Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Como abrir uma clínica odontológica de sucesso?


Como abrir uma clínica odontológica de sucesso

Cuidar da saúde dos dentes é uma necessidade que, mais cedo ou mais tarde, todos nós vamos precisar. Por esse motivo, as clínicas odontológicas tornaram-se locais importantes para a população, responsáveis não apenas por oferecer os tratamentos dentários, mas também por prestar as devidas orientações aos clientes sobre a saúde bucal. No entanto, apesar do mercado ser promissor para a profissão de odontólogo, saber como abrir uma clínica é essencial para fazer o negócio realmente dar certo.

Abrir um consultório odontológico não é uma tarefa fácil. Não basta apenas ter a formação e comprar os aparelhos necessários para atender aos clientes. Além desses detalhes, é necessário conhecer outras etapas que são de extrema importância para seu funcionamento. Quer saber como abrir uma clínica de sucesso? Então confira as dicas que selecionamos especialmente para você!

Escolha o local para as futuras instalações

Escolher onde estará localizado sua clínica é um dos primeiros passos para tirar a ideia do papel e da cabeça. Entretanto, esta escolha precisa ser feita com cuidado, já que a localização será determinante para atrair os clientes e aumentar os atendimentos realizados. Falando nisso, sua clínica precisa estar localizada em local de fácil acesso, assim os clientes não terão dificuldades em encontrá-la. Outra opção é procurar avenidas movimentadas ou próximas ao centro da cidade, dessa forma, será impossível não estar visível para outras pessoas.

Uma dica infalível é realizar pesquisas no local antes de alugar o comodo comercial. Você pode verificar se na região que pretende instalar sua clínica possui muitos concorrentes, dessa forma, você pode evitar abrir um negócio em um local onde os clientes já foram fidelizados por outro dentista, não acha?

Fique atento à infraestrutura da clínica

O local que será escolhido para a instalação da clínica precisa atender a outros requisitos, como oferecer comodidade a todos os clientes, possuir acessibilidade para deficientes físicos, ter estacionamento, uma sala para recepção. Em todos os casos, sua clínica precisa ter no mínimo uma sala de espera (que pode ser junto com a recepção), número de cadeiras suficientes para os clientes, três salas de procedimentos, dois banheiros e uma pequena sala que será reservada para o estoque.

Além dos aparelhos odontológicos que serão necessários para o funcionamento e prestação de atendimento, sua clínica também precisa oferecer segurança e credibilidade a todos que procurarem seus serviços.

Legalize sua clínica de odontologia

Sem o alvará de funcionamento, sua clínica não pode funcionar em hipótese nenhuma! Por esse motivo, a melhor maneira de regularizar essa situação é obter o CNPJ da clínica, assim como todas as licenças necessárias. Para evitar receber multas, você deverá fornecer à Receita Federal todas as informações que fazem parte do seu negócio, como Balanço Patrimonial, movimentações financeiras e pagamentos de taxas.

Vale lembrar ainda que qualquer empresa necessita pagar impostos para o governo, por isso, será importante também definir o Regime Tributário, podendo ser Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. A boa notícia é que a maioria das clínicas de odontologia se enquadram nas exigências do Simples Nacional, mas o ideal é procurar a ajuda de um contador para escolher juntos a melhor opção para seu negócio.

Nesse caso, a ajuda de um contador ou um escritório de confiança é fundamental para tudo correr em concordância com os assuntos fiscais. Além disso, obter ajuda especializada é útil principalmente na hora de declarar o Imposto de Renda, fazer fluxo de caixa, entre outros detalhes que serão relevantes para sua clínica.

Faça um planejamento


Quero ser franqueado


Se você quer descobrir como abrir uma clínica de sucesso, certamente fazer um planejamento é a opção mais inteligente para colocar a ideia em prática. Sem planejamento, seu negócio pode fechar as portas antes que extraia o primeiro dente na nova clínica. Diante dessa necessidade, vale a pena montar um plano de ação a fim de determinar quais são as ações necessárias para o bom funcionamento de seu negócio. Dessa forma, você obtém estratégias que podem ser úteis em momentos imprevisíveis.

Se você ainda não está convencido sobre sua importância, é bom considerar que somente com um planejamento eficiente será possível ter um plano de ação de sucesso. Com essas metas sua clínica estará melhor preparada para enfrentar as adversidades do mercado e crescer como empresa.

Com o planejamento, você obterá informações importantes, como as especialidades da sua clínica, o desempenho da empresa referente a concorrência, estratégias para atrair clientes, contratação dos funcionários, etc.

Defina os serviços que serão prestados

Oferecer serviços diferenciados é uma excelente alternativa para atrair os clientes e tornar sua clínica referência no mercado. Para o profissional de odontologia, a grande vantagem é conseguir trabalhar com diferentes segmentos, mesmo atuando na mesma área.

Falando nesse assunto, é bom já ir pensando em quais serão os serviços que sua clínica prestará. Ainda que você pretenda apenas oferecer alguns, é crucial informar isso aos clientes e, acima de tudo, buscar especialização em cada área. Entre os serviços disponíveis, você poderá escolher entre: restaurações, clareamentos dentários, extrações, limpezas, dentaduras, cirurgias, tratamentos para ajustar mordidas, aparelhos de correções, entre outras possibilidades.

Quando custa abrir uma clínica de odontologia?

Assim como qualquer tipo de negócio, o desafio está em ter o capital necessário para o investimento. Por exigir a compra de muitos aparelhos específicos, materiais para uso de procedimentos, infraestrutura e legalização, abrir uma clínica demanda de valores que podem ser considerados altos a princípio.

Você precisará ter em mãos aproximadamente R$80.000,00 para começar o negócio. Vale lembrar que os bancos facilitam bastante os empréstimos que são destinados a aberturas de empresas, considerando que este negócio poderá se tornar rentável a longo prazo. Além disso, esse valor é aproximado; os custos podem ser variados dependendo do tamanho do imóvel, então coloque tudo na ponta do lápis para obter todos os gastos que serão necessários.

Agora que já sabe como abrir uma clínica de odontologia, já está pronto para abrir as portas do seu negócio e deixar muitos sorrisos bonitos por ai! Anotou todas as nossas dicas? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar seu comentário em nosso artigo que teremos prazer em responder!

Postado em 21/06/2016.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin