Veja como vencer o medo de mudança para impulsionar a sua carreira | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Veja como vencer o medo de mudança para impulsionar a sua carreira



Vários são os motivos pelos quais muitas pessoas têm medo de mudança, principalmente no que diz respeito à carreira profissional e à abertura de um negócio próprio, como a insegurança, a imprevisibilidade dos resultados que serão alcançados, as dúvidas sobre a capacidade de exercer suas atividades e atender às demandas do mercado, entre outros.

Mesmo que essas indefinições surjam na sua mente, as mudanças são inevitáveis caso o seu propósito seja alcançar um lugar de destaque e sucesso, por isso, esses sentimentos negativos precisam ser eliminados, considerando que podem travar esse processo de crescimento e reduzir as chances de ter as melhores oportunidades.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para mostrar como é possível vencer o medo de mudança em relação à abertura de um negócio no mercado de franquias. Quer conhecê-las? Então, continue a sua leitura!

Saiba aonde quer chegar

Sempre que o medo bater à porta fazendo com que você tenha vontade de desistir, foque no seu próximo degrau, no próximo passo, não foque no resultado final, ao focar no resultado final você gera muita ansiedade. Portanto, o melhor a fazer é fatiar seu objetivo maior em pequenas metas e focar em alcançar as etapas. Isso vai dar força para que você consiga superar um obstáculo por vez e vai gerar motivação para que consiga correr atrás dos seus sonhos.

Veja se está na hora certa de mudar

O mundo vive em constante evolução e é importante compreender que as transformações fazem parte da rotina de qualquer um, e que elas também podem representar o seu progresso.

Analise com calma e identifique se está na hora de também mudar e as consequências que essa ação pode trazer para a sua vida. Entre alguns fatores que podem ser identificados como motivos para a mudança, estão a desmotivação, a baixa produtividade no emprego atual, a falta de expectativas na vida profissional atual, entre outros.

Tenha em mente que mudar pode significar desenvolvimento profissional, que será seguido de novos desafios, conhecimentos e técnicas, o que tornará você uma pessoa muito mais preparada e apta para o mercado de trabalho.

Inspire-se em outras histórias

Pesquise sobre histórias de pessoas que conseguiram alcançar o êxito na transformação profissional. Contudo, é importante ter em mente que nem sempre o sucesso significa bons lucros e reconhecimento no ramo.

Ou seja, esse sucesso é relativo, considerando que, para alguns indivíduos, ele representa destaque entre os demais, enquanto, para outros, representa a conquista de todos os objetivos pessoais. Além disso, existem pessoas que encaram as mudanças como a possibilidade de trabalhar em algo em que realmente se sintam totalmente capazes de fazer a diferença e atender às demandas do seu público-alvo.

Sendo assim, você deve entender que o conceito de ser um profissional bem-sucedido depende de seus propósitos e da expectativa. Por esse motivo, é preciso saber o que é mais importante no momento atual da sua vida.

Entenda que o sentimento de medo de mudança é normal

O medo integra os comportamentos psicológicos de qualquer pessoa, e mergulhar em novos desafios sem saber o que virá pela frente pode ocasionar várias sensações comuns durante a mudança de carreira ou a abertura de um negócio por meio do modelo de franquias. Para uma melhor compreensão, você precisa identificar as causas desse sentimento, que pode acontecer:

  • por adentrar em um ramo desconhecido;
  • por medo de perder a reputação já conquistada;
  • por falhar na nova jornada;
  • por realizar uma má escolha, entre outras.

Quero ser franqueado


Assim, fica mais fácil criar um plano de ação e estar pronto para superar qualquer situação inesperada durante esse processo.

Prepare o seu psicológico

Antes de tudo, é preciso realmente ter certeza do que se deseja fazer. Por isso, prepare o seu psicológico para que você consiga afastar esse medo da sua mente. Essa prática é muito importante, pois, caso você não esteja seguro, qualquer coisa pode atrapalhar a construção do seu sonho. Acredite que só você é responsável pelo rumo que sua busca por melhorias vai tomar.

Analise os pontos positivos e negativos da mudança

Por mais difícil que as mudanças possam parecer, procure entender quais serão seus pontos positivos, como flexibilidade de horário, aumento da rentabilidade e autonomia, que vão representar uma motivação maior para a busca da concretização desse desejo.

É essencial que os benefícios dessa ação sejam colocados em evidência para que os medos possam ser superados, e os propósitos, atingidos. Você deve ter a certeza de que o modelo de negócio escolhido vai proporcionar não apenas lucros, mas também sua satisfação.

Também é preciso levar em conta os pontos negativos que as mudanças podem gerar, já que eles podem impedir que você aproveite as oportunidades que possam aparecer com todas as transformações que começarão a ocorrer depois da sua decisão. Esteja preparado para evitar que eles tomem conta dos pensamentos e que você se esqueça de tudo de bom que poderá alcançar.

Converse com pessoas que querem o seu bem

Após tomar sua decisão de ser um franqueado, converse com as pessoas que desejam seu bem, como família, amigos e demais. Explique para eles o seu propósito e mostre o quanto essa mudança vai ser boa para você. Mesmo que, no começo, eles possam ficar com o pé atrás, no decorrer do tempo, vão apoiar os seus sonhos, já que tudo que eles querem é vê-lo feliz.

O apoio deles pode ser muito importante para tirar esse medo inicial e fazer com que você saia da sua zona de conforto.

Vá com medo mesmo

Aceite o medo e enfrente as futuras situações mesmo assim. É preciso encará-lo de frente, já que não adianta nada negar essa sensação e não tomar as decisões necessárias para superá-lo e vencer qualquer desafio que surgir durante a sua caminhada.

Agora que você conheceu as nossas dicas para vencer o medo de mudança em sua carreira, como nos casos da abertura do próprio negócio por meio de franquia, não deixe de colocá-las em prática, além de contar com um planejamento eficiente onde serão levantados todos os possíveis cenários e a implementação de práticas fundamentais para se sair bem em cada um deles e, assim, evitar falhas ou arrependimentos que podem impactar diretamente o seu sucesso.

Quer saber mais sobre como funciona uma franquia? Entre em contato com um de nossos consultores através do site: https://sorridents.com.br/franquia-odontologica/

Postado em 22/10/2020.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin