Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Como conquistar a independência financeira? 7 hábitos essenciais!



Conquistar a independência financeira consiste em obter uma renda suficiente para pagar suas contas para o resto de sua vida sem que você necessite trabalhar para isso. Não é fácil, mas pode se tornar realidade se você souber realizar bons investimentos.

Diversas pessoas trabalham por vários anos sem um plano econômico satisfatório e acabam vivendo sempre na dependência do dinheiro. Hoje em dia, o mercado financeiro proporciona flexibilidade e infinitas oportunidades de investimentos, ou seja, tornou-se mais simples conquistar a tão desejada independência financeira.

É importante ressaltar que a independência tem a ver com a tranquilidade de planejar o futuro e com a boa qualidade de vida. Assim, será possível você aproveitar melhor a sua família, acompanhar de perto o crescimento dos seus filhos e viajar. Continue a leitura e conheça 7 hábitos essenciais para conquistas a independência financeira!

1. Gaste menos do você ganha

O melhor e mais eficiente método é conseguir gerir bem seu dinheiro e gastar menos do que você ganha. Desse modo, é essencial muita dedicação para gastar menos do que você recebe.

Em primeiro lugar, você deve controlar seus gastos e perceber para onde seu dinheiro está indo. Em seguida, você pode eliminar o que não for necessário e manter as despesas mínimas para manter seu padrão de vida.

É preciso destacar que também é importante gerar mais renda. Não se esqueça de trabalhar ambos os lados da equação para deixar a diferença entre a renda e os gastos cada vez maior.

2. Ganhe dinheiro

Por mais claro que seja, você só é capaz acumular patrimônio se obtiver dinheiro para investir todo mês. Para isso, é fundamental que você apresente uma forma de renda eficiente. Então, trabalhar é necessário.

Quando estamos focados em conseguir bons conhecimentos em investir, é bem improvável que a lucratividade do seu investimento será maior que sua capacidade de investir, ou seja, a parte que sobra do salário.

Por esse motivo, seu principal objetivo precisa estar em ganhar cada vez mais e gastar cada vez menos, para sobrar dinheiro e poder investir mais. O investimento em uma franquia pode ajudar você alcançar todos esses objetivos.

3. Saiba se planejar financeiramente

Uma das primeiras estratégias de conseguir a sua independência financeira é realizar um planejamento orçamentário. Para isso, você deve fazer uso de planilhas ou aplicativos de celular. Assim sendo, o planejamento financeiro precisa ter todas as entradas e saídas de dinheiro do seu bolso, até gastos pequenos necessitam fazer parte dele.

Lembre-se de que os gastos menores são pouco importantes no dia a dia. Mas no final do mês eles podem formar um elevado montante. Desse modo, a partir de todos os dados que você inseriu na planilha, efetue uma análise do seu orçamento. Encontre para onde está indo seu dinheiro e as chances de cortes.

Nesse panorama, você rapidamente vai perceber que é possível realizar boas economias por meio de leves mudanças no padrão de vida. Com o tempo, economizar se tornará um hábito.

4. Defina metas e objetivos financeiros


Quero ser franqueado


As metas que se relacionam com dinheiro podem ser separadas em três categorias, isto é, as mais fáceis de finalizar (curto prazo), as que exigem mais tempo (médio prazo) e, por fim, aquelas que precisam de um plano mais prolongado (longo prazo). Além do mais, é fundamental definir um prazo que não seja impossível de ser alcançado.

Dessa forma, as metas e os objetivos estabelecidos devem ser simples. Se você perceber que não dá para efetuá-los por algum motivo, é necessário mudar. 

5. Elabore um teto de gastos

A ausência de controle de gastos é um dos fatores que mais interfere as pessoas alcançarem a independência financeira. Logo, depois de realizar o seu planejamento orçamentário, defina limites para todas as áreas de sua vida, especialmente para custos esporádicos, por exemplo, presentes de Natal.

Ao estabelecer um valor máximo, mais dinheiro ficará disponível para poder investir em sua independência financeira. Observe que não é preciso abrir mão de tudo que deseja, apenas saiba agir com mais consciência.

É necessário salientar que muitas pessoas sabem da necessidade de controlar os gastos, mas utilizam parcela do salário apenas para pagar contas. Já existem outras que apresentam mais compromisso em organizar as suas finanças e a investir para a formação de patrimônio.

6. Pague-se primeiro

Para conseguir a independência financeira você deve colocar-se em primeiro lugar. Separe o dinheiro para aplicar antes mesmo de quitar as contar, fazer as compras do mês ou, inclusive, pagar aluguel.

Dessa forma, você fica motivado a viver com um orçamento mais reduzido e com um poderoso hábito de economia. Viver com o que “sobra” depois de pagar a si mesmo é uma excelente forma de construir riqueza. É muito mais prazeroso quando você consegue usar o seu dinheiro para passar um tempo com família e amigos, não somente para pagar boletos.

7. Faça investimentos que gerem renda

Não adianta você guardar dinheiro e deixar tudo na velha e tradicional caderneta de poupança. Por esse motivo, procure saber mais sobre diversificação de investimentos.

Atualmente, a taxa de juros no país está elevada, o que deixa as aplicações em renda fixa interessantes. Nesse contexto, entra as vantagens em investir em uma franquia, pois é possível conseguir uma boa renda durante o mês.

Portanto, apresentar renda suficiente para cobrir suas despesas sem precisar trabalhar o dia todo libertará você para realmente aproveitar da sua vida. Assim sendo, o investimento em franquia proporciona uma melhor independência financeira, pois ela é capaz de proporcionar diversas vantagens para o franqueado.

Em vista disso, o seu dinheiro estará investido em algo que ocasiona um ótimo retorno financeiro e, além do mais, o franqueador oferece um excelente suporte para quem deseja abrir um novo negócio. Não deixe para amanhã seus objetivos de conquistar sua independência financeira, comece a criar a traçar suas metas e objetivos agora mesmo!

Gostou de conhecer os 7 hábitos para conquistar a independência financeira que nós elencamos? Quer continuar aprendendo ainda mais sobre o assunto? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber os conteúdos em primeira mão!

Postado em 29/10/2019.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin