Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Rede de franquias: o que é e por que investir nesse modelo de negócio?



Uma rede de franquias consiste em um sistema em qual um franqueador concede ao franqueado o direito de utilização de sua marca, juntamento com o direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de serviços ou produtos e, consequentemente, o direito de uso de tecnologia de implantação e gestão de negócio ou sistema criado pelo franqueador.

Nesse sentido, é importante destacar que uma rede de franquias é basicamente um modelo de negócios e é também excelente estratégia de crescimento e desenvolvimento da marca, já que o nome de sua empresa estará espalhado por todo o país. Então, continue a leitura e saiba o que é e por que investir nesse modelo de negócio!

O que é modelo de franquias?

Um modelo de franquia consiste em uma prática que autoria o direito de uso de uma marca, infraestrutura, know-how, patente e direito de distribuição. Sendo assim, refere a um arranjo comercial no qual a rede franqueadora autoriza o franqueado uma parte de sua organização.

É necessário destacar que o modelo de franquia é idêntico a empresa franqueadora. Pois, ele faz com que o serviço e a imagem e o conceito da marca sejam transmitidos em distintos locais, nas várias unidades espalhadas pelas regiões de atuação.

Como o modelo de franquias funciona?

O modelo de franquias funciona fundamentado em uma relação de interdependência entre o investidor e a marca. As unidades da rede são administradas pelos franqueados. Eles representam as pessoas que investe e trabalha nas empresas.

Por causa da utilização da imagem da marca e do uso do know-how do negócio, é recorrente a cobrança de royalties por parte da rede. A taxa é calculada levando em consideração o faturamento bruto da unidade e é cobrada mensalmente.

Uma das principais características das franquias é o limite de autonomia das unidades, já que elas precisam cumprir com um conjunto de normas e padrões instituídos pela marca. A rede franqueadora, por sua vez, é a grande responsável por disponibilizar suporte aos franqueados.

É válido ressaltar que os dados repassados estão associados aos mais diversos âmbitos do negócio e engloba desde as atividades operacionais associadas à criação, podendo ir às questões associadas à gestão administrativa, financeira e contábil.

A transmissão de informações pode acontecer por meio da disponibilização de manuais, treinamentos presenciais ou EAD. A finalidade é capacitar o empreendedor para que ele saiba perfeitamente sobre a marca, seu modelo de negócio, sua estrutura e para que tenha know-how necessário para levar o negócio para frente e alcançar o sucesso desejado.

Quais são as vantagens de investir em uma franquia?

São muitas as vantagens alcançadas com o modelo de franquia, visto que ajuda no crescimento do franqueado e do franqueador. Dessa forma, confira os seus principais benefícios!

Suporte na gestão

Saiba que o dono de uma empresa franqueadora recebe suporte nos mais diversos momentos, da abertura da organização até a administração do seu dia a dia. Sendo que isso inclui a seleção do ponto comercial, dos colaboradores e ações de marketing.

Dessa maneira, a franqueadora não apenas ajuda no sucesso do investidor, como também mantém a padronização e a qualidade da sua marca em unidades estabelecidas em outras regiões.

Inovação contínua


Quero ser franqueado


A franquia sempre preza pela uniformização dos processos. Mas, isso não quer dizer que ela não muda. Ao contrário, as franqueadoras realizam um trabalho de constante inovação. Por esse motivo, elas elaboram novas apresentações e novos produtos, procurando satisfazer as necessidades e desejos dos clientes.

Além do mais, uma franquia sempre efetua melhorias em seus processos de divulgação e venda. A finalidade é sempre permitir o alcance de novos consumidores.

Isenção de alguns tributos e encargos

De forma geral, o franqueado apresenta algumas isenções de encargos e tributos. Isso ocorre porque ele determina uma relação de negócio com seu franqueador, e paga algumas taxas diretamente a ele.

Essa vantagem chama muito atenção dos empreendedores iniciantes. Ela é muito atraente para os que sabem pouco do sistema tributário. Visto que, esses detalhes é dever do franqueador.

Velocidade de expansão

Por causa do grande reconhecimento da empresa já estabelecido no mercado, o aumento de cliente é significante. Sendo assim, o franqueado conta com maiores chances de aumentar seus negócio e gerenciar mais de uma franquia. Caso existe o desejo de desenvolver com segurança, a conversão, por exemplo, de uma clínica particular em uma franquia é uma ótima escolha.

Promoção e publicidade

Geralmente, a franqueadora proporciona suporte e marketing completo aos seus franqueados. Isto é, ajuda em seu marketing e na conquista de novos consumidores. Para que isso aconteça, os franqueadores devem pagar uma taxa de marketing, determinada no contrato.

Logo, por causa dessa taxa é possível ter ajuda de alguns profissionais, por exemplo, redatores, designers, produtores audiovisuais e outros.

Informatização de processos

Toda a organização, para desenvolver, necessita de processos bem estabelecidos e, se possível, da ajuda de ferramentas que otimizam a administração do dia a dia da empresa. Saiba que o mesmo acontece com o setor odontológico. Ao converter uma clínica para uma franquia, o franqueador oferece um excelente sistema de gestão, que facilita o franqueado obter um maior controle a respeito de seus processos, incluindo o estabelecimento de indicadores de negócio e a sinalização de setores que precisam ser aperfeiçoados.

Redução de riscos

Preferir uma franquia para clínica odontológica, naturalmente, diminui os riscos de se empreender sozinho em um ambiente muito concorrido. Pois, as franquias odontológicas fazem parte da tendência que mais cresce no modelo de franchising.

Portanto, é muito vantajoso investir em uma rede de franquias. Mas, lembre-se que o processo de escolha de uma franquia jamais deve ser realizado com rapidez. Conheça as opções disponíveis no mercado, converse com alguns colegas da área, entre em contato com a equipe da empresa que presta serviço em sua região. Cada organização apresenta um conjunto de normas bastante individuais. Por essa razão preste muita atenção no momento que for assinar o contrato.

Conheça agora o modelo de Franquias da Sorridents, modelo consolidado, com 25 anos de mercado! A Sorridents foi premiada em excelência em Franchising por 10 anos consecutivos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Fale agora com um de nossos consultores por Whats App: bit.ly/3eD7gfV

Postado em 01/06/2020.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin