Blog Business

Por que fazer uma transição de carreira para o empreendedorismo?

A transição de carreira é uma ideia viável que proporciona mais significado e satisfação profissional para muitas pessoas. Contudo, existem dúvidas e incertezas quando o assunto é fazer uma mudança drástica e, por isso, muitas pessoas continuam desempenhando funções com as quais já não se identificam.

Reconhecer a necessidade de mudança e definir o caminho que será percorrido é indispensável para alcançar o sucesso. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente, pois é sobre isso que falaremos a seguir!

O que é transição de carreira?

A escolha da profissão e a necessidade de inserção no mercado de trabalho acontece logo nos primeiros momentos da vida adulta. Antes mesmo de iniciar um curso de nível superior, já é preciso dar os primeiros passos rumo à profissão que será desempenhada por anos. Essa era uma realidade até as últimas décadas.

Com o advento de novas tecnologias e o acesso a conteúdos, e uma infinidade de novas profissões, essa escolha já não precisa ser tão determinante e nem levada para a vida toda. Atualmente, os profissionais podem seguir novos rumos e começar uma nova carreira partindo do zero.

A transição de carreira acontece quando o profissional já não está mais satisfeito com a atividade que desempenha no seu dia a dia, com a empresa em que trabalha ou mesmo, com a profissão que vem exercendo ao longo dos anos.

Mudar de área e começar a trabalhar com outra atividade é a transição de carreira e, pode ser bastante desafiador nos primeiros momentos. Toda profissão é acompanhada de práticas que devem ser desempenhadas diariamente e constituem sua atividade principal no trabalho.

Muitas vezes, essas funções se tornam desgastantes e o profissional que a exerce pode chegar a exaustão e, decidir mudar de área, de empresa ou de profissão pode ser a solução para uma vida com mais significado e prazer. A transição de carreira acontece quando decidimos realizar outras atividades, seja por necessidade, seja por amor à nova função.

Qual o momento certo para a transição de carreira?

Fazer uma mudança de profissão exige planejamento e preparação. No entanto, não existe um momento certo. O período ideal deve ser aquele em que a pessoa decide que quer realizar novas conquistas e está preparada para arcar com as responsabilidades e desafios que a nova jornada exigirá.

Um fator que influencia muito no sucesso ou fracasso ao realizar a transição de carreira é o planejamento. Afinal, é comum ver que muitas pessoas fazem essa mudança por necessidade, quando são demitidos ou esgotados com a carreira que vêm desempenhando ao longo do tempo.

Esse é um excelente motivo para seguir novos rumos. Contudo, quando a mudança é feita por falta de opção, os obstáculos podem ser muito maiores. Afinal, se uma pessoa busca mudar de carreira por não conseguir uma recolocação profissional na sua área, por exemplo, ela deverá despender mais esforços do que uma pessoa que já vem se preparando para essa mudança a mais tempo.

Soma-se a isso, os desgastes emocionais que as situações de emergência, como o desemprego ou descontentamento podem acarretar. Iniciar uma nova carreira contando com a instabilidade financeira e pressão que as obrigações do dia exercem, tornam tudo muito mais difícil.

O ideal, lembrando que não existe uma regra ou fórmula pronta, é que o profissional perceba a necessidade de mudança e comece a se preparar para ela. Dessa maneira, fica muito mais fácil se preparar para o desafio e buscar por capacitações necessárias para a empreitada.

Quando a mudança é bem planejada as incertezas são menores, já que é possível estudar e entender o novo mercado, conhecendo suas potencialidades, necessidades e desafios. Algumas áreas podem ser mais promissoras, outras já muito concorridas.

Com essa preparação, o medo da mudança é minimizado, já que não pode ser excluído definitivamente. Imagine que, ao conhecer mais sobre a nova área de atuação, com antecedência, você descubra que a jornada será mais árdua do que imaginada? É muito mais fácil descobrir o que será necessário para se preparar para ela, correto?!

Mitos sobre a transição de carreira

Como todo novo empreendimento, a transição de carreira é acompanhada de crenças limitantes e mitos que fazem com que ela se torne uma ideia distante e um objetivo inalcançável. São muitos os fatores que fazem com que isso aconteça.

Por isso é tão importante conhecê-los e reconhecer o que pode ser um fator limitante para a tão desejada mudança. Separamos alguns desses mitos. Veja a seguir!

A experiência adquirida será perdida

O medo de desperdiçar os conhecimentos e experiências obtidas ao longo de anos de profissão, é um fator limitante para quem deseja respirar novos ares. Afinal, com muitas horas de trabalho dedicadas a uma mesma função ou empresa, não podem ser abandonadas.

Contudo, é preciso ter em mente que um fator motivacional para uma transição de carreira é a satisfação em desempenhar uma atividade diariamente. Logo, é preciso amar o que se faz para que seja feito de maneira benéfica e eficiente.

Outro ponto fundamental é que, na maioria dos casos, a experiência adquirida em outra profissão não será perdida. Trabalhos administrativos, manuais, artesanais ou tecnologia deixam um aprendizado e um legado que será levado para outros fatores da vida, inclusive novas atividades.

É preciso ter dinheiro para investir

É claro, com um planejamento prévio e com a possibilidade de garantir uma reserva financeira, todo o processo fica mais simplificado. No entanto, o mais importante é estar decidido, ter foco e se dedicar bastante no desempenho da nova experiência.

Dependendo da nova área desejada, uma reserva financeira é um critério com pouco peso. A dedicação ao que se está fazendo é o mais importante, e o amor pela novidade pode ser o fator que mais determinará o sucesso.

A satisfação não é fator decisivo

Já é sabido que a insatisfação em áreas como a profissional pode ocasionar problemas emocionais e de saúde. O estresse de realizar uma atividade, por muitos anos, sem ter prazer no que está fazendo é pode ser muito prejudicial. Portanto, a satisfação importa muito para garantir uma qualidade de vida e um cotidiano mais leve e produtivo.

A idade importa

Esse é um mito que talvez não assole os mais jovens. Porém, para as pessoas com mais idade, certamente essa ideia já passou pela cabeça. A verdade é que não existe uma idade certa, bem como não existem garantias de sucesso ou fracasso.

Existem capacitações e cursos disponíveis e ao alcance de todos que desejarem aprender. A motivação e determinação são os fatores mais importantes para essa jornada.

Principais motivos para fazer uma mudança de carreira

Como já mencionado, existem vários motivos que levam pessoas com carreiras consolidadas a mudarem de profissão. Ainda assim, para algumas pessoas pode ser mais difícil de perceber esses motivos e reconhecerem que é chegado o momento de realizar as mudanças.

Mesmo que pareçam drásticas, as mudanças podem trazer resultados inesperados e positivos. Portanto, separamos abaixo alguns dos principais motivos que impulsionam profissionais a explorarem novos caminhos e a realizarem seus sonhos. Confira!

Desejo de novas conquistas

Perceber quando estamos estagnados ou necessitados de novos desafios é um sinal significativo de que a função desempenhada já não é suficiente. Muitas vezes, a empresa em que estamos inseridos já não pode oferecer novos cargos ou mudança de área. Esse é um fator que pode ser um desencadeador para a transformação e autonomia.

Dificuldade para conseguir recolocação

Com um mercado cada vez mais competitivo, algumas pessoas não conseguem se recolocar no mercado de trabalho. Os motivos podem ser diversos, mas a situação é sempre desesperadora. Inovar no ramo de atuação, empreender ou buscar por uma nova área de atuação pode ser a saída mais eficiente.

Valores pessoais subestimados

Algumas vezes uma profissão começa com a ideia de realizar uma mudança ou perseguir um sonho. Contudo, ao longo dos anos exercendo uma função, a realidade pode ser bastante diferente. Esse pode ser um excelente motivo para uma transição profissional, correto?

O que levar em conta ao fazer uma transição de carreira?

Para quem já identificou a necessidade de conquistar uma nova forma de ganhar a vida, está claro que fazer a transição de carreira é uma alternativa possível. Como já mencionado, não existe uma fórmula pronta e as incertezas podem atingir a todos.

O medo de errar, a resistência à mudança e a incertezas do caminho devem ser colocadas em segundo plano, mas nunca esquecidas. Isso porque quem consegue realizar um planejamento com ampla antecedência pode minimizar e muito os riscos.

Montar um plano para essa mudança é muito importante. Com isso, fica mais fácil definir o caminho que será percorrido e, pouco a pouco, cumprir com pequenas metas que conduzam os seus passos ao seu objetivo. A preparação prévia faz com que as situações desafiadoras, que certamente surgirão, pareçam muito mais fáceis de superar. Confira algumas dicas para se preparar!

Identifique os motivos da mudança

Fazer uma lista com as funções desempenhadas atualmente pode ajudar muito a visualizar os pontos fortes e fracos da atual profissão. Dessa maneira, você consegue identificar o que está gerando a insatisfação e entender se a transição é realmente a melhor alternativa.

Confie em pessoas próximas

Consultar pessoas com quem convivemos é muito útil para verbalizar a insatisfação e buscar por opinião. Não que a opinião alheia deva ser decisiva, mas entender o que pessoas, e pontos de vista diferentes, enxergam na nossa situação é bem produtivo.

No entanto, é preciso consultar pessoas que sejam comprometidas com nosso crescimento e irão se dedicar em falar a verdade de maneira sincera e produtiva. Do contrário, a mudança poderá parecer ainda mais inacessível.

Faça um planejamento financeiro

Ainda antes de pedir demissão ou tomar essa importante decisão, crie um planejamento financeiro. Poupar uma parte do salário atual pode ser uma saída necessária. Quando a dúvida sobre a carreira já estiver pairando, comece a pensar em fatores importantes para que apertos não sejam constantes.

É preciso reconhecer que o início de uma nova profissão poderá ser mais duro e menos rentável. Portanto, contar com uma economia financeira faz com que os momentos de dificuldade tenham uma saída mais segura e garantida.

Faça um planejamento de tempo

Organização e disciplina são palavras fundamentais nesse processo. A transição pode não ocorrer logo nos primeiros momentos, e isso indica que será preciso conciliar a nova carreira com a antiga. A demanda será muito maior e a disponibilidade deve ser cumprida nos dois projetos.

Por isso, monte um calendário ou checklist das obrigações atuais e das tarefas que deverão ser realizadas para alcançar o novo objetivo. Tenha foco para se manter fiel ao que foi planejado e se dedique muito para chegar ao lugar desejado.

Atualize o currículo

Para quem deseja a recolocação profissional, a atualização do currículo é excelente e necessária. Nesse momento, aproveite os conhecimentos que já foram aprendidos e valorize as competências já conquistadas. Muitos trabalhos desempenham funções que podem ser reaproveitadas, e deixar isso passar despercebido é um erro.

Áreas de atuação como as de humanas, exigem o domínio de relações interpessoais, comunicação ativa, empatia, trabalho em grupo e muito mais. Já para quem trabalhou a vida toda com exatas, o raciocínio lógico, capacidade analítica, análise de dados, entre outros pode somar na hora de uma entrevista. Os longos anos de experiência e fidelidade com uma empresa também podem ser ressaltados e aproveitados.

Por que fazer uma transição de carreira para o empreendedorismo?

A transição de carreira para o empreendedorismo também é uma excelente alternativa e cada vez mais profissionais almejam essa independência. Ser dono do próprio negócio é um sonho de muitas pessoas que já não aguentam mais a profissão que exercem.

O desejo por autonomia é um dos fatores que mais motivam as pessoas a empreenderem. Não precisa mais prestar contas com patrões e poder tomar as próprias decisões são itens bastante tentadores. Além disso, ao longo dos anos é possível que novos sonhos despertem e começar uma empresa própria pode ser parte desse ideal.

A independência para direcionar as ações onde desejamos, também faz parte desse pacote. Afinal, o empreendedor é quem ditará o ritmo e o caminho que será percorrido, podendo fazer isso baseado nas suas próprias crenças e desejos.

Quando empreender é uma ótima opção?

O número de empreendedores vem crescendo ao longo dos anos. Cada vez mais pessoas buscam pela autonomia ou desejam iniciar um negócio próprio para realizar sonhos e desejos antigos. Quando a transição de carreira se faz necessária, essa pode ser uma boa opção.

Veja alguns dos principais fatores que fazem com que o número de novos empreendedorismo seja tão crescente!

1. Independência profissional

Fazer as próprias regras e garantir que todas as decisões sejam tomadas sem a necessidade de um comando é uma das vantagens de empreender. O sucesso do negócio vai depender dos seus esforços e dedicação. Com isso, não será preciso de chefes e nem horários estipulados.

2. Flexibilidade

O empreendedor pode escolher quando e onde trabalhar, e poder decidir os horários em que se é mais produtivo é uma maneira mais otimizada de desempenhar funções. O controle do tempo que será dedicado ao trabalho faz com que a proximidade com a família e amigos seja gerida da melhor forma possível.

3. Estipular meta financeira

Empreender é poder definir o quanto se deseja ganhar e quais as metas que devem ser alcançadas. É claro que é preciso manter a saúde financeira do negócio. Contudo, poder estipular as metas financeiras e adequá-las à sua realidade é uma grande vantagem.

4. Motivação

Para a maioria das pessoas que empreendem, o gosto pela função e pela atividade exercida são características fundamentais. Logo, todos os dias o empreendedor superará os seus limites e encontrará a motivação necessária para conquistar o que deseja.

Acordar cedo ou dormir tarde não serão fatores de descontentamento, já que tudo é feito com carinho e desejo.

5. Aprendizado constante

Para iniciar e manter um negócio é preciso buscar por capacitações e conhecimentos diariamente. Os contratempos virão e é preciso saber como contorná-los. Portanto, o dono do negócio é um aprendiz constante, e faz isso com satisfação por aperfeiçoar suas técnicas e obtendo mais conhecimento sobre a nova área de atuação.

Quais os passos necessários para uma transição de carreira para o empreendedorismo?

Mesmo que seja uma excelente alternativa para uma vida com mais satisfação, a transição de carreira para o empreendedorismo é cheia de desafios, e é preciso saber contorná-los. O empreendedor deve ser motivado pelos seus desejos e aspirações para driblar os contratempos e buscar por soluções criativas para os problemas que surgirão.

Para começar a empreender é necessário seguir alguns passos que ajudam a minimizar as inseguranças e dificuldades. Confira!

1. Entender a situação atual

Analisar a situação atual significa descobrir o que está motivando a mudança de uma carreira tradicional para o mundo do empreendedorismo. Pode ser a insatisfação com a profissão atual, o desejo de realizar mudanças ou a vontade de ser o dono do próprio negócio.

Seja qual for o motivo, é preciso entender que o caminho será árduo, mas se a motivação for grande, será superado. Esse autoconhecimento é o que indicará se você está pronto ou não para a mudança.

2. Reconhecer a situação proposta

Se a transição de carreira para o empreendedorismo for o que você realmente deseja, é preciso estipular qual será o novo negócio. Esse empreendimento pode estar vinculado à profissão que você já domina ou pode ser uma atividade totalmente nova.

O importante é ser bastante transparente e objetivo com essa decisão, os próximos passos definirão se o negócio terá sucesso ou não.

3. Traçar o caminho que será percorrido

Após a decisão e a escolha do tipo de negócio, é necessário traçar a rota que será percorrida rumo ao objetivo traçado. São algumas perguntas que devem ser feitas para definir esse roteiro. Como alcançar esse objetivo? Quais são as habilidades e conhecimentos necessários? Qual vai ser a minha estratégia?

As respostas para essas perguntas irão compor todo o planejamento para que a transição de carreira para o empreendedorismo obtenha o sucesso desejado. Portanto, anote tudo e responda com bastante atenção. Veja algumas fases desse planejamento a seguir.

  • Planejamento pessoal: tudo que envolve o autoconhecimento e clareza nas ideias e objetivos;
  • Planejamento profissional: todos os conhecimentos e expertises que compõem a sua experiência profissional;
  • Planejamento financeiro: o quanto de dinheiro será preciso para iniciar, gerir e manter o novo negócio;
  • Planejamento do negócio: qual vai ser o tipo de negócio e quais soluções a minha empresa oferecerá.

Por que uma franquia odontológica é a melhor forma de empreender?

Para quem deseja empreender, investir no setor de odontologia é uma ótima ideia. Existem modelos estabelecidos e comprovados que trazem retornos financeiros entre 18 e 36 meses. Com muitas facilidades, como um projeto acessível e de qualidade, o dentista empreendedor pode conquistar resultados expressivos em pouco tempo.

O modelo de franquia de odontologia ofertado pela Sorridents, é um modelo de longa data que oferece conforto, conveniência e qualidade. Além disso, os números expressivos de franqueados e resultados de faturamento brutos altos. Para quem deseja empreender no ramo odontológico, é fundamental buscar por marcas que tenham o selo de reconhecimento internacional e suporte abrangente.

Afinal, ao dar os primeiros passos e realizar a transição de carreira para o empreendedorismo os desafios são muitos e nem todas as franquias oferecem um suporte com treinamento inicial, consultoria de marca e geomarketing. Ou seja, iniciar o empreendedorismo com uma franquia é excelente para minimizar os riscos, contar com o reconhecimento do mercado e com estratégias de marketing que já estão funcionando.

A transição de carreira é uma ótima opção para quem está descontente com a profissão ou trabalho que exerce atualmente. Apesar dos anseios e medos, existem caminhos que podem ser percorridos para aumentar as chances de bons resultados. O autoconhecimento, dedicação e monitoramento constantes são fundamentais para o sucesso. Um bom planejamento também é indispensável para quem almeja esse objetivo.

Então? Ainda restam dúvidas sobre a eficácia de realizar a transição de carreira? Se sim, basta entrar em contato conosco que nossos especialistas sanarão as suas dúvidas.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas