Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Você sabe quais são os dentes de leite?



Após o nascimento de nossos primeiros dentes, é normal que, progressivamente, esses dentes sejam substituídos por uma dentição permanente, que tenderá a nos acompanhar pelo resto da vida. A essa primeira dentição damos o nome de dentes de leite ou, ainda, dentes decíduos.

Separamos a seguir algumas das principais informações sobre quais são os dentes de leite e suas principais características. Confira e fique por dentro do assunto!

O que são dentes de leite ou decíduos?

Chamados popularmente de dentes de leite, os dentes decíduos constituem a primeira dentição humana. Essa dentição se manifesta nos primeiros anos de vida, e tende a ser substituída gradativamente por outra dentição mais duradoura, que são os dentes permanentes. 

Os dentes de leite tendem a aparecer a partir dos 6 meses de idade, até que, por volta dos 2 anos, todos eles já estarão expostos na boca.  Nesse período da infância, haverá uma maior demanda de alimentos sólidos na dieta da criança, de modo que a presença dos dentes será fundamental para a devida nutrição dos pequenos.

Todos os dentes de leite caem?

Ao longo da infância, é natural que todos os dentes decíduos caiam, dando lugar à dentição permanente. É comum que essa substituição ocorra entre os 11 e 13 anos de idade, com o início da queda dos dentes de leite começando a partir dos 6 anos.

Entretanto, é possível que haja a permanência de alguns dentes de leite na arcada dentária de adolescentes. Isso pode ser prejudicial para o bom desenvolvimento dos dentes permanentes, o que justifica a necessidade da procura de um consultório odontológico com o objetivo de identificar e corrigir o problema.

O que é a dentição permanente? 

A dentição permanente é composta por 32 dentes. Essa dentição é maior e mais resistente em relação à dentição de leite, e também leva mais tempo para se desenvolver.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Os dentes permanentes nada mais são do que a segunda dentição humana. Esses dentes tendem a acompanhar o indivíduo pelo resto da vida, desde que os cuidados com a higiene dental sejam realizados de maneira correta.

O crescimento da dentição permanente ocorre, normalmente, em paralelo. Isso significa que, por exemplo, que o primeiro molar esquerdo se desenvolve conjuntamente com o direito, e assim sucessivamente.

Vale lembrar que nem todos os dentes da dentição permanente se manifestam na infância. Os chamados dentes sisos, ou terceiros molares, se manifestam comumente na vida adulta, a partir dos 18 anos de idade. É frequente que esses dentes tenham que ser retirados, a fim de evitar possíveis danos à arcada dentária do indivíduo.

Qual a idade aproximada para o crescimento dos dentes?

Em média, estipula-se o período de 2 aos 6 anos de idade para o crescimento de todos os dentes de leite da criança. A partir dos 6 anos inicia-se o processo de substituição dessa dentição, que geralmente se começa pelo crescimento dos incisivos centrais inferiores.

É importante ressaltar que a troca dos dentes de leite deve ocorrer preferencialmente de maneira natural. Ou seja, deve-se esperar o dente cair naturalmente, e nunca arrancá-lo utilizando a força bruta.

Entretanto, em casos nos quais não houver a queda natural do dente de leite, é importante levar a criança a um consultório odontológico. Somente o dentista poderá avaliar a necessidade de uma remoção cirúrgica do dente.

Gostou de saber quais são os dentes de leite? Comente abaixo as suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

Postado em 07/05/2018.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter