negócio?

Investir em uma franquia é um excelente caminho para alcançar a independência financeira. Os empreendedores contam com suporte da franqueadora e o respaldo de uma marca forte, mesmo quando você pensa em franquias para cidades pequenas.

Afinal, o mercado atual de franquias já não se concentra mais somente nas grandes capitais. Pelo contrário, há muitas oportunidades para municípios de pequeno porte.

Sendo assim, entenda com a gente os benefícios das franquias para abrir em cidades pequenas, descubra alguns modelos interessantes e saiba como identificar o melhor negócio. Acompanhe!

Conheça as vantagens das franquias para cidades pequenas

Investir em cidades menores é pensar fora da caixa. Muita gente ainda tem aquela mentalidade antiga, de que as oportunidades estão nos grandes centros urbanos, mas vamos entender de uma vez por todas que o interior guarda grandes vantagens.

O custo inicial tende a ser menor

Quem já comparou o preço dos aluguéis nas capitais e municípios pequenos sabe que a diferença é astronômica. Além disso, o custo com despesas gerais e com profissionais também tende a ser reduzido em localidades de pequeno porte, já que o menor dinamismo da economia não pressiona tanto o aumento desses valores.

Essa diferença no custo representa um bom impulso na fase inicial das franquias para cidades pequenas, pois a economia pode ser revertida em comunicação, ações promocionais, enfim, estratégias com o objetivo de atrair clientes.

A concorrência é reduzida

Nas grandes metrópoles a concorrência é selvagem em praticamente qualquer segmento. Por serem municípios com população alta, há muita gente investindo em franquias e, por consequência, disputando o mesmo mercado.

As cidades pequenas, por sua vez, sofrem menos com esse problema. Assim, a franquia consegue se destacar com mais facilidade e, melhor ainda, fidelizar os seus clientes por meio de um atendimento mais próximo.

Em outras palavras: é muito mais fácil se tornar referência na sua área de atuação numa cidade pequena do que numa grande capital.

Há espaço para crescimento da economia

Se, por um lado, as economias dos municípios de pequeno e médio porte tendem a ser menos dinâmicas, por outro, justamente por esse motivo, a margem de crescimento é maior.

O que isso quer dizer? Simples: aqueles que investirem em franquias para cidades pequenas tirarão proveito do crescimento do município no futuro, o que traz consigo benefícios como aumento da população e melhoria da renda média dos habitantes.

Vamos ver alguns exemplos: a cidade de Aracruz (ES) reduziu o percentual de pobreza na população de 26% para 9% em apenas 10 anos; Planaltina (GO), em duas décadas, quase dobrou seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida da população; e Paranavaí (PR) alcançou, no mesmo período, um aumento de 88% na renda per capita da população. Todas são cidades com menos de 100 mil habitantes.

O impacto da marca é maior

Não tenha dúvidas de que a chegada de marcas conhecidas do público em localidades de menor porte causa bastante impacto entre os moradores. Isso acontece porque tais marcas, antes restritas às capitais, são sinais do progresso e guardam consigo uma grande percepção de qualidade.

Tal característica — que é, de certa forma, curiosa — também é excelente para o franqueado, pois promove naturalmente o marketing boca a boca, desperta a curiosidade dos moradores e reforça o valor agregado associado à empresa.

Descubra alguns modelos de franquias lucrativas para cidades pequenas

Agora que você já conhece os benefícios de investir em localidades de menor porte, vamos conhecer algumas das melhores franquias para cidades pequenas.

Redes de chocolates finos

Se nas grandes capitais as lojas de chocolates são encontradas em cada esquina, a sua presença em municípios pequenos do interior não é tão maciça, ou seja, há um bom espaço para crescimento.

Essas lojas se dão bem no interior, pois seus produtos têm qualidade superior aos chocolates encontrados em supermercados, com embalagens bonitas e bons preços. Além disso, o investimento inicial costuma ser bastante vantajoso.

Empresas de marketing virtual

Todo morador de cidade pequena sabe que o marketing costuma ser bastante deficiente nessas localidades, em geral se resumindo a anúncios em rádios locais, carros de som e panfletagem. Mas esse cenário está mudando.

Franquias de marketing digital oferecem serviços como e-mail  e WhatsApp marketing, gestão de redes sociais, criação de administração de sites e cupons de desconto, a fim de atender a essa profissionalização do marketing no interior.

Veículos de informação e serviços online

Outro mercado ainda pouco desenvolvido em pequenas cidades, e que possui um enorme potencial, é o dos canais de notícias locais na internet.

Diferente das capitais, que possuem uma ampla gama de jornais, canais de televisão e sites de notícias à disposição, nos municípios menores esses serviços são escassos.

Por isso, os veículos de notícias regionais estão entre os modelos de franquias ideais para abrir em cidades pequenas. Assim como na maioria dos veículos de comunicação, os ganhos vêm da publicidade.

Consultórios odontológicos

A força de uma marca consolidada, a comunicação mais profissional e os equipamentos modernos são alguns dos benefícios que um consultório odontológico franqueado terá frente aos concorrentes, que fazem dele uma das melhores franquias para abrir em cidades pequenas.

Além disso, outra grande diferença entre abrir um consultório no modelo de franquia em vez de encarar a jornada por conta própria é que, no primeiro caso, o empreendedor contará com a experiência acumulada da franqueadora e de diversos outros estabelecimentos da rede.

Por esses motivos, o ritmo de crescimento tende a ser maior, levando o consultório a ser, até mesmo, uma referência entre os moradores locais.

Saiba como identificar o melhor negócio para empreender

Se você quer ter sucesso com franquias para cidades pequenas, deve observar alguns fatores antes de tomar a decisão e assinar o contrato de franquia. Vamos descobrir quais são!

Ter afinidade com o negócio

Antes de tudo, o empreendedor deve optar por um segmento no qual goste de atuar. Afinal, uma franquia exige grande dedicação para que se alcance o sucesso e é muito mais fácil se dedicar diariamente a um negócio com o qual você tenha afinidade.

Não escolha o seu segmento de atuação com base somente em aspectos financeiros, como o valor inicial do investimento e a expectativa de retorno. Você deve optar por um segmento com o qual realmente queira trabalhar no dia a dia!

Identificar as necessidades da região

Antes de investir em franquias rentáveis para cidades pequenas do interior, é fundamental entender as necessidades do local onde deseja atuar e se o negócio conseguirá atendê-las. Com uma boa análise de mercado, suas chances de sucesso serão imensuráveis.

Uma franquia, qualquer que seja, só alcançará os seus potenciais de retorno se estiver instalada numa região onde possua relevância. Mas fique tranquilo, pois a franqueadora poderá ajudar a identificar isso!

Comparar os investimentos e o potencial de retorno

Se antes falamos que os aspectos financeiros não precisam ser os primeiros a serem levados em conta, isso não significa que eles devem ser ignorados. Após identificar um setor com o qual você goste de atuar, conheça o valor do aporte inicial, as taxas de franquia e a previsão de retorno do investimento.

Lembre-se de que, embora investir em franquia possa implicar custos extras, é importante colocar os benefícios do modelo na balança, pois, geralmente, essas vantagens superarão os custos a mais.

Entenda como se destacar com franquias ideais para cidades pequenas

Todo mundo gosta de ser bem recebido quando vai a qualquer estabelecimento, concorda? É por esse motivo que oferecer um atendimento humanizado e gentil é um dos mais importantes fatores de fidelização dos clientes.

Em localidades menores, é comum que os estabelecimentos negligenciem a experiência do cliente, ora por falta de treinamento, ora por escassez de concorrência. Portanto, investir nesse ponto fará com que o seu negócio se destaque entre os demais.

Se você está pensando em abrir sua clínica odontológica em uma cidade pequena, a Sorridents oferece formas para ajudar no rápido crescimento, com uma marca forte no mercado, que cria empatia junto ao cliente.

São 20 anos de experiência que será aplicada ao seu consultório por meio de suporte e treinamento em todas as áreas. Além disso, contamos com um call center próprio e o serviço de agendamento online — uma inovação e tanto em cidades pequenas.

Gostou deste post sobre franquias para cidades pequenas? Para dar o próximo passo, leia o nosso outro post e descubra o que avaliar antes de abrir uma clínica odontológica.

Como administrar e cerscer uma ranquia odontológica

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