Blog Saúde Bucal

Quer saber como conquistar o sorriso saudável? Confira 7 dicas ideais

A saúde bucal é mais que apenas manter dentes e gengivas saudáveis. Sorrir com mais confiança pode promover ainda o bem-estar físico e mental, que ajuda você a recuperar sua alegria. Mas a questão é: como conquistar um sorriso saudável?

A boca é uma região bastante sensível, constantemente exposta às bactérias e alimentos que podem afetar os dentes. Por isso, a melhor coisa a se fazer é praticar bons hábitos de saúde bucal e procurar se prevenir de outros problemas com a ajuda do dentista.

Pensando nisso, selecionamos as melhores dicas para você cuidar do seu sorriso, de cuidados diários que você deve realizar em casa até soluções odontológicas para melhorar a estética dos dentes. Vamos lá?

Como conquistar um sorriso saudável?

Tenha dentes fortes e saudáveis para sorrir sem medo! Para isso, confira nossas dicas a seguir e saiba como cuidar dos seus dentes e gengivas!

1. Capriche na higiene bucal

Os adultos ficam atentos à higiene bucal das crianças, mas se esquecem de cuidar adequadamente dos próprios dentes. Por isso, não custa lembrar: escove e use o fio dental após cada refeição. Isso garante que sua boca fique protegida de bactérias causadoras de cárie, prevenindo ainda o mau hálito e doenças da gengiva que prejudicam a saúde e a estética do sorriso.

2. Visite regularmente o seu dentista

O profissional mais preparado para ajudar você a conquistar um sorriso mais saudável é o dentista. Muitas vezes, ele consegue identificar doenças bucais antes mesmo que você perceba os sintomas, o que permite o tratamento precoce e ajuda a evitar complicações a longo prazo. Além disso, o dentista pode repassar dicas para os cuidados diários, como o tipo de escova de dente ideal para o seu caso, por exemplo.

3. Mude hábitos de sua rotina

Se você fuma, temos mais motivos para você abandonar o hábito agora mesmo. O cigarro é um dos principais inimigos da saúde bucal e provoca manchas nos dentes, doenças gengivais, além de ser um dos responsáveis pelo câncer de boca.

A mania de morder objetos, como lápis ou caneta, também é bastante prejudicial para a saúde bucal. Esse hábito pode provocar um desgaste dos dentes e, em casos mais graves, até quebrá-los. É importante ainda evitar o consumo de bebidas gasosas durante as refeições, pois elas aumentam a acidez na boca e podem promover a erosão dentária.

4. Mantenha uma boa alimentação

Evite o consumo de alimentos muito açucarados para reduzir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Invista em alimentos mais nutritivos, como iogurte natural, frutas e vegetais. Eles fornecem as vitaminas e minerais essenciais para proteger o esmalte dos dentes e diminuir a incidência de cáries. Alimentos como a maçã e a cenoura cruas, por exemplo, contém fibras que ajudam a promover a limpeza dos dentes durante a mastigação, mas lembre-se a higiêne completa só se faz através da escovação e da passagem correta do fio dental.

5. Use aparelho ortodôntico

O tratamento ortodôntico pode ser a solução para pessoas que apresentam algum desalinhamento no posicionamento dos dentes. O aparelho fixo metálico é o método mais conhecido, mas já existem alternativas mais discretas de tratamento, como os aparelhos de porcelana e os alinhadores invisíveis. Vale lembrar que é o ortodontista quem define qual é a opção mais adequada para cada caso.

6. Realize a limpeza dos dentes periodicamente

Mesmo com a escovação e o uso diário do fio dental, existem pontos nos dentes que são difíceis de limpar em casa. Por isso, é importante ir ao consultório odontológico a cada seis meses para realizar a limpeza do dente. Lá, o dentista consegue higienizar mais profundamente a região, ajudando a evitar o surgimento de cáries e impedindo a formação do tártaro, por exemplo.

7. Faça um clareamento

Um procedimento odontológico que traz grande impacto ao sorriso é o clareamento dental. Existem duas maneiras de realizar o tratamento, sempre com o acompanhamento do seu dentista: em casa e no consultório.

O tratamento em casa dura, em média, um mês e você deve utilizar uma moldeira com gel de clareamento por algumas horas. Já o clareamento realizado no consultório faz uso de um laser, o que acelera o resultado e pode apresentar dentes mais brancos ainda na primeira sessão.

Além do clareamento, existem outros procedimentos estéticos que deixam o sorriso ainda mais bonito, como a lente de contato dental, a faceta de porcelana e o implante.

Quais as consequências de não cuidar do sorriso para a saúde bucal e a autoestima?

Muitas pessoas associam os dentes apenas ao sorriso, mas você sabia que a saúde bucal está diretamente relacionada a outras partes do corpo? Existem muitas doenças que se manifestam pelas alterações nos dentes, na língua e na gengiva. Veja alguns exemplos:

  • anemia: a língua apresenta um aspecto mais liso e opaco;
  • leucemia: há um inchaço da gengiva e o surgimento de sangramentos espontâneos.
  • lúpus e outras doenças autoimunes: podem ser identificadas por pequenas lesões que surgem na boca. Elas costumam doer bastante e não se cicatrizam facilmente. Boca seca, queimação e língua rígida também são sintomas comuns;
  • diabetes: além do hálito ruim causado pelo descontrole das taxas de açúcar, pessoas com diabetes também apresentam inflamação das gengivas;
  • cirrose hepática: as partes moles da boca sofrem uma alteração de cor e podem ficar esverdeadas ou amarelas;
  • câncer: alguns tipos de câncer, como o do colo do útero e os tumores de cabeça e pescoço podem formar verrugas, aftas ou lesões na boca que chegam a não desaparecem;

A falta de higiene e cuidado com o sorriso pode originar infecções na boca e desencadear ainda doenças que afetam o coração, como a endocardite bacteriana.

Não podemos nos esquecer também da relação entre sorriso e autoestima, afinal, ele costuma ser a primeira coisa que notamos quando conhecemos uma pessoa pela primeira vez.

Como nosso cartão de visitas, o sorriso saudável garante mais autoconfiança na carreira e nos relacionamentos e pode transformar positivamente sua autoestima. Já dentes tortos, amarelados ou a ausência de dentes podem trazer insegurança e constrangimento, fazendo com que as pessoas fiquem escondendo o sorriso com as mãos.

Você descobriu como conquistar o sorriso saudável e viu que é possível adotar medidas preventivas em casa e com pequenos ajustes na alimentação. Não deixe também de procurar o dentista para que ele indique o tratamento mais adequado para o seu problema e passe a sorrir com mais alegria!

Gostou das nossas dicas e quer ajudar outras pessoas a conquistarem um belo sorriso? Então compartilhe esse post em suas redes sociais!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada