Como abrir uma clínica odontológica de sucesso? | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Como abrir uma clínica odontológica de sucesso?


Como abrir uma clínica odontológica de sucesso

Entender como ser um dentista de sucesso é um conceito relativo, já que tem um significado diferente para cada pessoa. Enquanto alguns acreditam que sucesso é ter muitos clientes, carros e casas luxuosos, outros acham que é ter uma vida tranquila, bem-sucedida, com qualidade e uma renda que permita parar de trabalhar no futuro para manter um cotidiano bom, mas não necessariamente desfrutando de fortunas.

Independentemente do seu conceito de sucesso, provavelmente você deseja alcançá-lo. No texto de hoje, daremos algumas informações e dicas que podem ajudar nessa tarefa e, assim, você poderá saber como ser um dentista de sucesso, então, confira!

Quais as áreas importantes de uma clínica?

Por mais que a faculdade e as especializações forneçam a parte teórica — que, de fato, é muito importante para essa profissão —, para que você seja um dentista de sucesso, é necessário ir além. Você não precisa ser um especialista em todos os setores, mas é fundamental ter conhecimento em outras áreas além dos procedimentos odontológicos, como as que elencamos a seguir.

Setor de finanças e contabilidade

Saber cuidar de suas finanças pessoais é imprescindível e, embora possa parecer muito complicado, a verdade é que, com algumas informações e um pouco de prática, você consegue se sair muito bem.

Para começar, se você não tem uma boa administração do seu orçamento, pode até ganhar muito bem, mas os resultados não aparecerão e você terá a sensação constante de que tem que trabalhar mais e mais. Além disso, caso você opte por ter o próprio negócio, precisará analisar diversas questões financeiras e estar preparado pode fazer toda a diferença.

Setor de vendas

Muitas pessoas associam o ato de vender a shoppings e outros estabelecimentos, mas um dentista também precisa comercializar os seus serviços. Na verdade, essa é uma parte bem importante, já que, sem conquistar os pacientes, não há como chegar ao sucesso.

Embora nem todos tenham uma habilidade extraordinária para vendas, adquirir conhecimentos sobre algumas técnicas pode fazer toda a diferença.

Setor de marketing

O marketing também é uma área importante se você realmente deseja ter sucesso como dentista. Afinal, como os seus clientes veem você e o seu trabalho? Como eles podem conhecê-lo e qual é a marca à qual eles o associam?

O marketing inclui, ainda, alguns fatores, como apresentação pessoal e uniforme, campanhas de divulgação, entre outros aspectos que poderão fazer com que ocorram a captação e a fidelização de pacientes.

Setor de recursos humanos

O setor de recursos humanos é responsável por contratar funcionários, colaboradores, fornecedores e parceiros, além de treinar, acompanhar resultados e estabelecer fluxos de trabalho, metas e rotinas, entre outras funções.

À primeira vista, você pode até pensar que isso só será necessário em um futuro em que você já terá sucesso e tomará grandes decisões, mas a verdade é que a escolha inadequada de um auxiliar ou de um recepcionista, por exemplo, pode fazer com que você perca pacientes.

Setor operacional

O setor operacional é todo aquele da parte técnica-odontológica. É necessário conhecer quais são as técnicas de esterilização, analisar o trabalho dos auxiliares, anotar e arquivar prontuários e controlar as consultas e os retornos dos pacientes, além de sempre atender às normas de Vigilância Sanitária e ao CRO.

Setor jurídico

Na maior parte das vezes, o setor jurídico é terceirizado, por isso, aqui vale ressaltar a importância de aprender a escolher uma boa empresa. Ela será encarregada de elaborar contratos para os clientes, para os prestadores de serviço e também para os fornecedores, além de ter ações para prevenir problemas com pacientes.

Setor administrativo

O setor administrativo organiza e controla todos os outros. No início da carreira de um dentista, provavelmente, não haverá um departamento inteiro apenas para isso, mas ele é muito importante e aprender sobre essa área é imprescindível se você deseja alcançar o sucesso.

Como ser um dentista de sucesso?

Atualmente, não é fácil conseguir o sucesso desejado no momento de formar a faculdade e de montar o próprio consultório, sendo necessário implementar algumas estratégias para conseguir sobressair. Pensando nisso, confira algumas dicas!

Tenha um mentor

Além de ter conhecimentos em diversas áreas, também é importante que você tenha alguém que o indique um caminho e dê dicas que apenas a experiência pode proporcionar.

Da mesma forma que você necessitou da ajuda de professores e colegas mais experientes para aprender sobre canal, cirurgias, ortodontia e outros procedimentos, para conseguir ter uma carreira bem-sucedida, esse auxílio também é importante.

Um dos grandes erros na formação de dentistas e de outros profissionais liberais é acreditar que somente o aprendizado e o auxílio para a realização das técnicas são suficientes. A instrução é necessária em diversas etapas, seja para montar o consultório, seja para atrair clientes, seja para controlar e organizar prontuários etc., portanto, encontre alguém que possa ajudá-lo.

Analise o seu progresso e estipule as metas

Traçar metas é uma estratégia aplicada há muito tempo. Porém, algumas pessoas acabam confundindo o objetivo final com a meta. Ao pensar em ser um dentista de sucesso, tenha em mente que esse é o objetivo final, e que, para chegar até ele, será necessário traçar metas menores.

Comece definindo passos pequenos: você pode ter metas diárias, semanais e mensais. Elas são formas de se manter incentivado e também de analisar o progresso contínuo de sua carreira.

Destaque-se em uma especialidade

É fato que não é possível ser bom em tudo que fazemos. Escolha uma área da Odontologia para se especializar, estude bastante e alcance todas as informações necessárias para ser o melhor profissional.

Não importa se a especialização for como endodontista, implantodontista ou ortodontista. Escolha uma área e dedique-se ao máximo. Depois, faça com que todos o conheçam pelo que você sabe fazer de melhor e se destaque dos demais.

Nos dias de hoje, para conseguir bons resultados, é preciso se especializar em algo e se tornar bom naquilo, já que existem muitos profissionais, mas nem todos estão preparados e capacitados para atender de forma eficiente ao público. Sendo assim, busque ser diferente para ter sucesso.

Tenha um planejamento estratégico


Quero ser franqueado


Além de uma excelente formação, é um grande diferencial ter noções administrativas e de empreendedorismo para montar a clínica. Muitos profissionais são vistos como grandes empreendedores por terem realizado um bom planejamento da profissão. Saiba quais são os seus desejos na carreira de dentista e busque alcançá-los.

É fundamental que você economize durante o curso para adquirir todos os equipamentos necessários. Estude para saber bem sobre administração e finanças, trace objetivos e tenha foco e paciência.

Conheça os seus pontos fortes e fracos

Diversos dentistas são conhecidos no mercado porque são especialistas em determinado procedimento. Após um tempo de trabalho, é possível saber qual o seu ponto forte e trabalhar para desenvolvê-lo da melhor forma possível e, depois, divulgá-lo para os clientes. Sem dúvidas, esse será um importante diferencial para a sua clínica no meio da concorrência.

Contudo, é essencial também que você preste atenção no seu ponto fraco. Saiba que ninguém consegue ser bom em tudo que faz e, por essa razão, é normal que você não consiga realizar todos os procedimentos da área. Caso queira resolver isso, é preciso que você convide profissionais que saibam realizar o que você não consegue.

Ou seja, na hora de contratar um auxiliar, tente escolher aquele que consegue fazer algo que você não é capaz de realizar muito bem. Busque sempre fazer o melhor trabalho, mesmo que precise da ajuda de outra pessoa, pois não é nada satisfatório ver seu nome ficar “mal falado” no mercado.

Saiba o que ocorre na sua clínica

Entenda que nem só de atendimentos odontológicos vive uma clínica. É necessário que você saiba de tudo que ocorre em seu local de trabalho. Não é nada agradável iniciar um procedimento, por exemplo, e perceber que não existe material disponível para a sua realização, pois não há um controle de estoque eficaz — ou, até mesmo, começar a perder vários pacientes porque a secretária não os trata bem.

Logo, para que você consiga ter o sucesso desejado, é necessário que tenha conhecimento integrado de todas as áreas para que o seu serviço seja satisfatório. Algumas coisas você pode considerar irrelevantes, mas são primordiais para fidelizar o paciente.

Trate bem os seus pacientes

Ninguém gosta de ser atendido por uma pessoa mal-educada e mal-humorada. Então, quanto mais realizado e feliz você estiver no seu trabalho, maiores serão as chances de conquistar mais clientes. Além do mais, você terá mais disposição para atender a mais pacientes. Ser amigo deles ajuda muito no sucesso profissional e na realização pessoal.

Mensure sempre os resultados

É preciso que você sempre avalie os seus resultados, assim, saberá se está realizando o trabalho de forma satisfatória para alcançar o sucesso e se destacar na carreira. Quando o empreendedor fica de olho nos resultados do consultório, ele busca corrigir todas as falhas e os erros para potencializar e melhorar o posicionamento da clínica no mercado.

Atualmente, o dentista precisa buscar as melhores estratégias para ter clientes, pois a área está cada dia mais acirrada. Então, ao ficar de olho em tudo que acontece em sua clínica, fica mais fácil criar ações eficientes para melhorar o atendimento e conquistar novos clientes.

Exercite e aprimore a sua capacidade de liderança

Por muito tempo, acreditava-se que a liderança era necessária apenas para quem gerenciava equipes e, na maioria das vezes, ela era realizada por meio de ordens que apenas deveriam ser seguidas. Esses conceitos já são considerados ultrapassados, já que, atualmente, sabe-se que a liderança é uma forma de persuadir as pessoas a realizarem tarefas de maneira cada vez mais eficiente.

Um bom líder não é uma pessoa que apenas dá ordens, mas, sim, que inspira as demais ao seu redor a conquistarem os objetivos da melhor forma possível. Nós somos líderes em vários momentos da vida, com a nossa família, com os amigos e com os pacientes. Desse modo, a liderança não é uma habilidade útil somente no setor profissional.

Observe os concorrentes

Para finalizar, além dessas dicas sobre como ser um dentista de sucesso, esteja sempre atento ao que o seu concorrente está fazendo, assim, você poderá analisar e comparar o seu desempenho, descobrindo formas de melhorar e, ao mesmo tempo, evitar os erros que ele vier a cometer, o que impediria a sua evolução no segmento e o desenvolvimento de carreira.

Ademais, seja sempre ético e honesto e não fale mal do atendimento do seu colega para o cliente, afinal, além de essa ser uma infração ética, de acordo com o CFO, você não sabe como o tratamento ocorreu.

Aumente a rede de contatos

Por meio do network é uma excelente forma de criar uma rede de contatos precisa, já que por meio dele é possível estabelecer uma relação profissional a longo prazo, com pessoas que tenham os mesmos interesses que você, pautada na troca de ideias, indicações, conhecimentos, entre outros. Para ser visto por essas pessoas, várias ações podem ser colocadas em prática, por exemplo:

  • frequentar palestras, feiras e demais eventos sobre odontologia;
  • crie redes sociais separadas para o uso profissional e para o uso pessoal, mantendo sempre atualizadas;
  • desenvolva conteúdos relevantes para o mercado e para o seu público.

Invista no marketing pessoal

Investir no marketing pessoal também é uma ferramenta interessante para que consiga se destacar no mercado. Uma dica é criar um site para o consultório, clínica e demais, além de apostar nas redes sociais, oferecendo dicas e publicações que vão esclarecer as dúvidas dos potenciais clientes e elevar a sua credibilidade na região onde atua.

Isso ocorre pelo fato de que, se manter presente na vida dos indivíduos fará com que eles lembrem de você caso precise de um atendimento, seja de rotina ou em uma emergência.

Conte com uma boa equipe

Chegar ao sucesso na carreira de odontologia sozinho é um grande desafio. Sendo assim, é muito importante escolher bem a equipe que vai ajudá-lo nesse percurso. Uma dica importante é se relacionar com pessoas que tenham os mesmos pensamentos e propósitos com os seus e que estejam alinhados com a cultura da clínica, tendo em vista que isso funcionam como auxílio para a propositura de novos projetos.

A equipe de trabalho também vai influenciar nos resultados, tanto positivos quanto negativos. Por este motivo, é necessário ter um processo de recrutamento e seleção eficaz e que identifique o perfil e as habilidades dos candidatos.

Acompanhe as inovações tecnológicas

Diversos são os recursos disponibilizados no mercado que possibilitam que os procedimentos e tratamentos odontológicos se tornem muito mais práticos e eficientes, e é importante estar de olho nessas tendências e inovações, e trazer melhorias para a clínica e pacientes.

Então, não deixe de fazer pesquisas e estar sempre por dentro de tudo, em busca de proporcionar um atendimento cada vez mais confortável e com qualidade, capaz de fazer com que possa se diferenciar dos demais concorrentes e aumentar sua competitividade.

Além dessas nossas ferramentas impactarem na maneira como os tratamentos são executados, é possível aproveitá-las para aprimorar a gestão da clínica, reduzindo erros, custos e demais vantagens que vão influenciar positivamente no atingimento de objetivos e metas.

Agora que você já sabe como ser um dentista de sucesso, é necessário ter em mente que esse é um processo a ser construído aos poucos, por meio de um bom planejamento que pode ser modificado conforme os resultados alcançados. Então, tem foco onde pretende chegar e não se esqueça de colocar as dicas apresentadas em prática para tornar esse percurso mais fácil.

Achou este conteúdo interessante? Então, para começar a buscar o objetivo de ser um dentista de sucesso, aprenda também como abrir uma clínica odontológica que traga bons resultados e que possa superar as suas expectativas!

Postado em 21/06/2016.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin