Blog Saúde Bucal

Clareamento dental: antes ou depois de tirar o aparelho ortodôntico?

Exibir um sorriso alinhado e branquinho é o sonho de muita gente. Assim, muitas pessoas que realizam o tratamento ortodôntico, para cuidar do posicionamento dos dentes, cogitam fazer também o clareamento dental.

Desse modo, ao finalizar o tratamento, estariam com o sorriso almejado. No entanto, é indicado fazer o procedimento para corrigir a tonalidade dos dentes durante o uso do aparelho? Ou é melhor realizá-lo depois?

Neste artigo, vamos mostrar que o mais indicado é realizar o clareamento dental depois do tratamento ortodôntico. Quer saber quais os motivos? Então, siga a leitura!

Por que não fazer o clareamento durante o tratamento?

Descolamento dos braquetes

O clareamento dentário é feito à base de peróxido de hidrogênio, que pode ser em gel, líquido ou creme. A substância penetra no esmalte dental, conseguindo, assim, alterar a coloração do dente.

Mas o agente clareador consegue também afetar a durabilidade das resinas que unem os braquetes do aparelho ao dente, o que significa que eles podem descolar. Isso prejudicará o tratamento ortodôntico, porque exigirá mais manutenções e ajustes.

Infiltrações

O peróxido de hidrogênio pode afetar outras resinas nos dentes, como a de restaurações, favorecendo infiltrações e o aparecimento de cáries. Isso é bastante perigoso, ainda mais em pacientes que utilizam aparelhos, visto que a higienização é mais difícil devido à presença dos arcos e braquetes.

Dentes com duas tonalidades

Além do risco de descolamento dos braquetes, o clareamento dental realizado junto com o tratamento ortodôntico pode ter um resultado estético ruim após a retirada do aparelho.

Isso porque a substância clareadora só consegue agir a parte exposta do esmalte dental. Assim, a parte coberta pelo braquete não será clareada, e, quando a pessoa finalizar o tratamento, terá o dente manchado com quadradinhos mais amarelados ou escuros.

Dentes mais sensíveis

O agente clareador também pode deixar os dentes mais sensíveis, um desconforto a mais para quem usa aparelho ortodôntico. Imagine que, além da pressão do dispositivo, o paciente pode sentir dor com determinados alimentos e temperaturas de líquidos.

Por que não fazer antes?

Realizar o clareamento dental antes do tratamento ortodôntico também não é indicado. O procedimento para deixar os dentes mais brancos deve ser realizado de tempos em tempos porque o dente volta a ficar mais escuro pela alimentação.

Assim, a parte que ficará mais escura ou amarelada será somente a exposta, visto que a parte coberta com o braquete ficará mais clara porque não entrou em contato com os alimentos. Desse modo, quando o paciente retirar o aparelho, terá um quadradinho mais branco em todos os dentes, ou seja, a tonalidade do sorriso ficará irregular.

Qual é a solução?

A única alternativa para realizar o tratamento ortodôntico e o clareamento dental juntos é quando o paciente não utiliza o aparelho fixo, mas sim os alinhadores transparentes, que são removíveis.

Assim, para fazer o procedimento, ele retira o aparelho e terá todos os dentes expostos para a ação do agente clareador, conseguindo um resultado eficaz.

Agora você já sabe que a melhor opção é realizar o clareamento dental após finalizado o tratamento ortodôntico. Desse modo, você terá um resultado estético incrível, sem prejuízo da sua saúde bucal!

Você quer saber mais sobre o clareamento dental? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e tire todas as suas dúvidas!

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada