Agende a sua avaliação
Ou agende pelo telefone 0800 601 1520

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Afinal, por que os dentes ficam amarelos?


por que os dentes ficam amarelos

Dentes amarelados não são uma questão urgente de saúde bucal, mas nos causam desconforto, diminuem a nossa confiança e vontade de sorrir, não é mesmo?

O amarelamento pode não ser percebido, já que seu aparecimento é gradual, mas chega um momento em que nos sentimos incomodados.

Veja, a seguir, o que pode causar o escurecimento dental, como você pode evitá-lo e se o clareamento é capaz de reverter a sua situação. Você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre os dentes amarelos!

Quais as principais causas do amarelamento dos dentes?

1. Genética

O que dá cor ao dente é a dentina, camada mais interna e porosa que reveste e protege a polpa. Ela pode se apresentar em quatro cores naturais básicas: marrom avermelhado, cinzento, cinza avermelhado e amarelo avermelhado.

A coloração é herdada geneticamente, então se seus pais possuem dentes amarelos ou acinzentados, é provável que os seus sejam de tonalidades parecidas. O esmalte, por outro lado é translúcido, mas se for manchado, pode interferir na cor do dente.

2. Desgaste

Quando a camada de esmalte está fina, a dentina se mostra através dele e os dentes podem aparentar estarem mais escuros. O desgaste se dá pelo envelhecimento natural dos dentes, o esmalte é gasto pela mastigação e exposição a ácidos.

3. Fumo

A fumaça e as substâncias tóxicas contidas no cigarro, se fixam no esmalte dos dentes e causam manchas superficiais amareladas e acastanhadas.

4. Consumo de medicações

Alguns tipos de antibióticos podem influenciar na coloração dos dentes quando os mesmos estão em formação.

Caso a mãe tenha tomado algum desses medicamentos durante a segunda metade da gravidez, ou se a criança tomou antes dos 8 anos de idade, os dentes podem aparentar alterações quando nascerem. Essas variações de cor não são resolvidas pelo clareamento.

5. Café e chá

Essas bebidas estão entre as causas mais comuns de dentes amarelos. Contudo, vinhos, refrigerantes escuros, sucos e qualquer bebida colorida ou aromatizada artificialmente podem contribuir para o escurecimento e coloração dos dentes.

O que fazer para evitar dentes amarelos?

1. Mude seus hábitos


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


A melhor saída é a prevenção. Mudar seus hábitos alimentares, limitar o consumo de alimentos e bebidas que causam manchas nos dentes é o primeiro passo para não piorar a sua condição. Se acabar por consumir alguma dessas substâncias, enxaguar a boca logo depois de comer e beber pode ajudar a diminuir os efeitos indesejados.

2. Escove bem os dentes

Escovar, fazer profilaxia com seu dentista e adotar procedimentos de clareamento com supervisão são as melhores soluções para os dentes amarelos. A escovação deve acontecer, ao menos, 3 vezes ao dia, sendo que na última escovação diária o fio dental é indicado.

3. Visite frequentemente o dentista

A cada 6 meses, aproximadamente, profissional realiza uma limpeza mais profunda e minuciosa, faz uma raspagem para retirar o tártaro a fim de diminuir as áreas de acúmulo de alimentos e facilitar a sua higienização em casa.

O dentista também poderá indicar um tratamento clareador se você se mostrar incomodado com a cor de seus dentes. Ele explicará qual o melhor método para o seu caso, dará instruções e acompanhará o processo.

O clareamento resolve esse problema?

Depende da causa do escurecimento dos dentes. Se a causa for genética, desgaste ou alteração pelo uso de medicamentos durante a formação dental, o clareamento não será eficiente. As alterações citadas são na dentina e não superficiais, no esmalte.

Nesses casos, geralmente, são feitas lentes de contato ou facetas laminadas. São um tipo de prótese que poderá mudar a cor aparente dos seus dentes anteriores, já que são como uma capa nos mesmos.

Para as outras causas que são, basicamente, pigmentações do esmalte, o clareamento será efetivo. Lembre-se que você é dependente da coloração genética que adquiriu de seus pais. Algumas pessoas não vão chegar nos dentes clarinhos que gostariam apenas com o clareamento.

Entendeu a razão do aparecimento de dentes amarelos? Descobriu como evitar o escurecimento e de qual maneira o clareamento pode te ajudar?

Se você gostou desse texto, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e passe o conhecimento à frente.

Postado em 27/07/2017.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter