Blog Saúde Bucal

Pasta de dente com carvão ativado: conheça os prós e contras

É comum encontrar pessoas que buscam opções rápidas e práticas para deixar o sorriso mais bonito, e talvez você seja uma delas. Ultimamente, a pasta de dente com carvão ativado ganhou destaque e passou a ser muito usada, sobretudo por quem acredita que o produto é capaz de clarear os dentes.

Mas será que essa opção é realmente a melhor para você? Neste artigo, vamos apresentar os prós e contras da utilização da pasta de dente com carvão ativado, para que você possa tomar uma decisão informada sobre o cuidado com os seus dentes.

O que é a pasta de dente com carvão ativado?

Antes de mais nada, é importante entender do que essa pasta é feita. O carvão ativado é proveniente da queima de cortiça, casca de coco e outras substâncias naturais que passam por um processo de oxidação no calor extremo até que fiquem com uma textura extremamente fina.

O carvão ativado é um tipo de carvão que passou por um processo de ativação, tornando-se altamente poroso e capaz de absorver impurezas e toxinas. Por isso, ele é muito utilizado em tratamentos de desintoxicação, incluindo os voltados para a saúde bucal.

Prós da utilização da pasta de dente com carvão ativado

A pasta de dente com carvão ativado é uma tendência e ficou famosa por sua suposta capacidade de remover manchas dos dentes. A justificativa é que o carvão ativado é capaz de absorver impurezas e toxinas, incluindo as substâncias que causam manchas nos dentes.

Porém, é preciso ressaltar que isso pode, sim, acontecer, mas de uma maneira muito sutil. O produto pode até ajudar a remover as manchas superficiais, mas não garante um resultado tão expressivo. 

Assim como outras pastas do mercado, a de carvão ajuda no mau hálito e geralmente é feita com ingredientes naturais, o que é uma vantagem para quem busca produtos mais saudáveis e menos tóxicos. 

Contras da utilização da pasta de dente com carvão ativado

Apesar de alguns benefícios desse tipo de creme dental, também tem desvantagens que devem ser consideradas. Uma delas é que ela pode ser abrasiva demais para os dentes, o que pode levar a danos no esmalte.

Outro ponto a ser considerado é que a pasta de dente com carvão ativado pode não ser tão eficaz quanto se pensa. Cientistas concluíram que não há comprovação de eficácia das pastas de carvão ativado — na verdade, o uso pode aumentar o risco de manchas e cáries. 

Embora ela possa remover manchas superficiais nos dentes, não há garantia de que ela vá clarear os dentes de forma significativa. O que provoca o clareamento é a ação de peróxidos que age na camada dentinária. 

Dessa forma, a reação química faz com que as moléculas de oxigênio saiam da estrutura e levem as moléculas de pigmento, deixando os dentes mais brancos. Ou seja, uma simples pasta de carvão ativado não é capaz de fazer todo esse processo efetivamente.  

Antes de optar pelo uso da pasta de dente de carvão ativado, a consulta com um dentista é fundamental para escolher qual creme dental usar. Afinal, cada pessoa tem necessidades e características bucais diferentes, e somente um profissional capacitado poderá indicar qual é a melhor opção para o seu caso.

Aproveite e confira também nosso artigo sobre prós e contras da pasta de dente vegana!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada