Blog Saúde Bucal

Sensibilidade dos dentes: o que é e como evitar?

A sensibilidade dos dentes é uma condição que causa bastante desconforto em indivíduos de todas as idades. Esse desconforto costuma acontecer quando os nossos dentes entram em contato com temperaturas excessivamente baixas ou altas — o que pode ser bastante desagradável.

Conhecida pelos dentistas como hipersensibilidade dentária, a sensibilidade nos dentes ocorre em função do desgaste do esmalte dental. A partir desse desgaste, haverá uma exposição em excesso de outra estrutura do dente, a dentina.

O esmalte dental representa uma das principais estruturas formadoras dos nossos dentes e é extremamente mineralizado. Essa estrutura recobre diretamente a dentina, que consiste em uma camada mais interna dos nossos dentes — que está mais próxima do nervo e não oferece a mesma proteção que o esmalte.

Dessa forma, a partir do desgaste do esmalte dental e a consequente exposição da dentina, haverá uma maior sensibilidade durante a ingestão de líquidos e alimentos muito quentes ou muito frios.

Pensando no assunto, separamos a seguir as principais informações sobre a sensibilidade. Confira as suas principais causas e como evita-la!

Principais fatores que causam a sensibilidade dos dentes

Ao contrário do que muitos acreditam, a ingestão de alimentos frios ou quentes não está diretamente relacionada com a ocorrência de sensibilidade dentária.

Uma das grandes causas desse desgaste é a escovação excessiva e inadequada dos dentes. A ação das cerdas da escova dental pode danificar o esmalte, principalmente quando essa escovação for feita de maneira agressiva.

Outras condições que podem ocasionar a sensibilidade dental são aquelas relacionadas à saúde das gengivas. A formação de placa bacteriana e tártaro pode desencadear uma reação inflamatória na região gengival, o que causa a retração das gengivas.

Uma vez retraídas, as gengivas expõem uma parte da raiz do dente que não está revestida pelo esmalte dental. Ou seja, haverá um contato direto da dentina com os alimentos e líquidos ingeridos pelo indivíduo.

bruxismo também pode ser apontado como uma das causas da hipersensibilidade dentária. O hábito de ranger os dentes — principalmente durante o sono — também desgasta o esmalte dental e, assim, causa uma maior sensibilidade.

É possível citar os clareamentos nos dentes como fator relevante para o aumento da sensibilidade dental. Com o objetivo de retirar as manchas, esses tratamentos deixam estruturas da dentina, chamadas de túbulos, expostas temporariamente. Assim, se feitos de maneira inadequada, os clareamentos podem contribuir para uma maior sensibilidade.

Vale lembrar ainda que o contato do esmalte com estruturas ácidas também pode aumentar a sensibilidade, uma vez que a acidez pode corroer o esmalte dental.

Maneiras de evitar a sensibilidade nos dentes

Para evitar a ocorrência desse desconforto, é preciso adotar medidas que impeçam o desgaste do esmalte dental. Uma delas, bastante importante, é evitar a utilização de cremes dentais excessivamente abrasivos, uma vez que esse tipo de produto tende a promover um desgaste muito grande.

Além disso, é recomendável ainda evitar o consumo de líquidos e alimentos muito ácidos, a fim de evitar a corrosão do esmalte dentário pelo abaixamento excessivo do PH bucal.

As visitas periódicas a um consultório ou clínica odontológica também podem evitar significativamente a ocorrência da sensibilidade dos dentes. Nessas consultas, haverá manutenção da saúde das gengivas, além da realização de limpezas periódicas e das instruções do dentista acerca da escovação correta dos dentes.

Gostou do conteúdo desse post? Então compartilhe em suas redes sociais para que todos os seus amigos também possam saber mais sobre esse assunto tão importante!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada