Blog Saúde Bucal

Bicarbonato clareia os dentes mesmo? Descubra aqui!

Possivelmente você já deve ter ouvido falar que o bicarbonato clareia os dentes, não é mesmo? Essa é uma frase popular falada com bastante frequência e utilizada por boa parte das pessoas que tiveram acesso à afirmação. Porém, apesar de o produto ter muitas funções, sua utilização na região bucal pode causar danos à saúde do dente e prejudicar o sorriso.

Com base nisso, vamos explicar mais sobre o assunto e mostrar os reais motivos que fazem com que o bicarbonato de sódio seja prejudicial à saúde dentária.

Além disso, vamos apresentar quais problemas ele pode causar, como ele atua na região, quais são os outros mitos acerca do clareamento dental e como clarear os dentes e deixá-los bonitos de maneira saudável. Confira!

Afinal, o bicarbonato clareia os dentes?

Hoje em dia, é possível encontrar inúmeras dicas de como usar o bicarbonato para clarear os dentes, certo? No entanto, essa afirmação tão conhecida não é verdadeira. O produto, mesmo que misturado ao creme dental diário, não promove de forma efetiva o clareamento dentário.

Ele é uma substância abrasiva, ou seja, atua como um “esfoliante” dental. O que não quer dizer que tem ação clareadora. O dente é formado por três camadas: a polpa (camada mais interna), a dentina e o esmalte (camada externa).

Quando utilizado na última camada, o bicarbonato promove uma limpeza mais profunda, dando a sensação de que os dentes estão mais brancos. Entretanto, os dentes só estão mais limpos do que normalmente.

Isso não significa que a utilização do bicarbonato é indicada para auxiliar na higienização dental. Por ser abrasivo, ele pode gerar sérios danos à saúde bucal e provocar problemas ainda maiores.

Quais são os danos que o bicarbonato pode gerar?

O uso frequente do bicarbonato é um perigo! Ele é altamente abrasivo e promove a corrosão do esmalte dentário. Como consequência, o dente fica sensível e suscetível a infecções. A gengiva também é afetada e pode sofrer com sangramentos e mais infecções.

Em situações mais graves, o produto deixa o PH da boca alterado e provoca uma erosão ácida. Os resultados são hipersensibilidade, dores agudas e intensas na região, danificação da estrutura dos dentes e até mesmo mudança da forma dentária.

É importante mencionar que alguns profissionais utilizam, em situações específicas, jatos de bicarbonato para auxiliar na remoção de manchas no dente e de placas bacterianas.

No entanto, esse é um procedimento totalmente profissional e que só deve ser feito por um dentista em local próprio. Além disso, a versão utilizada em consultórios odontológicos é diferente. Ela é extrafina e específica para esse processo.

O que provoca o amarelamento dos dentes?

O amarelamento dos dentes geralmente acontece com o tempo. Como os dentes são porosos, eles absorvem e acumulam na dentina os pigmentos dos alimentos que comemos diariamente.

Bebidas escuras, como café, sucos, vinho, chás e refrigerantes, são os principais causadores, mas, de uma forma geral, todo alimento muito pigmentado influencia na coloração. Açaí, molho de tomate industrializado, cúrcuma, beterraba, catchup e mirtilo são alguns exemplos.

Outro fator que gera o problema é o envelhecimento. Com o passar dos anos, o esmalte dentário sofre naturalmente um desgaste e os dentes tendem a escurecer. Tabagismo e higienização inadequada também são fatores comuns.

Existem outros produtos caseiros ineficazes no clareamento?

Além do bicarbonato de sódio, existem outras substâncias que são usadas para clarear os dentes em casa, mas que são ineficazes e ainda prejudicam a saúde dos dentes.

O suco de limão é um exemplo. Ele é altamente ácido e corrói o esmalte dentário se usado com frequência. A utilização do carvão também promete o clareamento dos dentes, mas é um costume antigo e que, nos dias atuais, não colabora com o processo de clarear.

Vale mencionar ainda que a água oxigenada é usada por algumas pessoas que têm esse mesmo intuito, contudo, o produto é um ótimo antisséptico usado em ferimentos e não funciona como clareador.

Qual é a melhor maneira de clarear os dentes?

Antes de iniciar qualquer procedimento, você deve ir até uma clínica odontológica e realizar uma avaliação com um profissional. No consultório, o dentista recomenda o melhor método de forma explicativa, o realiza com a sua autorização e orienta sobre os cuidados que devem existir.

O clareamento dental é o método mais utilizado. Ele é feito com substâncias químicas (como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio) que alteram a cor do dente, gerando resultados muito efetivos.

O procedimento é totalmente clínico e deve ser feito sob a supervisão de um cirurgião dentista. O gel com ação clareadora é aplicado nos dentes e, combinado com o oxigênio, oxida os pigmentos amarelados com o auxílio do laser.

Tudo isso só pode ser feito depois da realização de radiografias e exames clínicos. A saúde bucal deve estar em dia, sem infiltrações e cáries, por exemplo. Durante o processo, também é importante tomar alguns cuidados especiais, como evitar o consumo de alimentos muito pigmentados que podem interferir na coloração dos dentes.

Já o método de clareamento caseiro é feito com o auxílio do gel e uma moldeira de silicone. O processo é gradual e normalmente ocorre no período da noite, sempre com a orientação profissional.

É fundamental mencionar que o principal benefício do clareamento é a real mudança de cor dos dentes, ou seja, é um procedimento totalmente estético. Ele remove todos os pigmentos externos absorvidos e deixa a região em sua cor natural, bem mais clarinha. Por isso, assegura um sorriso visualmente bonito, melhora a qualidade de vida e aumenta a autoestima de qualquer pessoa.

Existe contraindicação para o clareamento dental?

Como já dissemos, o procedimento só pode ser feito se a saúde bucal estiver em dia. Pacientes com cáries, restaurações incompletas e gengivite, por exemplo, não podem realizar o tratamento. Ele ainda é contraindicado na gravidez e para crianças.

Agora que você já sabe se o bicarbonato clareia os dentes ou não, aproveite as informações para garantir um sorriso bonito e saudável para você e para toda a sua família. Lembre-se de que o ideal é você ir a uma clínica odontológica para ter acesso a profissionais capacitados e que vão oferecer o melhor serviço.

Gostou do artigo e quer se manter por dentro de outros assuntos relacionados? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada