Como ser dono do seu próprio negócio? Passo a passo! | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Como ser dono do seu próprio negócio? Passo a passo!



Uma das principais dúvidas das pessoas que desejam empreender é como ser dono do seu próprio negócio. Isso porque o sonho de ser o próprio chefe, atuar em um segmento em franca expansão, ter uma carreira consolidada e a possibilidade de ter uma renda maior, faz com que muitos optem pela abertura de uma empresa.

No entanto, essa não é uma tarefa tão simples, já que diversos pontos devem ser observados antes de realizar esse passo. Há burocracias envolvidas no processo, o que requer um mínimo de conhecimento para evitar problemas que podem prejudicar o funcionamento desde o início e impedir que seu sonho se concretize. 

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo completo para mostrar as principais questões que envolvem a vontade de ter um negócio, como começar, principais passos a serem dados, entre outros. Acompanhe!

Por que ter um negócio próprio?

Existem diversos motivos que despertam o interesse de uma pessoa em ter um negócio próprio. Entenda os principais a seguir!

Gerir o próprio tempo

Entre os principais benefícios de abrir a própria empresa está a autonomia, tendo em vista que, ao ser seu próprio chefe, você tem mais liberdade para estipular seus horários. No entanto, o que muitos não sabem é que cuidar do negócio exige muito esforço, gerando uma rotina bastante corrida e atribulada, então, nem sempre sobra tanto tempo assim no começo mas quando as coisas estiverem mais estabilizadas e a empresa girando você terá sim o seu tão prometido tempo a mais.

Dessa forma, é preciso ter em mente que no começo não haverá tempo livre com frequência, porém, você poderá controlar seus horários e flexibilizar compromissos empresariais, e particulares para conseguir cumprir todas as tarefas.

Ser responsável pelo próprio sucesso

Criar uma organização que permita que você coloque em prática todos os conhecimentos adquiridos no decorrer do tempo é uma outra vantagem bastante interessante.

Quando você tem o controle em suas mãos, fica mais fácil implementar as estratégias e colocar o que tem em mente em ação. Caso sua ideia não funcione, é possível reestruturar os processos antes que eles fracassem, sem necessitar da autorização de um superior. Tudo isso contribui para que consiga alcançar os propósitos esperados de forma mais rápida e efetiva.

Ter maior retorno financeiro

Ao abrir uma empresa, você tem a oportunidade de construir um bom patrimônio. Quando você trabalha para alguém, precisa planejar seu futuro tendo como base o salário recebido, de acordo com o valor que consegue economizar.

Quando você é um empresário, sabe que pode ter melhores retornos financeiros, mas que diversos aspectos podem influenciar nesse processo, como cenário econômico, crescimento da empresa, captação e fidelização de clientes, entre outros.

Você pode ter oportunidades incríveis, mas tudo vai depender de como o negócio será administrado e o capital obtido. No entanto, sempre existe a viabilidade de aplicar novas estratégias até alcançar os melhores resultados.

Atuar na área desejada

Uma das principais formas de engajamento e motivação é trabalhar com que realmente gosta. Contudo, nem todos os indivíduos têm essa oportunidade. Quando você abre uma empresa, pode mudar essa condição, afinal, normalmente, o empreendedor pode escolher por uma atividade que domina e que tem certa atração, ou por uma que enxergue grande capacidade de ganhos.

Sendo assim, adequar as preferências profissionais ao seu perfil é um bom motivo para apostar no próprio negócio. Para isso, faça uma avaliação e identifique um ramo onde suas habilidades e pontos fortes possam ser aproveitados.

Constituir a própria equipe

Como trabalhador de uma companhia, você é inserido no quadro de funcionários e precisa saber trabalhar em equipe, por mais que atritos possa acontecer. Essa situação pode ser vista como um aprendizado para muitas pessoas, já que ensina a conviver com todas as diferenças que cada perfil apresenta.

Porém, em muitos casos, é possível entender que a equipe na qual integra poderia obter melhores resultados caso houvesse um maior alinhamento entre os integrantes.

Essa é a vantagem de ser um empreendedor: criar uma equipe harmoniosa e que consiga se relacionar. Mas, é preciso avaliar bem o perfil de cada um, como habilidades, competências, capacidade de contribuir para o desenvolvimento da empresa e que estejam dispostos a alcançar todos os objetivos e metas, mesmo com conflitos.

Contribuir com a sociedade

Além de disponibilizar produtos e serviços que atendam as necessidades de um determinado público, também é possível colaborar com a sociedade, seja por meio da geração de emprego, fortalecimento da economiza, criação de oportunidades e demais ações relevantes.

Dessa forma, abrir o próprio negócio pode aumentar a satisfação pessoal, por aplicar seu tempo e esforço para realizar um sonho e promover um futuro melhor para várias pessoas, tanto direta e quanto indiretamente.

Aumentar a visão de mundo

A construção de um relacionamento com outros empresários e parceiros de negócios, vai contribuir bastante para o seu desenvolvimento profissional, criação de metodologias, novas ideias e processos, importante para que consiga melhorar sua forma de atuação e conquistar melhores resultados.

Esse cenário é interessante não só para sua vida profissional, como também pessoal. Quem tem a chance de conviver com diversos tipos de pessoas, em vários lugares e situações, consegue abranger sua visão de mundo e suas capacidades.

Manter o aprendizado

Além de todos os bons motivos para abrir uma empresa já apresentados, o aprendizado também pode ser inserido nesse rol, já que a obtenção de conhecimento é constante nessa grande jornada.

Sendo assim, não há dúvidas que empreender é uma ótima opção para quem pretender usufruir de todos os benefícios expostos durante o seu dia a dia de trabalho, desde que essa função seja executada com seriedade, responsabilidade e eficácia.

Por onde começar?

Quando pensar em como ser dono do seu próprio negócio, e importante entender que existem alguns fatores que devem ser observados desde o início, para que seja possível começar as atividades com segurança e preparo suficiente. Entenda algumas etapas que devem ser colocadas em prática.

Conte com o auxílio de um contador

O contador é um profissional que tem todo o conhecimento e experiência necessária para propor um melhor direcionamento nesse processo. Além disso, vai identificar o melhor enquadramento tributário, tipo de empresa e buscar alternativas para viabilizar o negócio financeiramente.

Entre outros assuntos que ele pode contribuir bastante estão a gestão de estoque, controle financeiro, capital de giro, fluxo de caixa, questões fiscais etc.

Formalize a abertura da empresa

Para concretizar seus planos, preciso conhecer as fases e prazos para cumprir com todos os requisitos necessários para a abertura da empresa, já que vários processos burocráticos devem ser cumpridos no começo e ao longo do exercício das atividades, por exemplo:

  • conferir o nome e a marca;
  • identificar pendências;
  • adquirir o CNPJ;
  • verificar a viabilidade;
  • averiguar procedimentos na prefeitura;
  • apresentar a documentação necessária e demais.

Nessa etapa, também é importante recorrer ao contador que vai poder ajudar os documentos, preencher as solicitações e atender todas as formalidades e exigências legais.

Realize a projeção do investimento inicial

Além de se preocupar com todas as formalidades, é preciso planejar um valor que vai servir como capital inicial. Esse montante será usado para cobrir os gastos e despesas originários da implementação da empresa. Estabelecido o quando será investido inicial, o indicado é que antes de começar as atividades, separar uma quantia que será empregada como capital de giro.

Defina o público-alvo

Estabelecer o público-alvo do negócio e implementar as principais estratégias para atraí-los e os reter é fundamental. Entender quem são seus clientes e o melhor caminho para chegar até eles é um passo indispensável para chegar ao sucesso.

Para que isso ocorra, avalie de perto os primeiros consumidores, que vão servir como base para a compreensão da necessidade de mudanças, em prol de sempre superar as expectativas do mercado, melhorar a qualidade dos serviços prestados sem investir mais do que pode.

Realize o planejamento das contas

O gerenciamento financeiro da empresa é essencial para a sustentabilidade do negócio. Muitos empreendedores, executam erros ao calcular todos os custos envolvidos nos primeiros passos. Isso vai gerar inúmeras consequências negativas, já que no dia a dia da empresa é preciso fazer o registro de todos os números para assegurar um controle efetivo de todas as contas.

Para auxiliar nessa tarefa, o recomendável é contar com o auxílio da tecnologia, já que existem várias ferramentas disponíveis para ajudar nessa função.

Outra falha muito comum e que deve ser evitada é não separar as contas pessoais das contas do negócio, que vai impedir a identificação das entradas e saídas reais da organização, influenciar nos serviços contábeis e na prestação de contas perante órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal. Podendo até mesmo levar à aplicação de penalidades e multas severas.


Quero ser franqueado


Nesse caso, para evitar a mistura das contas, uma prática que deve ser implementada é a especificação de um pró-labore para os sócios. Dessa forma, fica mais fácil entender quanto é possível retirar os lucros sem afetar o cumprimento das responsabilidades.

Tenha bons parceiros como sócios

Abrir uma empresa com pouco investimento não é fácil, por isso, é preciso contar com um suporte que ajude a criar as melhores soluções. Por esse motivo, o mais adequado é contar com um sócio que realmente tenha interesse e esteja alinhado com os objetivos do negócio para, assim, poder dividir as responsabilidades e, talvez, o valor a ser investido.

Na melhor das hipóteses, os dois sócios vão entrar com o dinheiro necessário e com experiências diferentes e que se complementam. Assim, consegue maior know-how para a organização e conquistas os melhores recursos possíveis para tirar a ideia do papel.

Por meio de um plano de negócios efetivo, bom planejamento e organização, fica mais fácil conquistar o êxito esperado na trajetória de abertura de um negócio com poucos recursos.

Implemente recursos tecnológicos

Um outro ponto importante para administrar bem a abertura de um negócio e entender bem como gerenciar o próprio tempo. Quando não existe uma integração entre todas as áreas e um excesso de atividades a serem desenvolvidas de forma manual, esse descontrole pode ocorrer e gastar mais tempo que o disponível.

Uma alternativa é contar com um sistema de gestão online, com diversas funcionalidades que sejam adequadas às características do negócio, por exemplo, armazenamento em nuvem, centralização das informações, automatização das tarefas e demais vantagens que contribuem para o gerenciamento da organização como um todo.

Por intermédio de mecanismos eficientes, é possível assegurar uma comunicação que simplifique o fluxo de trabalho em todas as etapas desenvolvidas durante a execução das atividades. Além disso, é possível contar com dados e relatórios precisos que vão garantir uma tomada de decisão mais acertada, que vai influenciar diretamente nos objetivos conquistados.

Crie um bom plano de negócio e marketing

Não é preciso apenas saber quais serão os produtos ou serviços oferecidos, como também é importante repensar nas práticas adotadas para conseguir atrair o público e vender. Por esse motivo, realize um planejamento a curto, médio e longo prazo, por meio de um plano de negócios.

Você também averiguar as ações de marketing que vai aplicar na organização, então, aproveite para identificar os principais canais de comunicação e divulgação. Nesse caso, contratar uma empresa especializada pode ser muito vantajoso.

Comece a empreender aos poucos

É importante ter paciência nesse processo. Se for o caso, comece suas atividades em um espaço menor, com uma equipe enxuta, dialogue com os primeiros clientes, realize pesquisas de satisfação e monitore de perto os serviços desenvolvidos pela empresa.

Além disso, se o negócio não requerer atenção exclusiva nos primeiros meses, é possível continuar trabalhando como funcionários em outro local por um certo tempo até as coisas estabilizarem.

Implemente políticas para contratar os melhores profissionais

Como já foi dito, a equipe de trabalho que terá na organização será determinante para o êxito. Dessa forma, é necessário contar com alguém de confiança, que possa ser capaz de solucionar problemas caso não esteja no local.

Por isso, é necessário ter uma boa política de contratação, com uma análise minuciosa do perfil comportamental, conhecimento prático e expectativas em relação ao trabalho da empresa, já que experiência na área de atuação e motivação é bastante relevante no momento de montar um time eficiente.

Pense na possibilidade de investir em uma franquia

Para quem deseja abrir o próprio negócio, mas prefere optar com algo mais consolidado, com marca já reconhecidas no mercado e no ramo de atuação, as franquias podem ser uma ótima ideia. Isso porque, se trata de um modelo em constante crescimento, sendo cada vez mais promissor. Essa decisão pode ser uma boa solução para o empreendedor que tem um capital disponível, no entanto, prefere não iniciar a empresa do zero.

Nesse caso, é importante avaliar alguns critérios ao fazer a escolha, por exemplo, procurar por uma organização que já vem dando certo, que você agrade dos produtos e serviços disponibilizados por ela, entender os requisitos, obrigações a serem cumpridas, entre outros.

A franquia atua com duas pontas, onde o franqueador é o dono da marca, e o franqueado que é a pessoa que vai adquirir o direito de utilização da marca. Dessa forma, o proprietário cede os direitos da marca ao comprador que tem à disposição os sistemas de gestão e operação, adequados ao formato estabelecido.

Também é disponibilizado todo o auxílio necessário ao longo do processo de instalação do franqueado, suporte nas ações de marketing, assessoria na escolha do melhor pontos.

Além disso, observar os aspectos legais e jurídicos é primordial quando se pensa em fazer parte de uma franquia, principalmente na legislação vigente que versa sobre o assunto, já que mudanças ocorrem com frequência, garantido a legalidade e transparência durante as negociações.

Sendo assim, o modelo de negócio da Sorridentes é uma ótima chance de adquirir um negócio de sucesso, por ser a maior rede de clínicas odontológias da América Latina, com rede de franquias composta por centenas de clínicas em todo país, além de todo suporte e conhecimento adquirido em mais de 25 anos de mercado, o que não gera nenhum tipo de dúvidas que essa é a escolha certa para alcançar seus objetivos profissionais.

Qual o passo a passo para ser dono do seu próprio negócio?

É importante que alguns critérios sejam observados quando você pensa em ser dono do próprio negócio. Veja alguns deles a seguir!

Seja de fato um empreender

Por mais que o início de um negócio necessite de toda atenção possível, é necessário reservar um tempo para sempre se atualizar e adquirir novos conhecimentos. Essa capacitação é imprescindível para que consiga criar boas estratégias e ser capaz de levar o negócio adiante.

Para isso, você pode participar de palestras, simpósio e demais eventos relacionados ao ramo, ler jornais, revistas, acessar sites que sejam referências no assunto etc.

Entenda do mercado que vai trabalhar

Você já sabe que o mais indicado e atuar em uma área que você realmente goste. Além disso, é preciso conhecer bem como os processos e atividades funcionarão, já que esse é um requisito importante para o crescimento da empresa.

Por esse motivo, faça uma boa pesquisa, converse com autoridades da área e parceiros, e realize uma análise completa dos prós e contras que cada segmento tem. Uma opção é usar as redes sociais para se aproximar do público-alvo e entender se realmente o investimento vale a pena.

Estipule o seu investimento

Quanto você pretende investir para abrir a sua empresa? Delimitar um montante é crucial, afinal, nem sempre o retorno financeiro vai ser rápido. Por isso, faça reservas financeiras que vão garantir o pagamento das despesas sem comprometer o orçamento. Esse não é o momento de fazer dívidas. O adequado é criar um valor seguro e atuar apenas com ele.

Da mesma forma que é feito para adquirir uma casa, um carro ou outros bens, quem quer abrir um negócio deve ter um planejamento cuidadoso, considerando vários fatores internos e externos que vão impactar a empresa de todas as formas, como cenário econômico, concorrência, demandas do mercado etc.

Idealize seus objetivos

Agora que você entende vários pontos a respeito do negócio que quer abrir, é o momento de idealizar seus objetivos e metas. Organize todas as atividades para monitorar o que deve ser feito e o que já está finalizado. Trace tudo que entender ser importante, como o local em que a empresa será aberta, número de funcionários, ações para captação dos clientes etc.

É preciso ter muita calma nesse momento, já que apesar de abrir a própria empresa ser bastante empolgante, você deve dar um passo de cada vez. Respire fundo e controle a ansiedade para evitar decepções no futuro.

Durante o processo de abertura de uma organização, os esforços devem ser concentrados em buscar conhecimento, acertar nas decisões a serem tomadas e criar as melhores práticas para alavancar a empresa.

Conseguiu esclarecer suas principais dúvidas sobre como ser dono do seu próprio negócio? Essa pode ser uma alternativa interessante para quem quer se aventurar em novas oportunidades e aumentar as probabilidades de sucesso profissional. Existem diversos motivos que levam às pessoas a empreender, mas é preciso ter em mente que alcançar aos objetivos e metas requer paciência e dedicação.

Apesar de ser um grande desafio, quando as estratégias são bem elaboradas e o foco se encontra sempre presente em todas as etapas desse processo de abertura, as chances de sucesso nessa trajetória são grandes. Nesse caso, para garantir que tudo seja feito dentro da conformidade, você pode contar com o auxílio de um profissional.

Quer saber como podemos ajudar nessa jornada de empreendedorismo? Então, entre em contato com a gente e conheça nossa solução!

Postado em 05/11/2020.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin