Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Creme dental clareador funciona? Descubra!



Deixar os dentes branquinhos apenas com a escovação é o sonho de muita gente, mas não é tão fácil assim. Por isso, o creme dental clareador acaba sendo uma alternativa para quem se preocupa com a estética do sorriso.

Mas será que esse tipo de produto realmente cumpre o que promete? Será que traz algum problema para a saúde bucal?

Essas dúvidas são bastante comuns e deixam as pessoas confusas quanto ao uso desse tipo de creme dental. É o seu caso? Então, acompanhe este post para entender como esse produto age e qual é a sua eficácia comparada ao tratamento de clareamento dental realizado no consultório.

Qual é a composição química do creme dental clareador?

O agente químico capaz de clarear os dentes é o peróxido de carbamina ou de hidrogênio, presente no gel utilizado no tratamento de clareamento dental. No entanto, para que sua ação atinja manchas mais internas, é preciso uma concentração bem alta dessa substância.

Geralmente, no creme dental clareador a concentração do peróxido é, em média, de 2%. Já nos géis utilizados pelo dentista, essa concentração varia de 10% a 40%, porque somente dessa forma consegue modificar a tonalidade dos dentes.

Como esse produto age?

O creme dental clareador é mais abrasivo do que as pastas comuns. Ele age como um esfoliante ou uma lixa, removendo manchas que estão no esmalte dentário — a camada mais externa do dente. Assim, consegue eliminar a placa bacteriana e manchas causadas por alimentos, como café, vinho e beterraba, e pelo cigarro.

Mas esse produto não consegue, de fato, clarear o dente. Como dissemos, sua ação abrasiva faz um trabalho de polimento, mas não tem o poder de eliminar manchas mais internas. Para muita gente, inclusive, o seu uso contínuo não traz resultado algum.

Para quem é indicado?

Apesar de ter venda livre em farmácias e supermercados, o creme dental clareador não pode ser usado da mesma forma que a pasta de dente convencional.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


No geral, ele é indicado somente para adultos que tenham todos os dentes naturais e não sofram com sensibilidade dentária ou retração de gengiva. E, ao utilizá-lo, a dica é usar uma escova de cerdas macias, para não potencializar sua ação abrasiva.

Usar esse tipo de creme dental traz efeitos colaterais?

Por conta do seu poder esfoliante, esse produto pode desgastar o esmalte dentário, deixando a dentina exposta — o que pode provocar sensibilidade e dor ao consumir alimentos muito quentes ou frios.

Além disso, a dentina é mais porosa e, ao entrar em contato com o corante de alimentos, dará aos dentes uma aparência mais escura. Ou seja, a ação do creme dental clareador pode ser contrária, caso seja usado sem orientação do dentista.

Ele proporciona a mesma eficácia do tratamento de clareamento?

De fato, esse tipo de creme dental não apresenta os mesmos resultados que o clareamento realizado pelo dentista. Isso porque o gel utilizado nesse tratamento consegue atingir as manchas mais internas, assim, modificando a tonalidade do sorriso.

Há ainda a possibilidade do clareamento dental caseiro, porém, ele só deve ser feito com a supervisão do dentista, que indicará a quantidade e tempo de uso da substância clareadora.

Enfim, como vimos, se você quer deixar o sorriso mais branco, procure o dentista e faça o tratamento de clareamento. O procedimento é realizado com total segurança e garante um resultado natural.

O creme dental clareador pode até funcionar como um complemento desse tratamento, mas a recomendação é que seja utilizado somente com orientação profissional.

Então, gostou do post? Quer conhecer outros tratamentos odontológicos para deixar os dentes mais bonitos? Baixe nosso Guia da estética dentária e descubra como ter um sorriso perfeito!

Postado em 26/04/2018.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter